Capa do livro: Relações de ensino na abordagem de Vigotski: <br>A criança, o autismo e o professor

Relações de ensino na abordagem de Vigotski:
A criança, o autismo e o professor

Autores: Daniel Novaes

Este livro é a segunda versão, atualizada, da obra intitulada “Relações de Ensino possibilidades de transformação de um aluno com transtorno do espectro autista e seu professor”. Nele, dialogamos a respeito das possibilidades de um trabalho pedagógico que toma a relação pedagógica entre um professor-pesquisador e um aluno com autismo. Com base na teoria histórico-cultural de Vigotski acerca das possibilidades de aprendizagem de crianças com deficiências, compreendemos que as condições orgânicas/biológicas não podem ser determinantes do desenvolvimento, pois esse deve estar atrelado às situações sociais favoráveis, que são necessariamente mediadas por signos e instrumentos. No processo de (trans)formação de Davi, seus novos modos foram percebidos pela equipe escolar e pela família. É importante pontuar que, mesmo os avanços tendo sido possíveis, há ainda muito o que se fazer – há necessidade de conscientizar as pessoas de que os sujeitos diagnosticados com autismo podem almejar, tanto na escola quanto na sociedade, objetivos iguais que os demais, mas de outras maneiras. Por isso, mediante este estudo, é possível olhar para um contexto maior e conscientizar os professores de que existem novos modos de significar a relação pedagógica e de que esse novo dá certo!

 

Impresso
de R$ 38,87 por
R$ 29,90
Digital
de R$ 38,87 por
R$ 27,21

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5903-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-5898-3
DOI: 10.24824/978652515903.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 110
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO I- 19
  • PREFÁCIO II - 23
  • CAPÍTULO 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO - 27
  • CAPÍTULO 2 FUNDAMENTOS DA TEORIA DE VIGOTSKI - 39
  • CAPÍTULO 3 O JOGO DAS SIGNIFICAÇÕES: a relação pedagógica entre professor e aluno - 53
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 93
  • REFERÊNCIAS - 95
  • ÍNDICE REMISSIVO  - 107
DANIEL NOVAES

Sou graduado em Pedagogia (Universidade Paulista, 2012, Prouni); Especialista em Educação Especial com Ênfase em Defi-ciência Intelectual (Centro Universitário Padre Anchieta); Mestre e Doutor em Educação (Universidade São Francisco, 2018-2022, Capes). Atualmente, curso Pós-Doutorado voluntário em Educação Subjetividade e Cultura (Universidade Federal de São Carlos) e, em Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas (Universidade São Francisco, CAPES).