Capa do livro: Representações sociais docentes sobre espaços escolares a partir de suas vivências na pandemia de covid-19

Representações sociais docentes sobre espaços escolares a partir de suas vivências na pandemia de covid-19

Autores: Rosana Lopes Romero

A gente se acostuma para não ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito. [...] e de tanto se acostumar, se perde de si mesma” (Marina Colasanti).
Na rotineira organização dos espaços escolares, hoje, em 2024, quem entra numa escola quase não se lembra o que foi vivido durante a pandemia. Evitamos lembrar da escola vazia e dos significados construídos mediante o medo das crianças voltarem para a escola ainda durante a pandemia. Mas quais eram esses significados, o que esperávamos desses espaços, como imaginávamos as aulas nesse contexto? Embora lembrar desse contexto traga lembranças difíceis, é preciso pensar nas (re) significações que essa realidade nos trouxe na tentativa de retirar dessas vivências lições que nos façam enriquecer a educação. Esta obra trata-se de um chamado à reflexão da dura realidade que vivemos para readequar objetivos educacionais, espaços e práticas escolares em prol de uma sociedade pós-pandêmica mais cooperativa.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6044-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6042-9
DOI: 10.24824/978652516044.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 15
  • DAS POÉTICAS ESPACIAIS: a construção das representações de espaço - 31
  • DA EDUCAÇÃO E PESTES: pandemia da covid-19 - 63
  • DAS ESCOLHAS METODOLÓGICAS: os caminhos de escuta - 77
  • DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOCENTES: o espaço físico escolar em condições pandêmicas - 97
  • BASTIDORES DA PESQUISA NO CONTEXTO DE 2013 – 2023 - 139
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 151
  • REFERÊNCIAS - 159
  • TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MARIALVA) - 181
  • TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE ESCLARECIDO (ESCOLAS B E C) - 183
  • TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE ESCLARECIDO (PROFESSORAS) - 185
  • DETALHAMENTO DOS ELESMENTOS PRESENTES NOS DESENHOS DA ESCOLA B - 189
  • DETALHAMENTO DOS ELESMENTOS PRESENTES NOS DESENHOS DA ESCOLA C - 193
  • PARECER CONSBSTANCIADO DO CEP - 199
  • ÍNDICE REMISSIVO - 205
ROSANA LOPES ROMERO

Possui graduação em Pedagogia (UEM 2012). Foi bolsista de Iniciação Científica com projetos voltados principalmente para temas referentes a "Representação Social”, “jogos e brincadeiras" "cultura" "e "educação" (2010-2012). Possui Mestrado em Educação (PPE/UEM 2018) e Doutorado em Educação (PPE/UEM 2023). Atua como professora na rede Municipal de Ensino de Marialva/PR.