Capa do livro: Educação infantil e inclusão: <BR>Uma proposta que se materializa?

Educação infantil e inclusão:
Uma proposta que se materializa?

Autores: Elis Milena Veiga Moreira de Azevedo

Este livro trata da inclusão no espaço da Educação Infantil, sendo seu objetivo principal refletir se o ambiente de educação infantil frequentado pela criança com deficiência atende às condições para que este espaço educacional seja considerado ou não inclusivo. Tendo como ponto de partida a experiência de implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, a obra aborda a Educação Especial e a Educação Infantil Inclusiva, evidenciando a importância da inclusão de crianças com deficiência nos anos iniciais de escolarização.
A fundamentação teórica está apoiada na concepção histórico-cultural proposta por Vygotsky (1896-1934), a qual defende que o desenvolvimento se organiza e se estrutura a partir de uma base biológica que, por sua vez, se desenvolve e se transforma motivada pelas vivências que a criança tem com o seu meio, por intermédio de interações das pessoas e objetos. As observações das turmas com alunos com deficiência evidenciam que documentos legais e adaptações físicas e curriculares não são suficientes para a inclusão dessas crianças, fazendo-se necessária uma mudança de paradigma que passa pela formação de professores e mudanças de hábitos/conceitos para com o diferente.
Esperamos que a obra contribua com as reflexões do leitor sobre a inclusão no espaço escolar, cuja complexidade é, ainda, um grande desafio.

Dra. Celma Regina Borghi Rodrigueiro  
Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Coordenadora do PROPAE da UEM no período de 2020 – 2023



As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4828-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-4829-8
DOI: 10.24824/978652514828.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • INTRODUÇÃO - 13
  • A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNDO E A SUA CONSOLIDAÇÃO NO BRASIL - 17
  • O PERCURSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - 61
  • PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS - 103
  • A INCLUSÃO NOS CMEIS A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS - 111
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 161
  • REFERÊNCIAS - 165
  • ROTEIROS E ENTREVISTAS - 183
  • ÍNDICE REMISSIVO - 189
ELIS MILENA VEIGA MOREIRA DE AZEVEDO

A autora graduou-se em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1994 e seu coração fixou morada em Maringá, casou-se e é mãe de três Marias maringaenses. Em 1997, ingressou no Centro de Educação Infantil da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Cursou Mestrado (2006) e Doutorado (2017) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da UEM com ênfase em Educação Especial. Suas pesquisas estiveram voltadas para a importância da inclusão de crianças deficientes na educação infantil. Em 2010, formou-se em Pedagogia na Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná - FAINSEP (2010). Atualmente, é integrante da equipe do PROPAE (Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educacionais Especiais) e Conselheira representante da UEM no CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência).