Capa do livro: Gamificar em sala de aula: <br>Ensino Médio - Volume 4

Gamificar em sala de aula:
Ensino Médio - Volume 4

Autores: Viviani Darolt - Isadora Darolt Rabelo - Andreia Menegueti - Runy Cristina Santos

Essa obra foi escrita por autores, atuantes em diversas áreas de conhecimento: Professores, psicólogos, nutricionistas...
A intenção aqui, é trazer de forma didática, experiências gamificadas desenvolvidas no Ensino  Médio a partir da perspectiva do ambiente escolar em que se constituem, permitindo ao leitor, entender as etapas de implementação da gamificação para essa faixa etária.
Entendemos que muitas vezes, o professor tem interesse em desenvolver a metodologia em suas aulas, mas não entende bem por onde começar, tem dúvidas sobre a prática pedagógica, esse é nosso ponto de partida.
Os projetos descritos nessa obra, foram criados pelos próprios aplicadores e, receberam o apoio das equipes gestoras das unidades educacionais, além disso, outros profissionais, não autores, participaram ativamente do processo, contribuindo para o sucesso da gamificação.
Esperamos que sua experiência nessa leitura seja agradável e enriquecedora. E agora convido-te a entrar no mundo da gamificação no Ensino Médio.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5999-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-6000-9
DOI: 10.24824/978652515999.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 15
  • PRIMEIRAS PALAVRAS - 19
  • CAPÍTULO 1 A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO - 21
  • CAPÍTULO 2 A INFLUÊNCIA DOS JOGOS ESPECÍFICOS NA PRÁTICA DA GAMIFICAÇÃO - 25
  • CAPÍTULO 3 PANORAMA ATUALIZADO DO NOVO ENSINO MÉDIO: reflexões e transformações - 31
  • CAPÍTULO 4 EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO E PRÁTICA DOCENTE: reflexões para uma práxis exitosa - 45
  • CAPÍTULO 5 DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: a era das práticas corporais de aventura - 49
  • CAPÍTULO 6 RECREAÇÃO, RECREAÇÃO ESCOLAR E RECREAÇÃO NO ENSINO MÉDIO - 51
  • CAPÍTULO 7 O JOGO NO ENSINO MÉDIO: relações, percepção e desenvolvimento desse conteúdo curricular nas aulas de educação física escolar - 61
  • CAPÍTULO 8 CAPOEIRA NO ENSINO MÉDIO - 69
  • CAPÍTULO 9 GAMIFICANDO A CAPOEIRA - 81
  • CAPÍTULO 10 A GAMIFICAÇÃO COMO PROPOSTA NA DIMINUIÇÃO DO ABSENTEÍSMO - 91
  • CAPÍTULO 11 GAMIFICANDO NO ENSINO MÉDIO: um relato de experiência das práticas corporais de aventura - 101
  • CAPÍTULO 12 O RPG NA GAMIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO - 113
  • CAPÍTULO 13 NAMORAL NO ENSINO MÉDIO: experiência de gamificação de uma disciplina voltada para desenvolver soft skills e integridade - 131
  • CAPÍTULO 14 JUMANJI: A JORNADA ALÉM DO TABULEIRO: uma gamificação na selva da realidade - 147
  • ÚLTIMAS PALAVRAS - 173
  • ÍNDICE REMISSIVO - 175
  • SOBRE OS AUTORES E ORGANIZADORAS - 179
ORGANIZADORAS

VIVIANI DAROLT

Possui graduação em Educação Física – UFMT – 1999 e em Biomedicina pela Faculdade de Cuiabá (2014), Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano, Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília – UCB – 2023. Atualmente em Estágio Pós-Doutoral na Universidade Católica de Brasília – UCB. Concursada pela rede municipal de ensino de Cuiabá desde 2000, atuou como Formadora da Educação Física na Secretaria Municipal de Educação em Cuiabá (2014), direção e produção do Projeto Espetáculo de 2015 a 2019 na EMEB Maria Tomich Monteiro da Silva. Empreendeu como professora no Centro Universitário UNIVAG 2004 a 2008 nas disciplinas de Didática, Estágio Supervisionado, Ginástica Artística/Rítmica, e na FAUC nas disciplinas de Dança, Atividades Rítmicas e Natação. Atualmente é professora de Educação Física 40 horas na EMEB Maria Tomich Monteiro da Silva, desenvolve nessa instituição o projeto “Conectados”, de ensino híbrido e uso das tecnologias na educação. Trabalha com cursos de formação e capacitação, ministra palestras, rodas de conversa e lives na área de Educação. Realiza pesquisas e produz textos relativos ao ensino híbrido e as metodologias inovativas e gamificação na perspectiva interdisciplinar.

ANDREIA MENEGUETI

Professora de Educação Física. Licenciada em Educação Física pela Universidade de Cuiabá - UNIC, pós-graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Candido Mendes - Rio de Janeiro. Professora efetiva da rede municipal de Cuiaba, MT. Autora do capítulo “A Gamificação na Educação”, do livro “ Gamificar em Sala de Aula”, 2020. Autora do capítulo “A Gamificação no Desenvolvimento Comportamental” e Organizador do livro Gamificar em Sala de Aula, 2023.

RUNY CRISTINA SANTOS

Graduada pela UNIVAG (Centro Universitário de Várzea Grande). Licenciatura/Bacharelado. Pós-Graduação em Natação e atividades Aquáticas pela FIC (Faculdades Intrgradas de Cuiabá). Professora de Educação Física efetiva da Rede Municipal de Cuiabá, MT. Autora de capítulo de livro e relatos de experiências da coletânea Gamificar em Sala de Aula e Organizadora do livro Gamificar em Sala de Aula, 2023.

ISADORA DAROLT RABELO

Estudante do 9º Período de Farmácia – UNIC, criadora dos jogos gamificados do grupo “Gamificar em sala de aula”. Autora de capítulos nos livros: “Ensino Híbrido: metodologias e personalização (2019), “Gamificar em sala de aula: Ensino Fundamental” e, “Gamificar em sala de aula: Ensino Médio”.

AUTORES

ADRIANA DANTAS DE OLIVEIRA DA SILVA

Mestre em Educação Física. Graduada em Pedagogia e Licenciada em Educação Física. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Professora de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Atualmente lotada na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do GDF (EAPE).

AIMEÊ EDUARDA VIEIRA BORGES

Tem 22 anos, estudante de Psicologia do 8° semestre no Centro Universitário do Distrito Federal - UDF e faz iniciação científica pesquisando Os Impactos do Projeto NaMORAL na Adesão a Valores Sociomorais de adolescentes. Faz estágio voluntário no MPDFT e gosta de estudar sobre literatura, filosofia e teologia.

ANA LUCIA DOS SANTOS NOGUEIRA

Tecnóloga em Design Gráfico. Coordenadora de Comunicação e Mídias Sociais do Projeto NaMORAL/MPDFT.

ANDREIA MENEGUETI

Professora de Educação Física. Licenciada em Educação Física pela Universidade de Cuiabá - UNIC, pós-graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Candido Mendes - Rio de Janeiro. Professora efetiva da rede municipal de Cuiaba, MT. Autora do capítulo “A Gamificação na Educação”, do livro “ Gamificar em Sala de Aula”, 2020. Autora do capítulo “A Gamificação no Desenvolvimento Comportamental” e Organizador do livro Gamificar em Sala de Aula, 2023.

CAMILA DE ASSIS MONTEIRO

Graduação em Educação Física Licenciatura e Bacharel pela Universidade de Cuiabá - UNIC (2009). Pós-Graduada em Natação e Atividades Aquáticas - Faculdades Integradas de Cuiabá - FIC (2012). Atualmente é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Cuiabá (Secretaria Municipal de Educação). Atua na EMEB Vereador Paulo de Campos Borges. Autora de capítulos dos Livros Gamificar em Sala de Aula Volume 1, 2 e 3, sendo que no volume 2 também atuou como organizadora do Livro.

CARMEN SILVIA GRUBERT CAMPBELL

Licenciatura em Educação Física e Mestrado em Ciências da Motricidade – UNESP, Doutorado em Ciências Fisiológicas – USP, Post Doc – UM-MSM. Exerce atividades de pesquisa e docência na – UCB, coordena o laboratório de estudos em psicomotricidade e estimulação infantil transdisciplinar e o grupo de estudos GEBEXFISI – UCB.

CÉSAR VIEIRA MARQUES FILHO

Licenciatura Plena em Educação Física – UFSM, Especialização em Educação Física Escolar e Mestrado em Educação Física – UFSM, Doutorado em Educação Física – UNICAMP. Docente na UCB, desenvolve pesquisas em pedagogia do esporte e formação de treinadores esportivos.

CÍNTIA PIRES AQUINO DE CARVALHO

Professora do Estado do Pernambuco - Coordenadora da aplicação do NaMORAL na região do Sertão Médio do São Francisco - Pernambuco. Psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia do Esquema.

CLARISSA TONON CAMPOS

Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Avantis - UniaAvan em Balneário Camboriú, SC. Especialista em Educação Física Escolar pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Professora efetiva da rede pública municipal de Cuiabá, MT.

CLEONICE MACIEL PEREZ

Licenciatura Plena em Educação Física pela UFMT, Especialização em Educação Física e Esporte - UFMT, Gerontologia - UNIC e, Atenção Básica em Saúde – FIOCRUZ. Autora de capítulos do livro Gamificar em Sala de Aula - Ensino Fundamental (2023). Professora efetiva da Rede Municipal de Cuiabá, MT.

DILSON CÉSAR LEAL RIBEIRO

Licenciatura Plena em Educação Física - UFMT. Especialização em Futsal – Unopar. Mestre em Ensino - ampla parceria IFMT/UNIC. Autor do livro: Por que (Para que) ser Professor?

EDER MARIANO PAIVA FILHO

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás. Bacharelado em Educação Física pela Uniasselvi. Especialização em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Professor Efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá.

FABIANA FRANÇA RODRIGUES

Licenciatura Plena em Educação Física – UFMT, Pós Graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais – Faculdade Poliensino/Cuiabá. Autora de capítulo no livro “Gamificar em Sala de Aula: Ensino Fundamental (2023).

HÉLITON JÂNIO GOMES ROSA

Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade AUM (2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar na Faculdade Integrada de Várzea Grande - FIVE (2015). Mestrado em Ensino pela Universidade de Cuiabá - UNIC (2019). o Curso de Graduação em Educação Física da Faculdade UNIFACC (2019-2022).

ISADORA DAROLT RABELO

Estudante do 9º Período de Farmácia – UNIC, criadora dos jogos gamificados do grupo “Gamificar em sala de aula”. Autora de capítulos nos livros: “Ensino Híbrido: metodologias e personalização (2019), “Gamificar em sala de aula: Ensino Fundamental” e, “Gamificar em sala de aula: Ensino Médio”.

JOACELMO BARBOSA BORGES

Licenciatura Plena em Educação Física – UFMT. Especialização em Educação Física Escolar – UFMT. Mestre em Educação - PPGE/UFMT.

LETÍCIA RIOS SAMPAIO

Professora de Educação Física. Licenciada em Educação Física pela Faculdade Católica Rainha da Paz - FCARP. Pós-Graduada em Educação Física Escolar pela Faveni. Professora Licenciada em Artes Visuais pela Faveni.

LIZIA KELLE DOS SANTOS ALMEIDA

Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Especialista em Pedagogia do Esportes Escolar e Metodologia do Ensino Superior - FCARP. Licenciada em Educação Física pela FCARP e Bacharel pela Claretiano. Professora de Educação Física concursada na rede Estadual de Mato Grosso - SEDUC-MT. Atualmente atua como professora no Curso de Educação Física da FCARP e professora de Ed. Física na Escola Plena João Sato – Araputanga, MT, Brasil. Área de pesquisa: Educação, Educação Física escolar, promoção de saúde e qualidade de vida, crescimento e desenvolvimento humano, atividade Física e esportes para crianças e jovens.

LUCIANA ASPER Y VALDÉS

Promotora de Justiça do MPDFT e Gestora do Projeto NaMORA  há 20 anos. Foi estagiária e servidora do Ministério Público Federal por 10 anos. Liderou o movimento das 10 medidas contra a corrupção no Distrito Federal em 2015. Representa o MPDFT na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro - ENCCLA e coordenou a ação “Todos juntos contra a corrupção” em 2017 e 2018 dentro da referida estratégia.

MARICLÉA DE JESUS SIVA GÓES

Assessora Pedagógica do NaMoral/MPDFT. Formada em Pedagogia e Licenciatura Plena em Educadora Física; Pós-Graduada em Lazer e Políticas Públicas, Pós-Graduada em Bases Científicas da Preparação Física.

RAFAEL CRUZ

Mestre em Educação Física. Licenciatura Plena em Educação Física. Especialista em Treinamento Desportivo e MBA em Gestão de Projetos. Professor de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Atualmente doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília.

RENATA FERNANDES CABRAL

Bióloga. Graduanda em Administração. Coordenadora Administrativa do Projeto NaMoral no MPDFT.

RODRIGO BUENO DE FREITAS

Graduado em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior. Doutorando em Ciência da Educação pela Christian Business School. Professor na Escola Estadual João Sato Araputanga, MT.

ROGÉRIO MARQUES DE ALMEIDA

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, graduado em licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). Professor de Educação Física do IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso. Autor do livro: Entre Histórias e Memórias da Educação Física no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Pertencente aos grupos de pesquisa GEPEFEP – grupo de estudos e pesquisa em educação física no ensino médio profissionalizante, e GEPECS – grupo de estudos e pesquisas em esportes, cultura e sociedade.

RUNY CRISTINA SANTOS

Graduada pela UNIVAG (Centro Universitário de Várzea Grande). Licenciatura/Bacharelado. Pós-Graduação em Natação e atividades Aquáticas pela FIC (Faculdades Intrgradas de Cuiabá). Professora de Educação Física efetiva da Rede Municipal de Cuiabá, MT. Autora de capítulo de livro e relatos de experiências da coletânea Gamificar em Sala de Aula e Organizadora do livro Gamificar em Sala de Aula, 2023.

SULIANE BEATRIZ RAUBER

Ser humano que está no mundo para ser fator de soma na vida das pessoas. Doutora em Educação Física. Especialista em Psicologia Positiva. Professora Universitária. Coordenadora Pedagógica do Projeto NaMORAL, no MPDFT. Atua com promoção da cultura da integridade e do bem estar em ambientes escolares e acadêmicos.