Capa do livro: Psicologia, inclusão e educação: <br>Temas atuais

Psicologia, inclusão e educação:
Temas atuais

Autores: Aurino Lima Ferreira - Fatima Maria Leite Cruz - Isabela Amblard - Severina Batista de Farias Klimsa (Orgs.)

Esta obra é uma produção coletiva do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação (Dpsie) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nosso objetivo é divulgar reflexões sobre Psicologia, inclusão e educação, desenvolvidas por professores e técnicos, vinculados ao departamento, a partir de situações de ensino, resultados de projetos de pesquisa, e atividades de extensão, juntamente com orientandos de cursos de graduação e pós-graduação. A reunião de temas diversos permite o debate acerca dos desafios e possibilidades da inclusão escolar, análise de políticas e ações afirmativas, práticas inovadoras em processos de formação inicial e continuada de professores, práticas em contextos variados, diversos níveis do desenvolvimento humano - da infância à juventude universitária; de linguagens específicas à justiça social ampla; da resiliência à avaliação; das interações à resistência à exclusão. Esperamos que a leitura provoque professores, pesquisadores e estudantes que desejem aprofundar sua compreensão sobre inclusão, diversidade e práticas pedagógicas inovadoras. O convite se constitui como um pilar na construção de práticas educacionais humanizadoras e de qualidade em todo Brasil.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6099-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6096-2
DOI: 10.24824/978652516099.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 254
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • CAPÍTULO 1 POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: experiências da UFPE - 15
  • CAPÍTULO 2 A RELAÇÃO DO PROFESSOR BRAILLISTA COM O PROFESSOR DE SALA REGULAR: recursos pedagógicos acessíveis para a inclusão do estudante com deficiência visual - 31
  • CAPÍTULO 3 REFLEXÕES SOBRE OS SIGNIFICADOS DE INFÂNCIA NO ÂMBITO DO CURSO DE PEDAGOGIA - 51
  • CAPÍTULO 4 COMPREENSÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: a sala de aula de uma professora alfabetizadora em formação pelo PNAIC - 65
  • CAPÍTULO 5 RETENÇÃO NAS LICENCIATURAS “DURAS”: escuta de estudantes sobre avaliação da aprendizagem - 81
  • CAPÍTULO 6 TRAJETÓRIAS DE LEITORES SURDOS E AS OBRAS LITERÁRIAS ESCRITAS EM LÍNGUA PORTUGUESA - 101
  • CAPÍTULO 7 ASPECTOS LEXICAIS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) - 117
  • CAPÍTULO 8 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURAS DA UFPE - 133
  • CAPÍTULO 9 MEDIAÇÕES DESENVOLVIDAS POR DOCENTE SURDO UNIVERSITÁRIO NOS CONTEXTOS DE ENSINO REMOTO E PRESENCIAL DE LIBRAS - 149
  • CAPÍTULO 10 TRIPLO ABJETO: ensaio sobre os corpos femininos, negros e surdos - 169
  • CAPÍTULO 11 NAVEGANDO NAS ONDAS DA RESILIÊNCIA: proteção, adaptação, processos e transformação participativa de(s)colonial - 187
  • CAPÍTULO 12 ESPIRITUALIDADE, ÉTICA DO CUIDADO E RESPIRAÇÃO CONSCIENTE: três convidados à formação docente - 209
  • CAPÍTULO 13 A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NOS DISCURSOS SOBRE QUALIDADE E JUSTIÇA NA EDUCAÇÃO - 229
  • ÍNDICE REMISSIVO - 247
  • SOBRE OS AUTORES - 251
ADALGISA LEÃO FERREIRA

Doutora em Educação – UFPE, Grupo Ser Educacional.

ANA MÁRCIA LUNA MONTEIRO

Professora Associada IV, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. Doutora em Psicologia, Universidade de Salamanca, Espanha.

ANTÔNIO CARLOS CARDOSO

Professor, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. Mestre em Educação, PPGEdu-UFPE.

AURINO LIMA FERREIRA

Professor Associado IV, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. Doutor em Educação, PPGEdu-UFPE.

CANDY ESTELLE MARQUES LAURENDON

Professora Associada IV, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. Doutora em Psicologia Cognitiva, UFPE.

CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO

Professor Titular, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. PhD in Education – The University of Warwick.

ELIZABETH VARJAL PINTO MEDICIS

Professora Adjunto IV, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. Doutora em Educação, Universidade de Salamanca, Espanha.

FATIMA MARIA LEITE CRUZ

Professora Titular, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. Doutora em Educação, PPGPSI-UFPE.

FABÍOLA MÔNICA DA SILVA GONÇALVES

Graduada em Pedagogia, Doutora em Psicologia Cognitiva, UFPE; Professora do Departamento de Educação da UEPB.

GISELLE SILVESTRE DE JESUS

Doutoranda PPG Psicologia Cognitiva, UFPE.

GLAUCIA DA SILVA PESSOA

Mestranda no PPG Psicologia Cognitiva, UFPE.

GUSTAVO JAIME FILIZOLA

Mestre em Educação, doutorando em educação, PPGEdu-UFPE

ISABELA AMBLARD

Professora Adjunto I, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. Doutora em Psicologia, UFPE.

JOSÉ RONIERO DIODATO

Mestrando em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)/UFPE. Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais-UFPE. Professor do Ensino Fundamental I – Prefeitura do Paulista/PE.

JÚLIA CAROLINA FERNANDES BRAGA DE MELO

Graduada em Pedagogia, CE, UFPE.

KALLINE FLÁVIA SILVA DE LIRA

Doutora em Psicologia Social. Professora da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA).

LYGIA VALENÇA DE CARVALHO

Graduada em Pedagogia, CE, UFPE.

LÚCIA MARIA DE ANDRADE DA SILVA CARAÚBAS

Professora Associado 2, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. Doutora em Educação, UFPE.

LUIZ ALBERTO MONTEIRO DA SILVA

Pedagogo e Instrutor de Yoga, Mestrando em Educação UFPE – PPGEdu.

MARIA DA CONCEIÇÃO LIMA

Professora Adjunto I, Departamento de Gestão, CE, UFPE. Doutora em Educação, UFPE.

MARCELA THAIANE DE LIMA SILVA

Graduada em Pedagogia, DPSIE-UFPE, Professora Substituta, Mestre em Educação-UFPE.

MARIA ELOISA MARTINS VIEIRA

Transcritora do Sistema Braille / Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. Especialista em Psicologia na Educação, UFPE. Mestranda em Ergonomia - PPERGO / CAC - UFPE

MARIA LÚCIA FERREIRA DA SILVA

Mestra em Educação, PPGEdu-UFPE, doutoranda em Educação, PPGEdu-UFPE, Psicóloga Educacional e Clínica.

MARY JECKSAM DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA SOARES

Graduada em Pedagogia, CE, UFPE.

SANDRA PATRÍCIA ATAÍDE FERREIRA

Professora Titular, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. Doutora em Psicologia Cognitiva, UFPE.

SEVERINA BATISTA DE FARIAS KLIMSA

Professora Adjunto, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. Doutora em Linguística, UFPB.

TATIANA LIMA BRASIL

Mestra em psicologia, Unicap/PE, doutora em Educação, PPGEdu-UFPE, psicóloga clínica.

TÍCIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE

Professora Associada IV, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. Doutora em Psicologia Cognitiva, UFPE.

WILMA PASTOR DE ANDRADE SOUSA

Professora Associada III, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, CE, UFPE. Doutora em Linguística, UFPE.