Capa do livro: FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE:<br>Ensaios reflexivos

FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE:
Ensaios reflexivos

Autores: Bagnara, Ivan Carlos – Ody, Leandro Carlos (Orgs.)

Mesmo que possa ser dito que não houve outra época histórica em que se escreveu tanto sobre a educação escolar e suas nuances, ainda existem dificuldades em se propor algumas definições conceituais acerca do papel e do sentido da docência, bem como em se pensar as bases dos processos formativos dos professores, haja vista a polissemia conceitual e diferentes vieses teóricos que circundam e atravessam a área da educação, bem como a quantidade de demandas que, paulatinamente, são incorporadas às escolas e aos professores. Apesar do aumento das produções sobre o tema, escrever sobre a educação escolar e a formação de professores sempre se configura em desafio, principalmente se considerarmos a complexidade e as constantes mudanças no cenário educacional, sobretudo o atual. Desse modo, pensar na relação entre a formação dos professores e as demandas contemporâneas educacionais requer um olhar atento para as necessidades específicas de cada contexto, que, mesmo possuindo suas especificidades e particularidades, apresenta questões e problemáticas que podem ser consideradas universais.

Impresso
de R$ 65,17 por
R$ 50,13
Digital
de R$ 65,17 por
R$ 45,62

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5477-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-5478-7
DOI: 10.24824/978652515477.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: à guisa de introdução - 13
  • PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: reflexões sobre o exercício docente - 21
  • A PROFISSÃO DOCENTE EM (RE)DISCUSSÃO - 39
  • O PROFESSOR IDEAL VERSUS O PROFESSOR POSSÍVEL: embates entre a formação inicial e a atuação profissional - 53
  • SABERES DOCENTES E EMANCIPAÇÃO HUMANA - 71
  • PROFESSORES AUTORES DE SUA PROFISSÃO: desafios e perspectivas no ofício de mestre - 85
  • A DOCÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: saberes e fazeres necessários ao trabalho docente - 99
  • PROFESSORES REFLEXIVOS OU PESQUISADORES: qual caminho a ser percorrido? - 115
  • REFLEXÕES SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: a humana docência e a construção da autonomia no centro do trabalho docente - 127
  • PRÁXIS PEDAGÓGICA E SUA INTERLOCUÇÃO COM A ÉTICA DOCENTE - 149
  • A EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: uma análise em John Dewey - 169
  • O CAPITALISMO E SUA LIGAÇÃO COM A EDUCAÇÃO: um debate sobre a domação da escola e a domação do professor - 191
  • ÍNDICE REMISSIVO - 209
  • SOBRE OS AUTORES - 213
IVAN CARLOS BAGNARA

Doutor em Educação nas Ciências. Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Erechim. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim.  

LEANDRO CARLOS ODY

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim.

ALINE PELISSARI KRAVOS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE)
- Mestrado em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),
campus Erechim. Pós-graduada em Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Licenciada em Pedagogia – UFFS. Professora de Educação Infantil na rede
Municipal de Erechim – RS.

ANDRÉA EUGÊNIA PERIN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
(PPGPE)- Mestrado em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul
(UFFS), campus Erechim. Licenciada em Pedagogia. Professora da rede municipal de Getúlio Vargas/RS.

ANDREIA XAVIER TEIXEIRA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE)
na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Especialização em Supervisão Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada (URI),
Campus Erechim. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá.


BIANCA FRANK DE FREITAS

Mestre em Educação; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Licenciada em Pedagogia. Professora de Educação Infantil da Escola de
Ensino Fundamental Homero Lima - Casca/RS.

BRUNO FELIPE ASSONI FALEIRO

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
(PPGPE). Pós-graduação em Medicina e Ciência do Esporte. Bacharel e
Licenciado em Educação Física pela URI Erechim. Professor de Educação
Física na Escola de Educação Básica da URI Erechim/RS.

CARINE PIANO

Mestre em Educação; Especialista em Educação; Licenciada em Pedagogia e
Letras. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR – Campus Palmas.

CESAR AMARAL DE SOUZA LEITE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE)
da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim/RS; Pós-graduado em Educação Física Escolar pela FAPAF-TO; Licenciado em Educação
Física pela UNICS Palmas-PR. Professor efetivo do Ensino Básico das redes
estadual e municipal de Querência-MT.

CLAUDIANE RIBEIRO

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE)
da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, Licenciada em
Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil. Pós-graduada em Mídias
na Educação pelo Instituto Federal Sul Rio-Grandense – IFSUL. Membro
do Grupo de Pesquisa Educação, Formação Docente e Formação Docente -
GEDUFOPE da UFFS. Professora dos Anos Iniciais e da Educação Infantil do
Município de Marau. Atuando como Coordenadora Pedagógica da Secretaria
Municipal de Educação de Marau.

CRISLAINE VARGAS BASSO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educa-
ção- Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim, Licenciada em
Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Licenciada em
Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Professora
do município de Severiano de Almeida.

DIULIANA CHIARADIA PIMENTEL

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educa-
ção -Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim, Licenciada em
Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professora
do Município de Erechim.

EDINA DE SOUZA DA SILVA

Mestranda em Educação pela UFFS Campus Erechim. Especialista em Gestão
Escolar pela UFFS/Campus Erechim. Especialista em Educação Ambiental
pela Portal Faculdades. Graduação em Ciências Biológicas pela UNOCHAPECÓ/SC. Professora da rede municipal de Concórdia/SC.

ELIANA LUÍSA CHIARADIA DA SILVA

Mestranda em Educação pela UFFS Campus Erechim. Pós Graduação em
Gestão Escolar pela UERGS, Especialização em Gestão Escolar: Coordena-
ção, Direção e Supervisão Escolar pela Universidade Federal da Fronteira
Sul (UFFS) campus Erechim. Especialização em Educação Integral pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Erechim. Licenciada em
Pedagogia pela Universidade Regional Integrada (URI) campus Erechim.
Diretora na Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Batista de La
Salle Erechim/RS.

EMILI ROSSI

Mestre em Educação; Licenciada em Pedagogia.

FABIANA CRISTINA CIGOGNINI

Mestre em Educação; Especialista em Docência na Educação Infantil; Licenciada em Pedagogia; Professora na Escola Municipal de Educação Infantil
Barão do Rio Branco - Erechim/RS.

GISIANE CORREA SOUZA

Aluna Especial do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação
(PPGPE). Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

IVAN CARLOS BAGNARA

Doutor em Educação nas Ciências; Estágio de pós-doutorado em Educação nas
Ciências; Mestre em Educação; Licenciado em Educação Física e Pedagogia.
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Erechim.
Professor Permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação,
da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim.

JAQUELINE DAMETTO

Especialização em Psicopedagogia e em Educação Especial e Inclusiva pelo
Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU), Campus Getúlio Vargas. Graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo
(UPF). Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de
Charrua e Tapejara/RS.

JAQUELINE DE SOUZA RIGO

Mestre em Educação; Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional;
Licenciada em Pedagogia; Professora na Escola Municipal de Educação Infantil Barão do Rio Branco - Erechim/RS.

JULIANA PICOLOTTO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE)
- Mestrado em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),
campus Erechim. Especialista em Educação Física Escolar, Gestão Escolar
e Qualidade de Vida e Saúde. Licenciada em Educação Física. Professora de
Educação Física na rede municipal de Getúlio Vargas.

LEANDRO CARLOS ODY

Doutor em Educação; Mestre e Licenciado em Filosofia. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza - Licenciatura. Professor
Permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação, da
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim.

LETÍCIA LUANA CASTOLDI

Mestranda em Educação pela UFFS Campus Erechim. Graduada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar. Especialista em Ação Interdisciplinar
no Processo Ensino – Aprendizagem em Educação Infantil e Anos Iniciais
pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, em Pedagogia Sistêmica pela
Faculdade UNINA e psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade
Pitágoras Unopar Anhanguera. Orientadora educacional na rede municipal
de Concórdia/SC.

LETÍCIA MAIRA CAPELLETTO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE)
- Mestrado em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),
campus Erechim. Pós-graduada em Neuropsicopedagogia. Acadêmica de
História – UFFS. Licenciada em pedagogia-UFFS. Professora de educação
infantil e anos iniciais pela Prefeitura de Itatiba do Sul-RS

LUANA APARECIDA BARROZO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE)
- Mestrado em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),
campus Erechim. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Licenciada em pedagogia – UFFS. Professora de educação infantil e anos
iniciais pela Prefeitura de Quatro Irmãos-RS

LUANA LETÍCIA REFFIEL MENTA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
(PPGPE)- Mestrado em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul
(UFFS), campus Erechim. Licenciada em Pedagogia. Orientadora Pedagógica
da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas.

LUCINÉIA GIACOMELLI KORALESKI

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE)
e Licenciada em Matemática com habilitação para o magistério das disciplinas
de física e desenho geométrico. Pós-graduada em Coordenação Pedagógica
pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL. Membro do Grupo de Pesquisa
em Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, Matemática e Educação
Matemática- GPTMEM da UFFS, certificado no CNPq. Servidora técnico-
-administrativa na UFFS Campus Passo Fundo.

MARITANIA ANGELA PAVAN ROMAN

Mestranda no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE).
Licenciada em Pedagogia e Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada- URI- Campus Erechim. Membro do Grupo de
Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, Matemática e
Educação Matemática- GPTMEM da UFFS, certificado no CNPq. Professora
dos Anos Iniciais na Rede Pública Estadual do RS no Município de Erechim.

MILENA MORAES DO ESTREITO

Mestre em Educação, Especialização Educação Especial, com Ênfase em
Deficiência Intelectual; Licenciada em Pedagogia; Professora na Escola de
Educação Infantil Favinhos de Mel- Getúlio Vargas/RS.


PAMELA MARMENTINI CORRÊA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educa-
ção- Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim, Licenciada em
Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Especialista
em Paulo Freire: Pedagogia da libertação. Professora de Educação Infantil
no município de Erechim.

PAULA SALETE CASADO ZAGO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE)
- Mestrado em Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),
campus Erechim. Professora efetiva na rede municipal de Erechim/RS.

SALETE TERESINHA TARTARI

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
(PPGPE). Servidora Pública da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

SANDRA MARA MINUSCULI TOIGO

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
(PPGPE) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Especialização em Educação Física Escolar (Portal Faculdades),
Educação Especial e Inclusiva (Uninter) e Fundamentos e Organização
Curricular (UNC). Graduação em Educação Física (Facipal). Professora
da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.

SHEILA MARQUES DUARTE BASSOLI

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
(PPGPE). Intérprete de Libras Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

TANIA BERLANDA

Mestra em Educação; Licenciada em Pedagogia. Professora de Educa-
ção Infantil.

WILLAN FLAGNER DE OLIVEIRA FERREIRA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
(PPGPE). Pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Licenciado em Pedagogia e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema.
Pedagogo no Instituto Federal Catarinense – IFC e professor da Educação
Básica no Município de Herval D’ Oeste.