Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5384-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5382-7
DOI: 10.24824/978652515384.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO - 9
- PREFÁCIO - 11
- CAPÍTULO 1 AS LENTES PELAS QUAIS ESTE TRABALHO SE CONSTITUIU - 13
- CAPÍTULO 2 SURDOCEGUEIRA: um universo a ser desvendado - 17
- CAPÍTULO 3 REFLEXÕES SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKY: contribuições para a mediação da aprendizagem da criança com surdocegueira - 31
- CAPÍTULO 4 BASE DA ABORDAGEM DE ATUAÇÃO COM A CRIANÇA COM SURDOCEGUEIRA - 43
- CAPÍTULO 5 TOQUE: possibilidade na mediação da aprendizagem da criança com surdocegueira - 67
- CAPÍTULO 6 ALFABETIZAÇÃO: caminhos possíveis na surdocegueira - 85
- CAPÍTULO 7 FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 123
- CAPÍTULO 8 RELATOS DOS PROFESSORES - 135
- CONCLUSÕES - 177
- REFERÊNCIAS - 179
- APÊNDICE ROTEIRO DA ENTREVISTA COM PROFESSORES - 191
- ÍNDICE REMISSIVO - 193
- SOBRE AS AUTORAS - 197
FERNANDA CRISTINA FALKOSKI
Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2023); mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2017); especialista em Neuroeducação e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Metropolitana do Planalto Norte - FAMEPLAN (2015); licenciada em Letras - Habilitação Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2012).
MARIA DA PIEDADE RESENDE DA COSTA
Psicóloga e Pedagoga pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado.
SHIRLEY RODRIGUES MAIA
Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Metropolitanas Unidas (1983), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004) e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Carlos 2017-2018 pesquisa a elaboração de um Guia de orientação e mobilidade para crianças com surdocegueira e crianças com deficiência múltipla sensorial usarias de cadeira de rodas.