Capa do livro: PIBID E PRP GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE:<br> Memórias, investigações e práxis pedagógica

PIBID E PRP GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE:
Memórias, investigações e práxis pedagógica

Autores: Calazans, Denis Rocha – Lins, David Wanderley Silva – Santos, José Silvio dos – Souza, Murilo Mendonça – Alves, André Felipe – Almeida, Jacqueline Praxedes de – Santos, Cirlene Jeane Santos e (Orgs.)

A leitura deste livro chama a atenção para dois aspectos. O primeiro diz respeito à diversidade de autores: o livro reúne coordenadoras da área, supervisores, preceptores e licenciandos de iniciação à docência e residentes do Pibid e do PRP de Geografia da Ufal, além da participação especial de uma ex-coordenadora institucional. A valorização e a integração entre esses diferentes segmentos permitem ao leitor a experiência de conhecer, sob diferentes olhares, os processos de construção coletiva e colaborativa que os dois programas implicam e exigem daqueles que deles participam. O segundo tem relação com a diversidade e a relevância dos temas abordados nas duas partes do livro. Tal diversidade diz respeito tanto às concepções pedagógico-didáticas do Ensino de Geografia (Práxis Pedagógica), quanto à dimensão mais ampla da Educação e da Escola, além de abordar o papel para a formação docente em histórias e memórias dos próprios programas que dão vida a este livro. Em relação à práxis pedagógica, o livro traz pesquisas e experiências didáticas contextualizadas, bem fundamentadas e significativas no âmbito do Ensino de Geografia. A atualidade e a pertinência dos debates aqui apresentados com uma escrita fluente, reflexiva e bem fundamentada, tornam este livro uma leitura obrigatória para formadores de professores, licenciandos e profissionais da Educação não só da área de Geografia, mas de todas as áreas curriculares! 

Prof.ª Dr.ª Suzana Maria Barrios Luis

Coordenadora Institucional do PIBID/UFAL 2009-2013


Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5772-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-5770-2
DOI: 10.24824/978652515772.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 300
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 13
  • MEMÓRIAS E SABERES DO PIBID-UFAL NA CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE - 21
  • PRP GEOGRAFIA: história e formação docente - 39
  • CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: a visão dos/as residentes - 63
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ALAGOAS E A VISÃO DOS/AS ALUNOS/AS DA ESCOLA CAMPO DO PRP GEOGRAFIA - 79
  • BNCC, NOVO ENSINO MÉDIO E A RECUSA DA ADOÇÃO DO OBJETO 2 PNLD DE CIÊNCIAS HUMANAS NO IFAL CAMPUS MACEIÓ - 99
  • A ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: a visão dos alunos sobre a infraestrutura em uma escola campo do PRP Geografia - 121
  • INCLUSÃO NA ESCOLA CAMPO DO PRP GEOGRAFIA: a visão dos/as alunos/as com defi ciência - 139
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA 2023: o percurso da participação do Instituto Federal de Alagoas - 157
  • GEOGRAFIAS NEGRAS: uma contribuição do PIBID Geografi a para o combate ao preconceito religioso - 177
  • PROJETO CENSO DEMOGRÁFICO: relato de experiência no estudo da população nas aulas de geografi a no ensino médio - 193
  • O CAPITALISMO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: uma proposta do uso da música como recurso didático - 211
  • CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA: uma experiência do PRP geografi a na escola campo - 231
  • PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE SOLO NAS AULAS DE GEOGRAFIA - 245
  • VISITA TÉCNICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA DE GEOGRAFIA NO ESTUDO DOS SOLOS - 259
  • ESTUDO DO URBANO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: o Caso Braskem/Pinheiro - 271
  • ÍNDICE REMISSIVO - 287
  • SOBRE OS AUTORES E AUTORAS - 293
AMANDA MARIA DA SILVA

Licencianda em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), ciclo 2022-2024.

ANDERSON VINNYCIUS LOURENÇO DA SILVA

Licenciando em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), ciclo 2022-2024.

ANDRÉ FELIPE ALVES

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologias, Campus de Presidente Prudente da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua desde 2018 como professor de Geografia tendo iniciado sua carreira como servidor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Atualmente compõe o quadro de servidores da educação do Estado de Alagoas como professor no município de Maceió. Além da docência possui experiência nas áreas de educação ambiental, educação patrimonial e patrimônio cultural brasileiro. Foi Preceptor do Programa de Residência Pedagógica (PRP), núcleo Geografia/UFAL no ciclo 2022-2024.

ANTONIO MAFFICIONI CLARO DA SILVA

Licenciando em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no ciclo 2020-2022 e bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP), ciclo 2022-2024.

BENEDITO LARANGEIRA DE ALMEIDA

Bacharel em Direito, licenciando do curso de Geografia da UFAL e licenciando do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP) no ciclo 2022-2024.

CAMILA SILVA VENTURA

Licencianda em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), ciclo 2022-2024.

CAMILE DIQUINE VILAR DA SILVA

Licencianda em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), ciclo 2022-2024.

CIRLENE JEANE SANTOS E SANTOS

Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus A.C. Simões. Coordenadora do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRARIO/IFAL). Foi Docente Orientadora do Núcleo Geografia do Programa Residência Pedagógica (PRP), ciclo 2020-2022 e Coordenadora do Subprojeto Geografia do PIBID, ciclo 2022-2024.

DAVID MATHEUS DA SILVA FRADE

Licenciando em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Colaborador no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), ciclo 2022-2024.

DAVID WANDERLEY SILVA LINS

Professor de Geografia do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió, mestrando em Análise de Sistemas Ambientais, pelo Centro Universitário CESMAC, especialista em Geo-História pelo Cesmac e graduado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi Supervisor do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFAL, subprojeto Geografia, no ciclo 2020-2022 e Preceptor do Programa de Residência Pedagógica (PRP), núcleo Geografia/UFAL no ciclo 2022-2024.

DENIS ROCHA CALAZANS

Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento pela UFAL e doutorando em Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC). Professor adjunto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Campus Maceió. Foi Supervisor do Subprojeto Geografia do PIBID, ciclo 2018-2020; foi Preceptor do Subprojeto Geografia do Programa Residência Pedagógica (PRP) da UFAL, ciclo 2020-2022, e Supervisor do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFAL, ciclo 2022-2024.

EVERALDO SALES DE LIMA

Técnico em Administração de Empresa, licenciando do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP) no ciclo 2022-2024.

GABRIEL LONDRES ARLOTA

Licenciando do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no ciclo 2020-2022 e bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP) no ciclo 2022-2024.

GABRIELA DE FREITAS CAVALCANTE

Licencianda do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) no ciclo 2020-2021 e do Programa Residência Pedagógica (PRP) no ciclo 2022-2024.

ISMAEL DOS SANTOS SILVA

Licenciando do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), ciclo 2022-2024.

IROACK OLIVEIRA COSTA

Licenciando em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), ciclo 2022-2024.

JACQUELINE PRAXEDES DE ALMEIDA

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade de Évora. Professora Associada do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Coordenadora do Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) e do Grupo de Pesquisa Ensino de Geografia, Formação e Prática Docente (ENGFOP). Foi Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar dos cursos de Geografia, Pedagogia e Letras-Libras no período de 2016-2018. Foi Coordenadora do Subprojeto Geografia do PIBID nos ciclos: 2018-2020 e 2020-2022. Foi Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica (PRP) no ciclo 2022-2024.

JOSÉ ALVES DA SILVA JUNIOR

Licenciando do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP) no ciclo 2022-2024.

JOSÉ SILVIO DOS SANTOS

Mestre em Análise de Sistemas Ambientais pelo CESMAC, Especialista em Geo-História pela Universidade Federal de Alagoas e graduado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é docente do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió. Supervisor do Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ciclo 2022-2024.

JULYANA COSTA CARVALHO

Licencianda do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no ciclo 2020-2022 e bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP), ciclo 2022-2024.

LÚCIA DE FÁTIMA SANTOS

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pós-doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Foi Coordenadora do Programa Institucional no ciclo 2016-2018 e Coordenadora de área de 2010 a fevereiro de 2015. É professora associada 4 e atua no curso de Letras-Português da Fale. É líder do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa (GIFOP).

MANUELE BEATRIZ DA SILVA

Técnica em Logística pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Licencianda do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), ciclo 2022-2024.

MURILO MENDONÇA SOUZA (ORG.)

Professor de Geografia da rede pública estadual de educação de Alagoas (SEDUC/AL). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), especialista em educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi Preceptor do Subprojeto Geografia do Programa Residência Pedagógica no ciclo.

NATHALY ELANA CAPITULINO

Formada em Técnico em Química Industrial pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Licencianda do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no ciclo 2020-2022 e bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP), ciclo 2022-2024.

SAMUEL NUNES DA SILVA

Licenciando do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRARIO-UFAL). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) UFAL no ciclo 2019-2020, bolsista PIBIC Fapeal no ciclo 2020-2022 e bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP) no ciclo 2022-2024.

SANDRIELY DE MELO ROCHA

Licencianda do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no ciclo 2020-2022 e bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP), ciclo 2022-2024.

TACIANA CONCEIÇÃO DA SILVA

Licencianda do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP) no ciclo 2022-2024.

THALIA KAILANE TAVARES CALHEIROS

Licencianda do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), ciclo 2022-2024.

THALISSON GABRIEL CÂNDIDO DO NASCIMENTO

Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Marechal Deodoro. Licenciando do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ciclo 2020-2022 e bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP), ciclo 2022-2024.

YASMIN OLIVEIRA DA SILVA TENÓRIO

Licencianda do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), ciclo 2022-2024.