Capa do livro: De um discurso a outro:<BR>Linguagem, Ética e Conhecimento na Filosofia Contemporânea

De um discurso a outro:
Linguagem, Ética e Conhecimento na Filosofia Contemporânea

Autores: Antonio Wardison C. da Silva - Marcelo Carvalho

O conjunto de textos reunidos nesse volume foi concebido e elaborado em um contexto de forte interlocução entre seus/suas autores/as. Para além disso, entretanto, a diversidade dos textos se constitui a partir de uma semelhança bastante grande quanto à maneira de realizar o trabalho filosófico, situando em seu núcleo a revisão e crítica de conceitos e a reflexão sobre o papel da linguagem em nossas práticas e na origem dos problemas mais tradicionais da filosofia. A reflexão sobre a linguagem – que ocupa lugar central no debate filosófico desde o final do séc. XIX – não deve ser compreendida como a elaboração de um tema particular em meio a tantos outros. Ela ocupa, em grande medida, o lugar de filosofia primeira e está fortemente associada à metafísica. A revisão crítica desse debate e das concepções sobre linguagem que se situam no seio da tradição filosófica consiste, assim, em problematizar alguns dos principais pressupostos dessa tradição e do debate filosófico contemporâneo. De uma perspectiva geral, talvez se possa dizer que a crítica à metafísica e às concepções tradicionais sobre linguagem, significado, conceitos é um elemento central na revisão das concepções sobre subjetividade, conhecimento, ética e na abordagem dos temas que se apresentam hoje para nós como relevantes. Esse é o elemento que efetiva a interlocução apresentada nesse livro e que justifica um percurso que parte da problematização da reflexão filosófica sobre a linguagem.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5767-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-5768-9
DOI: 10.24824/978652515767.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • APRESENTAÇÃO - 15
  • ASPECTOS SEMÂNTICOS DA TEMPORALIDADE E DA MUDANÇA NO TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS - 29
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DE HEINRICH HERTZ NA CONCEPÇÃO DE MECÂNICA DE WITTGENSTEIN NO TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS - 45
  • AS INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS E A REVISÃO DA CONCEPÇÃO DE ‘PENSAMENTO’ DO TRACTATUS - 61
  • A EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA FREIREANA E O HABEAS CORPUS DE WITTGENSTEIN PARA OS SIGNIFICADOS “ENCARCERADOS”: a (re)construção da realidade - 71
  • IDEOLOGIA E O SONHO DE UM GENOMA HUMANO TOTALMENTE ANALISADO EM RICHARD LEWONTIN - 83
  • PARA ALÉM DA TÉCNICA PRIMITIVA: A alternativa antropológica de D. Z. Phillips à caracterização da magia na obra de Jacques Ellul - 101
  • A RELAÇÃO ENTRE CORPO, ESPÍRITO E LINGUAGEM NA FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO DE MERLEAU-PONTY - 115
  • APEL, COM E CONTRA WEBER: a Ética do Discurso como superação da Ética da Responsabilidade - 129
  • ÍNDICE REMISSIVO - 175
  • AUTORES - 177
ORGANIZADORES

ANTONIO WARDISON C. SILVA

Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, professor em cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

MARCELO CARVALHO

Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, Professor do Departamento de Filosofia da EFLCH – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

AUTORES

AMANDA CAVALCANTE RIBEIRO

Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana. Tem ampla experiência na área da surdez e libras; fluente em Língua Brasileira de Sinais, certificada pela UFSC - PROLibras/2008; mestranda em Filosofia da Linguagem pela UFABC. Desenvolve pesquisa sobre as relações entre surdez e constituição da subjetividade à luz das teorias discursivas.

ANTONIO WARDISON C. SILVA

Pós-doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Doutor e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia. Docente do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, onde desenvolve as seguintes atividades: gestor do Campus Pio XI, coordenador do bacharelado em Teologia, coordenador dos cursos de pós-graduação em Ensino Religioso, Pastoral Escolar, Pastoral e Acompanhamento Juvenil; Catequese e Teologia Bíblica. De 2017 a 2021 atuou como Pró-Reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral do UNISAL. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa CNPq: Antropologia Teológica (UNISAL); Centro de Estudos de Pragmatismo (PUC-SP); Teologia e Cultura, Profecia e Sociedade - TCPS (PUC-SP).

CASSIANO B. DA COSTA

Graduando do curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC – CNPq; desenvolveu pesquisa em 2020/2021 no Departamento de Educação da EFLCH -UNIFESP sobre educação e trabalho no sistema carcerário. Atualmente, desenvolve pesquisa na área da filosofia da psicologia, com o tema: “a relação entre corpo e espírito: tensões entre a filosofia e a psicologia”.

DIEGO DE SOUZA AVENDANO

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo, na linha de pesquisa: “Metafísica, Ciência e Linguagem”, com o projeto: “Indeterminação e Regras nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein”, sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Silva de Carvalho; mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa “Lógica e Filosofia da Linguagem”; graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem interesse em lógica, filosofia analítica, filosofia da mente e ética.

FELIPE COUTO

Doutorando em Filosofia da Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo; mestre em Filosofia da Linguagem; graduado em Comunicação Social. Dedica-se a teorias e questões contemporâneas sobre consciência e linguagem; pesquisa as concepções de subjetividade, linguagem, epistemologia e ontologia presentes na filosofia tardia de Ludwig Wittgenstein e em escritos diversos da obra de Blaise Pascal.

FRANCISCO ESTEFOGO

Membro titular da Academia Taubateana de Letras (ATL); pós-doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; pós-doutorando em Filosofia da Linguagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sob a supervisão do Prof. Dr. Marcelo Silva de Carvalho, bem como pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), sob a supervisão da Profa. Dra. Yolanda Gloria Gamboa Muñoz. Atualmente, é professor do Programa de Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU) e colunista do jornal Hoje+, de Araçatuba e do O Vale, do Vale do Paraíba, SP; membro do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividade no Contexto Escolar (GP LACE/PUCSP/CNPq), que tem parcerias internacionais com a Global Play Brigade, Universidade de Rutgers (New Jersey - EUA), Universidade da Cidade de Nova Iorque (CUNY Graduate Center) por meio de projetos de pesquisa e de extensão focadas, sobretudo, na formação de formadores.

MARCELO CARVALHO

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo; Mestre e Graduado em Filosofia pela mesma Universidade. Atualmente, é Professor do Departamento de Filosofia da EFLCH – UNIFESP; também, docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia da UFABC e em Metafísica da UnB. Concentra a sua pesquisa nas áreas da Filosofia da Linguagem, da Lógica e da Filosofia Contemporânea.

VITOR PAIXÃO ROBERTO

Mestrando em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); graduado em Filosofia pela mesma Universidade, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem experiência em filosofia da ciência, especialmente em filosofia das ciências biológicas e pesquisa com enfoque nas questões relacionadas ao determinismo biológico e suas relações com as ciências biológicas e as ciências humanas.

WILLIAM BOTURA APOSTOLICO

Graduando em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolveu, entre 2021 e 2023, pesquisa de Iniciação Científica na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Linguagem e, mais especificamente, na obra de Ludwig Wittgenstein.