Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5463-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-5464-0
DOI: 10.24824/978652515463.3
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 294
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO - 13
- CAPÍTULO I FILOSOFIA, TEORIA DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO - 23
- CAPÍTULO II A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA: a necessidade de uma mediação ética - 37
- CAPÍTULO III A QUESTÃO DA BARBÁRIE E A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO FILOSÓFICA - 49
- CAPÍTULO IV A DIMENSÃO ÉTICA DO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO REVELADA NA AFETIVIDADE DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COTIDIANAS COM O PROFESSORADO - 59
- CAPÍTULO V DESENVOLVIMENTO MORAL NA ESCOLA NUMA PERSPECTIVA KANTIANA - 69
- CAPÍTULO VI A PERPETUAÇÃO DE IDEAIS ANTIDEMOCRÁTICOS NA CONTEMPORANEIDADE: uma análise com base no pensamento de Adorno e de Kant - 77
- CAPÍTULO VII LINGUAGEM E EDUCAÇÃO: contribuições para a continuidade do ser social - 87
- CAPÍTULO VIII O CAMPO DA EDUCAÇÃO NO HORIZONTE DO TRABALHO DOCENTE NUM VIÉS DE ESTRANHAMENTO E EMANCIPAÇÃO: uma experiência de vida - 97
- CAPÍTULO IX A EDUCAÇÃO FORMADORA E DEFORMADORA: os paradoxos de educar para a humanização na lógica societal vigente - 105
- CAPÍTULO X ESCOLAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DO CEARÁ: possibilidades de uma formação humana integral? - 117
- CAPÍTULO XI A CONSTRUÇÃO DO MARCO SITUACIONAL DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: delineamentos para o resgate da razão crítica - 127
- CAPÍTULO XII MEDIDA PROVISÓRIA 746: perspectivas, interesses e demandas escolares - 137
- CAPÍTULO XIII A UAB COMO UM DOS ESPAÇOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: a contribuição do Assistente à Docência em um Polo de apoio presencial - 151
- CAPÍTULO XIV A PRODUÇÃO DOS SUJEITOS LEGÍTIMOS DE DIREITOS PELO ESTADO: uma análise sob a ótica do dispositivo da sexualidade - 163
- CAPÍTULO XV REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS A CRIANÇAS ÓRFÃS DENTRE AS DÉCADAS DE 1960 A 1990 E A EXPERIÊNCIA DO LAR ANTÔNIO DE PÁDUA - 173
- CAPÍTULO XVI O CONCEITO SOCIAL DE DEFICIÊNCIA E A DESMISTIFICAÇÃO DE (IN)CAPACIDADE: uma contextura acerca da implicação do conceito de deficiência intelectual para inclusão na escola comum - 185
- CAPÍTULO XVII A COZINHA AFRO-BRASILEIRA NOS CURSOS DE GASTRONOMIA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: uma breve análise frente à Lei nº 10.639/2003 e a teoria crítico-reprodutivista - 197
- CAPÍTULO XVIII A APRENIZAGEM BASEADA EM EQUIPES COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - 211
- CAPÍTULO XIX O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL E A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA - 223
- CAPÍTULO XX EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E GAMIFICAÇÃO: diálogos educacionais - 233
- CAPÍTULO XXI O TEMPO DE BRINCAR NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA - 243
- CAPÍTULO XXII O JOGO NA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL - 255
- CAPÍTULO XXIII ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO CONTEXTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: mapeamento em artigos, teses e dissertações brasileiras - 265
- RESENHA DO ARTIGO “EDUCAÇÃO COMO ESCLARECIMENTO: potencial crítico-emancipatório” - 277
- RESENHA DO TEXTO “AS DUAS FACES DO TRABALHO: constituição e negação do homem” - 281
- POEMA – OS PRÉ-SOCRÁTICOS - 285
- CORDEL – A TEORIA DO CONHECIMENTO - 287
- ÍNDICE REMISSIVO - 289
SAMUEL NOBRE LOPES
Doutorando em Educação (UFC), Mestre em Educação (UECE), Graduado em Psicologia (UNIFOR). Colaborador da Revista Educação em Debate da UFC. Membro Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação. Bolsista CAPES.
ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Doutor em Educação (UFC), Mestre em Filosofia (UFPB), Graduado em Filosofia (FAFIFOR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e em Educação, ambos da UFC. Colaborador da Revista Educação em Debate da UFC. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação.
FÁTIMA MARIA NOBRE LOPES
Doutora em Educação (UFC), Mestre em Filosofia (UFPB), Graduado em Filosofia e em Serviço Social (UECE). Professora da UFC em Cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e em Filosofia, ambos da UFC. Editora-Chefe da Revista Educação em Debate da UFC. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).
MARIA KÉLIA DA SILVA
Doutoranda em educação (UFC). Colaboradora da Revista Educação em Debate da UFC. Membro-Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS) e do Grupo Contexto e Educação. Bolsista FUNCAP.
JAILSON TAVARES CRUZ
Doutorando em Educação (UFC). Orientador de Célula de Gestão Administrativo-Financeira 9 – SEDUC/CE. Assistente à Docência Polo UAB Beberibe/CE. Membro-Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).
VICTOR MOITA PINHEIRO
Doutor e Mestre em Educação (UFC). Licenciado em Física (UFC). Professor da SEDUC/CE. Colaborador da Revista Educação em Debate da UFC. Membro-Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana - GEPOS.