Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5954-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-5955-3
DOI: 10.24824/978652515954.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 414
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO - 11
- PREFÁCIO - 17
- CAPÍTULO 1 TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: dados históricos e contribuições da análise do comportamento aplicada - 21
- CAPÍTULO 2 PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO E DE INTERVENÇÃO PRECOCES DESTINADO A CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO PARA TEA - 45
- CAPÍTULO 3 MODELOS DE AVALIAÇÃO DE COMPORTAMENTOS-PROBLEMA DE CRIANÇAS COM TEA - 65
- CAPÍTULO 4 AUTISMO E DEFICIÊNCIA VISUAL: uma revisão da literatura - 93
- CAPÍTULO 5 COMPORTAMENTO SEXUAL: proposta de um treinamento via pais para promoção de comportamentos relacionados à sexualidade - 123
- CAPÍTULO 6 AUTISMO E SEXUALIDADE: usando narrativas sociais como estratégia de intervenção - 137
- CAPÍTULO 7 A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER OS PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS E CIENTÍFICOS PARA A PRÁTICA CLÍNICA NO TEA - 155
- CAPÍTULO 8 AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE ESTEREOTIPIAS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - 171
- CAPÍTULO 9 AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DOS COMPORTAMENTOS DE UMA CRIANÇA COM LESÃO FRONTAL BILATERAL - 191
- CAPÍTULO 10 AVALIAÇÃO FUNCIONAL E INTERVENÇÃO NO COMPORTAMENTO DE SELETIVIDADE ALIMENTAR EM CRIANÇAS COM O DIAGNÓSTICO DE TEA - 221
- CAPÍTULO 11 ANÁLISE FUNCIONAL E INTERVENÇÃO NO COMPORTAMENTO AUTOLESIVO DE UMA CRIANÇA COM O DIAGNÓSTICO DE TEA - 257
- CAPÍTULO 12 AVALIAÇÃO FUNCIONAL E INTERVENÇÃO NOS DÉFICITS DE COMUNICAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM O DIAGNÓSTICO DE TEA - 279
- CAPÍTULO 13 CONCORDÂNCIA ENTRE AVALIADORES VB-MAPP - 305
- CAPÍTULO 14 CONCORDÂNCIA E CORRELAÇÃO NO DESEMPENHO COM VBMAPP - 325
- CAPÍTULO 15 ENSINO DE HABILIDADE DE OUVINTE PARA UMA CRIANÇA NO ESPECTRO DO AUTISMO - 345
- CAPÍTULO 16 DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM ADOLESCENTES COM TEA: uma intervenção analítico comportamental - 375
- ÍNDICE REMISSIVO - 397
- SOBRE AS ORGANIZADORAS - 405
- SOBRE OS AUTORES - 407
LORENA DE OLIVEIRA LOBO-CARNEIRO
Psicóloga graduada pela Universidade Paulista. Possui especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Desenvolvimento Atípico pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento / SP. Mestre e Doutoranda em Psicologia com ênfase em Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atua com intervenções baseadas em ABA - Análise do Comportamento Aplicada com indivíduos com autismo.
ILMA A. GOULART DE SOUZA BRITTO
Psicóloga, com Graduação e Mestrado em Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pesquisadora e professora-orientadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, da PUC Goiás. Ministra disciplinas sobre Psicopatologia Clínica na Graduação e Análise do Comportamento Aplicada na Pós-Graduação, orientando pesquisas de mestrado, doutorado e estágio pós-doutorado na área. Possui livros, capítulos de livros e trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas versões impressas e eletrônicas, avaliadas pelos conceitos Qualis-Capes A e B. É sócia plena da Associação Brasileira de Análise do Comportamento, ACBr.