Autores: Jussara Fraga Portugal - Simone Santos de Oliveira - Tânia Regina Dias Silva Pereira
Geografia e linguagens dá continuidade para além do compromisso das organizadoras com o ensino da Geografia, ao trazerem uma temática destes novos tempos que estão a exigir um olhar mais atento para outras maneiras e outros locais de produção do conhecimento. O livro é constituído por vários textos que consideram as interfaces estabelecidas entre Geografia e linguagens como potencialidades operativas para o ensino da Geografia na Educação Básica. Ele pretende ser um espaço de socialização de trabalhos propostos por pesquisadores que assumem perspectivas teóricas diferentes, mas se aproximam pelo compromisso firmado com suas vivências de escola através de suas inquietações, estarrecimentos e mobilizações. Sua leitura nos convoca a desafios de pensarmos sobre práticas pedagógicas na contingência do espaço-tempo da contemporaneidade e constitui-se em algo urgente e de substantiva pertinência para aqueles que se dedicam ao campo da docência.
Ivaine Maria Tonini
Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-711-0
DOI: 10.24824/978858042711.0
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 392
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Adriano Rodrigo Oliveira
Licenciado em Geografia pela UNESP de Rio Claro, mestre em Educação pela UFSCar e mestre em Formação de Professores pela UPNA (Espanha), realizou curso de doutorado em Educação na UNIOVI (Espanha). Atua como bolsista de produtividade no Setor de Projeção Internacional do Governo de Navarra na Espanha.
Alexandre Aldo Neves
Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 2007. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em 2010. Docente contratado da rede Municipal de Ensino de São José do Rio Preto/SP (2010-2011) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco/FAECA de Monte Aprazível/SP.
Ana Gláucia Seccatto
Graduanda em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bolsista PIBID/CAPES.
Andrea Coelho Lastória
Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP, campus de Rio Claro e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Plínio Augusto do Amaral
Cláudio Benito Oliveira Ferraz
Doutor em Geografia pela USP. Professor de Prática de Ensino em Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente (SP) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (MS). Coordenador do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas, vinculado ao projeto Rede Imagens, Geografias e Educação (Processo CNPq 477376/2011-8). Pesquisa as possibilidades da linguagem geográfica na filosofia, literatura, cinema, pintura e fotografia.
Eunice Isaias da Silva
Professora de Geografia do Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae-UFG). Além disso, participa do Núcleo de Ensino e Pesquisa
Eliana Marta Barbosa de Morais
Possui Licenciatura (1996) e Bacharelado (1997) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Geografia por essa mesma universidade (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2011), com doutorado sanduíche pela Universidade Autônoma de Madri. É professora adjunta da Universidade Federal de Goiás. Coordena o Núcleo de Ensino e Pesquisas
Fabiana dos Santos Nascimento
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduc/ UNEB - Linha de Pesquisa IV, Membro do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/ UNEB.
Flaviana Gasparotti Nunes
Doutora em Geografia pela UNESP/Presidente Prudente (2004). Realizou estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Realiza pesquisas e orienta trabalhos na área de ensino de Geografia e formação de professores. É membro do grupo de pesquisa “Linguagens Geográficas” e da Rede de Grupos de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”. Desde 2009 coordena o subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFGD.
Francielle Bonfim Beraldi
Mestra em Geografia pela UFGD (MS). Professora do Ciclo I do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente (SP). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas.
Hanilton Ribeiro de Souza
Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional, Especialista
Helena Copetti Callai
Doutora em Geografia pela USP, com Pós-Doutorado pela UAM. Atua no departamento de Ciências Sociais da UNIJUÍ/RS e no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – UNIJUÍ/RS no qual é coordenadora. Bolsista PQ-CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Metodologias
Heloisa Araújo de Araújo
Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente, é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia no doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e Arte.
Inaiá Brandão Pereira
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Bacharelando em Geografia pela UFBA, Professor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC e Membro do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/ UNEB.
Jader Janer Moreira Lopes
Graduado
Jerusa Vilhena de Moraes
Professora Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Professora de Ensino de Geografia. É autora de artigos e livros na área de metodologia e prática de ensino. Atua em cursos de formação de professores desde as séries iniciais e também na formação de gestores. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, resolução de problemas, alfabetização científica, formação de professores, ensino e aprendizagem em espaços não formais. Coordena o grupo de pesquisa Ensino de Geografia em múltiplos contextos.
José Américo Cararo
Mestre e doutor em educação pela UFES. Professor adjunto II da Universidade Federal do Espírito Santo/Centro de Educação, atuando nos cursos de Geografia; vice-coordenador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Geografia (LEAGEO); membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em currículos culturas e cotidianos (nupec3) e coordenador de Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
Jussara Fraga Portugal
Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI / Serrinha. Licenciada
Kássia Aguiar Norberto Rios
Mestre e doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Bahia e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GeografAR/CNPQ/UFBA (Geografia dos Assentamentos na Área Rural).
Maria Auxiliadora da Silva
Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1964). Doutora em Geografia pela Universite de Strasbourg - França (1972). Pós-doutorado pelas Universidades de Rouen e Toulouse Le Mirail França. Atualmente, é Professora Associada I da Universidade Federal da Bahia. Atua na área de Geografia Urbana, com ênfase em Salvador e sua área metropolitana. Trabalha, também, com o Espaço Geográfico na Literatura e Arte, Memória Geográfica e Milton Santos: o homem e a obra e professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFBA, da disciplina O Espaço Geográfico na Literatura e orientadora de mestrado e doutorado sobre Geografia, Literatura e Arte.
Maria da Paz de Jesus Rodrigues
Professora Assistente do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus XI. Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional com ênfase
Marisa Terezinha Rosa Valladares
Licenciada em Geografia pela UFES. Especialista
Marisol Barenco de Mello
Graduada
Maristela Maria de Moraes
Professora da Rede Estadual (Ensino Médio) de Ijuí/ RS. Mestre e doutoranda em Educação nas Ciências – UNIJUÍ/RS. Graduada em Letras – Literatura – UNIJUÍ/RS. Bolsista CAPES/FAPERGS
Patrícia Pires Queiroz
Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus V e especialista em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Mestre em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Professora Auxiliar de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia da UNEB/ Campus V – Santo Antônio de Jesus/Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral GRAFHO/PPGEduC/UNEB. Sócia Efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa Autobiográfica – BIOgraph.
Regina Célia Frigério
Graduada em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atua como professora assistente no Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes. Participa do GRUPEGI-Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância-UFF.
Ricardo Bahia Rios
Mestre e Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Professor de Cartografia do Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador.
Robinson Santos Pinheiro
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente/SP. Mestre
Silvia Aparecida de Sousa Fernandes
Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente. Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara. Professora assistente da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília, atuando no curso de graduação
Simone Santos de Oliveira
Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade – PPGDCI/UEFS. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI. Atua como professora executora do Projeto de Extensão Linguagem Cinematográfica e Formação Docente: Histórias de vida, memórias e narrativas (auto) biográficas – UNEB/Campus XI. Tem experiência em ensino e gestão na área de Educação Básica. Desenvolve trabalhos no contexto da formação inicial e continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática de ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, Fundamentos Teóricos Metodológicos para o Ensino de Geografia nos Anos Iniciais, Histórias de vida, Narrativas de formação e abordagem autobiográfica. Atua também como professora formadora no curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, ministrando os componentes curriculares: Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa Científica. É membro dos Grupos de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral – GRAFHO/PPGEduC/UNEB e do Grupo Estudos Interdisciplinares em Desenho – PPGDCI/UEFS.
Sonia Maria Vanzella Castellar
Professora Livre-docente do Programa de Pós Graduação
Tânia Maria Hetkowski
Pós-Doutoranda
Tânia Regina Dias Silva Pereira
Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia – DCET I / UNEB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/PPGEduC e GESTEC/UNEB. Graduada
Thiago Bogossian
Graduado
Vinícius Anselmo Goes
Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XI.