Capa do livro: Crianças e adolescentes (in)visibilizados: <BR>Pesquisa, intervenção e extensão com crianças e adolescentes vítimas de violência

Crianças e adolescentes (in)visibilizados:
Pesquisa, intervenção e extensão com crianças e adolescentes vítimas de violência

Autores: ANA CLAUDIA DE AZEVEDO PEIXOTO

A violência ao redor do mundo é fonte de inúmeros sofrimentos, adoecimentos e rompimentos (rupturas) que reforçam a ameaça para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes ao longo de suas trajetórias.

Neste livro, vários autores – entre eles, pesquisadores e profissionais na área da psicologia, serviço social e medicina – discutem políticas públicas e ações em prol da proteção e melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes em diferentes contextos no Brasil, Portugal e Moçambique. Desejamos que a publicação deste livro – fruto do diálogo entre governo, sociedade civil e outras instâncias – entusiasme profissionais e pessoas interessadas no bem-estar integral de crianças e adolescentes a se unirem na promoção e manutenção de ambientes mais seguros, justos, solidários, resilientes e afetivos. Que algumas das experiências e histórias, corajosamente partilhadas neste livro, ajudem-nos na disseminação de ambientes que respeitam a diversidade, a liberdade, promoção de saúde e bem-estar ao longo dos primeiros anos de vida, reafirmando a potência de ser criança e adolescente em qualquer lugar do mundo.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6022-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-6016-0
DOI: 10.24824/978652516022.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 322
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • CAPÍTULO 1 ADOLESCÊNCIA, ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E ESQUEMAS INICIAIS DESADAPTATIVOS - 17
  • CAPÍTULO 2 EDUCANDO O EDUCADOR DE CASA DE ACOLHIMENTO, GRUPO PSICOEDUCATIVO PARA PROTEÇÃO INFANTOJUVENIL - 33
  • CAPÍTULO 3 INTERAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: parceria ou transferência de responsabilidade? - 53
  • CAPÍTULO 4 REFLEXÕES DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR SOBRE O ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL - 73
  • CAPÍTULO 5 IMERSÃO SOBRE O CUIDADO E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS COM FAMÍLIAS NA REDE SOCIOASSISTENCIAL - 89
  • CAPÍTULO 6 ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DE GÉNERO NA ESCOLA, NA PERSPECTIVA DE ALUNOS E PROFESSORES EM MOÇAMBIQUE - 111
  • CAPÍTULO 7 RELATO DE CASO EM UM TRABALHO DE REDE ENTRE O SERVIÇO FAMÍLIA ACOLHEDORA, GOVERNO E SOCIEDADE CIVIL - 129
  • CAPÍTULO 8 ESTUDO DE CASO DE UMA ADOLESCENTE INSTITUCIONALIZADA POR DEZESSEIS ANOS - 149
  • CAPÍTULO 9 PROCESSO DE ADOÇÃO E SEUS CONFLITOS NO ESTUDO DE CASO DE UMA ADOLESCENTE VÍTIMA DE MÚLTIPLAS VIOLÊNCIAS - 163
  • CAPÍTULO 10 INSERÇÃO ECOLÓGICA: relato de experiência de equipe de pesquisa com adolescentes acolhidas durante a pandemia por covid-19 - 181
  • CAPÍTULO 11 UM ESTUDO DE CASO SOBRE VÍTIMAS INVISÍVEIS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA MULHER - 201
  • CAPÍTULO 12 PROJETOS DE UMA ONG PARA UMA VIDA PLENA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE MESQUITA-RJ - 215
  • CAPÍTULO 13 DRIBLANDO PARA NÃO PERDER: os impactos do trauma no desenvolvimento - 237
  • CAPÍTULO 14 STRESS E COPING NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA INFANTOJUVENIL - 255
  • CAPÍTULO 15 DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM VULNERABILIDADE SOCIAL: diálogos sobre os impactos do racismo, da pobreza e violência - 271
  • CAPÍTULO 16 PROBLEMAS INTERNALIZANTES COMO CONSEQUÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES - 281
  • CAPÍTULO 17 O IMPACTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E DA PANDEMIA COVID-19 EM CRIANÇAS EM CASAS DE ABRIGO EM PORTUGAL: estudo empírico - 291
  • ÍNDICE REMISSIVO - 309
  • SOBRE A ORGANIZADORA E AUTORES - 315

Organizadora

Ana Cláudia de Azevedo Peixoto

É psicóloga. Mestra e doutora pela UFRJ. Professora de Psicologia na UFRRJ. Coordenadora do Levica. Certificada em Terapia Cognitivo-comportamental e Formada em Terapia do Esquema. Autora dos livros: A música de Lara – desvendando a linguagem de crianças com Mutismo Seletivo e Em Dona Capiba: somos diferentes e organizadora dos livros: Saberes em Psicologia e Práticas na Formação em psicologia.

Autores

 

Ana Carolina Fagundes dos Santos

Graduada em Psicologia pela UFRRJ. Psicóloga Clínica. Possui experiência em Abordagem Cognitivo-Comportamental e estudos sobre violência. Mestranda em Psicologia. Pós-Graduanda em Neuropsicologia. Membro do Levica/UFRRJ.

Ana Isabel Sani

Professora na Universidade Fernando Pessoa. Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. Investigadora integrada no Centro de Investigação em Estudos da Criança na UM. Cocoord. do Observatório Permanente Violência e Crime – UFP. Membro da Open Council of Europe Academic Networks.

Andréa Lúcia Guimarães Caroli

Psicóloga clínica. Terapeuta e facilitadora em Psicoterapia Experiencial pelo TFE Brasil. Terapeuta Focada nas Emoções e em Terapia Racional-emotiva Comportamental, e em TREC/TCC para infância e adolescência pelo The Albert Ellis Institute, Nova York. Especialista em Neuropsicologia. Formada em Terapia do Esquema.

Augusto Joaquim Guambe

Doutor em Psicologia. Professor e pesquisador Afeto ao Departamento de Psicologia da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo-Moçambique.


Bruna Carvalho Coelho

Psicóloga formada pela UFRRJ e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Especial e Inclusiva pela UNOPAR. Atualmente é psicóloga educacional pela Prefeitura Municipal de Saquarema.


Carolina Miranda Backx Toledo

Psicóloga. Mestra em Psicologia pela UFRRJ. Formada em Terapia Cognitivo Comportamental e em Terapia do Esquema. Especialista em Pedagogia Empresarial e Gestão de Recursos Humanos. Responsável técnica pela Conectar – Psicologia & Desenvolvimento.

Edilaine Souza da Silva

Psicóloga Clínica formada pela UFRRJ. Pós-Graduada em Terapia Cognitivo-comportamental. Pós-Graduada em tratamento de transtornos de ansiedade e em neuropsicologia.


Elisângela Maria da Cunha Silva

Psicóloga Clínica. Especialista em Neuropsicologia com extensão em Avaliação Neuropsicológica e Psicopatologia. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Violência contra crianças e adolescentes (Levica).

Fernanda Pereira Calabar

Professora Universitária. Doutora em Psicologia (UERJ – 2022). Mestra em Psicologia (UFRRJ – 2018). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (Celso Lisboa – 2017). Psicóloga Clínica CRP 05/49473 (2015) com Bacharelado em Psicologia (UFRRJ (2015).

Francilene Rosa Torraca

Psicóloga clínica. Mestranda pela UFRRJ. Escritora, Psicopedagoga, Neuropsicologa. Diretora da clínica Escutare. Pesquisadora no Levica e Idealizadora do projeto e Curso Ansiedade e Mutismo Seletivo – Crianças que superam.

Francisco Syl Farney da Silva

Bacharel em Teologia. Psicólogo clínico. Especialista em Terapia do Esquema pela Wainer. Mestre em psicologia pela UFRRJ. Mentor e idealizador da ONG Associação Vida Plena de Mesquita-RJ, tendo sido presidente dela por alguns anos.

Gabriel da Silva Barbosa

Psicólogo formado pela UFRRJ. Pós-graduado pela UNIAMERICA em Saúde Pública, com ênfase em Saúde da Família e Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela UNIAMERICA. Psicólogo do CAPS III Profeta Gentileza.

Gabriela de Araújo Braz dos Santos

Psicóloga; mestra e doutoranda em Psicologia na UFRRJ. Pesquisadora no Levica. Professora de Psicologia e Psicóloga clínica com ênfase na Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia do Esquema. Especialista em crianças, adolescentes e famílias pelo MPRJ.

Gabriella Ramalho Batista

Psicóloga clínica e mestra pela UFRRJ. Terapeuta do esquema pela Insere Educação e em especialização pela Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUC. Pesquisadora de vínculos e estratégias protetivas pada crianças, adolescentes e famílias.

Gian Fonseca do Rozario

Graduado em Psicologia (2016) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Cursou Residência Multiprofissional em Saúde (2019) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Psicólogo efetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória-ES (SEMUS/PMV) desde 2022.

Grazielly Ribas de Oliveira

Psicóloga e doutoranda em psicologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Docente de Psicologia pela UNIFAA/Valença. Profissional capacitada pelo 1º Curso Saúde LGBTQIA+: Práticas de Cuidado Transdisciplinar. Terapeuta do Esquema.

 

Holdson Bullê

Psicólogo. Palestrante. Formado em História e Psicologia pela UNIABEU. Atua como psicólogo voluntário na Associação Vida Plena de Mesquita. Atua com as abordagens da TCC e Terapia do

Ilanna Pinheiro Medeiros

Psicóloga Clínica. Mestre e doutoranda pela UFRRJ. Pesquisadora no Levica com ênfase em famílias e infância. Tem formação em Terapia Cognitivo Comportamental e Psicopatologia Infantil. Educadora parental pela PDA – USA.

Isadora Teresa Paula de Souza

Psicóloga pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisadora nas áreas de direitos de crianças e adolescentes, violência infantojuvenil e acolhimento institucional. Psicóloga voluntária na Associação Pida Plena de Mesquita Pesquisadora no Levica.

Jacob Eduardo Xerinda

Doutorando em educação, na Faculdade de Educação da UEM. Mestre em Terapia Familiar e Comunitária, na Faculdade de Educação da UEM.

Juliana Macedo Andrade

Psicóloga formada pela UFRRJ e pós-graduada em Psicanálise Clínica pela Faculdade Metropolitana. Atualmente, é psicóloga na clínica multidisciplinar Nutriflow – Nutrição e Saúde.

Karla da Costa Seabra

Doutora e mestra em Psicologia pela UERJ. Professora Associada do Departamento de Estudos da Infância, Faculdade de Educação, UERJ/Maracanã. Psicóloga clínica e escolar. Especialista em TCC na infância e adolescência. Professora nos cursos de Pós-Graduação do Intcc-Rio e Puc/Artmed.

Karoline Arcanjo Apóstolo da Silva

Psicóloga clínica e mestra pela UFRRJ. Coordenadora de Projetos na Empodera para ONU Mulheres no Brasil. Já atuou na ONG HAJA no atendimento à população vulnerável em Jardim Gramacho – Duque de Caxias.

Liliane Ramos Ferreira da Silva

Psicóloga formada na UFRRJ. Pós-Graduada em TCC pela PUC. Foi psicóloga clínica no Instituto Labinas de Psiquiatria, São José dos Campos-SP. Desenvolvedora de projetos de inclusão e diversidade na Secretaria Municipal de Educação de Jacareí-SP. Atua no CAPS infantojuvenil. É violinista na OSIJJA.

Márcia Bruno

Psicóloga clínica. Diretora do TFE Brasil. Terapeuta certificada. Supervisora e facilitadora em Psicoterapia Experiencial pelo TFE Brasil. Terapeuta certificada em Terapia Focada nas Emoções (nível C) pelo TFE Brasil e pela ISEFT.

Marco Aurélio Mendes

Psicólogo. Mestre pela UFRJ. Doutorando na UFRRJ. Diretor do Instituto Brasileiro de Terapia focada nas Emoções e Psicoterapias Integrativas. Terapeuta certificado, supervisor e facilitador em Psicoterapia Experiencial pelo TFE Brasil. Treinador (trainer). Supervisor e terapeuta pela Sociedade Internacional de Terapia Focada nas Emoções. Pesquisador do Levica.

Maria Isabel Alves de Oliveira Valle

Pedagoga, Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga. Mestra em Educação Básica pelo Colégio Pedro II. Técnica de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher no Centro Especializado de Atendimento à Mulher da Prefeitura de Nova Iguaçu.

Patricia Marques

Psicóloga clínica formada pela UNESA-RJ. Psicóloga voluntária na Associação vida Plena de Mesquita. Formada em Terapia Familiar Sistêmica.

Rodrigo Barroso Araújo

Médico pediatra pela FESO. Infectologista Pediatra pela SESA. Médico Efetivo das Prefeituras Municipais Vila Velha e Vitória. Desde 2011, no Centro de Referência de Infecções Sexualmente Transmissíveis HIV/AIDS, no Serviço de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência que se tornou Centro de Referência à Mulher e à Família em Situação de Violência (Casa Rosa).

Sandra Duarte Antão

Psicóloga clínica. Mestra e doutoranda em Psicologia pela UFRRJ. Pesquisadora do Levica. Pós-Graduada em TCC. Professora de Psicologia na Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Desenvolve estudos sobre a identidade étnico-racial, impactos do racismo na construção da identidade.

Tainah Lucena

Psicóloga pela Unifor. Mestra em Psicologia da Justiça pela Universidade Fernando Pessoa. Atuou com crianças e adolescentes vítimas de violência na Cruz Vermelha Portuguesa e de violência sexual. Membro associado da European Society of Family Relations. 

Thatiana Ferreira de Aquino Abrahão

Graduada em Serviços Social pela UFES. Pós-Graduada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória em Saúde Coletiva. Tem experiência no atendimento a vítimas de violência. É Assistente Social efetiva na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Vitória.

Vanessa Barbosa Romera Leme

Pós-Doutora pela UFSCar e pela USP. Doutora em Psicologia pela USP e mestra pela Unesp. Professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ. Editora Associada da Revista Paidéia. Bolsista Produtividade 1D do CNPq.

Verônica Paulino da Cruz

Professora Associada do Departamento de Política Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), com estágio doutoral na Universidade Paris I Panthéon Sorbonne. 

Vinícius Horácio Pinto Guião

Assistente Social e mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência na Política de Assistência Social através das Organizações da Sociedade Civil.

Viviane Cordeiro Marques

Psicóloga pela UFRJ. Pós-Graduação em Gestalt-terapia. Especialização no Atendimento à crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência doméstica pela PUC-RJ. Atua na Secretaria Municipal de Assistência Social. Participou da implantação do Serv. Família Acolhedora, atuando como coordenadora desde 2021.