Capa do livro: ESCOLA PRIMÁRIA NO RIO GRANDE DO SUL NO SÉCULO XX:<br> Os grupos escolares

ESCOLA PRIMÁRIA NO RIO GRANDE DO SUL NO SÉCULO XX:
Os grupos escolares

Autores: JOSÉ EDIMAR DE SOUZA

É importante ressaltar a relevância que as escolas primárias possuem no contexto dos processos de migração e ocupação do território local. Mesmo com todas as contradições sociais existentes nesses contextos, é importante ressaltar que a existência dessas instituições caracteriza um esforço social ainda inacabado. Há aqui uma relevância muito forte nos sentidos culturais circulantes a respeito da necessidade de ampliação do esforço de fortalecimento dessas instituições que cada vez mais são atravessadas por diferentes interesses ideológicos, mas que ao longo de vários anos continuam cumprindo com seu papel social.
Essas relações de institucionalização e apropriação acabam produzindo um cenário histórico, e cultural, complexo no qual as contradições sociais acabam por se expressar também no processo de institucionalização da educação formal nos grupos escolares retratados. A leitura dos textos possibilita o compartilhamento de aprendizagens, de relações e a mútua nutrição de nossas reflexões.



Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5657-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-5656-9
DOI: 10.24824/978652515657.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • INSTITUIR, DESIGNAR E REORGANIZAR O ENSINO PRIMÁRIO: um modo de apresentar os grupos escolares - 13
  • 1. OCUPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL - 19
  • 2. A (AUTO)FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DO GRUPO ESCOLAR RURAL RIO BRANCO DE 1966-1974 - 35
  • 3. SERRA GAÚCHA: um pedaço do Rio Grande do Sul - 47
  • 4. GRUPOS ESCOLARES DE SÃO MARCOS, RS: infl uência do movimento de renovação pedagógica (1920-1960) - 59
  • 5. DE GRUPO ESCOLAR DE NOVA BASSANO A ESCOLA ESTADUAL PADRE COLBACHINI (1936-1987): entrelaçamentos entre ensino público e confessiona - 73
  • 6. O GRUPO ESCOLAR DE CARLOS BARBOSA: Memórias e culturas escolares (Garibaldi, RS, 1935-1950) - 89
  • 7. ASPECTOS DA CULTURA ESCOLAR DO GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL CATULO DA PAIXÃO CEARENSE (1950) - 105
  • 8. GRUPO ESCOLAR ONZE DE AGOSTO, NOVA PRATA, RS: as festividades escolares (1960-1970) - 119
  • 9. O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO VALE DOS SINOS: uma perspectiva histórica (século XX) - 135
  • 10. RITUAIS ESCOLARES NA ESTAÇÃO BARÃO, RS: horas cívicas do grupo escolar professora Maria Edith Selbach (1937-1944) - 151
  • 11. OS GRUPOS ESCOLARES EM CANOAS, RS: processos e percurso de implantação na primeira metade do século XX - 165
  • POSFÁCIO - 173
  • ÍNDICE REMISSIVO - 177
José Edimar de Souza
Graduado em História, em Pedagogia, em Geografia, Bacharel em Biblioteconomia. Mestre e Doutor em Educação, com estágio de pós-doutorado em Educação. Professor e pesquisador da Área de Humanidades e dos programas de Pós-Graduação em Educação e em História da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Pesquisador PqG Gaúcho. Membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB), gestão 2021-2023. Membro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) gestão 2021-2023. Membro titular do Comitê de Assessoramento da FAPERGS (2022-2024). Consultor Ad Hoc titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul -SICT. Vice-líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM).

Alex Antônio Vanin
Doutorando em História pela Universidade de Passo Fundo. Atua como bolsista PROSUC/CAPES, analisando o período de desenvolvimento da política indigenista do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) no Rio Grande do Sul. Mestre (2020) e Licenciado (2018) em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Membro efetivo do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) e Editor-chefe da Acervus Editora.

Djiovan Vinícius Carvalho
Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF). Mestre (2020) e Licenciado (2017) em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atualmente é membro do Instituto Histórico de Passo Fundo, ocupando o cargo de Presidente. É membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS). Membro fundador e atual presidente da Associação de Amigos do Arquivo Histórico Regional (AMAHR). Membro da Academia Passo-Fundense de Letras. Atualmente é colaborador da Acervus Editora; é pesquisador da Arkhé Assessoria e Consultoria Histórica. Membro fundador da Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural (REPAC).

Gizele Zanotto
Graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestra e doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003 e 2007) e pós-doutora pela Universidad de Buenos Aires (2014). É professora nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UPF (2021- ) e do curso de especialização em História e Gestão de Acervos na mesma instituição. É ainda coordenadora do Núcleo de Estudos de Memória e Cultura (NEMEC), do Laboratório de Estudos das Crenças (LEC-PPGH), da Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural (REPAC) e do Arquivo Histórico Regional (AHR). Membra do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF). Foi vice presidente da ANPUH-RS (Gestão 2018-2020). Membro fundador da Rede de Pesquisa “História e Catolicismos no Mundo Contemporâneo” (https://ppghupf.wixsite.com/historiaecatolicismo/) e investigadora associada da Rede de Pesquisa “Direitas, História e Memória” (http://direitashistoria.net/). Membro cooperador de Civitas – Forum of Archives and Research on 

Isabel Rosa Gritti
Possui graduação em Estudos Sociais pelo Centro de Ensino Superior de Erechim, (1982), Especialização em História da Educação Brasileira Contemporânea (1988) Mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e Doutorado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atuou como Coordenadora Adjunta da Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul – 15ª CRE/Erechim/RS, no período de 2000 a 2002. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); membro da Diretoria da Obra Promocional Santa Marta (Voluntária) Foi Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Campus de Erechim) e Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Silvana Maria Gritti
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim (1983) e mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Católica de Pelotas (2000). Foi professora titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim (03 de 2000 a 03 de 2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ciências Humanas. É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Atuou como bolsista Recém-doutora, atuando como professora no mestrado em Política Social da Universidade Católica de Pelotas. Professora associada da Universidade Federal do Pampa/ Campus Jaguarão desde Agosto de 2008, atuando na área de Educação e Trabalho. Docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Educação e Coordenadora do mesmo Curso. Desde fevereiro de 2021 ocupo o cargo de diretora do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa.

Vania Herédia
Bacharel e licenciatura plena em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979-1984), graduada em Estudos Sociais Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982), graduada em Filosofia- Licenciatura Plena pela Universidade de Caxias do Sul (1973). Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1978) e Doutorado em História das Américas pela Universidade de Gênova (Sede descentralizada em Turim Itália-1992). Bolsista CNPq e Bolsista Fundação Einaudi Itália. Pós-Doutora em História Econômica pela Università degli Studi di Padova (2003) e Pós-Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional (UFRJ) em 2013, como bolststa CNPq. Professora Titular na Universidade de Caxias do Sul (1977-2022) com atuação na graduação e pós-graduação em História e Turismo e Hospitalidade. Sócia correspondente da América Latina – Accademia Olimpica di Vicenza e Membro da Associazione Italiana per il Patrimônio Archeologico Industriale. Membro do Instituto Histórico de São Leopoldo (2006) e Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Sul (2019). Presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2018-2021), Membro do Conselho da SBGG. Presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG-RS (2013-2016). Coordenação dos Núcleos de Pesquisa no CNPq: Estudos do Envelhecimento (1993-2022) e Estudos migratórios (1993). Publicações nas áreas temáticas envolvidas, principalmente história das migrações, história de empresas e história da indústria.

Elisângela Cândido da Silva Dewes
Bacharel em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) (2004), Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul, Pós-Graduada em Cultura Organizacional e Comunicação com o Mercado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) (2011). Bolsista CAPES. Atualmente vinculada à linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação, integrante do grupo de pesquisa História da Educação Imigração e Memória da Universidade de Caxias do Sul (GRUPHEIM). Integrante da Associação Sul Riograndense de Pesquisadores em História da Educação – ASPHE. Atuou como Coordenadora de Marketing do Hospital Geral de Caxias do Sul (2013 a 2020); na Coordenação de Eventos do Grupo RBS (2007 a 2012), no setor de comunicação da Voges (2004 a 2006) e no Sistema Trídio de Comunicação – Rádio Caxias (1998 a 2004). Proponente do documentário Heranças – com financiamento do FINANCIARTE de Caxias do Sul. Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul; Bolsista PROSUC/CAPES.

Gisele Belusso
Doutora em Educação (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, bolsista CAPES. Mestra em Educação (2016) com ênfase no campo da História da Educação, no eixo das instituições escolares, e graduação em Pedagogia (2006) pela mesma instituição. Integrante da Associação Nacional de Pós-Graduacão e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Nacional de História (ANPUH), da Associação Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE), membro do conselho fiscal biênio 2019-2021. Coordenadora do GT de História da Educação da ANPUH/RS (2022-2024). Participante do Grupo de Pesquisa História da Educação Imigração e Memória da Universidade de Caxias do Sul (GRUPHEIM).

Fernando Ripe
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel (2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2011). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2006). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2004) e História pelo Centro Universitário de Maringá – Unicesumar (2020). Professor na Faculdade de Educação (FaE) e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Faz parte do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (Ceihe/UFPel) e do Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero/UFMG). É coordenador do GT de História da Educação (ANPUH-RS) e secretário da Associação Sul-rio-grandense de pesquisadores em história da educação (ASPHE).

Cassiane Curtarelli Fernandes
Graduada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul, Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação, Imigração e Memória da Universidade de Caxias do Sul (GRUPHEIM). Professora nos municípios de Carlos Barbosa e de Farroupilha, RS.

Samanta Vanz
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação-PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul/RS, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação. Bolsista PROSUC/CAPES. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (2019), possui Pós-Graduação em Neurociências Aplicada à Linguagem e Aprendizagem pela Universidade de Caxias do Sul (2017), Pós-Graduação em Gestão de Marcas – Branding pela Universidade de Caxias do Sul (2014) e Capacitação em Docência na Educação Superior pela Faculdade da Serra Gaúcha (2012). É Bacharel em Design com ênfase em Design de Produto pela Faculdade da Serra Gaúcha (2010). Tem experiência na área de Design Gráfico, Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto e Design de Estampas. É professora dos cursos de graduação em: Bacharelado em Design e Tecnólogo em Design Gráfico do Centro Universitário da Serra Gaúcha.

Weslei Vivan
Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Possui graduação em História pela Universidade de Caxias do Sul (2020). Atualmente é discente da Universidade de Caxias do Sul.
Daniel Luciano Gevehr
Possuí pós-doutorado em história pela PUCRS, graduado em geografia e história, mestre e doutor em história pela UNISINOS. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR0 da FACCAT).

Dilani Silveira Bassan
Possuí doutorado em Desenvolvimento Regional, graduada em economia e mestre em Desenvolvimento Regional pela UNISC. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR0 da FACCAT).

Fernanda Rodrigues Zanatta
Doutoranda em Educação da Universidade de Caxias do Sul, bolsista PROSUC/CAPES. Mestra em Educação (PPGEdu/UCS). Membro do Grupo de Pesquisa em História, Imigração e Memória (GRUPHEIM).
Terciane Ângela Luchese
Professora da Universidade de Caxias do Sul atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em História. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Lidera o Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM).

Leandro Forell
Possui graduação em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Feevale (2002), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: programa escola aberta, políticas públicas de esporte e lazer, lazer, políticas públicas e trabalho voluntário.

Fabiana Gazzotti Mayboroda
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2017), na linha de pesquisa: História, Políticas Públicas e Educação. Possui graduação em Pedagogia – Habilitação em Supervisão e Administração Escolar, com ênfase em Psicopedagogia, pela Universidade Feevale (2005). Especialista em Educação Integral e Integrada na Escola Contemporânea pela FACED/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2013). Pertence a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED. Participa do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF/UFRGS), do Grupo de pesquisa EBRAMIC/UNISINOS – Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar e é vice-líder do GEPRACO/UERGS – Grupo de Estudos em Práticas Cotidianas Educativas. Atuou na área da Educação como: Assessora Pedagógica da Secretaria de Educação, Professora da Sala de Recursos Multifuncional e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e dos Anos Finais pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Atualmente pesquisa sobre Formação de Professores, Educação Infantil e Supervisão Escolar, utilizando ferramentas da Antropologia. É Coordenadora da Pós-Graduação do Centro Universitário Cenecista de Osório – UNICNEC, além de atuar como professora adjunta nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário.