Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5332-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-5327-8
DOI: 10.24824/978652515332.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 114
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO - 9
- PREFÁCIO - 15
- CAPÍTULO 1 CRISES E PROMESSAS NO MUNDO DO ESPORTE: o ser social em múltiplas operações - 19
- 1.1 O pós neoliberalismo/neoconservadorismo atingiu o esporte? - 22
- 1.2 O comando do esporte no Brasil: realizações e perspectivas - 31
- 2.1 Limites de um projeto semi utópico - 31
- 2.2 O ecletismo e o hibridismo são necessários para realizar a articulação entre os interesses formativos e educativos em ambientes escolares e não escolares - 32
- 2.3 Procedimentos metodológicos em comum e diálogos possíveis - 33
- 2.4 Uma intervenção crítico-propositiva na Pedagogia do Esporte: tentativa arriscada de um ensino-aprendizagem eclético e híbrido - 35
- 2.5 Por que uma Pedagogia para o ensino e a aprendizagem do esporte? - 37
- 2.6 O ecletismo e o hibridismo político-ideológico - 39
- CAPÍTULO 3 AS CORES IDEOLÓGICAS DAS CLASSES MÉDIAS BRASILEIRAS DIANTE DO ATUAL REFORMISMO CONSERVADOR: quais as sementes que a pedagogia do esporte pode plantar? - 41
- 3.1 A Pedagogia do Esporte em preto e branco e colorida - 48
- CAPÍTULO 4 CURRÍCULO E FORMAÇÃO ESPORTIVA NO MODELO GAME SENSE - 61
- 4.1 Currículo e formação esportiva generalizada - 62
- 4.2 Objetivos do Game Sense - 63
- CAPÍTULO 5 PEDAGOGIA DO ESPORTE E CRIATIVIDADE: conteúdos em forma de perguntas e respostas dentro do jogo - 67
- 5.1 Seleção e descrição de jogos- 70
- 5.2 Manipulação e adequação do conteúdo e da forma de cada jogo aos níveis de complexidade: considerações sobre a plataforma avaliativa - 71
- CAPÍTULO 6 COPETIÇÕES ESPORTIVAS COM A UTILIZAÇÃO DOS MODELOS SPORT EDUCATION E GAME SENSE - 75
- 6.1 A competição é inerente ao capitalismo - 76
- 6.2 O processo civilizador das competições pode frear (e minimizar) o caos da violência, não extirpá-la - 77
- 6.3 É possível aplicar modelos esportivos importados para sofisticar e tornar as competições mais atrativas? - 78
- CAPÍTULO 7 A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E A PEDAGOGIA DO ESPORTE: desafios e esperanças - 81
- 7.1 Formação esportiva estratégica - 82
- 7.2 Banco de dados: currículo e tempo - 86
- CAPÍTULO 8 ALFABETIZAÇÃO ESPORTIVA: investigação e intervenção - 89
- CAPÍTULO 9 PEDAGOGIA DO ESPORTE: lutas e lutas - 99
- 9.2 Judô: o caminho da suavidade (Prof. Rafael) - 99
- 9.3 Karatê (Prof. Renato) - 103
- 9.4 Lutas Sociais: além dos Tatames (Prof. Ivan) - 105
- 9.5 Próximos Passos: a continuidade das Lutas Sociais e a Pedagogia do Esporte - 106
- REFERÊNCIAS - 107
- ÍNDICE REMISSIVO - 113
Renato Sampaio Sadi
Possui formação inicial em Educação Física, mestrado e doutorado em Educação. Atua como professor na Universidade Federal de São João del Rei-MG
Ivan dos Santos
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2005), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira, ex-árbitro de futebol de campo. Atua como professor da Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia (SME).
Rafael Vieira de Araújo
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás e em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi, além de especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Também é especialista em Educação Física Escolar pela UFG e em Educação e Diversidade na Cidadania com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília. Mestre e doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atua como professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e na Secretaria Estadual de Educação de Goiás.