Capa do livro: “Eu jogo fazendo todas as maneiras que eu consigo”: <br>Um estudo sobre jogos e construção de possibilidades de novas relações espaciais a luz da epistemologia genética

“Eu jogo fazendo todas as maneiras que eu consigo”:
Um estudo sobre jogos e construção de possibilidades de novas relações espaciais a luz da epistemologia genética

Autores: Lilian Alves Pereira Peres

O leitor encontrará neste livro o resultado da investigação desenvolvida em uma pesquisa de Doutorado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação – PPE na Universidade Estadual de Maringá – UEM no período de 2013 a 2017, cujo objetivo foi investigar os efeitos de uma intervenção pedagógica construtivista com jogos, mais especificamente com o jogo Katamino, e construção de possíveis e do necessário em relação à aprendizagem de conteúdos escolares sobre noções espaciais. A partir do ponto de vista da teoria piagetiana, referencial teórico-metodológico desta pesquisa, o jogo de regras em um contexto educativo, pode ser um desencadeador de reflexão nos sujeitos, proporcionando construções significativas do ponto de vista cognitivo. É nessas experiências das crianças com os objetos que lhes é oferecida a possibilidade de construir hipóteses sobre as relações de proximidade entre eles, suas possibilidades de encaixe, suas mudanças de posição conforme a perspectiva de quem os observa, entre outras noções espaciais relevantes para a vida de cada um de nós.  Enfim, o rico material proposto nesta obra fornece importantes reflexões que indicam a atualidade da psicologia e da epistemologia genéticas piagetianas, principalmente no contexto pedagógico, e leva a refletir sobre a importância de pesquisas sobre o tema do desenvolvimento de diferentes formas de pensar.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5942-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-5939-3
DOI: 10.24824/978652515942.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 13
  • INTRODUÇÃO - 19
  • CONHECIMENTO ESPACIAL E CONSTRUÇÃO DE POSSÍVEIS E DO NECESSÁRIO - 27
  •  ENCAMINHAMENTOS E ARRANJOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA - 39
  • ESPAÇOS, POSSÍVEIS E NECESSÁRIO: resultados da pesquisa - 79
  • RECONSIDERANDO O CAMINHO: INDICANDO NOVAS POSSIBILIDADES - 113
  • REFERÊNCIAS - 119
  • APÊNDICE A - 131
  • APÊNDICE B CRITÉRIOS CLASSIFICATÓRIOS PARA A PROVA OS SISTEMAS DE REFERÊNCIAS E AS COORDENADAS: a horizontal e a vertical - 133
  • APÊNDICE C CRITÉRIOS CLASSIFICATÓRIOS A PROVA O RELACIONAMENTO DAS PERSPECTIVAS - 135
  • APÊNDICE D CRITÉRIOS CLASSIFICATÓRIOS PARA A PROVA ESQUEMAS TOPOGRÁFICOS E MAPA DA ALDEIA - 137
  • APÊNDICE E - 139
  • ÍNDICE REMISSIVO - 145
LILIAN ALVES PEREIRA PERES

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2002) e Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional - UNIVALE (2004). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2009) e Doutora em Educação pela mesma Universidade (2017). Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (DPD/UEM). Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Humano e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano; construtivismo; jogo de regras; processos educativos; psicopedagogia.