Capa do livro: PERMANÊNCIA ESTUDANTIL PERSPECTIVAS EMERGENTES - VOL 2

PERMANÊNCIA ESTUDANTIL PERSPECTIVAS EMERGENTES - VOL 2

Autores: Kohls-Santos, Pricila – Mejía, Patricia Estrada (Orgs.)

Este livro permite conhecer experiências de diferentes áreas onde são abordados fatores que promovem a permanência estudantil relacionados com aqueles que promovem a formação integral do estudante. Sua importância está fundamentada no papel da educação como motor de mobilidade social e também geradora de novos critérios que nos permitem pensar diferentes formas de enfrentar os problemas que afligem a sociedade, para os quais as instituições e sua comunidade devem continuar a desenvolver estratégias que possibilitem o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico dos estudante que nelas ingressam.

Este libro permite conocer experiencias desde diferentes áreas donde se abordan factores que promueven la permanencia estudiantil afines con aquellos que promueven la formación integral del alumno, su importancia se fundamenta en el papel de la educación como motor de la movilidad social así como generadora de nuevos criterios que permitan pensar diversas formas de abordar problemas que aquejan la sociedad, por lo cual las instituciones y su comunidad deben continuar desarrollando estrategias que viabilicen el acceso, la permanencia y graduación oportuna de los estudiantes que a ellas ingresen.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5322-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-5323-0
DOI: 10.24824/978652515322.3
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 216
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • ENGAGEMENT ACADÊMICO: o projeto de vida do estudante como meio para alcançar a permanência e o sucesso acadêmico na Educação Superior - 11
  • A NOMOFOBIA E O USO DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM UNIVERSITÁRIOS - 27
  • A PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: desafios a serem vencidos - 41
  • PERFIL DEL DOCENTE DE PROGRAMAS DE ACCESO INCLUSIVO Y PERMANENCIA EN EDUCACIÓN SUPERIOR: el caso de dos universidades chilenas - 57
  • CONSTRUINDO PONTES PARA A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: a importância da prática docente na Educação Superior - 71
  • EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: possibilidades para a permanência estudantil na Educação Superior - 87
  • PERMANÊNCIA ESTUDANTIL E TECNOLOGIAS DIGITAIS: o que dizem os professores - 105
  • MODELO PREDICTIVO DE LA MORTALIDAD ACADÉMICA DE UN PROGRAMA DE INGENIERÍA DE SISTEMAS BASADO EN TÉCNICAS DE MACHINE LEARNING - 119
  • PERMANÊNCIA ESTUDANTIL E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - 137
  • PERMANÊNCIA ESTUDANTIL E GESTÃO INSTITUCIONAL: uma abordagem sob a perspectiva do estudante - 153
  • PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNICAMP: reflexões sobre as transformações de uma política institucional - 167
  • ACESSO E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: a construção do estado do conhecimento - 189
  • ÍNDICE REMISSIVO - 203
  • SOBRE OS AUTORES E AUTORAS - 207
PRICILA KOHLS-SANTOS (Org.)

Docente e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora de Permanência Estudantil e Sucesso Acadêmico da Universidade Católica de Brasília. Doutorado em Educação. Pós-doutorado em Educação Superior pela PUCRS. Líder do grupo de pesquisa interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil – GeTIPE. Integrante do Comitê Coordenador da RedGUIA. Pesquisadora da Cátedra Unesco Educação, Juventude e Sociedade.

PATRICIA ESTRADA MEJÍA (Org.)

Economista, Psicóloga, Especialista em Consultoria Organizacional. Mestra em Administração. Consultora em Educação Superior principalmente nos seguintes temas: Abandono estudantil, Permanência e Graduação Oportuna, Formação de Professores, Tutoria, Mentoria. Membro do Grupo de Pesquisa “Engenharia e Sociedade”, da Faculdade de Engenharia da Universidade de Antioquia e no Grupo de Pesquisa GeTIPE da Universidade Católica de Brasília. Vocal para a Colômbia na Rede RIME, Rede Iberoamericana de Mentorias. Membro da Mesa para a Permanência de Antioquia – Colômbia.

ADRIANE MARTINS SOARES PELISSONI

Doutora na área de Psicologia Educacional (Faculdade de Educação – Unicamp). Mestra na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores e Pedagoga, também pela Faculdade de Educação da Unicamp-SP. Atualmente é supervisora acadêmica o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Universidade Estadual de Campinas, desenvolve projetos relacionados autorregulação da aprendizagem e orientação de carreira e Teoria Social Cognitiva.

ANA CAROLINA RIBEIRO HEE

Especialista em Tecnologia no Instituto Senai de Inovação – Senai Bauru/SP. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE) da Universidade Católica de Brasília.

ANA KEULLY GADELHA DOS SANTOS DARUB

Professora da Universidade Federal do Acre. Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE) da Universidade Católica de Brasília.

ANDRE GUSTAVO BASTOS LIMA

Doutorando em Educação. Mestre em Gesta?o Conhecimento e Tecnologia da Informac?a?o pela Universidade Cato?lica de Brasi?lia (2008) e graduac?a?o em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Cie?ncias e Informa?tica (1999). Atualmente e? doutorando em Educac?a?o pela UCB, analista de privacidade e proteção de dados no Servic?o Federal de Processamento de Dados e professor da Universidade Cato?lica de Brasi?lia (UCB).

ANGÉLICA AGUILAR VIVAR

Ingeniera Forestal, Magister en Ciencias con Mención en Ecología y Evolución, Diplomada en Responsabilidad Social. Directora de Escuela Ing, Forestal, Directora de la Dirección de Asuntos Estudiantiles. Coordinadora de la Unidad de Vinculación Académica Temprana en el Depto. de Vinculación, Acceso y Permanencia Estudiantil, en el cual está inserto el Programa Propedéutico. El desempeño académico señalado ha sido en la Universidad Austral de Chile, Valdivia. Su área de interés ha sido la inclusión académica en la educación superior de estudiantes talentosos de contextos desfavorecidos.

BRUNA MARA WARGAS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Economista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Atualmente é coordenadora da área de Administração e Finanças do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Universidade Estadual de Campinas, desenvolve pesquisas relacionadas as áreas de inclusão e permanência estudantil no Ensino Superior.

DÉBORA VIEIRA MACHADO

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Bolsista Capes). Mestra em Educação (Bolsista Faperj – Mestrado Aluno Nota 10) e Pedagoga também pela Universidade Católica do Rio de Janeiro. Na graduação foi bolsista Faperj entre 2018 e 2020 no grupo de pesquisa ForTec/CNPq – Formação docente e Tecnologias – no qual pesquisava a relação da inovação pedagógica com as tecnologias digitais. Atualmente, é integrante do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (Grudhe). Pesquisa e atua no campo da Psicologia da Aprendizagem, explorando a autorregulação da aprendizagem, a aplicação de estratégias de aprendizagem, o uso das tecnologias digitais e o transtorno de nomofobia. Além disso, investiga a interseção entre aprendizagem e emoções.

ELIANE SILVA MOREIRA

Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio da Escola Salesiana Brasília. Membro do Comitê Pedagógico da Inspetoria Madre Mazzarello.  Pedagoga, mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE) da Universidade Católica de Brasília.

JUANA VALENTINA MENDOZA SANTAMARÍA

Ingeniera de Sistemas (2023) de la Universidad Santo Tomás seccional Tunja, en Colombia. Sus áreas de investigación son machine learning, big data, ciencias de datos, realidad aumentada y desarrollo de software.

JULIANA DE ANDRADE BOEL NEVES

Doutoranda e mestra em Educação na Universidade Católica de Brasília. Licenciado em Ciências Biológicas. Bacharel em Farmácia. Pós-Graduada em Saúde Pública. Professora de Ciências da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – Seduc. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE) da Universidade Católica de Brasília.

KLESIA DE ANDRADE MATIAS

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE) da Universidade Católica de Brasília.

LUZ SANTAMARÍA GRANADOS

Ingeniera de Sistemas de la Universidad de Boyacá. Doctora en Ingeniería Telemática de la Universidad del Cauca. Magíster en Ciencias de la Información y las Comunicaciones de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Actualmente es docente de la Escuela de Ingeniería de Sistemas y Computación de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Sus áreas de investigación son los sistemas recomendadores, reconocimiento de emociones, tecnología wearable, machine learning, realidad virtual y automatización de redes. Se ha desempeñado como directora del Departamento de Tecnología, Información y Comunicaciones, docente de pregrado y posgrado de la USTA Tunja.

LUIZ CÉSAR CÓRDOBA

Doutorando e mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). MBA em Administração pela University of Miami Herbert Business School. Especialista em Informática na Educação pela UCB. Pós-Graduação em TI pelo Centro ITEPAL-CELAM Colômbia. Graduado em Administração pela UCB. Experiências como gestor de instituições de Ensino Superior e áreas de interesse de pesquisa em: Gestão, Tecnologia da Informação, Educação, com ênfase no uso da TI na gestão de Instituições de Ensino. Integrante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência estudantil GeTIPE.

MARCELO CARBONI

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Membro do grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia, Internacionalização e Permanência – GeTIPE da Universidade Católica de Brasília (UCB).

MARIANA FREITAS NERY

Livre-docente (Unicamp). Doutorado em Ecologia e Evolução (Universidad Austral de Chile). Mestrado em Biologia Animal (UFRRJ). Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (UFSCar). Atualmente coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante e Professora Associada do Instituto de Biologia (Unicamp).

MARILDA APARECIDA DANTAS GRACIOLA

Doutora em Psicologia Educacional (Faculdade de Educação – Unicamp). Mestra em Psicologia (Avaliação Psicológica) pela Universidade São Francisco. Possui licenciatura e graduação em Psicologia e Pedagogia, especialização em Desenvolvimento do Potencial Humano (PUCCAMP). Atua como orientadora educacional no Serviço de Apoio ao Estudante-SAE/Unicamp. Tem experiência na área de Psicologia e Educação Superior, nos seguintes temas: Autorregulação da Aprendizagem, Práticas pedagógicas, Desenvolvimento de carreira, Bem-estar e Teoria social cognitiva.

MARÍLIA RAFAELA OLIVEIRA REQUIÃO

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (2009). Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2021). Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE) da Universidade Católica de Brasília. Atualmente é professora de matemática do Ensino Básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Valparaíso.

MARTHA SUSANA CONTRERAS ORTIZ

Magíster en Ingeniería de Sistemas e Informática (2015). Ingeniera de Sistemas (2003) de la Universidad Industrial de Santander. Actualmente es Candidata a Doctor en Ingeniería de la Universidad de Cartagena. Vinculada como docente de tiempo completo de la Facultad de Ingeniería de Sistemas en la Universidad Santo Tomás seccional Tunja, en Colombia.

NAIARA NUNES DA SILVA

Pesquisadora Institucional da Universidade Católica de Brasília. Graduação em Letras – Inglês e Pedagogia. Especialista em Docência Virtual e Presencial no Ensino Superior e em Educação Protagonismo e Propósito de Vida. Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Membro do grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE) da Universidade Católica de Brasília.

NOZÂNGELA MARIA ROLIM DANTAS

Professora da Universidade Federal de Campina Grande. Graduação em Psicologia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Membro do grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE) da Universidade Católica de Brasília.

REJANE LOFFLER

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Pós-Graduada em Relações Raciais Educação e Escola no Brasil. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação – Universidade Católica de Brasília. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE) da Universidade Católica de Brasília

RINA GAETE RENGIFO

Periodista y Profesora de Ciencias Naturales y Biología. Magíster en Evaluación Educacional. Coordinadora del Programa Propedéutico de la Universidad Católica de Temuco desde el año 2015. Actualmente Coordinadora de la Etapa de Preparación Académica Temprana PAT en dicha universidad. Interesada en los procesos de mejora de la educación superior, en un marco de inclusión y equidad en el acceso, trayectoria y resultados.

SANDRA BARROS

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora – UÉVORA, Portugal. Pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE), Portugal. Membro do grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia, Internacionalização e Permanência – GeTIPE da Universidade Católica de Brasília (UCB).

SIMONE CAIXETA DE ANDRADE

Doutora em Biologia Buco Dental (Unicamp). Mestra em Farmacologia (Unicamp). Especialista em Jornalismo Científico (Labjor – Unicamp). Graduada em Odontologia, Gestão Pública e Tecnologia da Informação. Atua como Profissional de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Serviço de Apoio ao Estudante, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e participa de projetos relacionados à permanência estudantil.

SUZANA DE OLIVEIRA CARNEIRO

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Brasília – UCB. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE) da Universidade Católica de Brasília.

VALDIVINA ALVES FERREIRA

Doutora em Educação (PUC-GO). Mestra em Educação pela UFMS. Especialista em Planejamento Educacional, Métodos e Técnicas de Ensino, Ciência da Computação, Administração e Supervisão Escolar. Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela FESURV. Tem experiência na Coordenação e Docência Superior e em Cursos de Pós-Graduação. Docente no Programa de Pós-Graduação da UCB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas Educacionais no âmbito da Educação Básica (GEPPEB), cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

ZENA EISENBERG

Professora Associada no Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (Grudhe) e do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP) da PUC-Rio. Membro da Rede Institucional de Apoio ao Aluno (RAE) e da Rede Institucional de Apoio ao Docente (RAD). Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Psicologia pela New School for Social Research (1995) e pela The City University of New York (2001). Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela The City University of New York (2006).