Capa do livro: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:<br>Relatos de Espanha e Brasil

EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Relatos de Espanha e Brasil

Autores: Ramos, Wilsa – Engel, Anna (Orgs.)

O livro constitui um produto do pós-doutorado realizado pela professora Wilsa Maria Ramos, da Universidade de Brasília, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona com o objetivo de estreitar os laços de cooperação técnica internacional. A primeira parte do livro é composta por capítulos de autores espanhóis, escritos em castelhano, e a segunda por capítulos de autores brasileiros, escritos em português. Os capítulos apresentam experiências e práticas inovadoras no campo da educação básica voltadas para metodologias de investigação, projetos globalizados, conexão entre experiências de aprendizagem, reflexão sobre o processo de aprendizagem em diversos contextos culturais de desenvolvimento. O conjunto da obra articula teoria e prática em proposições construtivistas, de orientação sociocultural, e proposições da perspectiva cultural-histórica da subjetividade, gestadas nos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Tem por objetivo ampliar a reflexão sobre as possibilidades de desenho de práticas educativas transformadoras, alinhadas com a ecologia da aprendizagem resultado do novo cenário econômico, social e cultural da Sociedade da Informação. A obra destina-se a educadores, psicólogos, coordenadores e diretores de escolas, decisores políticos da educação, agentes sociais e estudantes de Ciências da Educação e da Psicologia Escolar e do Desenvolvimento.

A obra apresenta discussões teórico-práticas pautadas em proposições construtivistas, de orientação sociocultural, e proposições da perspectiva cultural-histórica da subjetividade, expressas nos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Seu objetivo é contribuir para a reflexão sobre as possibilidades de configuração de desenho de práticas educativas transformadoras alinhadas ao cenário da Sociedade da Informação.




As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5170-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-5167-0
DOI: 10.24824/978652515170.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 322
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • APRESENTAÇÃO - 21
  • INTRODUCCIÓN NUEVA ECOLOGÍA DEL APRENDIZAJE, SENTIDO DEL APRENDIZAJE Y ESTRATEGIAS DE PERSONALIZACIÓN - 25
  • CAPÍTULO 1 UNA GUÍA PARA EL DISEÑO Y ANÁLISIS DE PRÁCTICAS EDUCATIVAS CENTRADAS EN LOS INTERESES DE APRENDIZAJE DEL ALUMNADO - 41
  • CAPÍTULO 2 CONECTAR EXPERIENCIAS DE DENTRO Y FUERA DE LA ESCUELA PARA PROMOVER EL APRENDIZAJE PERSONALIZADO - 67
  • CAPÍTULO 3 REFLEXIONAR SOBRE EL APRENDIZAJE Y SOBRE UNO MISMO COMO APRENDIZ COMO FOCO DE LA ACCIÓN EDUCATIVA - 81
  • CAPÍTULO 4 RECONOCERSE COMO APRENDIZ EN EL AULA: la implementación de diarios de aprendizaje para formar aprendices competentes - 95
  • CAPÍTULO 5 LOS PLANES PERSONALES DE APRENDIZAJE COMO INSTRUMENTOS AL SERVICIO DE LA PERSONALIZACIÓN DEL APRENDIZAJE - 111
  • CAPÍTULO 6 EL SEGUIMIENTO DEL ALUMNADO EN PROPUESTAS DE PERSONALIZACIÓN DEL APRENDIZAJE ESCOLAR - 129
  • CAPÍTULO 7 LA CREACIÓN DE ECOSISTEMAS SOCIOEDUCATIVOS LOCALES DESDE LA MIRADA DE EDUCACIÓN 360: el proyecto Gebut como ejemplo ilustrativo - 143
  • INTRODUÇÃO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS ORIENTADAS PELA TEORIA DA SUBJETIVIDADE - 161
  • CAPÍTULO 8 SUBJETIVIDADE, CRIANÇAS NEGRAS, AÇÃO PEDAGÓGICA E A SINGULARIDADE DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS: um bordado complexo - 167
  • CAPÍTULO 9 DIÁRIO DE IDEIAS: uma experiência inovadora no campo da educação - 187
  • CAPÍTULO 10 COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM DO PARANOÁ: projeto pedagógico educativo e inovador - 207
  • CAPÍTULO 11 A EXPERIÊNCIA DE “APRENDER FAZENDO” BASEADA NO ENSINO DE ROBÓTICA - 229
  • CAPÍTULO 12 PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO E INCLUSÃO ESCOLAR: possibilidades e desafi os emergentes de uma experiência - 247
  • CAPÍTULO 13 PESQUISAS ESCOLARES COMO RECURSO DIDÁTICO A PARTIR DA TEORIA DA SUBJETIVIDADE - 269
  • CAPÍTULO 14 INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA BÁSICA: uma experiência singular no Distrito Federal - 287
  • ÍNDICE - 309
  • ÍNDICE REMISSIVO - 311
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS - 315
  • SOBRE OS AUTORES - 317
ANNA ENGEL

Doctora en Psicología y profesora de la Universitat de Barcelona. Miembro del grupo de investigación GRINTIE. Sus intereses actuales se centran en los usos de las tecnologías digitales para la mejora de los procesos de enseñanza y de aprendizaje, y la personalización del aprendizaje escolar.

WILSA RAMOS

Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília, orientadora no mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE).  Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Possui interesses atuais sobre os processos de ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na escola básica e ensino superior.