ANDERSON GOMES DA EPIFANIA
Doutor em Geografia (UFRN), Mestre em Geografia (UFBA), Licenciado em Geografia (UCSAL). Atua nos grupos de pesquisa: GEOMAR BAHIA – Geografia Marinha da Bahia; e do Observatório Socioterritorial do Baixo Sul da Bahia. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença. Como professor pesquisador e extensionista tem se dedicado a trabalhar nos seguintes ramos da ciência geográfica: Urbano-Regional, Ensino, Turismo, Cultural, Econômica e Geografia do Estado da Bahia.
ANDREIA RITA PEREIRA DE SOUSA
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Docente no Instituto Federal da Bahia – campus Valença.
DIOGO LABIAK NEVES
Mestre, bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – Campus Curitiba. Professor permanente da Pós-Graduação em Gestão Social de Políticas Públicas.
EDIVALDO GEFFER
Graduado, mestre e doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Especialista em Gênero e Diversidade Escolar pela Faculdade São Braz e em Educação do Campo pela Faculdade São Braz. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS). Desenvolve pesquisas na área de ensino de geografia, hidrologia, hidrossedimentologia, hidrogeomorfologia, análise e gestão ambiental.
GABRIELA SENA DA SILVA
Discente do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – Campus União da Vitória. Bolsista de Iniciação Científica Júnior (PIBIC/Jr).
JOAQUIM RAUBER
Mestre e doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves. Atua no Grupo de Pesquisa em Ciências Humanas (IFRS) e no Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF).
JULIANA VITOR GRACIANO
Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSul de Minas) – Campus Poços de Caldas. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Campus Poços de Caldas. Pós-Graduanda em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSul de Minas) – Campus Poços de Caldas. Professora da educação básica na Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas (MG). Tem se dedicado a pesquisar sobre o ensino de Geografia no contexto escolar.
JÚLIO CÉSAR ZANDONADI
Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Campus Presidente Prudente. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Cubatão. Atua no Grupo de Pesquisa GRAMSCHE (Grupo de Análises Multidisciplinares em Ciências Humanas e Espaciais), na linha de pesquisa “Observatório das Cidades Litorâneas”. Também é membro do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR). Desde 2002, dedica-se a pesquisas sobre a urbanização brasileira, com trabalhos sobre cidades médias e, recentemente, sobre urbanização de cidades litorâneas.
KARINA FERNANDA TRAVAGIM VITURINO NEVES
Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Ilhéus. Atua no Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Docência e Interculturalidade (IFBA) e no Grupo de Pesquisa Agricultura e Urbanização na América Latina (USP).
LEANDRO RAFAEL PINTO
Doutor, mestre, bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – Campus Curitiba. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Geografia (ProfGeo) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).
LUAN DO CARMO DA SILVA
Mestre e graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) – Campus Riacho Fundo.
MÁRCIA MARIA DE JESUS SANTOS
Doutora, mestre e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Atua em pesquisas sobre análise regional, pequenas e médias cidades e educação ambiental, com ênfase na integração entre comunidade escolar e lugar.
MARCOS BOHRER
Doutor, mestre e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) – Campus São Bento do Sul.
MATTEUS FREITAS DE OLIVEIRA
Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Modelagem e Ciências da Terra e do Ambiente pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Licenciado em Geografia também pela UEFS. Professor de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Membro do grupo de pesquisa Desenvolvimento e Sustentabilidade no Sertão de Alagoas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) e do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO), da Universidade Federal de Alagoas.
MELINA MARA DE SOUZA
Doutora e mestre em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSul de Minas) – Campus Poços de Caldas. Atua no Grupo de Pesquisa em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos do Planalto de Poços de Caldas e no Grupo de Pesquisa em Paleobotânica e Paleoambientes da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Coordenadora do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Tem se dedicado a pesquisar sobre reconstruções paleoambientais no Quaternário e a Geografia Física no contexto escolar.
NATÁLIA PIRANI GHILARDI-LOPES
Doutora, licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Professora associada na Universidade Federal do ABC (UFABC). Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC). Faz pesquisas em educação ambiental e científica, com ênfase em Ciência Cidadã e Educação Ambiental Marinha e Costeira; Botânica; Ecologia de Comunidades Marinhas Bentônicas. É membro fundadora da Rede Brasileira de Ciência Cidadã.
RAFAEL AROSA DE MATTOS
Doutorando em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Geografia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
RAFAEL DE MELO MONTEIRO
Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Campus Presidente Prudente. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Catalão. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Pires do Rio. Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano) – Campus Urutaí. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Campus Águas Lindas. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social, Cultura e Território (IFG).
RITA RIBEIRO BRAGA
Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSul de Minas) – Campus Poços de Caldas. Cursou magistério no Colégio Pio XII, em Poços de Caldas (MG). Tem se dedicado a estudar e pesquisar sobre a educação básica em Geografia e alfabetização em Geografia nos anos finais.
ROSÂNGELA PATRÍCIA DE SOUSA MOREIRA
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) e Graduada em Geografia pela UNEB. Docente no Instituto Federal da Bahia – campus Valença. Pesquisadora nos grupos GEOTEC/UNEB e Educação, Ciência e Tecnologia/IFBA.
THIAGO LUIZ CALANDRO
Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Campus Rio Claro. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – Campus Jaguariaíva. Atua no Grupo de Pesquisa Linguagem, Experiência, Memória e Formação. Atualmente, tem se dedicado a pesquisar a relação espaço e memória no ensino de Geografia.
VAGNER ZAMBONI BERTO
Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Gestão do Território/Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – Campus Curitiba. Professor permanente da Pós-Graduação em Gestão e Negócios.
WESLEY BORGES COSTA
Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Catalão. Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Oeste da Bahia (UESB). Graduado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus VI. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Almenara. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação, Docência e Diversidade (IFNMG).