Capa do livro: MARIA, MARIAS: <BR>Trajetórias femininas, causas comuns e demandas da diversidade

MARIA, MARIAS:
Trajetórias femininas, causas comuns e demandas da diversidade

Autores: Pinheiro, Diógenes - Ribeiro, Eliane – Novaes, Regina (Orgs.)

Esta publicação busca contribuir no debate sobre justiça de gênero a partir da escuta de relatos de mulheres brasileiras, com diferentes perfis, trajetórias e identidades, que em suas profissões tiveram que enfrentar a dominação masculina para afirmarem seus direitos por igualdade. Ao acompanhar as histórias dessas muitas Marias percebemos que não só persiste como cresceu a violência de gênero em nosso país, que atinge tanto mulheres cis quanto quaisquer identidades que escapem ao padrão heteronormativo e misógino, vitimando também pessoas LGBTQIAPN+, especialmente travestis e pessoas transgêneras. Ao mesmo tempo, as lutas sociais por maior equidade racial e de gênero estão no centro dos debates sobre os novos sentidos da cidadania em todos os países do mundo e no Brasil não tem sido diferente. Por isso é tão importante ouvir aquelxs que tiveram que se afirmar nesse território desafiador em termos de direitos, mas também rico em novos arranjos e possibilidades, que é o Brasil do século XXI. Para, afinal, sermos capazes de construirmos juntos, mas em nossa diversidade, uma nação na qual caibam todas, todos e todes.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5028-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-5029-1
DOI: 10.24824/978652515028.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 352
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO DA REITORIA - 17
  • RODA DE CONVERSA 1 MULHERES EVANGÉLICAS: demandas familiares de cuidado e gestão da vida cotidiana - 27
  • RODA DE CONVERSA 2 A EXPERIÊNCIA DE SER MULHER SINDICALISTA: reconhecimento e luta - 61
  • RODA DE CONVERSA 3 CORPAS GORDES E FEMINISMO- 99
  • RODA DE CONVERSA 4 MULHERES NA CIÊNCIA: pensando uma agenda que aproxime ciência e gênero - 133
  • RODA DE CONVERSA 5 MULHERES ATÍPICAS: representações sociais do papel da mulher diante da defi ciência - 165
  • RODA DE CONVERSA 6 MULHERES NA EDUCAÇÃO: pesquisa, teorias e problemas - 197
  • RODA DE CONVERSA 7 CICLO DE AÇÕES AYEND CRISTINE DENÚNCIAS E ANÚNCIOS: violências contra as mulheres e rotas de resistências - 223
  • SOBRE CORAÇÕES E MENTES - 259
  • MINHA MUSA É CRUEL, MAS EU NÃO CONHEÇO OUTRA: o fazer poético como um desvio ao feminino - 265
  • EDUCAÇÃO DE MULHERES NA FAVELA DA MARÉ/RJ: resistências à violência de gênero durante a pandemia da covid-19 - 279
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: a pesquisa do lesbocídio no Brasil - 299
  • MÃES IMIGRANTES: estratégias de preservação da língua materna - 311
  • MATERNIDADE ATÍPICA: desafi os para a permanência de mulheres mães no ensino superior - 319
  • ÍNDICE REMISSIVO - 333
  • SOBRE OS ORGANIZADORES - 337
  • SOBRE OS PARTICIPANTES - 339
DIÓGENES PINHEIRO

Professor Titular de Economia e Sociologia da Educação do Departamento de fundamentos da Educação (DFE), atua na Escola de Educação, Faculdade de Ciências Sociais (FCS) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharel em Economia (UFRJ, 1987), Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ, 1993) e Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP, 1999). Líder do Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão (GIEI/CNPq) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Juventude, Políticas Públicas, Processos Sociais e Educação (POPE/CNPq). Atua na Extensão universitária, foi Pró-reitor de Extensão e Cultura (2011-15). Pesquisa políticas públicas e seus efeitos sobre trajetórias educacionais e identidades juvenis, com ênfase nas áreas de educação popular, educação inclusiva, movimentos sociais de juventude, justiça racial e de gênero na universidade.

ELIANE RIBEIRO ANDRADE

Professora da Escola de Educação, da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO nas áreas de: Políticas Públicas de Educação e Juventude; Sociologia da Educação e da Juventude; Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular. Pós-doutorado em sociologia, realizado no Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos y Geracionales, vinculado ao Departamento de Sociologia da Universidad de La Republica, Uruguay. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF, mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação-IESAE, da Fundação Getúlio Vargas - FGV e pós-graduada em Avaliação de Programas Sociais e Educativos pelo International Development Research Center e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura. Foi professora convidada do Diploma Juventud, maestria em Sociologia da Universidad de La Republica - UDELAR, Uruguai (2008 a 2017). Coordenadora do Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Sociais da Unirio.

REGINA NOVAES

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Antropologia Social pelo Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1989). Lecionou na PUC-RJ e na Universidade Federal da Paraíba (UFPb). A partir de 1988, tornou-se Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde orientou pesquisas de iniciação científica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado nos seguintes temas: movimentos sociais, juventude, religião, cultura, cidadania e violência. Foi editora da Revista Religião e Sociedade de 1995 até 2005. Aposentou-se da UFRJ em 2005, prosseguindo com orientações de teses e dissertações anteriormente iniciadas no PPGSA. Também foi Secretária Geral da Associação Brasileira de Antropologia (ABA); Presidente do Instituto Superior de Estudos da Religião (ISER) e Presidente do Instituto Brasileiro de Análises Socioeconômicas (IBASE). Entre 2005 e 2006 foi presidente do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE). Participou da coordenação geral da pesquisa Juventude e Integração Sul Americana, desenvolvida simultaneamente em seis países latino-americanos. Atuou como consultora sênior do PNUD/Nações Unidas para a realização do Informe Juventude e Desenvolvimento Humano nos países do Mercosul (2009). Entre 2010 e 2016 realizou pesquisas e atuou em consultorias sobre políticas públicas de juventude em Convênios entre a Secretaria Nacional de Juventude e a UNESCO. Em 2015, atuou como pesquisadora visitante (UNIRIO/ FAPERJ) e, posteriormente, entre 2018 e 2020, foi professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDu/UNIRIO), linha de pesquisa Educação e Políticas Públicas de Juventude. Atualmente integra o Laboratório de Estudos Socioantropológicos em Política, Arte e Religião (LEPAR), coordenado pela Professora Christina Vital da Universidade Federal Fluminense (UFF). Como pesquisadora do CNPq (produtividade sênior), continua desenvolvendo estudos sobre Juventude, ativismos políticos e cultura religiosa. Desde 2020 colabora com o ISER realizando coordenação acadêmica de pesquisas. Fez parte do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) na gestão que se encerrou no início de 2023. Compõem a Comissão Memória e Verdade da UFRJ. Atualmente é Pesquisadora Visitante Emérita (FAPERJ), junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGEDu/UNIRIO), sob a supervisão sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Maria Luiza Süssekind. Em 2023 foi designada Membro do Comitê Científico da UNIRIO.

MAGALI CUNHA

Doutora em Ciências da Comunicação (USP), com estágio pós-doutoral em Comunicação e Política (UFBA), pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião, onde atua como editora da Plataforma Religião e Poder, coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religiões da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), editora-Geral do Coletivo Bereia – Informação e Checagem de Notícias.

VIVIANE COSTA

Pastora e teóloga pentecostal, licenciada em História, mestre em Ciências da religião, fundadora do iRuah e coordenadora religiosa de projetos no ISER.

 JACQUELINE MORAES TEIXEIRA


Professora da UNB Doutora em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP) onde também obteve o título de mestre. Possui graduação em Ciências Sociais (USP/2008) e graduação em Teologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie/2012). É pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e do NAU (Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP) onde desenvolve pesquisas sobre religiosidade em contextos urbanos.

LÍVIA REIS

Pesquisadora de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/MN/UFRJ), Doutora em Ciências Sociais pelo PPCIS/UERJ, Pesquisadora do Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado (Ludens/MN/UFRJ) e Coordenadora de Religião e Política do Instituto de Estudos da Religião (ISER).

ELISA GUARANÁ DE CASTRO

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), tendo defendido a tese Entre o Rural e o Urbano - uma etnografia da categoria juventude rural, sob orientação do Prof. Dr. Moacir Palmeira, publicada em 2013 pela editora Contracapa com apoio da Faperj. É professora titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde leciona desde 1998, atuando na graduação, na Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) e na Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS). De 09/2011 a 06/2015 foi cedida para exercer a Coordenadora-Geral de Políticas Transversais da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ/Secretaria Geral/Presidência da República), atuando na articulação e promoção de políticas públicas da SNJ para juventude rurais, dos povos e comunidades tradicionais, mulheres e indígenas. E na coordenação do Participatório, o Observatório Participativo da Juventude. De 07/2015 a 06/2016 foi cedida para exercer a Coordenadora-Geral de Apoio a Órgãos Colegiados (Secretaria de Desenvolvimento Territorial/Ministério de Desenvolvimento Agrário) atuando na coordenação do programa dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial e na articulação com movimentos sociais e gestores para a gestão dos territórios rurais. É integrante do Núcleo de Antropologia da Política. Integra o Grupo de Trabalho Infancias y juventudes - Clacso. Cocoordenadora do Grupo de Trabalho CNPq- Gênero e Ruralidades. Tem experiência nos seguintes temas: Marcadores sociais, juventude e participação política, questão agrária, juventude, juventude rural, políticas públicas, gênero, sexualidade e identidade política.

LÉA MARQUES

Socióloga, ex-assessora da Secretaria Nacional de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores - CUT, consultora do eixo de trabalho Projeto Reconexão Periferias da Fundação Perseu Abramo.

MARCELA MENDONÇA

Professora da educação básica da rede pública e privada do Rio de Janeiro. Doutoranda da UERJ no tema violência de gênero em decisões judiciais. Atual diretora do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região - SINPRO RJ.

CLÁUDIA REIS

Doutoranda em Educação pelo PPGEdu da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO na linha de pesquisa Subjetividade, Cultura e História da Educação (2009), graduada em Pedagogia pela UNIRIO (2006). Atualmente é professora do Colégio Pedro II - Campus São Cristóvão I, pesquisadora do GE-SER - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Extensão em Gêneros, Sexualidades e Raça em Educação e Direitos Humanos, do Colégio Pedro II em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Tutora na Especialização Lato Sensu Educação Especial e Inovação Tecnológica oferecida pela Fundação CECIERJ/UFRRJ. Tem experiência na área de Educação com ênfase em alfabetização, formação de professores, gênero e sexualidade, educação especial e gestão de pessoas.

MALU JIMENEZ

Professora e pesquisadora das corporalidades gordas, doutora em Estudos da Cultura Contemporânea (UFMT), fundadora do Grupo de Estudos Transdisciplinares do Corpo Gordo no Brasil, autora do livro Lute como uma Gorda (Ed. Jandaíra, SP, 2022).

ORQUÍDEA GARCIA

Graduada em Português-Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na área de literatura, pesquisando poesia produzida por pessoas gênero-dissidentes sob um viés comparativista, em diálogo com Estudos de Subalternidade, Teorias Queer e Teorias Decoloniais. Atua também como professora de literatura brasileira e tem interesse em escrita criativa. É integrante do Laboratório de Teorias e Práticas Feministas (LabFem - PACC/UFRJ) e do grupo de pesquisa Representações de Sexualidade e Gênero na Cultura Contemporânea.

CLÁUDIA MIRANDA

Pós-doutora em Psicossociologia de Comunidades (Programa de Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia Social - EICOS/UFRJ) e Consultora Ad hoc do CNPq. Professora Associada I (Departamento de Didática-UNIRIO); Atua como professora-colaboradora do Black and Indigenous Liberation Movement (BILM), como avaliadora da área temática Indigenous Peoples, Afrodescendants and Other Epistemologies and Co-production of Knowledge da Latin American Studies Association (LASA); Investigadora do Instituto Afrodescendiente para el estudio, investigación y el desarrollo.Supervisora de Pós-doutorado e orientadora de Doutorado/Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação UNIRIO). Professora da Especialização e Curso Internacional Estudios Afrolatinoamericanos y Caribeños Pensar América Latina y el Caribe es pensar la raza do CLACSO. É membro do Grupo de Trabalho CLACSO Afrodescendência e propostas contra-hegemônicas. Professora da Escuela Internacional Más Allá del decenio afrodescendiente (CLACSO). Investigadora da Universidade da Diáspora Africana, líder do grupo de pesquisa Formação de Professores, Pedagogias Decoloniais, Currículo e interculturalidade: agendas emergentes na escola e na universidade. Coordena os projetos de pesquisa Intercâmbio Colômbia - Brasil: experimentos afrolatinos e diálogos interculturais na produção do conhecimento refletida nas políticas curriculares e, Como a Educação Intercultural impacta as políticas e as práticas curriculares no Brasil e na Colômbia: um estudo comparado sobre a participação dos movimentos pedagógicos e as perspectivas de gestores/as e etnoeducadores/as. Faz parte da Red de Etnoeducadores Los Hilos de Ananse na Colombia e coordena a Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras. Suas pesquisas incluem Movimentos pedagógicos em rede na América Latina, Pensamento Decolonial Latino-americano, Crítica Pós-colonial, Perspectiva Intercultural de Educação, Narrativas subalternas, Descolonização do conhecimento, Estudos críticos da branquitude, Afrolatinidade e Diálogos educacionais na diáspora africana. Foi professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (2008-2010), consultora da Fundação Cultural Palmares/MinC (2007-2010) no Projeto de Cooperação com os países da América Latina intitulado Processo de mapeamento das dimensões da cultura. Coordenou (2008) curso de férias de Metodologias de Pesquisa em Angola (Universidade Agostinho Neto) para estudantes retornados no pós-guerra em Luanda. É graduada em Letras (português-espanhol – 1992) pela UFRJ; Frequentou graduação em Ciências Sociais, é Mestre em Educação (UFRJ) e Doutora em Educação (PROPEd/UERJ).

MALVINA TUTTMAN

Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), instituição da qual foi Reitora, eleita por dois mandatos consecutivos, nos períodos de 2004-2008 e 2008-2011; Na mesma Universidade, foi Chefe do Departamento de Didática do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH); Diretora da Escola de Educação, Pró-Reitora de Extensão. Em janeiro de 2011, assumiu a Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Entre 2012 e 2018, foi membro do Conselho Nacional de Educação - CNE, da Câmara de Educação Básica. Atuou como membro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro - CEE/RJ, também na Câmara de Educação Básica. Foi Presidente do Conselho de Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE-RJ), eleita, por dois mandatos: 2017-2019 / 2019-2020. Foi eleita Coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEERJ) para os biênios 2021-2023 e 2023-2025. Atua desde 2020 como Assessora do Núcleo de Políticas Públicas do Grupo Técnico Especializado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GATE/MPRJ). Foi Vice-Presidente / Regional Sudeste da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação (Anfope) no biênio 2021-2023 e, atualmente, eleita como Diretora de Articulação Institucional, biênio 2023-2025. Possui ampla experiência na docência e na gestão, desenvolvendo pesquisas, trabalh)s de extensão e demais produções acadêmicas nas áreas de currículo, extensão universitária, cotidiano na educação, metodologias participativas, planejamento, avaliação e formação docente. Exerceu outros cargos de assessoramento, coordenação e direção junto a entidades representativas da educação básica e superior, nos âmbitos nacional e internacional. Graduada em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1976), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Iniciou sua carreira como professora do ensino fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro, em 1969.

MARIA TEREZA SERRANO BARBOSA

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), Mestrado em Estatística pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1979) e Doutorado em Saúde Coletiva (Epidemiologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Experiência em planejamento e execução de pesquisas amostrais no CEBRID (UNIFESP), ISER, IBGE entre 1987 a 1994. Professora titular aposentada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) onde foi Diretora do departamento de Pós-graduação da UNIRIO (2004-2007) e Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (2007-2011). Diretora da Diretoria de Avaliação do Ensino Básico do INEP (março de 2011 a Fevereiro de 2012). Pró-reitora de gestão acadêmica da Universidade Federal do Sul da Bahia (abril 2014-janeiro 2015). Principais áreas de interesse: Amostragem, Modelagem estatística aplicada à saúde e Educação Estatística.

ANA PAULA MARQUES

Estudante de Pedagogia da UNIRIO.

DENISE MOURA

Professora de educação física, especialista em educação especial e inclusiva e em neurociência da aprendizagem (UFRJ), co-fundadora do Planeta Aspie, ativista dos autistas e palestrante.

LOISE SOARES DE AZEVEDO

Na sua formação acadêmica, possui graduação em Moda e figurino pela Universidade Estácio de Sá (2008), Pós-Graduação (Lato Sensu) em Libras: ensino, tradução e interpretação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014) e mestrado em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal do Fluminense - UFF (2017). Atualmente, doutoranda em Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e professora assistente do curso de Letras Libras. Possui experiências profissionais na área de educação básica, ensino como L2 (Libras/português) e no magistério superior.

MARGARETH DE OLIVEIRA OLEGÁRIO TEIXEIRA

Professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Benjamin Constant, doutoranda em educação na PUC-Rio.

LUCIANA MATSUSHITA

Possui graduação em Administração Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2001) e mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (2003). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de administração pública, com ênfase em desenvolvimento social e tecnológico, com os temas: inovação tecnológica, relação universidade-empresa, incubadoras, empresas juniores e empreendedorismo. Tem experiência na área de educação inclusiva, com ênfase em: políticas públicas e ações afirmativas, com os temas: estudos sobre a corporeidade, educação antirracista e anticapacitista, aspectos biopsicossociais da deficiência, representações sociais da deficiência e da inclusão, educação de pessoas com necessidades educacionais específicas (deficiência visual, surdocegueira, deficiência múltipla, neurodiversidade, altas-habilidades e superdotação), acessibilidades (educação, informação, arte e cultura, natureza), tecnologia assistiva, formação de professores, metodologias de ensino, multissensorialidade e comunicação alternativa.

MARIA LUIZA SÜSSEKIND

Cientista do Nosso Estado/FAPERJ desde 2019. Pesquisador Produtividade 2 CNPq 2019-2022. Vice-presidente Sudeste da ANPEd/Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação 2021-2023, atuando na diretoria e representação do Grupo de Trabalho em Currículo desde 2013. Professora do Departamento de Didática e do PPGEdu/Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Tem experiência em educação básica, superior e pesquisa, desde 1988, com livros e artigos publicados nas áreas de epistemologia, currículo e formação de professores, também em inglês. Possui Licenciatura Plena em História pela PUC-RJ (1990), Magister Scientiae pelo CPDA/UFRRJ (2002) e doutorado (2007) em Educação no PROPED/UERJ. Na Universidade da Columbia Britânica/UBC, Canadá, fez Estágio Pos-doutoral sobre Curriculum Studies in Brazil junto ao Professor Emérito William Pinar, com projeto aprovado pela CAPES, entre 2011 e 2013. Membro da ABdC/Associação Brasileira de Currículo, da AAACS/Associação Americana/Canadense de Estudos Avançados em Currículo, da IAACS-Associação Internacional de Estudos Avançados em Currículo e da AERA/Associação Americana de Pesquisa em Educação.

NAÍLDA MARINHO COSTA

Pós-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/PNPD (2014-2015). Doutorado em Educação na área de História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003); Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996); Especialização em Administração de Sistemas de Informação pela UFF (1989); Graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (1987); Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983). Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro atuando na Graduação e na Pós-Graduação. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira (NEPHEB.Unirio/HISTEDBR), Coordenadora do Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (a partir de junho/2020).Tem experiência no magistério do ensino fundamental ao superior (presencial e a distância); na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia; na área de Educação com ênfase em História da Educação tem pesquisado os seguintes temas: educação feminina, associativismo de mulheres e educação, movimento feminista e educação, educação (e)m tempo integral, acervos e fontes, instituições escolares. Pesquisadora da FAPERJ do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (2012-2015). Sócia da SBPC, Anped, SBHE, Anpuh

PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA

Tenho desenvolvido pesquisas no campo da História da Educação e Políticas educacionais, com ênfase na profissionalização docente, tendo o gênero como categoria de análise. Atualmente, coordeno a pesquisa intitulada: “O magistério como uma profissão feminina? Identidade docente e percursos profissionais das primeiras professoras do Colégio Pedro II”, e o projeto de extensão: “Memoriando histórias de professores do Colégio Pedro II”, vinculados ao Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio e ao NEPHEB/HISTEDBR – Unirio. Realizei estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação nesta mesma instituição entre os anos de 2018-2019. Concluí o doutorado em Ciências Humanas e Educação na PUC-Rio, em 2016, e o mestrado em Educação na UFJF, em 2009, onde também me formei em Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia, em 2003.

SILVIA TKOTZ

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), possui Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É membro do Grupo de Pesquisa Conversas com Currículos nos Cotidianos das Universidadescolas, coordenado por Maria Luiza Süssekind. É concursada na rede pública de ensino do município de Duque de Caxias, onde atua como orientadora pedagógica na Escola Estadual Municipalizada Professora Mariana Nunes Passos – sendo também bolsista FAPERJ de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) – e como orientadora educacional na Escola Municipal Embaixador Oswaldo Aranha. Trabalha, também, como coordenadora do Laboratório de Práticas Pedagógicas/Brinquedoteca e como professora na UNESA (Campus Petrópolis), nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, em que lidera o Projeto de Extensão “Aventuras na Escrita”.

ANDRESSA RAMOS S. FERNANDES

Estudante de Nutrição (UNIRIO), representante do Coletivo de Mães e Gestantes da UNIRIO – COLODANDA, membro do Coletivo Mães na universidade e do Núcleo da Mulher e da Criança – NUSAMC/ Unirio

CÉLIA CRISTO

Professora da Educação Básica (Duque de Caxias), Coordenadora do RECEN/Unirio, doutoranda do PPGEdu/Unirio.

ELEA

Estudante de Pedagogia UNIRIO, escritora, autora dos livros “Transadas” (2021) e “Queenz” (2022).

PRISCILLA MENEZES DE FARIA

Artista, pesquisadora e professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atuando no campo da Arte e Educação dentro da licenciatura em Pedagogia. Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, com período sanduíche na Universidade Paris 8 (Bolsista: CAPES/PDSE). Mestre em Artes Visuais pela UERJ. Formada em Licenciatura em Artes Plásticas pela UDESC. Tem experiência na área de pesquisa e produção em Artes Visuais, com ênfase em Teoria e História da Arte e em Processos Artísticos Contemporâneos. Mantém prática artística majoritariamente voltada para as linguagens do desenho e da poesia. Já expôs seus trabalhos em diversos espaços no Rio de Janeiro e de outros estados, destacando-se as exposições individuais “Aqui te fervo o teu coração” (2021, Galeria Refresco) e “Partenogênese” (2018, Galeria Gustavo Schnoor). Publicou, em 2017, o livro “Erro tácito”, pela Editora Patuá. Em 2021, publicou “A fera ao meio” pela Editora Mocho. Integra os grupos FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos), o qual co-lidera junto à Professora Adrianne Ogêda, e GEASur (Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur) vinculados ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

RICARDO SALZTRAGER

Professor Associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Também foi Bolsista-Sanduíche (Capes-PDEE) na Universidade Paris 7 - Denis Diderot (2003-2004). Já teve projetos de pesquisa voltados para o tema das fantasias na obra de Freud, além de um extenso trabalho transdisciplinar a respeito das massas e seus mais diversos fenômenos. Atualmente desenvolve o Projeto de Pesquisa “A história da homossexualidade: saber psiquiátrico e produção de verdades”, com ênfase nas áreas de Psicanálise e Filosofia. Leciona sobre temas ligados às humanidades em geral, tendo como principais referências autores como Freud, Lacan, Foucault, Butler, Hardt & Negri e Benjamin.

MARIA CLARA DIAS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Filosofia - Freie Universitat Berlin (1993). Realizou pós-doutorado na Universidade de Connecticut (2003), na Universidade de Oxford (2006/2007), na Universidade de Tulane (2015) e na Universidade Rey Juan Carlos (2019). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde integra o departamento de Filosofia e o programa interinstitucional e interdisciplinar de pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Tem experiência na área de Bioética, Ética, Filosofia Política e Filosofia da Mente. Coordena o grupo de pesquisa em Direitos Básicos, Justiça Social e Políticas Públicas (CNPq); o grupo de pesquisa Nós: dissidências feministas (CNPq); o grupo de pesquisa Perspectiva dos Funcionamentos: teoria e prática (CNPq) e o projeto de extensão Núcleo de Inclusão Social (NIS). Foi contemplada pelo edital da FAPERJ Cientista do Nosso Estado em 2010, 2014, 2017 e 2021.

PRISCILLA MENEZES DE FARIA

Artista, pesquisadora e professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atuando no campo da Arte e Educação dentro da licenciatura em Pedagogia. Doutora em Artes Visuais pelo Programa de pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, com período sanduíche na Universidade Paris 8 (Bolsista: CAPES/PDSE). Mestre em Artes Visuais pela UERJ. Formada em Licenciatura em Artes Plásticas pela UDESC. Tem experiência na área de pesquisa e produção em Artes Visuais, com ênfase em Teoria e História da Arte e em Processos Artísticos Contemporâneos. Mantém prática artística majoritariamente voltada para as linguagens do desenho e da poesia. Já expôs seus trabalhos em diversos espaços no Rio de Janeiro e de outros estados, destacando-se as exposições individuais Aqui te fervo o teu coração (2021, Galeria Refresco) e Partenogênese (2018, Galeria Gustavo Schnoor). Publicou, em 2017, o livro Erro tácito, pela Editora Patuá. Em 2021, publicou A fera ao meio pela Editora Mocho. Integra os grupos FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos), o qual co-lidera junto à Professora Adrianne Ogêda, e GEASur (Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur) vinculados ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

ROSILAINE GONÇALVES DA FONSECA

Realiza Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/UNIRIO). Doutora em Educação e Mestre em Educação pela UNIRIO. Pedagoga pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Professora da Escola de Formação de Professores, do Centro Universitário Celso Lisboa, nos formatos presencial e a distância. Professora a distância do Curso de Graduação em Pedagogia da UNIRIO pelo Consórcio CEDERJ. Pesquisadora integrante do Núcleo Juventude: Políticas Públicas, Processos Sociais e Educação, através do PPGEdu/UNIRIO. Especialista em Juventude, Educação e Trabalho pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO Argentina). Especialista em Políticas Públicas de Qualificação Profissional, Emprego e Renda para Jovens e Adultos Trabalhadores pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFHT/UERJ).

SUANE FELIPPE SOARES

Licenciatura e bacharelado em História (UFF); mestrado e doutorado pelo Programa em Associação Ampla de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) UFRJ/UFF/UERJ/FIOCRUZ; especialização em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social (IMS) UERJ; Pós-Doutorado em Filosofia, pelo PPGF-UFRJ. Atualmente, é doutoranda no programa de Pós-Graduação em História Social - PPGHIS-UFRJ e pós-doutoranda pelo PPGBIOS0/Faperj Nota 10. Integra a coordenação do GT de Estudos de Gênero da Anpuh-RJ, desde 2021, e do Nós: Dissidências feministas - IFCS/UFRJ, desde 2016. Como colaboradora atua no Projeto de Extensão Universitária NIS - Núcleo de Inclusão Social; NEA - Núcleo de Ética Aplicada; LEA - Laboratório de Ética Animal, o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Lesbianidade, Gênero, Raça e Sexualidades - UFRB, desde 2020; e a Rede de Pesquisadoras e Ativistas Lésbicas e Bissexuais (Rede LesBi Brasil), desde 2019. É coautora do Dossiê sobre lesbocídio no Brasil: de 2014 até 2017 e outros títulos. Áreas temáticas: feminismos, políticas públicas, inclusão e justiça social, direitos básicos e humanos, estudos lésbicos, lesbocídio, gênero, histórias das mulheres e das lésbicas, ética aplicada, ecofeminismos, estudos críticos animais, decolonialidade.

LIA ALENCAR

Mestre em Educação (bolsista CAPES) e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e graduada (2013) pela mesma instituição. Tem experiência nas áreas de Educação Infantil e Alfabetização. Atualmente é doutoranda (bolsista CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, sob orientação da Professora Maria Fernanda Nunes. Trabalha com projetos voltado para a manutenção do Português como Língua de Herança (PLH) e é professora alfabetizadora.

MARIANA NUNES CORRÊA

Pedagoga formada pela Escola de Educação da UNIRIO.