Capa do livro: A inclusão dos alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nas vozes dos docentes

A inclusão dos alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nas vozes dos docentes

Autores: Claudete Freitas de Andrade - Edite Maria Sudback - Lizandra Andrade Nascimento

O livro “A inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas vozes dos docentes” resulta da pesquisa desenvolvida no decorrer do Mestrado em Educação (PPGEdu-URI-FW) e da experiência na docência escolar, e especial, na alfabetização. Nesse percurso, o objetivo primordial foi criar um espaço de reflexão e diálogo com os docentes, a fim de dar vozes a quem faz a educação acontecer na realidade das escolas, cotidianamente. O estudo visa à ampliação de conhecimentos a respeito do transtorno do espectro autista, posto que é preciso estar atento a essa questão em um contexto em que a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70 milhões de pessoas no mundo têm diagnóstico de TEA e no Brasil, o número estimado é de dois milhões. Além disso, o livro pretende inspirar nas famílias e nos educadores a convicção de que a inclusão é viável e necessária, pois constata-se que é possível construir estratégias para a alfabetização das crianças com TEA, procurando potencializar a capacidade de aprendizagem dessas crianças. A inclusão é um direito e uma aposta significativa em uma sociedade que se pretende mais humanizada.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5719-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5715-3
DOI: 10.24824/978652515719.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • INTRODUÇÃO - 17
  • CAPÍTULO I PRIMEIROS ANÚNCIOS - 21
  • CAPÍTULO II DELINEAMENTO HISTÓRICO TEÓRICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 23
  • CAPÍTULO III PRÁTICA E METODOLOGIAS INCLUSIVA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E ESPECIFICAMENTE PARA CRIANÇA COM TEA - 47
  • CAPÍTULO IV FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 67
  • CAPÍTULO V A INCLUSÃO NA VOZ DOS PROFESSORES - 83
  • DENÚNCIA E ANÚNCIOS: à guisa de concluir - 103
  • REFERÊNCIAS - 109
  • ÍNDICE REMISSIVO - 119
CLAUDETE FREITAS DE ANDRADE

Professora, pedagoga, psicopedagoga clínica e institucional, docente da rede municipal de ensino de São Luiz Gonzaga /  Instituição Filantrópica – APAE, e na URI-SLG. Mestra em Educação, pesquisadora do tema: alfabetização de alunos com transtorno do espectro autismo. Membro do Núcleo de Acessibilidade da URI-SLG.

EDITE MARIA SUDBACK

Pedagoga. Pró-Reitora da Ensino da URI. Pós-Doutora em Educação, Doutora (2002) e Mestre em Educação. É docente do PPGEDU – URI-FW. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação (GPE) e integra os Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (NEPPES) e o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas Sobre Educação Superior. Membro da Cátedra UNESCO 2022: Cidades que educam e transformam.

LIZANDRA ANDRADE NASCIMENTO

Psicóloga, pedagoga, docente na rede pública estadual do RS e na URI – São Luiz Gonzaga. Mestra e doutora em Educação. Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da URI-SLG.