Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4794-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-4795-6
DOI: 10.24824/978652514794.9
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 336
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- PREFÁCIO 9
- CAPÍTULO 1 POR QUE A EDUCAÇÃO SEXUAL DEVE SER ENSINADA NAS ESCOLAS? - 11
- CAPÍTULO 2 O SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO - 29
- CAPÍTULO 3 O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO - 57
- CAPÍTULO 4 O CICLO MENSTRUAL - 93
- CAPÍTULO 5 FECUNDAÇÃO, GRAVIDEZ E PARTO - 117
- CAPÍTULO 6 A ADOLESCÊNCIA - 147
- CAPÍTULO 7 OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS - 169
- CAPÍTULO 8 AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTS), EXCETO O HIV E A AIDS - 211
- CAPÍTULO 9 O HIV, A AIDS E SUAS QUESTÕES - 259
- CAPÍTULO 10 A DIVERSIDADE SEXUAL E A SEXUALIDADE - 305
- ÍNDICE REMISSIVO - 327
- SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES - 333
Christiano Del Cantoni Gati
Doutor em Biologia animal. Mestre em Fisiologia. Graduado em Biologia. Professor adjunto da Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília e coordenador da área de Ciências da Vida e da Terra da FUP. Atua no ensino investigativo da fisiologia humana na Educação Básica e aplicação de conhecimentos da neurociência em práticas pedagógicas.
Fernanda Paulini
Pós-Doutora e Doutora em reprodução. Mestra em Biologia Animal. Especialista em diversidade de gênero e sexualidade. Graduada em Medicina veterinária e biologia. Professora adjunta do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade de Brasília (UnB). Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal e da rede PROFBIO. Atua em estudos de fisiologia, reprodução, educação sexual e mulheres na ciência.
Aline de Queiroz Rodrigues
Doutoranda no Laboratório de Endocrinofisiologia, Reprodução Animal e Humana (LEFRAH). Mestra em Biologia Animal. Graduada em licenciatura e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência nas áreas de Reprodução, Biotecnologia, Biologia celular e Ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: morfologia, fisiologia, tecido ovariano, criopreservação de tecido ovariano, transplante de tecido ovariano, manipulação de modelo animal, cultivo celular, interação patógeno-hospedeiro, ensino de ciências e ensino de biologia
Beatriz Alves de Aguiar
Graduada em Biotecnologia pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência nas áreas de fisiologia, reprodução animal, biologia celular, genética, proteômica, criopreservação de tecido ovariano, ensino em biologia e educação sexual.
Isabella Monteiro Gomes da Silva
Mestra em Biologia Animal e graduada em licenciatura e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB). Atua na área de reprodução humana. Possui experiência nas áreas de fisiologia, reprodução animal, biologia celular, genética, proteômica, criopreservação de tecido ovariano, ensino em biologia e educação sexual.
Krissya Norrana da Silva Santos
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB). Participou do Programa Residência Pedagógica, foi extensionista nos projetos Escola nas Estrelas e Meu Corpo Eu Cuido. Atua em projetos de pesquisa sobre biologia.
Marcos Silva Ferraz
Doutor em imunologia molecular pela Universidade de Stuttgart/Instituto Max-Planck, Martinsried. Professor titular da Universidade de Brasília (UnB). Foi o idealizador e criador do Núcleo de Ilustração Científica da UnB, no qual desenvolve projetos nas áreas de Ilustração e Comunicação Científica. Professor convidado de Ilustração em Zoologia para o mestrado em Biologia Aplicada na Universidade de Aveiro, Portugal. Orientador de mestrado e atual coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO – UnB).
Stefane Soares Arruda
Graduada em bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB). Estudante de Licenciatura no mesmo curso e instituição e bolsista do Programa Residência Pedagógica pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Durante a primeira formação foi membro de projetos de extensão que buscavam minimizar a distância entre a universidade e sociedade e no momento atua como voluntária no projeto social GALT Vestibulares como professora e coordenadora de Biologia.