Capa do livro: HORIZONTES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO: <BR>Conhecimento e práticas no ensino de geografia

HORIZONTES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO:
Conhecimento e práticas no ensino de geografia

Autores: Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira – Oliveira, Luciana Amorim de – Silva, Alexsandro de Oliveira – Silva, Adriana de Mello Amorim Novais – Sampaio, Vilomar Sandes – Gusmão, Adriana David Ferreira – Ferraz, Ana Emília de Quadros (Orgs.)

Esta bela obra é fruto da efervescência de ideias, inovações e afetos que o GRUPEG proporciona. Traz um recorte de pesquisas que, produzidas de forma colaborativa e dialogada, torna possível avanços na ciência, nas pesquisas que envolvem a formação inicial e continuada de professores de Geografia e, ainda, no fazer docente que se efetiva tanto na educação escolar, quanto nas práticas e experiências do PIBID e da Residência Pedagógica. Nesse sentido, por meio das produções que envolvem estudantes e professores do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), dos Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), em Geografia (PPGEO) e em Ensino (PPGEn), tem se tornado espaço-tempo de produção de conhecimento e de práticas de ensino de Geografia que reverberam em profissionais implicados com as transformações da sociedade através da proposição de atividades diversas, fortalecidas pela atuação viva, potente e dinâmica que o GRUPEG possibilita.

Impresso
de R$ 105,70 por
R$ 81,31
Digital
de R$ 105,70 por
R$ 73,99

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5635-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-5632-3
DOI: 10.24824/978652515635.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 384
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO NA FORMAÇÃO INICIAL: a contribuição da disciplina metodologia e prática do ensino de Geografia - 17
  • UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE: a experiência na residência pedagógica e a construção do pensamento geográfico - 35
  • O PENSAMENTO GEOGRÁFICO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE E DAS REFORMAS EDUCACIONAIS: reflexões sobre estágio supervisionado, escola e universidade - 55
  • GEOGRAFIA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO: possibilidades de estudos para os iniciantes à pesquisa (ic) e mestrandos em educação - 71
  • TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA - 87
  • O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA E OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE - 107
  • OS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO DIDÁTICA: entre o saber universitário e a Geografia escolar - 121
  • ENSINO DE GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO: adversidades na pandemia do covid-19 - 135
  • FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES: a inserção das TDIC na prática pedagógica do docente de Geografia - 151
  • A GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL E O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO - 171
  • EXPERIÊNCIAS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS COM IMAGENS NOS ESPAÇOS-TEMPOS ESCOLARES: percepções políticopedagógicas de docentes de Geografia - 189
  • ENSINO COM PESQUISA EM GEOGRAFIA E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO - 207
  • O ENSINO DE GEOGRAFIA E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) - 227
  • REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO DE ESTUDANTES COM DEFICIENCIA INTELECTUAL - 245
  • A CONTRIBUIÇÃO DAS CATEGORIAS LUGAR E PAISAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO - 261
  • DO MEU LUGAR EU POSSO VER O MUNDO: ensino contextualizado e formador do pensamento geográfico - 277
  • RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA CIDADE: experiências com o projeto Vitória da Conquista, quero te conhecer - 295
  • SITUAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO MEDIAÇÃO DIDÁTICA PARA DESENVOLVER RACIOCÍNIOS GEOGRÁFICOS - 313
  • ENSINO DE GEOGRAFIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS CONTEMPORÂNEAS: cenários e desafios do século XXI - 331
  • O USO DO GOOGLE STREET VIEW NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO - 349
  • ÍNDICE REMISSIVO - 365
  • SOBRE AUTORES - 371
ADÃO FERNANDES DE ALBUQUERQUE

Mestrado em Ciência da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS (em processo de revalidação pela Plataforma Carolina Bori). Pós Graduação em Gestão e Docência para Educação pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Foi professor substituto da UESB nas disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino em Geografia. Professor de Geografia e Atualidades no Curso Pré-Vestibular Ponto e Virgula e Professor de Atualidades no Colégio Particular Opção de Ensino. Professor voluntário da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia. Professor voluntário das unidades prisionais de Vitória da Conquista. Ator, apresentador, produtor cultural e radialista.

ADRIANA DAVID FERREIRA GUSMÃO

Professora Titular do Departamento de Geografia da UESB, atuando na área de ensino. É Doutora e Mestre em Geografia (UFS) e Licenciada em Geografia (UESB), além de Bacharel em Psicologia (UFBA). É coordenadora de área do PIBID, membro do corpo docente do PPGEn (UESB) e líder do Grupo de Pesquisa Geiser, com trabalhos na área de formação docente, recursos didáticos e ensino.

ADRIANA DE MELLO AMORIM NOVAIS SILVA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da UESB (PPGEd/UESB), graduada em Licenciatura em Geografia, com especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Professora efetiva do Estado da Bahia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa no Ensino de Pesquisa no Ensino da Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB), desde 2018. Tem experiência na área de Geografia, e Educação, com ênfase nos seguintes temas: ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos e estratégias de ensino.

ALEXSANDRO DE OLIVEIRA SILVA

Mestre em Educação (PPGED/UESB), tendo como foco da pesquisa as metodologias de ensino de Geografia. Especialista em Docência do Ensino Superior. Licenciado em Geografia. Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB). Professor de Geografia da Rede Estadual da Bahia. Experiências com os programas Iniciação Científica (PIBIC/UESB) e Iniciação à Docência (PIBID/UESB).

ANA CLÁUDIA PEREIRA SAMPAIO

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB). Graduada em Geografia no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Vitória da Conquista - BA. Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário FAVENI. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (09/2018 a 01/2020). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Pesquisa (PIBIC/UESB). Integrante do Grupo de pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

ANA EMÍLIA DE QUADROS FERRAZ

Doutora com pós-doutorado pela Universidade Federal de Sergipe, mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, vinculada ao Departamento de Geografia e ao PPGeo-UESB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Geografia GeoPesquisar.
 
ANA GEISA BARBOSA ROCHA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - (UESB), Pós-graduada (Lato Sensu) em Gestão Escolar pela Faculdade Einstein (FACEI) e em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas Ipitanga (UNIBAHIA). Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e em Pedagogia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI). Professora da Escola Municipal Miguel Pereira - Tremedal - BA e do Colégio Municipal Deputado Luís Eduardo Magalhães - Piripá - BA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em ensino de Geografia. Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB).

ANDRECKSA VIANA OLIVEIRA SAMPAIO

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Realizou estágio pós doutoral em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Geografia e Desenvolvimento Local pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Graduação no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB).

ANTONIA DOS REIS SALUSTIANO EVANGELISTA

Doutora em Geografia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bacharela em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Especialista em Educação Ambiental para a Sustentabilidade pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Especialista em Geoprocessamento e Análise Ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

AROLDO DA SILVA SANTOS

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), graduado no Curso de Licenciatura em Geografia, (UESB); Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG).

BRUNO BARRETO SOARES SANTOS

Discente do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

CÍNTIA PAULA CAMARGO SANTOS CORDEIRO

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Pós-Graduação em Gestão Escolar pela Escola de Gestores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia. Professora do Ensino Médio na Rede Estadual da Bahia.

CRISLANE DA SILVA OLIVEIRA

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UESB), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Análise do Espaço Geográfico pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação â Docência (PIBID). Membro do grupo de pesquisa: Núcleo de Análise e Memória Social e Espaço (NUAMSE).

DAIANA SILVA MARQUES

Graduanda da Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Vitória da Conquista-BA. Experiência em monitoria realizada na disciplina Macroambientes do Espaço Brasileiro. Membro do Centro Acadêmico de Geografia, Gestão Meirilane Maia, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB).

DÉBORA COSTA ASSUNÇÃO

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), formada no Curso de Licenciatura em Geografia, (UESB); Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG).

DÉBORA PAULA DE ANDRADE OLIVEIRA

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Cursou Licenciatura e Mestrado Acadêmico em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Colégio Estadual do Iguape - Ilhéus - NTE 05/SEC-BA. Docente nos cursos de Geografia e Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Membro do grupo de pesquisa Análise, Planejamento e Gestão Territorial (APLAGET-CNPq) e do Grupo de estudos e pesquisas em alimentos e manifestações tradicionais (GRUPAM). Coordenadora do Projeto de Extensão “Geotecnologias e Cartografia da ação social para a construção da Educação Geográfica”, vinculado ao Laboratório de Ensino de História e Geografia (LAHIGE/UESC).

DIANA MENDONÇA DE CARVALHO

Doutora em Produção do Espaço Agrário e Dinâmicas Territoriais pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO/UFS. Professora do Departamento de Geografia (UFS, Campus Profº Alberto Carvalho) e integrante do Grupo de Pesquisa Sobre Transformações no Mundo Rural (GEPRU\PPGEO\UFS).

EDINALDO SOUSA ALMEIDA

Discente do Curso de Mestrado em Educação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Especialista pelo Programa de Pós-Graduação (Lato Sensu) Área de Concentração em Análise do Espaço Geográfico na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG). Desde 2014 exerce atividade profissional como Educador Social na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (BA).

EMANUEL BENEVIDES REIS DOS SANTOS

Discente do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

GEILSON SOUZA DOS SANTOS

Discente do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

GLÊNIO DAMASCENO ARAÚJO

Graduando da licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Integrante do grupo de estudos e pesquisa em Geografia (GeoPesquisar/UESB), do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia - (GRUPEG/CNPq/UESB) e do grupo Sociedade & Natureza: Produção do Espaço em Cidades Pequenas e Médias (LEPET/UESB).

GILVAN SANTOS DA SILVA JUNIOR

Discente do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

HENRIQUE MEDEIROS SILVA

Discente do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

HEVERTON SANTOS QUEIROZ

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Bacharel em Ciência da Computação pela UESB. Especialista em Engenharia de Software e Especialista em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasil.

HUMBERTO CORDEIRO ARAUJO MAIA

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus I). Especialista em Ensino e Geografia; Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus IV). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atuando na Licenciatura em Geografia, especialização em Ensino de Geografia e no Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais, Educação e Geografia (NUPEGeo) e membro dos Grupos Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas - FOMAPP (UNEB) e Núcleo de Ensino de Geografia e Didática (NEGED/ UNESP). Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História e Geografia (LAHIGE). Editor Chefe da Revista do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História e Geografia (RLAHIGE). Coordena o subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

JACKSON SILVA SANTOS

Licenciando em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atuou no Programa Residência Pedagógica como residente bolsista.

JEFERSON OLIVEIRA GOMES

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do grupo de pesquisa no ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq).

JONATHAN AURÉLIO SOUSA SALES SILVA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduação no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014). Ex-bolsista do Programa de Bolsa e Iniciação à Docência, subprojeto de Geografia. Ex-bolsista voluntário de Iniciação Científica pelo Programa de Iniciação Científica da UESB (PIC/UESB) desenvolvendo pesquisas no âmbito da utilização dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Riacho Água Fria no Município de Barra do Choça - Bahia. É Integrante do grupo de pesquisa no ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq), do grupo de pesquisa em Análise Ambiental, Planejamento e Gestão Territorial (APLAGET) e do Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço (NUAMSE/CNPq/UESB).

JÚLIA ALVES DA SILVA

Discente do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

JULIANA NUNES GONÇALVES

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia e licencianda em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista - BA. Participa do projeto de Iniciação Científica vinculado ao grupo de pesquisa Ambiente Planejamento e Sustentabilidade – AMPLAS.

LIDIANE SOUSA TRINDADE

Mestre em Ensino pelo Programa de pós-graduação em Ensino PPGen/UESB da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), especialista em Gênero e sexualidade na Educação pela Universidade aberta do Brasil - UAB da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UFBA), graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atua como professora de Geografia na Prefeitura municipal de Barra do Choça – Bahia.

LIEGE MARIA QUEIROZ SITJA

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Especialista em História do Brasil pela Faculdade Porto Alegrense de Educação, Ciências e Letras; Especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade São Bento da Bahia; Professora Titular do Departamento de Educação do Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Docência Universitária e Multirreferencialidade (GEDUM).

LUCIANA AMORIM DE OLIVEIRA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialista em Geografia Análise do Espaço Geográfico (UESB), Especialista em Geografia: Teoria e Prática em Sala de Aula (UESB), Professora do município de Vitória da Conquista (BA). Líder do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB). Membro do Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço (NUAMSE/CNPq/UESB) e do Grupo de Pesquisa do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (GeoPesquisar/ CNPq/UESB).

LUIZA VIEIRA FERNANDES

Discente do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

MAIANE FONSECA SANTOS

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Educação Especial Inclusiva. Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau e no curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É docente da Educação Básica no município de Vitória da Conquista (BA), desde 2021. Pesquisadora do grupo de pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/ UESB). Desenvolve estudos e pesquisas em temáticas sobre formação de professores, ensino aprendizagem e práticas pedagógicas.

MÁRCIA GERAILDE ALMEIDA MACÊDO

Doutorando e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Especialista em Metodologia de Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Professor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); e Coordenador do Grupo de pesquisa-extensão Educação Geográfica e Psicossocial das Imagens Contemporâneas (EduGeoPsIC).

MARIA APARECIDA SOUSA GONÇALVES

Especialista em Gestão Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (NUPPE) da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia. Graduação em Pedagogia na UNOPAR. Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq).

MAX HENRIQUE GOMES MEIRA

Graduando da Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Integrante do grupo de estudos e pesquisa em Geografia (GeoPesquisar/UESB).

NÁDIA DE SOUSA SILVA

Doutoranda em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia/IESA, Universidade Federal de Goiás (UFG); Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Membro dos Grupos de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq); Núcleo de Análise em Memória Social, Espaço e Educação (NUAMSEE/CNPq); Estudos e Pesquisa sobre Alimentos e Manifestações Tradicionais (GRUPAM/CNPq).

NATIELE VILAS BÔAS DOS SANTOS

Discente do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

PATRÍCIA JESUS DOS SANTOS

Graduanda da licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Integrante do grupo de estudos e pesquisa em Geografia (GeoPesquisar/UESB).

POLIANA DE JESUS DA SILVA

Discente do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

RENAILDO SANTOS DA CONCEIÇÃO

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB e mestre em Geografia pela mesma Instituição. Professor da Rede de Educação Básica do Estado da Bahia SEE/BA. Integrante do Grupo Análise, Planejamento e Gestão Territorial – APLAGET-CNPq e do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia – GRUPEG-CNPq. Realiza estudos nas áreas de Climatologia Geográfica e Climatologia Urbana com enfoque nos problemas socioambientais urbanos, Ensino da Cartografia e Ensino de Geografia.

ROSIMAR ROSA ÁVILA

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1995). Professora Especialista nos Colégios Estadual Edvaldo Fores, Nossa Senhora de Fátima, Sêneca e Opção. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Membro dos Grupos de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq).

RITA DE CÁSSIA BORGES MAIA

Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Professora efetiva da rede Municipal de Vitória da Conquista - SMED/BA.

RITA DE CÁSSIA SOUZA LIMA

Mestra pelo programa de Pós-graduação em Ensino (PPGen/UESB) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialização em Mídias na Educação pela UESB e em Gestão Ambiental pela FTC. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Licenciada em Língua Portuguesa pela UNIMES. do Ensino Médio e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede Estadual da Bahia. Professora dos anos finais do Ensino Fundamental na rede Municipal em Vitória da Conquista.

ROMEU OLIVEIRA NASCIMENTO

Licenciado em Geografia (UFS), mestrando pelo PPGEO/UFS e integrante do Grupo de Estudo Águas, Espaço e Sociedade (GEASE\UFS).

SANDRA MARA VIEIRA OLIVEIRA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Prof.ª Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Análise em Memória Social, Espaço e Educação – NUAMSEE.

TÂNIA NETO PINA DA SILVA

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - (UESB). Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Pós-graduada (Lato Sensu) em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas Ipitanga - UNIBAHIA. Professora efetiva do colégio Estadual de Planalto (BA). Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB).

TATIANE NUNES LOIOLA VIEIRA

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Graduada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-graduada em nível de especialização em Metodologia do Ensino da História e Geografia e em Geografia do Brasil. É professora do quadro efetivo da Rede Estadual de Ensino da Bahia e vice-diretora do Colégio Estadual do Campo de Botuporã.

TEREZA GENOVEVA NASCIMENTO TOREZANI FONTES

Mestre em Desenvolvimento Regional de Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Campus Ilhéus-BA. Especialista em Educação Geo-Ambiental pela Faculdade do Sul - Rede O Delta, (FACSUL). Graduada no curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora da ação de extensão Cidade Imaginada… Cidade Possível (UESC). Coordenadora da ação de Iniciação à Docência Intuindo Escalas Construindo Maquetes.

TIAGO BARRETO LIMA

Licenciado em Geografia (UFS), mestrando pelo PPGEO/UFS e integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Urbano-regionais, Política e Educação (GRUPE/UFS/CNPq).

VANEUSA SILVA PEREIRA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Licenciatura de Geografia pela Universidade do Estado da Bahia. Especialização em Metodologia de Alfabetização e Ensino pela Faculdade Batista Brasileira, em Gestão Ambiental pela Faculdade Guanambi, em Análise do Espaço Geográfico pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB). Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Caetité.

VILOMAR SANDES SAMPAIO

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Realizou estágio pós doutoral em Geografia na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Espaço e territorialidade: o Espaço Baiano e Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1995). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia do Curso de Geografia e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UESB). Pesquisador do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB) e do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET/CNPq/UESB).

VINICIUS HENRIQUE BARRETO SANTOS

Licenciado em Geografia (UFS), mestrando pelo PPGEO/UFS e integrante do Grupo de Estudo Águas, Espaço e Sociedade (GEASE\UFS).

WILLIAN FALCÃO LOPES

Doutorando e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Especialista em Metodologia de Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Professor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); e Coordenador do Grupo de pesquisa-extensão Educação Geográfica e Psicossocial das Imagens Contemporâneas (EduGeoPsIC).