Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5342-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5338-4
DOI: 10.24824/978652515342.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- PREFÁCIO - 11
- PRÓLOGO - 15
- NOVO MAPA - 17
- LICENÇA POÉTICA POR OUTRAS CIÊNCIAS - 21
- LUTAS E FORMAÇÃO PARA PROFESSORXS/ES OUTRXS - 23
- O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: um conceito em movimento - 41
- AO SUL, UM OUTRO LUGAR, PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DOCENTE - 57
- PANDEMIA DA COVID-19: implicações para as escolas municipais na cidade de São Gonçalo/RJ - 67
- PROCESSOS COLETIVOS DE APRENDER-ENSINAR ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE PÚBLICA NA FORMAÇÃO DOCENTE - 85
- ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE, DIÁLOGOS - 103
- ESCREVENDO MINHA HISTÓRIA - 137
- CARTA AOS QUE TRANSITAM NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES - 141
- DESCOBRINDO PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS NA EDUCAÇÃO PARA DESCOLONIZÁ-LA - 145
- NARRATIVAS DOCENTES DO COTIDIANO: refl exões coletivas sobre alfabetização e letramento nas séries fi nais do Ensino Fundamental - 147
- ROMPENDO PARADIGMAS: criando uma nova perspectiva - 151
- A CONTINUAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ALÉM DOS PORTÕES DA UNIVERSIDADE: a cooperação com escolas - 153
- DILEMAS E ESPERANÇAS NO FAZER DOCENTE - 155
- ENCONTRO(S): da parceria institucional para um coletivo potente - 157
- UMA HISTORIADORA EM CRIAÇÃO: escola e universidade em conjunto na formação de um professora/e pesquisadora/e - 161
- JOVENS PERIFÉRICOS NA UNIVERSIDADE: entre mitos e realidade - 163
- TECENDO CAMINHOS PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: trajetórias de uma professora em busca de bons encontros como possiblidade formativa reflexiva - 165
- ESCOLA COMO ESPAÇO DE DISPUTAS - 169
- ÍNDICE REMISSIVO 173
SUELI DE LIMA MOREIRA
Trabalha no campo da educação há cerca de 40 anos, tendo iniciado em Comunidades Eclesiais de Base com Alfabetização de Jovens e Adultos. Sua trajetória articula as lutas populares de educadoras de favelas no Rio de Janeiro à carreira acadêmica. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, atualmente é professora da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde coordena o Grupo de Pesquisa-ação Pedagógica Coletivo Investigador da FFP/UERJ.