Capa do livro: Linguagens e pesquisas:<br>Diálogos frutíferos

Linguagens e pesquisas:
Diálogos frutíferos

Autores: Silvia Helena Benchimol Barros - Tabita Fernandes da Silva - Ana Lília Carvalho Rocha - Jair Francisco Cecim da Silva - Carmen Lúcia Reis Rodrigues (Orgs.)

Linguagens e Pesquisas: diálogos frutíferos é um convite à imersão no universo das linguagens, que se descortina através do portal – a disciplina Teorias da Linguagem – a partir da qual um novo olhar recai sobre as pesquisas em curso, considerando a transversalidade, a espectralidade e a densidade desse universo epistêmico.
Sem priorizar o conhecimento teórico sobre as manifestações concretas em que se ancoram os estudos e objetos apresentados nesta coletânea, as reflexões suscitadas são desencadeadoras de rupturas que desintegram as linhas divisórias entre âmbitos disciplinares e abrem possibilidades de diálogos, trocas, interações temáticas e avanço qualitativo nas empreitas científicas.
Linguagens e Pesquisas: diálogos frutíferos reúne textos que contemplam estudos acerca da linguagem, cujas propostas para as discussões são oriundas de pesquisas desenvolvidas por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) e do Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA). 



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5140-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-5141-0
DOI: 10.24824/978652515140.3
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 304
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 17
  • POLÍTICAS AFIRMATIVAS E AS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS NO SECRETARIADO - 21
  • MÚLTIPLAS LINGUAGENS: teorias e experiências inerentes ao processo de tradução do romance Mad-Maria para o espanhol europeu - 35
  • TIWAT/DIWAT: Clãs Munduruku à luz da interculturalidade linguística - 45
  • O PROCESSO DE RETOMADA DA LÍNGUA INDÍGENA TENETEHAR (TEMBÉ) NAS ALDEIAS DO GUAMÁ - 63
  • INFÂNCIA E AMBIENTE - 81
  • ANÁLISE ETNOTERMINOLÓGICA - 89
  • OS RECURSOS PARADIDÁTICOS COMO INSTRUMENTO MOTIVACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: - 103
  • A LINGUAGEM E SUAS RELAÇÕES COM A PESQUISA -113
  • TEORIAS DA LINGUAGEM - 123
  • DIÁLOGO ENTRE “A ANCESTRALIDADE E A MEMÓRIA DOS VELHOS - 135
  • AS TEORIAS DA LINGUAGEM E A RELAÇÃO COM A PESQUISA “DIÁLOGOS PELOS RIOS DA AMAZÔNIA MARAJOARA A RESPEITO DA VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTOJUVENIL - 149
  • DE MCCLOUD A GIDALTI JÚNIOR - 163
  • A LINGUAGEM COMO MATERIALIDADE DA CULTURA ATRAVESSADA NA PESCA E NA CATAÇÃO DO CARANGUEJO-UÇÁ - 173
  • CURRÍCULO DE LÍNGUA INGLESA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA - 183
  • LINGUAGENS, MEMÓRIAS E VELHAS - 205
  • MEMÓRIAS E LINGUAGEM NO ESTUDO DA IDENTIDADE NA MULTITERRITORIALIDADE DO PRAIEIRO NO MARETÓRIO DE URUMAJÓ - 213
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E GÊNEROS DISCURSIVOS - 235
  • INFÂNCIAS MARUJAS NA FESTIVIDADE DE SÃO BENEDITO – TRADIÇÃO E CULTURAS INFANTIS NA AMAZÔNIA BRAGANTINA NA INTERFACE DAS TEORIAS DA LINGUAGEM - 249
  • A LINGUAGEM DAS PRÁTICAS CORPORAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS ÀS MARGENS DE RIOS, FUROS E IGARAPÉS NA AMAZÔNIA MARAJOARA - 261
  • ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA EM MEIO ABERTO - 273
  • A PESQUISA “FEMINISMO NEGRO NAS DISCURSIVIDADES DE MULHERES NEGRAS UNIVERSITÁRIAS NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO - 283
  • ÍNDICE REMISSIVO - 293
  • SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES - 297
Silvia Helena Benchimol-Barros
Doutora em Tradução e Terminologia (Universidade de Aveiro e Universidade Nova de Lisboa – Portugal). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança, vinculada à Faculdade de Línguas Estrangeiras FALEST; Membro da equipe Editorial ED-UFPA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA – Campus de Bragança). Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET / UFC)

Tabita Fernandes da Silva
Doutora em Linguística (Universidade de Brasília). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Letras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA – Campus de Bragança).

Ana Lília Carvalho Rocha
Doutora em Estudos Literários (Universidade Federal do Pará). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Línguas Estrangeiras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ UFPA – Campus de Bragança).

Jair Francisco Cecim da Silva
Doutor em Filologia e Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Letras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA – Campus de Bragança).

Carmen Lúcia Reis Rodrigues
Doutora em Linguística Teórica e Formal (Universidade Paris VII/ Paris – França). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Castanhal, Faculdade de Letras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA – Campus de Bragança).

Adriana Souza Simões
Mestra em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Amós Santos Amorim
Mestre em Linguagens e Saberes da Amazônia – PPLSA/UFPA. Especialista em Docência de Ensino Superior – UNOPAR e especialista em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – IFPA. Graduando em Licenciatura em História – UFPA. Bacharel em Turismo – UFPA. Técnico em Eventos – IFPA.

Ana Paula Vieira e Sousa
Doutora em Educação (Universidade Federal do Pará), com estágio Pós-doutoral em Linguagens (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA – Campus de Bragança).
 
Andrea Simone Brito de Miranda
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Antonio Matheus do Rosário Corrêa
Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Carlos Geovane da Costa Araújo
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

César Augusto Martins de Souza
Doutor, com estágio Pós-doutoral, em História (Universidade Federal Fluminense). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA – Campus de Bragança).

Cleonilson Rosário da Costa
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Daniela de Oliveira Silva
Mestra em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Deisiane Aviz Nascimento
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Denni Baía Souza
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Dyandra Jamylle Rosário da Silva
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Francisco Pereira de Oliveira
Doutor em Biologia Ambiental (Universidade Federal do Pará). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ UFPA – Campus de Bragança).

Francisco Pereira Smith Júnior
Doutor em Ciências (Universidade Federal do Pará/ NAEA), com estágio Pós-doutoral em Estudos Comparados (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Professor Associado da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Belém, Instituto de Educação Matemática e Científica. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA – Campus de Bragança).

Francisco Santos Borges
Doutorando em Estudos Literários, no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/ Universidade Federal do Pará – Campus do Guamá).

Gessé Antônio da Silva Conde
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Honésio Dace Munduruku
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Jaqueline dos Santos Souza
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

José Guilherme dos Santos Fernandes (Prefaciador)
Doutor em Letras (Universidade Federal da Paraíba), com estágio Pós-Doutoral (Universidad Nacional de Tres de Febrero – Untref/ Buenos Aires – Argentina). Professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Castanhal, Faculdade de Letras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEA/ UFPA – Campus de Castanhal). Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ2/ CNPQ. Membro da Red Educación Superior y Pueblos Indígenas em América Latina (Universidad Nacional de Tres de Febrero); sócio colaborador na Associação Brasileira de Antropologia (ABA); e Membro Associado do CIÉRA (Centre Interuniversitaire d’Etudes et de Recherches Autochtones)/ Polo Montreal – Canadá).

Karley dos Reis Ribeiro
Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Livia Regina Fernandes Souza de Araújo
Mestra em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).
 
Lucidalva Maciel Xavier
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Luzileida Sousa Correa
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Lydiane Rodrigues de Amorim
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Marcelo do Vale Oliveira
Doutor em Sociologia (Universidade Federal do Pará/ PPGSA). Técnico em Assuntos Educacionais (CBRAG/ Universidade Federal do Pará), Campus Universitário de Bragança. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ UFPA – Campus de Bragança).

Myrcéia Carolyne Guimarães da Costa
Mestra em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Myrian Sá Leitão Barboza
Doutora em Antropologia e Estudos Latino-Americanos (Universidade da Flórida – Estados Unidos). Professora Adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Instituto de Ciências da Sociedade (ICS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia (PPGAA – ICS/ UFOPA).

Nana Patrícia Lisboa de Andrade
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).

Norma Cristina Vieira
Doutorado em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará. Pós-Doutorado em Linguística (PPGL/UNIOESTE). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Bragança (CBRAG).

Raquel Amorim dos Santos
Doutora em Educação (Universidade Federal do Pará). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Castanhal, Faculdade de Pedagogia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA – Campus de Bragança).

Roberta Sá Leitão Barboza
Doutora em Ecologia Aquática e Pesca (Universidade Federal do Pará), com estágio Pós-doutoral (Universidade Federal de Pernambuco). Professora Associada da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança, Instituto de Estudos Costeiros (IECOS). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA – Campus de Bragança) e Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA/UFPA – Campus de Castanhal).

Sandra Nazaré Dias Bastos
Doutora em Educação em Ciências (Universidade Federal do Pará/ IEMCI). Professora Associada da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Ciências Biológicas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA – Campus de Bragança).

Sérgio Wellington Freire Chaves
Doutor em Letras (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Letras.

Vanderlúcia da Silva Ponte
Doutora em Sociologia (Universidade Federal do Pará, em cotutela com a Universidade Paris 13). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança, Faculdade de História. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ UFPA – Campus de Bragança).
 
Ximena Antonia Díaz Merino
Doutora em Letras Neolatinas (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com estágio Pós-doutoral em História (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Instituto Multidisciplinar. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA – Campus de Bragança).

Zenúbia Oliveira Silva
Mestra em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/ Universidade Federal do Pará – Campus de Bragança).: