Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5374-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-5375-9
DOI: 10.24824/978652515374.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO - 9
- INTRODUÇÃO - 11
- NEUROCIÊNCIA EXPERIMENTAL E A PSICOBIOLOGIA DO TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO - 17
- DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES PARA PENSAR A RELAÇÃO ENTRE MEMÓRIA, COGNIÇÃO E A CONSCIÊNCIA - 33
- FUNÇÕES EXECUTIVAS E AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL - 53
- TECNOLOGIA E NEUROCIÊNCIAS APLICADAS AO AMBIENTE MILITAR - 69
- A ATENÇÃO, A MEMÓRIA E A EMOÇÃO COMO ASPECTOS INTERCESSORES DAS NEUROCIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM - 87
- A IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM SALA DE AULA - 107
- AS NEUROCIÊNCIAS E A FORMAÇÃO MILITAR PARA O COMBATE: possibilidades e limitações - 119
- “NEUROMIL” – NEUROCIÊNCIA E LIDERANÇA: uma análise de aspectos mentais (cognição, emoção e comportamento) de líderes no contexto da liderança militar - 141
- AS NEUROCIÊNCIAS, A VIDA E A MORTE HUMANIZADA - 167
- ÍNDICE REMISSIVO - 181
CRISTINA NOVIKOFF
Doutorado em Psicologia da Educação – PUCSP (2004). Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares e Humanidades do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias- CEP/FDC. Líder do NeuroMil: da Formação ao Combate – CEP/FDC.
CARLOS ALBERTO SCHETTINI PINTO
Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, CEFET-RJ (2019). Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias/ CEP/FDC.
MARCIO VIEIRA XAVIER
Mestre em Humanidades em Ciências Militares (CEP/FDC). Especialista em Psicopedagogia Escolar (CEP/FDC). Neuroeducação (UNINTER). Ciências Militares (CEP/FDC) e Administração de Empresa (FGV).
SERGIO PAVANELLI TRINDADE
Mestre em Humanidades em Ciências Militares, CEP/FDC (2021). Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias/ CEP/FDC.
TIGERNAQUE PERGENTINO DE SANT’ANA JUNIOR
Mestre em Humanidades em Ciências Militares, CEP/FDC (2021). Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias/ CEP/FDC.
EMMY UEHARA PIRES
Doutora em Psicologia Clínica (Linha: Clínica e Neurociências) na PUC-Rio (2014). Professora Adjunta do DEPSI/PPGPSI (UFRRJ).
HUGO BAYER REICHMANN
Biólogo. Mestre em Farmacologia. Doutorando em Neurociências.
LEANDRO JOSÉ BERTOGLIO
Professor Titular. Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPG-FMC) da UFSC. Tem experiência e contribuição científica na área de neuropsicofarmacologia e neurociências (ansiedade e ao processo de aprendizagem e memória aversiva). Membro da SBFTE, SBNeC, SfN (EUA) e ReBraEM (Rede Brasileira de Estudos da Memória).
LUCIANA CARNEIRO
Fonoaudiologia – IBMR (Centro Universitário IBMR, 1993). Psicologia – UNESA (2011). Especialização: Psicomotricidade – UNESA (1996); Psicopedagogia Institucional – UCB (2006); Neurociências Aplicadas à Aprendizagem – UFRJ (2021). Ocupação Profissional: Servidora Pública há 24 anos, tendo como área de atuação a Secretaria Municipal de Educação de Resende como Fonoaudióloga Escolar. Atendimento Clínico no Espaço FelizMente; Diretora Regional do Super Cérebro, unidades de Resende e Barra Mansa.
VALÉRIA MARQUES DE OLIVEIRA
Doutorado em Psicologia – UFRJ (2005). Programa Pós-Graduação em Psicologia referente ao ano letivo de 2022. (UFRRJ). Linha de pesquisa: 2 – PPGPSI/UFRRJ – Clínica, Saúde e Educação na Contemporaneidade. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq): Aprendizagem e Cultura Organizacional na Contemporaneidade: Narrativas Dialógicas Emancipatórias. UFRRJ – Seropédica, RJ.
SÔNIA CARDOSO MOREIRA GARCIA
Mestra em Ensino das Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA. Especialista em Gestão e Saúde – FIOCRUZ. Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde – CEPPS. Professora Supervisora do Eixo Medicina e Humanidades do UniFOA. Extensão em Psico-oncologia. Conselho Editorial – Revista FASF – Brasil. Professora Revisora de Artigos na Revista Valore – RJ. Professora Revisora de Artigos na Revista RPI – Revista de Pesquisa Interdisciplinar: uma construção para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da área interdisciplinar. Pesquisadora colaboradora/LAGERES – Laboratório de Estudo e Pesquisa na/para a Formação de Professores – CNPq (2010-2022).