Capa do livro: Inclusão em foco: <br>Abordagens e ações significativas na escola

Inclusão em foco:
Abordagens e ações significativas na escola

Autores: Ana Patrícia Falcão

Falar de inclusão, sobretudo em espaços escolares, é assunto desafiador, mas necessário. A contribuição da ludicidade, da música e o convívio com as diferenças nestes e n’outros espaços, faz-nos refletir e acreditar que podemos, como educadores, potencializar o que cada aluno, criança, jovem e/ou adulto possui do seu ser e do seu sentir. Do que é, como “gente no mundo” ou como disse o nosso saudoso Paulo Freire, “Não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes”. Na verdade, educação se faz pelo afeto e em todos os espaços. Contanto, a escola é o chão privilegiado. É nela que a troca de saberes acontece, é lugar onde a criança tem a oportunidade de ser elas mesmas.
E qual o papel da família? Com base na experiência que possui, a autora fundamenta essa discussão. A família é uma parceira da escola. Sem ela, sem o apoio dela, o projeto de educar fica incompleto, inacabado, sem fluxo.
Por isso, pela inclusão, “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é se juntar com outros para fazer de outro modo”.

- Paulo Freire

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5724-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5725-2
DOI: 10.24824/978652515724.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 13
  • O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 15
  • AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 35
  • EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE: um relato de experiência - 47
  • PROJETAÇÃO: “Podando as Diferenças” – uma prática possível no contexto da sala de recursos multifuncional - 55
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO VEÍCULO DE TRANSFORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS: uma sugestão de prática - 67
  • UM ESTUDO DE CASO- 81
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: uma discussão sobre uma estudante com paralisia cerebral (PCD) em uma escola pública do interior da Bahia - 91
  • FAMÍLIA E ESCOLA: uma parceria essencial para a aprendizagem da criança - 121
  • ÍNDICE REMISSIVO - 133
ANA PATRÍCIA FALCÃO

Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciada em Educação Física pela Universidade de Brasília (UNB). Especialista em Educação Inclusiva e em Neuropsicopedagogia. Mestra em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro dos grupos de pesquisa Programa de Educação Inclusiva (PROGEI/UNEB) e Estudos e Processos de Aprendizagem, Cognição e Interação Social (EsPACIS/UFBA). Atualmente é professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em salas de recursos multifuncional, com larga experiência em Gestão Escolar, docência na Educação Infantil, no Ensino Básico e Superior. Atua na inserção de jogos educativos na Educação Especial no contexto da sala de recursos multifuncional, incluindo os games e a relação destes com o currículo.