Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5500-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5496-1
DOI: 10.24824/978652515500.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 328
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO PENSANDO A DOCÊNCIA COMO LUTA POLÍTICA - 9
- ANTAGONISMOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: Educar? Ensinar? Compensar? Preparar? - 17
- A ESCOLA DA ESCOLHA: sentidos de educar e de docência na política curricular de Ensino Médio em Tempo Integral de Mato Grosso - 37
- AS DEMANDAS NAS E A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 61
- CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: que temporalidades e espacialidades participam do jogo político? - 83
- DEMANDAS SOBRE DOCÊNCIA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO CONTEXTO IBEROAMERICANO - 103
- DOCÊNCIA E POLÍTICAS CURRICULARES NO MÉXICO, ENTRE TRANSIÇÕES E DESLOCAMENTOS - 125
- DOCÊNCIA SITIADA: políticas de premiação/bonificação em foco - 143
- MICROPOLÍTICA: a Educação brasileira e a arte de não ser tão governada assim - 163
- OS PROFESSORES COMO TRADUTORES DO CURRÍCULO - 181
- PERFIL DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR QUE, EM PORTUGAL, FORMAM PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO - 195
- POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A DOCÊNCIA NAS DEMANDAS DA IBERO-AMÉRICA - 217
- POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO IFAM E NA UEA: atuação e recontextualização no contexto da prática - 239
- CONSTRUINDO REFLEXÕES SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO (GEM): uma abordagem pós-estrutural e pós-fundacional - 261
- SENTIDOS DE PROFESSOR E DE FORMAÇÃO DOCENTE NA BNC-FORMAÇÃO - 279
- TODOS OS CAMINHOS LEVAM AO IDEB? A DOCÊNCIA COMO INSTRUMENTO PARA O ALCANCE DE RESULTADOS - 297
- ÍNDICE REMISSIVO - 315
- SOBRE OS AUTORES - 321
ROSANNE EVANGELISTA DIAS
Doutora em Educação pelo ProPEd/ UERJ, é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) na linha Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura. Líder do GrPesq do CNPq Políticas de Currículo e Docência. Suas pesquisas contam com financiamento do CNPq, FAPERJ e CAPES. Procientista da UERJ, Jovem Cientista do Nosso Estado – FAPERJ.
VERONICA BORGES
Doutora em Educação pelo ProPEd/ UERJ com Pós doutorado na Universidade de Lisboa. É Professora Associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é Permanente no ProPEd/UERJ. Integra os GrPesq CNPq Políticas de Currículo e Docência e Políticas de Currículo e Cultura, ambos da linha Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura do Proped UERJ.
MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
Doutora em Educação com Pós-doutorado, ambos pelo ProPEd/UERJ; Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN). Membro do GrPesq Contexto e Educação (CNPq/UERN) e do GrPesq Políticas de Currículo e Docência (CNPq/Proped UERJ).