Capa do livro: AMAZONIZAR: <BR>Educação, pesquisa e cultura

AMAZONIZAR:
Educação, pesquisa e cultura

Autores: Cordeiro, Albert Alan de Sousa – Ribeiro, Adalberto Carvalho – Pereira, Alexandre Adalberto (Orgs.)

Amazonizar representa acolher e aprender com o conjunto de conhecimentos desenvolvidos pelos povos e populações que produzem história e cultura na Amazônia. Saberes que não podem mais ser ocultados, e, dada a urgência dos nossos tempos, precisam ser trazidos à baila e profundamente debatidos e aprendidos. É um chamado à implementação de outros modelos econômicos, outros arranjos produtivos, outras formas de uso da terra, onde o antropocentrismo seja superado, além de questionado.
Amazonizar a educação, contudo, não significa de modo algum, afirmar regionalismos educacionais, mas denunciar que “histórias locais” foram universalizadas como “projetos globais” por meio de relações de poder e profunda violência. Amazonizar a escolarização conclama a reaprender o significado do que seja educação e suas finalidades sociais, mas a partir dos marcadores culturais dos grupos e populações que foram silenciadas por formas diversas de violências.
Amazonizar a educação formal representa estabelecer um diálogo intercultural crítico com distintas matrizes culturais para então refletirmos sobre práticas formativas que nos permitam qualificar-nos à luta política contra as estruturas opressoras e exploratórias vigentes. Neste livro, os esforços dos autores e autoras caminham neste sentido.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5757-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-5758-0
DOI: 10.24824/978652515757.3
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 280
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO AMAZONIZAR A EDUCAÇÃO A PARTIR DO “MEIO DO MUNDO” - 11
  • INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO EM CONTRAPOSIÇÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MONOCULTURAIS - 19
  • A DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA PERSPECTIVA DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA INFÂNCIA: uma revisão de literatura - 31
  • EDUCAÇÃO MUSICAL INTERCULTURAL: refl exões sobre a formação docente em música - 41
  • CULTURA POPULAR E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - 53
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E A INTERCULTURALIDADE CRÍTICA: um diálogo acerca da valorização e visibilização cultural - 67
  • A RELEVÂNCIA DO MULTICULTURALISMO NO ÂMBITO EDUCACIONAL - 81
  • ALUNOS SURDOS LGBTQIA+: os entraves na contemporaneidade em vivências de surdos em seus processos formativos - 95
  • CULTURA ESCOLAR E AS DISCUSSÕES DE NORMA, GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - 107
  • A VALORIZAÇÃO DAS LÍNGUAS MATERNAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL - 117
  • JUVENTUDES DO CAMPO, MOVIMENTOS SOCIAIS E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA - 133
  • A VALORIZAÇÃO DOS CENTROS DE CULTURA NA PROMOÇÃO E MANUTENÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL NEGRA - 147
  • CULTURA, EDUCAÇÃO E PENSAMENTO DECOLONIAL: práticas da educação escolar quilombola - 155
  • PROCESSOS SOCIALIZADORES DISCIPLINARES: dualidades na formação de sujeitos em uma escola pública civil militarizada de Macapá-AP - 171
  • A CULTURA RIBEIRINHA AMAZÔNICA E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR - 187
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CULTURA ESCOLAR: fator contribuinte no processo de transformação das atitudes e comportamento para o meio ambiente - 203
  • AS PERCEPÇÕES DE JOVENS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: um estudo sobre formação escolar e expectativas profi ssionais - 217
  • CONSTRUINDO IDENTIDADES CULTURAIS POR MEIO DA LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO - 231
  • HOMESCHOOLING EM TEMPOS DE POLARIZAÇÃO IDEOLÓGICA: uma questão de crença e de classe - 245
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: um diálogo com a pedagogia freiriana na formação docente - 257
  • ÍNDICE REMISSIVO - 267
  • SOBRE OS/AS AUTORES/AS - 271
ADALBERTO CARVALHO RIBEIRO

Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA). Professor Associado IV da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP. Coordenou o GT 14 – Sociologia da Educação – da ANPED no período 2021-2023, sendo atualmente o Vice-Coordenador. Área de atuação: Sociologia da educação, Culturas e Diversidades.

ALAN FARIAS SALES

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Mestrando em Ensino de História pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA/UNIFAP, onde desenvolve pesquisa sobre Comunidades Tradicionais de Terreiro. É bolsista da CAPES, atuando como professor supervisor no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docente – PIBID. É professor do quadro efetivo da rede pública estadual, onde atua como professor de História do Ensino Básico.

ALBERT ALAN DE SOUSA CORDEIRO

Docente da Universidade Federal do Amapá, sendo professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Pedagogia/Campus Santana. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2010). Pesquisa sobre Decolonialidade e Educação, processos educativos não escolares, pedagogias culturais, pedagogias decoloniais, educação intercultural, culturas populares na escola e temas correlatos.

ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2013). Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2008). Graduado em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (2003). Professor Associado da Universidade Federal do Amapá. Atua no Curso de Licenciatura em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. Áreas de atuação: Educação, Decolonialidade e Diferença.

ÂNGELA DO CÉU UBAIARA BRITO

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2013), Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (2008) e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS). Coordenadora do curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade do Estado do Amapá. Professora permanente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP). Tem experiência na área de Pesquisa da Infância e Educação Básica atuando, principalmente, nos seguintes temas: alfabetização e letramento, Jogos, brinquedos e brincadeiras, Formação de Professores e Política Públicas para a Infância. Estudos Culturais e infância.

ARTHANE MENEZES FIGUIERÊDO

Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Associada da Universidade Federal do Amapá, lotada no Departamento de Educação, onde atua no curso de Pedagogia, Licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Desenvolve pesquisas vinculadas às áreas de Currículo e Formação de Professores, na Educação Básica e Superior com ênfase nos estudos voltados às Amazônias. Pesquisadora do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia). Líder do Núcleo de Estudos em Currículos e Processos Formativos de Educadores e Educadoras nas Amazônias (NUCFOR), Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da UNIFAP. Membro da Rede de Estudos em Educação Superior Universitas, da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

CARINA DOS SANTOS REIS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), cursa Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP. É professora de Educação Física do Comitê Paraolímpico Brasileiro, com atuação no Centro de Referência Paraolímpico do Amapá. Tem experiência na área de Educação Física para grupos especiais, Educação Inclusiva, treinamento esportivo, Educação Física escolar e Educação do Campo.

CIRLENE DAMASCENO PICANÇO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Pós-Graduação lato sensu em Pedagogia Escolar: Administração, Supervisão e Orientação Escolar, pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBEPX). Mestranda do programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UNIFAP), na linha de pesquisa Educação, Culturas e Diversidades. Pedagoga do quadro efetivo do Governo do Estado do Amapá. Possui experiência na área de educação básica e nível superior; atualmente atua como Coordenadora de Assuntos Educacionais no Município de Santana – Amapá.

CLAUDIO DE ALMEIDA SILVA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED-UNIFAP), na linha de Educação, Culturas e Diversidades. Especialista em Gestão Escolar e Docência do Ensino Superior (Faculdade Atual/2011). Licenciado em História (Universidade Estadual Vale do Acaraú/2009). Professor da Educação Básica do Estado do Amapá. Escritor amador. Membro da Academia Laranjalense de Letras (ALL).

DANIELE PELAES DAMASCENO

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) na Universidade do Estado do Amapá. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – FATECH (2022). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP/2022), Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CAPES) de 2019-2021. Participante do grupo de Pesquisa: Ludicidade, Inclusão e Saúde – LIS. Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Sexual, Sexualidade Infantil, Violência Sexual na Infância, Práticas Lúdicas e Contação de histórias.

DÉBORA MATE MENDES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2020), mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011) e graduada em Pedagogia Anos Iniciais: Crianças Jovens e Adultos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2006). É professora na Universidade Fe- deral do Amapá (UNIFAP) no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Agrárias e Biologia e no Programa de Pos-Graduação em Educação – PPGED/UNIFAP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, das Águas e das Florestas atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude, Educação Popular, Movimentos e Organizações Sociais.

DELCIRENE VIDEIRA DA SILVA

Professora atuante das Séries Iniciais da Prefeitura Municipal de Mazagão – AP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Pós-Graduação lato sensu em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (FATECH). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UNIFAP). Integrante do Grupo de Pesquisa, Educação, Relações Raciais e Interculturalidade e Educação para as Relações Raciais no Brasil/Amapá e na República de Cabo Verde: um olhar sobre os Referenciais Curriculares e materiais Didáticos.

EDILÉIA MORAIS DE OLIVEIRA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED-UNIFAP. Possui Graduação em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Amapá – UEAP (2017) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (2007). É Especialista em Gestão Escolar com habilitação em Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Atual (2010) e Professora da rede pública de ensino.

ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXÃO

Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). É professora permanente da Universidade Federal do Amapá no curso de Graduação em Tecnologia em Secretariado e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: Contabilidade; educação ambiental; educação popular; e uso de tecnologias e mídias na educação. É membro associado da ANPED desde 2020.

EUGÉNIA DA LUZ SILVA FOSTER

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professora Associada IV da Universidade Federal Do Amapá (Unifap). Atua como docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP e no Programa de Doutorado em Educação em Rede na Amazônia (PGEDA/Polo Belém/UFPA). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).

GUSTAVO MANESCHY MONTENEGRO

Doutor em Estudo do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2012). Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará-UEAP (2009). É professor (Adjunto III) da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, vinculado ao Colegiado de Educação Física e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP (PPGED/UNIFAP). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer – ANPEL; do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer – NEPEFEL/UNIFAP, atuando na linha de pesquisa Educação Física e Lazeres.

KATIANE COELHO DOS SANTOS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Amapá – PPGED/UNIFAP. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Amapá – IFAP. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá – IESAP. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade da Lapa – FAEL. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

KEILA CRISTINA BARATA DOS SANTOS

Professora de História na rede pública estadual do estado do Amapá. Graduada em História (ESMAC-PA). Especialista em História da África e Cultura Afro-brasileira. Mestranda em Ensino de História (Prof-História/UNIFAP), tendo como linha de pesquisa: Os saberes históricos em diferentes espaços da memória.

LEONOR BARBOSA ROCHA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) com habilitação em Coordenação Pedagógica. Licenciada em Letras com habilitação em Língua Francesa pela UNIFAP. Pós-Graduação lato sensu em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Teologia e Ciências Humana (FATECH). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professora da Educação Básica de Ensino de Macapá, AP, com experiências na área de projetos educacionais, linguagens e alfabetização.

MÁRCIA KELLY FONSECA DA COSTA

Graduada em Educação Física, atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior e Especialista na Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva na área de Concentração – Saúde Mental/ Educação Física pela UNIFAP. Atualmente professora da Rede Pública de ensino em Macapá e preceptora do Programa de Residência Pedagógica da UNIFAP no núcleo de Educação Física. Realiza pesquisas na área de Educação Física com ênfase em: Educação, Educação Física Escolar, Lazer, Cultura, Prática Pedagógica, Formação de Professores, Educação Física e Saúde Mental.

MARINA DE ALMEIDA CAVALCANTE

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá (2022), linha de pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades. Área de estudo: LGBTQIA+fobia em adolescentes. Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (2010) e pós-graduada no curso de especialização em enfermagem – modalidade residência em clínica médica do Hospital Ophir Loyola (2014). Atualmente é servidora efetiva do Instituto Federal do Amapá.

MARISE DOS SANTOS NUNES

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amapá, UNIFAP desenvolvendo a pesquisa “EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Práxis Educativa de professores dos anos finais do ensino fundamental na Escola Estadual Nancy Nina da Costa na Amazônia amapaense”. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia- Universidade Vale do Acaraú (2011). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico – Supervisão e Orientação Escolar (ATUAL – 2014). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (FATECH – 2019). Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFAP – 2021).

MARQUES FERREIRA BARBOSA

Graduado em História pela Universidade Federal do Amapá (2016), e em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Amapá (2017), pós-graduado em Educação com ênfase no ensino de história pela Faculdade da Lapa (2019), pós-graduado em Gestão escolar pela FAVENI (2021). Mestrando em Ensino de história (PROFHISTÓRIA) na UNIFAP (Universidade Federal do Amapá). Professor efetivo da rede estadual de ensino do Estado do Amapá.

RAIMUNDA KELLY DA SILVA GOMES

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amapá, líder do Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (GISAE), onde tem desenvolvido atividades de pesquisa e extensão. É Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É coordenadora do NUTEX e possui experiência em estudos socioambientais e educação do campo na Amazônia. É Mãe da Maria Eduarda e da Maria Yasmim, e busca por construir redes de saberes entre a universidade e os povos tradicionais. 

RAIMUNDO ERUNDINO SANTOS DINIZ

Doutorado em Ciências Sócio-ambientais e Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/NAEA/UFPA). Bacharel e Licenciado em História (UFPA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional do Ensino de História- (PROFHISTORIA/UNIFAP), e do Programa de Mestrado em História da Universidade Federal do Amapá (PPGH/UNIFAP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/UNIFAP). Pesquisa temas relativos ao Ensino de História, História e terras/territórios tradicionalmente ocupados na Amazônia, História e Cultura afro-brasileira e Africana, Educação Escolar Quilombola, e História da Educação Brasileira.

RAISA RIBEIRO DE SOUZA

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amapá-UNIFAP. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade META (2010). Licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Amapá (2022). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Artes/Música atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Musical, Cultura, Infância.

ROSA MARIA VILHENA FARIAS DIAS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Possui graduação em Letras – com habilitação em Francês pela Universidade Federal do Amapá (2009). Atualmente é técnica em assuntos educacionais da UNIFAP e professora da rede pública do Estado do Amapá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em português e francês.

SOLANGE DOS SANTOS CONCEIÇÃO

Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Amapá (em andamento). Especialização em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Amapá (em andamento). É graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Amapá. É Bacharel em Administração pela Universidade Paulistana. Membro do Grupo de Pesquisa Juventude Rural, Educação do Campo e Movimentos Sociais na Amazônia – JUREMA. Área de estudos: Educação do campo, das águas e das florestas; o deslocamento campo-cidade da juventude para acessar o ensino escolar.

STEPHANY DANTAS DE FREITAS FURTADO

Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Amapá do curso de Tecnologia em Secretariado Executivo. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. Possui graduação em Licenciatura em Letras com Habilitação de Língua Portuguesa/Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (2018). Pós-graduada em Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (2018) e em A Moderna Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

TADEU LOPES MACHADO

Tadeu Lopes Machado possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Seus interesses de estudo e pesquisa se concentram em etnologia indígena, especialmente voltados para educação escolar indígena, interculturalidade, política indígena, intercâmbio, comércio, parentesco, relações de troca, redes de sociabilidades, territorialidade e estudo de fronteiras. Atua como pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE/UNIFAP) e também no Grupo de Pesquisa Diversidade e Interculturalidade na Amazônia: pesquisas colaborativas e pluridisciplinares (DINA/Museu Paraense Emílio Goeldi). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), vinculado ao Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Campus de Oiapoque (CLII-UNIFAP), como também é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UNIFAP), atuando na linha de pesquisa Educação, Culturas e Diversidades.

TIAGO RUAN PEREIRA E SILVA

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá (2022). Especializando em Psicomotricidade pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (ES) – FAVENI (2022). Graduado em Pedagogia pela Faculdade Estácio de Macapá – FAMAP (2022). Participou do Programa de Formação, capacitação, aperfeiçoamento e idiomas – PROFID (LIBRAS para comunidade) nível I, II e III – UNIFAP (2021). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (ES) – FAVENI (2021). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Teologia e Ciência Humanas (AP) – FATECH (2019).