Capa do livro: NAS TEIAS DA AMAZÔNIA:<br> Tecendo pesquisas e traçando caminhos – Vol. VI

NAS TEIAS DA AMAZÔNIA:
Tecendo pesquisas e traçando caminhos – Vol. VI

Autores: Fleck, Gilmei Francisco – Vasconcelos, Joana d’Arc de – dos Santos, Neves Maria Mirtes Cortinhas – Bastos, Sandra Nazaré Dias – Ribeiro, Siria Lisandra de Barcelos (Orgs.)

A obra Nas Teias da Amazônia: tecendo pesquisas e traçando caminhos apresenta trabalhos resultantes da parceria interinstitucional articulada por meio do Projeto PROCAD “Nas Teias da Amazônia” Edital nº 21/2018 PROCAD-AMAZÔNIA entre os Programas de Pós-Graduação: Linguagens e Saberes da Amazônia (UFPA); Letras (Unioeste) e Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (Ufopa). Essa rica experiência se materializa na forma de pesquisas sobre as diversidades das realidades amazônicas e seus sujeitos que expressam as relações dialógicas entre docentes e discentes que o projeto congrega pelas vias do que estudamos e seus impactos na sociedade.  Para a organicidade desses diálogos, a obra apresenta quatro seções que amalgamam discussões centradas em tópicos muito próximos entre si. A primeira reúne discussões em torno do enunciado “Mulheres e feminismos: caminhos que se desenham com resistências”. A segunda traz diálogos que versam sobre “Territórios e territorialidades amazônicas: apontamentos em pesquisas na região”. A terceira destaca as “Relações étnico-raciais na Amazônia: presenças de existências e resistências” e a quarta apresenta discussões sobre “Infâncias amazônicas”.



Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5125-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-5126-7
DOI: 10.24824/978652515125.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 290
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 21
  • O QUE PODE UM CORPO TRANS? CAMINHOS DAS PESQUISAS QUE TOMAM COMO OBJETO OS CORPOS QUE FOGEM AO PADRÃO HETERONORMATIVO - 27
  • SILENCIAMENTOS SOBRE AS MULHERES UNIVERSITÁRIAS NO MARAJÓ: o estado da arte sobre elas - 45
  • FEMINISMO NEGRO, MULHERES NEGRAS UNIVERSITÁRIAS E QUILOMBOLAS: reflexões resultantes da revisão da literatura - 65
  • FEMINISMO NEGRO E EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA: uma revisão da literatura - 79
  • UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM MONTE ALEGRE-PARÁ - 97
  • URBANIZAÇÃO, USO E OCUPAÇÃO DO LAGO DO JUÀ, SANTARÉM-PARÁ - 115
  • UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR DAS RELAÇÕES ENTRE TERRITÓRIO, AMBIENTE E SAÚDE NA REGIÃO AMAZÔNICA - 131
  • POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS COSTEIRAS E SUAS CONCEPÇÕES DE “TERRITÓRIOS” DAS RESERVAS EXTRATIVISTAS MARINHAS, NORDESTE PARÁENSE, AMAZÔNIA BRASILEIRA - 149
  • A EVOLUÇÃO DAS PESQUISAS SOBRE A CULTURA AFRO NO ESTADO DO AMAPÁ: uma abordagem bibliográfica das produções sobre a prática do marabaixo na Amazônia amapaense - 167
  • O RACISMO RELIGIOSO E SEUS ENFRENTAMENTOS NO MOVIMENTO AFRORRELIGIOSO: um estudo bibliográfico - 181
  • PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS E PESQUISAS NO BRASIL - 197
  • ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE CRIANÇAS NEGRAS NA AMAZÔNIA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINARES NO BRASIL (2006 – 2020) - 215
  • O QUE DIZEM AS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE OS DISCURSOS DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE TRABALHO INFANTIL? - 233
  • REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DISSERTAÇÕES SOBRE AS NARRATIVAS MÍTICAS, MITOS E LENDAS COM CRIANÇA NA AMAZÔNIA - 245
  • TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O BRINCAR: uma revisão de literatura - 257
  • CONEXÃO COM A NATUREZA E CRIANÇAS: uma revisão da produção científica - 273
  • ÍNDICE REMISSIVO - 285
GILMEI FRANCISCO FLECK

Doutor em Literatura Comparada e Tradução pela Universidade de Vigo – UVigo-Espanha, com Bolsa da Capes. Mestre e doutor em Letras, pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Assis. Atualmente é Professor na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Letras e no Mestrado Profissional – Profletras na Unioeste, Campus de Cascavel-PR. Pesquisador do Projeto Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidade, linguagens e diversidade.

JOANA D’ARC DE VASCONCELOS NEVES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará. Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa. Professora da UFPA – Campus de Bragança-PA na Faculdade de Educação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Saberes da Amazônia. Coordena o Grupo de Estudo em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade Amazônica – Gueaja. Coordena o Projeto de Pesquisa Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidade, linguagens e diversidade.

MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp – 2015) e Pós-Doutorado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus Cascavel (2019). Professora do Programa de Pós- Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida PPGSAQ na Universidade do Oeste do Pará. Coordenadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (GEPEEA). Pesquisadora do Projeto Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidade, linguagens e diversidade.

SANDRA NAZARÉ DIAS BASTOS

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Biologia Ambiental (UFPA). Professora do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS- UFPA), Faculdade de Ciências Biológicas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Campus Universitário de Bragança. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica e Ambiental (Gepeca/UFPA). Pesquisadora do Projeto Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidade, linguagens e diversidade.

SIRIA LISANDRA DE BARCELOS RIBEIRO

Doutora e mestra em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida na Universidade Federal do Oeste do Pará. Desenvolve suas atividades no Centro de Formação Interdisciplinar e Laboratório de Ecologia e Comportamento Animal. Pesquisadora do Projeto Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidade, linguagens e diversidade.

ADRIANA SOUZA SIMÕES

Integrante dos grupos de pesquisa “Núcleo de Estudos em Educação, currículo, formação de professores e relações étnico-raciais” (NEAFRO) e “Filosofia Prática: investigações em Política, Ética e Direito”. Mestranda em Educação pelo Programa em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA-UFPA). Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

ANA PAULA VIEIRA E SOUZA

Professora da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia – PPLSA/UFPA. Doutora em Educação (UFPA). Pós-Doutora em Linguagens (UNIOESTE), Pesquisadora do Grupo de “Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação” (GEPTE) e do “Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros” (NEAB/UFPA).

ANTONIO MATHEUS DO ROSÁRIO CORRÊA

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPLSA/UFPA). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

CAMILA DE CÁSSIA BRITO

Mestranda em Linguagens e Saberes na Amazônia – Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia – PPLSA- UFPA. Bibliotecária – Documentalista da Universidade Federal do Pará.

CLEIDE DA SILVA BASGAL

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida – PPGSAQ/UFOPA.

DEIZE FREITAS PONTES

Mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), é pesquisadora do Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia (Proext-CIMA), do Centro de Formação Interdisciplinar, da UFOPA.

DENNISON CÉLIO DE OLIVEIRA CARVALHO

Professor Adjunto III e docente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida – PPGSAQ/UFOPA.

DYANDRA JAMYLLE ROSÁRIO DA SILVA

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA – Campus Bragança).

EDILSON BORGES VULCÃO JUNIOR

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (UFPA – Campus Bragança). Membro do Núcleo de Estudos Africanos – UFPA Campus Bragança.

ELIAN KARINE SERRÃO DA SILVA

Mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará, é pesquisadora do Programa de Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia (Proext-CIMA) da UFOPA.

FLAMILDA DE MORAES PAIVA

Mestra do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia – PPLSA/UFPA, Campus Universitário de Bragança. Especialista em Estudos Linguístico e Análise Literária. Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA

Doutor em Biologia Ambiental do Programa de Biologia Ambiental (UFPA). Professor da Universidade Federal do Pará, Campus Bragança, pertence aos Programas de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia e Biologia Ambiental.

FRANCISCO SANTOS BORGES

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia/PPLSA/UFPA. Membro do Núcleo de estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros.

GISELLE DA SILVA SILVA

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Professora vinculada à Secretaria Municipal de Educação em Augusto Corrêa (PA).

HELIONORA DA SILVA ALVES

Doutora em Agricultura Tropical pela Universidade Federal do Mato Grosso. Docente do Instituto de Biodiversidade e Florestas e do PPGSAQ da Ufopa.

IANI DIAS LAUER LEITE

Doutora, professora associada I na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.

ITAMAR RODRIGUES PAULINO

    Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Integrante do Projeto PROCAD/Capes – Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades (UNIOESTE, UFOPA e UFPA). Coordenador do Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia (Proext-CIMA/UFOPA), membro do Grupo de Estudos em Epistemologia do Romance (UnB) e do Programa Internacional de Investigação Científica Nantes-Aveiro-Brasília (PICNAB).

JAILSON SANTOS DE NOVAIS

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida – PPGSAQ/UFOPA

JAIR FRANCISCO CECIM DA SILVA

Doutor em Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. Pertence ao Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA).

KAIO PAIVA ALBARADO

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida – PPGSAQ/UFOPA.

KARLEY DOS REIS RIBEIRO

Possui graduação em Letras – Inglês pela Universidade Federal do Pará (2012). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2019). Especialista em Tradução e Interpretação do Inglês e Português pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

LUZILEIDA SOUSA CORREA

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação Núcleo Infâncias (GEPTEINFÂNCIAS) UFPA/Bragança. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará, Campus universitário de Bragança.

MARCELIA CASTRO CARDOSO

Doutoranda em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento e Mestra em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

MARIA JOSÉ BORGES DA SILVA

Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia – Bragança – PPLSA – UFPA.

MILTON RENATO DA SILVA MELO

Mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

RAFAELA DOS SANTOS REIS

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar, Mestrado Acadêmico em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida – UFOPA.

RAIMUNDA NONATA MONTEIRO

Pós-Doutora em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Docente do Instituto de Ciências da Sociedade da Ufopa.

RAQUEL AMORIM DOS SANTOS

Doutora em Educação (UFPA). Pesquisadora do “Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros” – NEAB/UFPA. Pesquisadora do Grupo de “Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais” (GERA/UFPA). Professora Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA – Campus Universitário de Bragança) e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia –- PPLSA.

SANDRA NAZARÉ DIAS BASTOS

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS-UFPA), Faculdade de Ciências Biológicas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Campus Universitário de Bragança.

SIMEI SANTOS ANDRADE

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (atual UNASP). Pós-Doutora em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA).

THIAGO ALMEIDA VIEIRA

Pós-Doutor pelo Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CinTurs) da Universidade do Algarve (UAlg). Docente do Ibef; do PPGSND; e do PPGSAQ da Ufopa.