Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5314-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-5310-0
DOI: 10.24824/978652515314.8
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO - 9
- PREFÁCIO - 11
- CAPÍTULO 1 A FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO NA CIDADE DE SILVANÓPOLIS, TOCANTINS - 17
- CAPÍTULO 2 OS CONGOS ESTÃO BRINCANDO E A RAINHA ESTÁ OLHANDO, NA FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM MONTE DO CARMO, TO - 33
- CAPÍTULO 3 AS SIMBOLOGIAS DA FESTA DO JUDAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA LAGOA DA PEDRA - 51
- CAPÍTULO 4 A HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA NO TOCANTINS: trajetórias de devoções - 65
- CAPÍTULO 5 A TERRITORIALIZAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NO TOCANTINS: a Diocese de Cristalândia no estado do Tocantins - 85
- CAPÍTULO 6 DIOCESE DE TOCANTINÓPOLIS E DIOCESE DE ARAGUAÍNA: o catolicismo romano no norte e extremo norte do Tocantins - 97
- CAPÍTULO 7 O REI ESTÁ NA EIRA: a festa de Rei Sebastião na tenda espírita umbandista Santa Joana d’Arc - 121
- CAPÍTULO 8 O ESPAÇO SAGRADO DE DONA ROMANA EM NATIVIDADE, TOCANTINS - 135
- ÍNDICE REMISSIVO - 147
- SOBRE OS AUTORES - 149
CÉSAR EVANGELISTA FERNANDES BRESSANIN
Pós-doutorando em Educação (PPGE UFT). Doutor em Educação (PUC-GO). Mestre em História (PUC-GO). Graduado em História (UFT). Graduado em Pedagogia (UNIFACVEST). Estudante de Filosofia e Teologia (UNINTER). Docente do Programa de Pós-graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHISPAM UFT). Técnico em Assuntos Educacionais na UFT/Campus de Porto Nacional. Pesquisador do Diretório Grupo de Pesquisas Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais (EHMCES/HISTEDBR PUC-GO). Membro Pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (NEUCIDADES – UFT). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Arquivo e Cultura Escolar (UFT). Missionário Católico na Diocese de Porto Nacional. Professor de História da Igreja no Instituto de Estudos Superiores Mater Dei (Palmas-TO).
DJALMA GOMES ALVES DOS SANTOS
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. Professor da Rede Pública Estadual do Tocantins/SEDUC.
ELIAS PEREIRA JUNIOR
Licenciado em geografia e pedagogia. Pós-Graduado em Psicopedagogia e Supervisão Escolar. Professor da rede municipal de ensino de Silvanópolis, Tocantins, atualmente gestor do CMEI Terezinha Rosa Siqueira.
GABRIELY GUILHERME BEZERRA
Licenciada em geografia pela Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. Mestranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional.
IAGO AUGUSTO PEREIRA CASTRO
Licenciado em geografia pela Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. Professor da Rede Pública Estadual do Tocantins/SEDUC.
NOECI CARVALHO MESSIAS
Doutora em História. Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural (Área de Antropologia). Especialização em Cultura Afro-Brasileira. Graduação em História e Serviço Social. Tem experiência de campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e ambiental, religiosidades e festas populares. Atuou e desenvolveu pesquisas com povos indígenas das etnias Krahô, Karajá e Javaé, no estado do Tocantins. Atuou como pesquisadora no Projeto de Aplicação do Inventário de Referências Culturais, no município de Natividade-TO. Coordenou a I e II Etapa do Mapeamento da Capoeira no Tocantins – Região Sudeste e Microrregião de Porto Nacional. É professora adjunta I no Curso de Licenciatura em Teatro, na Universidade Federal do Tocantins.
RAYLINN BARROS DA SILVA
Licenciado em História e Especialista em Ensino de História pela Universidade Federal do Tocantins. Mestre e Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás. Em 2013 lançou, pela Editora Kelps, o livro Pedro Milagroso: O Mendigo Que Virou Santo. Em 2019, foi coorganizador, pela Editora Nagô, da coletânea A Transformação Histórica de Araguaína. Foi professor substituto no colegiado de História da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína e atualmente é professor efetivo de História na educação básica da rede estadual de ensino do Tocantins. Possui artigos científicos, capítulos de livros e resenhas publicadas em revistas sobre temas ligados à religião, religiosidade popular, missões religiosas católicas e ensino religioso no Brasil. Estuda o catolicismo romano vinculado à história regional e local do antigo extremo norte de Goiás, região do atual Tocantins.
SARIZA OLIVEIRA CAETANO VENÂNCIO
Professora do colegiado de História e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Religião e Cultura Popular no Tocantins – GPEncanTO. Doutora em Antropologia Social (UNICAMP, 2019). Mestra em Ciências Sociais (UFMA, 2013). Especialista em História Cultural: Imaginário, Poder e Identidade (UFG, 2010). Licenciada e Bacharel em História (UFG, 2007). Atua principalmente no estudo das religiões afro-brasileiras e cultura popular no norte tocantinense.
SOLANGE NASCIMENTO
Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2005) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2017). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins Educação. Como coordenadora de Ações Afirmativas na Instituição desenvolve ações para a implementação de políticas de permanência de alunos indígenas e quilombolas no ensino superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Cultura, políticas públicas, história e cultura afro-brasileira.
VALDIR AQUINO ZITZKE
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (1998) e doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural e das Religiões, Educação Ambiental e Educação do Campo com ênfase em Pedagogia da Alternância.