Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5540-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5541-8
DOI: 10.24824/978652515540.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- PREFÁCIO 1 - 9
- PREFÁCIO 2 - 11
- PRÓLOGO - 17
- CAPÍTULO 1 OLHANDO O HORIZONTE - 19
- CAPÍTULO 2 COMPREENDENDO A FENOMENOLOGIA - 25
- Elementos da investigação fenomenológica husserliana - 28
- Intencionalidade - 29
- Noema e Noesis - 31
- Epoché - 34
- Redução fenomenológica - 35
- Variação imaginativa - 37
- Síntese dos significados e essências - 38
- CAPÍTULO 3 DEFININDO E DESCREVENDO A TRAJETÓRIA - 41
- CAPÍTULO 4 DESVELANDO E ILUMINANDO O FENÔMENO - 47
- Horizontalização - 48
- Redução e eliminação - 49
- Agrupamento e tematização dos constituintes invariantes - 57
- Tema: percepções sobre o raciocínio clínico - 58
- Anamnese - 60
- Método hipotético-dedutivo - 61
- Diagnóstico - 62
- Sintomas e sinais - 63
- Contato com pacientes e casos clínicos - 64
- Prestar assistência a familiares doentes - 66
- Pandemia da covid-19 - 67
- Falta de estímulo ao raciocínio clínico - 68
- Validação - 69
- Descrição textual individual - 70
- Descrição estrutural individual - 77
- Descrição textual-estrutural individual - 84
- Descrição textual-estrutural composta - 92
- Considerações finais - 94
- CAPÍTULO 5 AS FACES DO RACIOCÍNIO CLÍNICO - 97
- Raciocínio clínico - 115
- Teoria do pensamento dual - 117
- Metacognição e raciocínio clínico - 122
- Modelos de raciocínio clínico - 127
- Teoria da construção dos scripts de doença - 132
- Teoria da carga cognitiva - 137
- Estratégias para a aprendizagem do raciocínio clínico - 140
- Raciocínio clínico e erro médico - 141
- Os vieses cognitivos - 145
- Estratégias cognitivas para evitar o erro médico - 150
- Síntese integrativa do raciocínio clínico - 153
- CAPÍTULO 6 PALAVRA FINAL 157
- REFERÊNCIAS - 159
- APÊNDICE - 177
- ÍNDICE REMISSIVO - 187
Carlos Roberto Caron
Doutor e Mestre em Educação pela UFPR; Graduado em Medicina pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR); Professor de Neurologia e Semiologia Médica da FEMPAR.
Sonia Maria Chaves Haracemiv
Pós-Doutorado em Avaliação e Currículo na UNIRIO; Doutorado em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP; Mestrado em Educação e Ciências pela UFSC-SC; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.