Capa do livro: SURDEZ, INCLUSÃO E MATEMÁTICA - VOL. 2

SURDEZ, INCLUSÃO E MATEMÁTICA - VOL. 2

Autores: Nogueira, Clélia Maria Ignatius - Borges, Fábio Alexandre (Orgs.)

Há dez anos, em 2013, foi publicado o livro Surdez, Inclusão e Matemática, com onze capítulos, envolvendo oito autores e que trazia na contracapa, como principal resultado dos estudos ali relatados, que não é suficiente interpretar e/ou traduzir em Libras aulas pensadas para o ensino de Matemática para ouvintes. Isso porque, para um ensino de boa qualidade para os surdos, há a necessidade de uma ação pedagógica que atenda suas particularidades. Neste segundo volume, esses resultados são corroborados, mas com uma diferença fundamental. No Volume I, esses resultados foram o apoio para a defesa da escola especializada como a alternativa mais adequada para a educação de surdos. Dez anos depois, eles são o apoio para a defesa de que ações didáticas que legitimem a surdez, no sentido de reconhecer, respeitar e valorizar as necessidades educacionais específicas dos surdos, contribuem para elevar o ensino de Matemática de cada um dos estudantes, em uma escola ou sala inclusiva. Neste volume II, são trinta autores das cinco regiões do Brasil, sendo que os dezenove capítulos abordam temas, sujeitos e referenciais teóricos diversos, proporcionando um panorama abrangente das pesquisas na área realizadas no Brasil e que contribuem com a ação docente para a educação bilíngue para surdos, tanto na escola especializada, quando em escolas inclusivas.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5148-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-5145-8
DOI: 10.24824/978652515148.9
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 344
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 17
  • PREFÁCIO - 25
  • TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: histórias de vida - 29
  • EU TAMBÉM POSSO CONTAR! - 45
  • A INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE SURDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - 63
  • INCLUSÃO E SURDEZ NA FORMAÇÃO INICIAL DE SURDOS E OUVINTES PROFESSORES DE MATEMÁTICA - 79
  • DO SABER ENSINADO AO SABER INTERPRETADO: um estudo da transposição didática interna na perspectiva da educação inclusiva com alunos surdos - 91
  • SURDEZ, INCLUSÃO E ENSINO DE MATEMÁTICA: discutindo possibilidades a partir do “lugar” de intérpretes de Libras - 107
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: prática pedagógica de professores - 121
  • NARRATIVAS DOCENTES SOBRE A INCLUSÃO DE SURDOS NA AULA DE MATEMÁTICA - 131
  • APRENDIZAGEM DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO POR ESTUDANTES SURDOS USUÁRIOS DA LIBRAS - 147
  • ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO EM UMA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS - 163
  • CÁLCULO MENTAL: uma investigação com alunos surdos do Ensino Fundamental - 177
  • POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DA LIBRAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES SURDOS - 193
  • A LÍNGUA DE SINAIS E SUAS FUNÇÕES DISCURSIVAS E METAS DISCURSIVAS NO ESTUDO DAS INEQUAÇÕES - 207
  • UM DISPOSITIVO DIDÁTICO COM POTENCIALIDADES INCLUSIVAS: o acesso aos conteúdos matemáticos pela diversidade de estudantes presentes em sala de aula - 221
  • REPENSANDO ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES SURDOS - 237
  • A ILUSTRAÇÃO E A REESCRITA DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: uma atividade vinculada a um percurso de estudo e pesquisa desenvolvido em um curso de licenciatura em matemática para a aprendizagem de alunos surdos - 255
  • “QUAL MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO?”: O que podemos aprender com ambientes linguísticos abrangentes e problematizar em ambientes linguísticos traduzidos? - 289
  • ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NO CONTEXTO DAS PESQUISAS DO PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016) - 307
  • ÍNDICE REMISSIVO - 327
  • SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES - 335
CLÉLIA MARIA IGNATIUS NOGUEIRA

Mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual do Paraná. Colíder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática – GEPSEM, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática – GEPeDiMa e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva – GEPeDEMI.

FÁBIO ALEXANDRE BORGES

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Londrina (2018-2019). É professor associado da Universidade Estadual do Paraná nos cursos de: Licenciatura em Matemática. Pós-Graduação em Educação Matemática e mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva/ PROFEI pela Universidade Estadual de Maringá. Colíder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática. Membro cofundador do Grupo 13 da SBEM (Diferença, Inclusão e Educação Matemática). Compõe a Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática como segundo secretário na gestão 2022-2025.

BEATRIZ IGNATIUS NOGUEIRA

Graduada em Artes Visuais pelo Centro de Estudos Superiores de Maringá. Licenciada em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Paraná. Professora efetiva de Libras da Universidade Federal do Paraná. Surda Congênita.

CARLOS ROBERTO VIANNA

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil. Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná, Brasil. Membro do Grupo de pesquisa GHOEM (Grupo História Oral e Educação Matemática).

CLAUDIA COELHO DE SEGADAS-VIANNA

Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora pela Universidade de Londres. Mestre em Educação Matemática pela UNESP – Campus de Rio Claro e bacharel e licenciada em Matemática pela UFRJ. É membro do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Matemática (PEMAT – UFRJ) e coordenadora do Projeto Fundão – Matemática da UFRJ. Possui experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial e inclusiva e formação de professores.

DOUGLAS WILLIAN NOGUEIRA DE SOUZA

Doutorando em Educação Matemática na UFMS. Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades pela UFAM. Especialista em Tradução e Interpretação de Libras pela Acelibras. Graduado em Ciências: Matemática e Física pela UFAM. Membro do DDMat – Grupo de Estudos em Didática da Matemática da UFMS e membro do GEPSEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática da UNESPAR.

EDSON PINHEIRO WANZELER

Autista. Professor pesquisador em Educação Matemática e Inclusão. Graduado em Matemática (licenciatura). Mestrado e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas. Atualmente é docente da Universidade Federal do Amazonas (área: libras/educação). Integra o Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão) (UFPA/IEMCI) e o Laboratório de Educação Matemática e Inclusão (LEMIn) (UEA/CSTB).

ELIELSON RIBEIRO DE SALES

Professor pesquisador em Educação Matemática e Inclusão, licenciado em Matemática. Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas e doutor em Educação Matemática. Docente da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.

FRANCIELI CRISTINA AGOSTINETTO ANTUNES

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003). Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática – PPGECEM, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Professora Assistente do curso de Licenciatura em Matemática da Unioeste – Campus Cascavel desde 2009.

GISELA MARIA DA FONSECA PINTO

Mestre e doutora em ensino de matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolvendo pesquisas na área de educação matemática, diversidade e inclusão com interesse específico na questão da surdez. Professora do departamento de matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

IVANA GOMES DA SILVA

Mestre em Ciências e Tecnologias na Educação (IFSul – Campus CAVG). Especialista em Educação (UFPel). Graduada em Pedagogia (UCPel) e em Letras-Libras (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação da UFPel. Foi Coordenadora da Área de Libras – UFPel. Ministra a disciplina de Língua Brasileira de Sinais – Libras para diferentes cursos da UFPel. Atua principalmente nos seguintes temas: língua de sinais, identidade, movimentos, mulheres surdas e inclusão. Membro do MathLibras.

JOABE BARBOSA PIMENTEL

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução – PGET na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Especialista em Língua Brasileira de Sinais, pela Faculdade Dynamus de Campinas. Bacharel em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Tradutor e Intérprete de Libras efetivo na Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

JOSEANE MACIEL VIANA

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua como tradutora intérprete da Língua Brasileira de Sinais na mesma universidade. Possui graduação no Curso de Letras Português e Inglês e respectivas literaturas pelo Centro de Letras e Comunicação – CLC (UFPel) e, ainda, Especialização em Educação – Ênfase em Educação de Surdos pela Faculdade de Educação, da mesma instituição. Proficiente no Uso, Tradução, Interpretação e Ensino da Libras pelo MEC. Membro de projetos voltados para a produção de materiais didáticos em Libras, a saber: Obalibras e MathLibras, da UFPel.

JUREMA LINDOTE BOTELHO PEIXOTO

Doutora em Difusão do Conhecimento pelo programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, com sede na Universidade Federal da Bahia-UFBA. Mestre em Matemática (UFBA). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (UESC). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMDiC). Membro do GEPSEM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Surdez e Educação Matemática) e do GT 13 (Diferença, Inclusão e Educação Matemática) da SBEM. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: educação matemática inclusiva, educação matemática de surdos, ensino e aprendizagem de matemática, análise cognitiva e difusão do conhecimento.

LUIZ MÁRCIO SANTOS DE FARIAS

Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS, do qual foi coordenador de 2014 a 2016 e de 2016 a 2018. Graduado em Matemática (UFBA/UCSAL). Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior (EEAB). Mestre (UJF-França) e Doutor (UM2-França) em Didática das Ciências e Matemática.

MARCUS BESSA DE MENEZES

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio na Universidad Complutense de Madrid. Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática do Centro de Acadêmica do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA-UFPE), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Colíder do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado: Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva (GEPeDEMI).

MARIA EMÍLIA MELO TAMANINI ZANQUETTA

Graduada em Pedagogia, Ciências com Habilitação em Matemática e Letras Libras. Mestre e doutora em Educação para a Ciência e Educação Matemática – UEM. Professora da Educação Básica no estado do Paraná há 33 anos, há 31 anos envolvida com a Educação de surdos e, há 28 anos, professora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede pública. Realizada profissionalmente, pois desde o Ensino Médio, quando cursava o magistério, duas paixões já se faziam presente, sendo uma delas a Educação Especial e, a outra, o ensino de Matemática.

MARÍLIA IGNATIUS NOGUEIRA CARNEIRO

Licenciada em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina – Polo da Grande Dourados. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente efetiva do departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá. Surda Congênita.

MARISA ROSÂNI ABREU DA SILVEIRA (IN MEMORIAM)

Possui Graduação (1985). Especialização em Matemática (1988) e em Filosofia do Conhecimento e da Linguagem (1995) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestrado em Educação (2000). Doutorado em Educação (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio Doutoral na Universidade de Paris 7 e Estágio Pós-Doutoral no Institut d Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques da Université Paris 1 (Sorbonne). Atuou como professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e professora do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará até 2021, onde atuou principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática, discurso pedagógico, construção do conceito matemático, matemática e linguagens, tradução de textos matemáticos. Foi Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática.

MÔNICA MENDES GARCIA

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Libras – Língua Brasileira de Sinais (FAD). Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Pampa-UNIPAMPA. Tradutora e Intérprete de Libras (IFSul). Atua como Tradutor e Intérprete de Libras na Universidade Federal de Pelotas. Membro do MathLibras.

NADJANARA ANA BASSO MORÁS

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2004) e graduação em Letras/Libras – bacharelado (2021). Mestrado em Ensino (2018). Doutorado em Educação Matemática (2023) todos os cursos realizados na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná e da Secretaria Municipal da Educação de Foz do Iguaçu.

RAQUEL TAVARES SCARPELLI

Docente lotada no Departamento de Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atua desde 2010. Doutora em Ensino e História da Matemática e da Física pela UFRJ, mestre em Matemática pela UFRJ e licenciada em Matemática pela UFMG. Seus principais interesses de pesquisa se concentram na área de Educação Matemática Inclusiva, sobretudo as que se referem à educação bilíngue de surdos.

ROSENILDA ROCHA BUENO

Doutoranda em Educação Matemática UNESP São José do Rio Claro/SP (2021). Mestre em Educação Matemática pela UFMT/MT (2019). Licenciada em Pedagogia pela UFMT/MT (2008). Intérprete da Língua Brasileira de Sinais-Libras (2016). Está cursando Licenciatura em Letras/Libras (2019). É professora efetiva do Estado de Mato Grosso. Atualmente, desempenha suas funções na Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas – SAGP/SEDUC/MT. Pesquisa Educação Especial e Inclusiva com ênfase no ensino de matemática para alunos surdos, Prática Pedagógica e Formação de Professores.

SALVADOR CARDOSO SILVA MUNIZ

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM – UEL). Mestre em Educação Matemática (PPGEM – UESC). Licenciado em Matemática (CFP – UFRB). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática (GEPEFOPEM), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Surdez e Educação Matemática (GEPSEM) e é membro do GT 13 (Diferença, Inclusão e Educação Matemática) da SBEM.

SILENE PEREIRA MADALENA

Professora Titular do INES, fonoaudióloga, especialista em Psicopedagogia na Educação. Mestre em Fonoaudiologia e doutora em Psicologia com Estágio Pós-Doutoral no Instituto de Matemática da UFRJ. Atuou com alunos surdos e ouvintes, da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Tem como principal interesse de pesquisa o ensino de Matemática para alunos surdos dos Anos Iniciais usuários de Libras e a formação de professores que atuam com estes alunos.

SILVIA TERESINHA FRIZZARINI

Professora e chefe/coordenadora Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC – Joinville. Membro do corpo docente permanente dos Programas de Pós-Graduação PPGECMT e PPGE. Formada em Licenciatura Matemática com especialização pela UNICAMP. Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela UEM com estágio na UB – Espanha. Integrante dos grupos de pesquisas PEMSA, PEINE e ATLAS da CNPq.

TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS). Mestre em Educação (UERJ). Especialista em Formação de Professores em Educação a Distância (UFPR). Licenciada em Educação Especial com habilitação em Deficientes da Audiocomunicação (UFSM). Realizou Estágio Pós-Doutoral Sênior na University College London – DCAL, com bolsa CAPES (2015) e Estágio Pós-Doutoral no Montgomery County Comunity College em Ambler, Pensilvânia, com bolsa CAPES (2007). Atualmente é Professora Associada na Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação da UFPel. É docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos – GIPES. Coordenadora Adjunta do MathLibras.

THAÍS PHILIPSEN GRÜTZMANN

Doutora em Educação (UFPel). Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Especialista em Matemática e Linguagem (UFPel), Educação com ênfase na Educação de Surdos (UFPel), e Serviço de Atendimento Educacional Especializado (UFPel). Licenciada em Matemática (UFPel). Professora Associada do Departamento de Educação Matemática do Instituto de Física e Matemática da UFPel. Atua nos Cursos de Licenciatura em Matemática Integral, Noturno e à Distância. É docente-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel. Participa do GEEMAI – Grupo de Estudo em Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais. Coordenadora do MathLibras.

WALBER CHRISTIANO LIMA DA COSTA

Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Professor do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (UNIFESSPA). Realizou Estágio Pós-Doutoral pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor e mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Especialista em: Língua Brasileira de Sinais – Libras, Metodologia do Ensino de Matemática, Educação Especial e Educação Inclusiva e em Técnicas de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras/Língua Portuguesa. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA). Graduado em Licenciatura em Matemática. Bacharel em Letras/Libras (UFSC). Possui Certificação em Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras pelo PROLIBRAS (MEC/INEP – UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação Matemática, Educação Matemática Inclusiva e Formação de Professores.

WUALLISON FIRMINO DOS SANTOS

Graduado em Matemática – Licenciatura pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade PROMINAS. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba. Doutorando em Ensino pela RENOEN (Rede Nordeste de Ensino) – polo UEPB. Professor permanente no Instituto Federal da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Monteiro. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva da Universidade Federal de Campina Grande.