ORGANIZADORES
LILIANA SOARES FERREIRA
Doutora em Educação, pela UFRGS. Mestra em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Especialista em Literaturas Língua Portuguesa e Graduada em Pedagogia e Letras pela UNIJUÍ. Atualmente, é professora na graduação, especialização e Programas de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFSM. É Líder do Grupo Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas e Bolsista Produtividade CNPq.
ANA SARA CASTAMAN
Doutora em Educação, pela Unisinos. Mestra em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Graduada em Psicologia e Pedagogia. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – área Psicologia, no IFRS – Campus Sertão e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPTIFRS). Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.
SILVIA DE SIQUEIRA
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pela UFSM. Especialista em Práticas Assertivas na Educação Profissional integrada à EJA pelo IFRN. Graduada em Ciências Biológicas, pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos/RS, e integrante do Kairós – Grupo De Estudos e Pesquisas Sobre Trabalho, Educação E Políticas Públicas.
MARCOS JOSÉ ANDRIGHETTO
Doutor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Doutor em Educação pela UFSM. Especialista em Práticas Assertivas na Educação Profissional integrada à EJA pelo IFRN. Graduado em Gestão Pública pela UNIJUÍ e Licenciado em Sociologia e Pedagogia pela FAEP. Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal Farroupilha e integrante do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas.
AUTORES
DEMETRIO CHEROBINI
Doutor em Educação (UFSC). Professor na Rede Municipal de Santa Maria/RMSM/RS.
ADRIANA DUARTE LEON
Doutora em Educação (UFMG). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
CLARICE MONTEIRO ESCOTT
Doutora em Educação (UFRGS). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre.
MICHELI BORDOLI AMESTOY
Doutora em Educação em Ciências (UFSM). Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
LUIZ CALDEIRA BRANT DE TOLENTINO NETO
Doutor em Educação (USP). Professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
ÂNTHONY SCAPIN EICHNER
Doutor em Educação. Professor da Educação Básica e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
RONALDA BARRETO SILVA
Doutorado em Educação (UNICAMP). Professora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
LUIS FERNANDO MINASI
Doutor em Educação (UFRGS). Professor na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
JONAS EMANUEL PINTO MAGALHÃES
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Pedagogo na Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (SEE/RJ).
VICENTE CABRERA CALHEIROS
Doutor em Educação (UFSM). Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT).
MARIA ADÉLIA DA COSTA
Doutora em Educação (UFU). Professora no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
LEANDRO LAMPE
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). Pesquisador na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
SHIRLEY BERNARDES WINTER
Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
MARIA RITA NETO SALES OLIVEIRA
PhD em Educação (FSU/Estados Unidos). Professora titular aposentada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
FLÁVIO ANTÔNIO DOS SANTOS
Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Professor Titular no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
SIDINEI PITHAN DA SILVA
Doutor em Educação (UFPR). Professor na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).
VANICE SCHOSSLER SBARDELOTTO
Doutora em Geografia (UNIOESTE). Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
JAQUELINE MOLL
Doutora em Educação (UFRGS). Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
SANDRA REGINA DE OLIVEIRA GARCIA
Doutora em Educação (UFPR). Professora Titular na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
OTÍLIA MARIA ALVES DA NÓBREGA ALBERTO DANTAS
Doutora em Educação (UFRN). Professora Associada na Universidade de Brasília (UnB).
IVAN CARLOS BAGNARA
Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Erechim).
ADAIR ADAMS
Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
RODRIGO CARDOZO FUENTES
Doutor em Educação/UFSM. Professor na Universidade Federal de Santa Maria/CTISM/UFSM.
MARIA CECILIA LOREA LEITE
Doutora em Educação (UFRGS). Professora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
ERNANI SANTOS SCHMIDT
Doutor em Educação (UFPel). Advogado. Professor Faculdades João Paulo II Pelotas.
LUCAS BARBOSA PELISSARI
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
ANSELMO ALENCAR COLARES
Doutor em Educação (UNICAMP). Professor Titular na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
LAURA SENNA FERREIRA
Doutora em Sociologia (UFRJ). Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
ÂNGELA MARIA SILVEIRA PORTELINHA
Doutora em Educação (UFRGS). Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
MARIGLEI SEVERO MARASCHIN
Doutora em Educação (UFSM). Professora no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM/UFSM).
LAÍS RODRIGUES DA SILVA
Doutora em Ciência, Tecnologia e Educação (CEFET). Professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e do Colégio Pedro II/RJ.
RODRIGO TREVISANO DE BARROS
Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação (CEFET). Professor no Colégio Pedro II/RJ.
SUZETE TEREZINHA ORZECHOWSKI
Doutora em Educação (PUC). Professora na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).
GABRIEL GRABOWSKI
Doutor em Educação (UFRGS). Professor na Universidade Feevale (Feevale).
ADÃO CARON CAMBRAIA
Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar – Campus Santo Augusto).
CELIA REGINA OTRANTO
Doutora em Ciências Sociais (UFRRJ). Professora na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
ANDERSON TEIXEIRA BOANAFINA
Doutor em Educação (UFRRJ). Coordenador Pedagógico na Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
CLAUDIO RODRIGUES DO NASCIMENTO
Doutor em Educação (UFSM). Professor aposentado na Universidade Federal de Santa Maria (CTISM/UFSM).
FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
Doutora em Educação (UFSC). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC).
EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Doutor em Educação (UECE). Professor Adjunto na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO
Doutor em Educação (UFPB). Professor Adjunto na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
RODRIGO SARRUGE MOLINA
Doutor em Educação (UNICAMP). Professor adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
EDUARDO CRISTIANO HASS DA SILVA
Doutor em Educação (UNISINOS). Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA
Doutor em Educação (UFRN). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN – Campus Mossoró).
MARIO LOPES AMORIM
Doutor em Educação (USP). Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
MARLIZE DRESSLER
Doutora em Educação (UFSM). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Educação/Kairós (UFSM).
MARIA AUGUSTA MARTIARENA
Doutora em Educação (UFPEL). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Osório).
RENATO MARINHO BRANDÃO SANTOS
Doutor em Educação (UMINHO/Portugal). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN – Campus São Gonçalo do Amarante).
ARIELE MAZOTI CRUBELATI
Doutora em Sociologia (UFSCAR). Professora Doutora Adjunta na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
MARCUS FERNANDES MARCUSSO
Doutor em Educação (UFSCAR). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).
NATHÁLIA LUIZ DE FREITAS
Doutora em Linguística (UNICAMP). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).
ROZIELI BOVOLINI SILVEIRA
Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
MOEMA GOMES MORAES
Doutora em Educação (PUCGO). Professora Adjunta na Universidade Federal de Goiás (UFG).
MARIA CRISTINA CAMINHA DE CASTILHOS FRANÇA
Doutora em Antropologia Social (UFRGS). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Porto Alegre).
CÍNTIA MAGNO BRAZOROTTO
Doutora em Educação (UNICAMP). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
ANDRÉIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO
Doutora em Educação (PUCRS). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Porto Alegre).
SÉRGIO WESNER VIANA
Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Porto Alegre).
NALÚ FARENZENA
Doutora em Educação (UFRGS). Professora Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
SELMA CRISTINA SILVA DE JESUS
Doutora em Ciências Sociais (UFBA). Professora na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
ELENA MARIA MALLMANN
Doutora em Educação (UFSC). Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
DIORGE ALCENO KONRAD
Doutor em História Social do trabalho (UNICAMP). Professor Titular na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
CRISTHIANNY BENTO BARREIRO
Doutora em Educação (PUCRS). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul – Campus Pelotas).
MARIA MARGARIDA MACHADO
Doutora em Educação (PUCSP). Professor Associada na Universidade Federal de Goiás (UFG).
ANTÔNIO CARLOS SANTOS DE LIMA
Doutor em Letras e Linguística pelo PPGLL/UFAL. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL – Campus Maceio).
RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI
Doutor em Letras e Linguística pelo PPGLL/UFAL. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL – Campus Maceio).
MARIA BEATRIZ MOREIRA LUCE
Doutora em Educação/Michigan State University, MSU, Estados Unidos. Professora Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
JULIANA HASS MASSENA
Doutora em Educação (UFRGS). Pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
ELTON LUIZ NARDI
Doutor em Educação (UNISINOS). Professor Titular na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).
DÉBORA TEIXEIRA DE MELLO
Doutora em Educação (UNICAMP). Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
JOICE ESTACHESKI
Doutora em Educação (UFSCAR). Professora na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED).
WANESSA MOREIRA DE OLIVEIRA
Doutora em Ciências (FIOCRUZ). Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG).
CRISTINA MARIA CARVALHO DELOU
Doutora em Educação (PUCSP). Professora Aposentada na Universidade Federal Fluminense (UFF).
FERNANDO BESSA RIBEIRO
Doutor em Ciências Humanas e Sociais/UTAD/Portugal. Professor associado com agregação, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa – Polo da Universidade do Minho.
JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
Doutor em Educação (PUCRS). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Sertão).
ADRIANA PAULA Q. ROSA E SILVA OLIVEIRA SANTOS
Doutora em Educação (UFBA). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL – Campus Maceió).
ÁUREA LUIZA Q. ROSA E SILVA RAPÔSO
Doutora em Engenharia Industrial (UFBA). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL – Campus Maceió).
PATRÍCIA SOARES LINS
Mestra em Engenharia de Produção (UFPB).Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (UFBA). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL – Campus Maceió).
LEANDRO TURMENA
Doutor em Educação (UEM). Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Dois Vizinhos).
MOACIR FERNANDO VIEGAS
Doutor em Educação (UFRGS). Professor Adjunto na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
MARCELO EDER LAMB
Doutor em Educação (UNISC). Professor da Educação Básica e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
LEILA MARIA CAMARGO
Doutora em Educação Currículo (PUCSP). Professora na Universidade Estadual de Roraima (UERR/SEED-RR).
ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Doutor em Educação (UFU). Professor Titular na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).
ARIANE CORRÊA PACHECO
Doutora em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
JOÃO FRANCISCO MAGNO RIBAS
Doutor em Educação Motora (UNICAMP). Professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
CAETANA JURACY REZENDE SILVA
Doutora em Educação (UnB). Professora Titular na Universidade de Brasília (UnB).
PAULO RICARDO TAVARES DA SILVEIRA
Doutor em Educação (UFPEL). Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
ALESSANDRO DE MELO
Doutor em Educação (UFPR). Professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
CARINA ALVES DA SILVA DARCOLETO
Doutora em Educação (UNESP). Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
SILVIA DE SIQUEIRA
Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
Doutora em Educação (UFRN). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Doutor em Educação (UFPA). Professor Associado na Universidade Federal do Pará (UFPA).
ELAINE MEIRE VILELA
Doutora em Ciências Humanas (UFMG). Professora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
CLAUDIA LIMA AYER DE NORONHA
Doutora em Sociologia (UFMG). Pesquisadora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
MARILÉIA GOLLO
Doutora em Educação nas Ciências/Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar – Campus Santo Augusto).
GISLEI JOSÉ SCAPIN
Mestre em Educação Física (UFSM). Pesquisador na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
MARIA NILVANE FERNANDES
Doutora em Educação (UEM). Professora na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-doutoranda em Human development and family sciences. Texas Tech University (TTU – Texas, EUA).
LEONARDO LEONIDAS BRITO
Doutor em História Social (UFF). Professor no Colégio Pedro II e professor visitante do Pós Ensino (Mestrado em Ensino) IFRN/UERN/UFERSA.
MARIA CIAVATTA
Doutora em Educação (PUC-RJ). Professora Titular na Universidade Federal Fluminense (UFF).
GAUDÊNCIO FRIGOTTO
Doutor em História, Sociedade e Educação (PUC-SP). Professor Associado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
ALINE LUZ MESQUITA
Mestra em Educação (UFSCAR). Pesquisadora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Coordenadora Pedagógica na Educação Básica (SP).
IVAN FORTUNATO
Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (USP). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP), e Doutor em Geografia (UNESP). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Campus Itapetininga).
MARCO ARLINDO AMORIM MELO NERY
Doutor em Educação (UFBA). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS).
JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Doutor em Educação (UFPB). Professor Adjunto na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
MARISE NOGUEIRA RAMOS
Doutora em Educação (UFF). Professora Associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
PAULINO JOSÉ ORSO
Doutor em Educação (UNICAMP). Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
DULCINEIA LIBRAGA PAPALIA DE TONI
Doutora em Educação (UFSM). Coordenadora Pedagógica na Rede Santa Paulina (RS).
DAIANE DALLA NORA
Doutora em Educação (UFSM). Professora na Rede Municipal de Santa Maria (RMSM/RS).
ARISTEU CASTILHOS DA ROCHA
Doutor em História (PUCRS). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar – Campus Júlio de Castilhos).
JULIANA MEZOMO CANTARELLI
Doutora em Educação (UFPel). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar – Campus Júlio de Castilhos).
TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
Doutora em Educação (UFSM). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).
LUCÍLIA REGINA DE SOUZA MACHADO
Doutora em Educação (PUC/SP). Professora Titular aposentada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professora Visitante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
ANTÔNIO ALMERICO BIONDI LIMA
Doutor em Educação (UFBA). Professor Adjunto na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Membro da Coordenação da Rede de ensino, pesquisa e extensão em educação profissional pública da Bahia – RedeEPT–BA.
CÉLIA TANAJURA MACHADO
Doutora em Educação (UFBA). Professora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro da Coordenação da RedeEPT-BA.
CARMEN ELOÍSA BERLOTE BRENNER
Doutoranda em Educação (UFPel) e Mestra em Educação (UFSM). Pedagoga na Unipampa e Pesquisadora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
FRANCELI BIANQUIN GRIGOLETTO PAPALIA
Doutoranda em Educação (UFPel) e Mestra em Educação (UFSM). Pesquisadora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
MÁRIAM TRIERVEILER PEREIRA
Doutora em Engenharia Química (UEM). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR – Campus Curitiba).
EVERTON RIBEIRO
Doutor em Educação (UFPR/The University of Texas at Austin). Professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
GUILHERME RIBEIRO ROSTAS
Doutor em Políticas Sociais e Direitos Humanos (UCPel). Professor Titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul – Campus Pelotas).
MÁRCIA AMARAL CORRÊA UGHINI VILLARROEL
Doutora em Educação (USP). Professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Porto Alegre).
LUCIA MARIA MARTINS GIRAFFA
Doutora em Computação (UFRGS). Professora Titular da Escola Politécnica - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
CRISTINA KOLOGESKI FRAGA
Pós-Doutora em Serviço Social/Universidade de Coimbra (PT). Professora Titular na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
FABIO JARDEL GAVIRAGHI
Doutor em Educação nas Ciências (Unijuí). Professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
MICHELE PAZOLINI
Doutora em Educação/UFES
Professora na Universidade Federal do Espírito Santo/UFES
MARCELO LIMA
Doutor em Educação/UFF
Professor Associado na Universidade Federal do Espírito Santo/UFES
ANDREIA ROSANGELA KESSLER MÜHLBEIER
Mestra em Ciência da Computação (UFSM). Professora na E.E.E.M. Maria Rocha.
ANA SARA CASTAMAN
Doutora em Educação (UNISINOS). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
LIZANDRA FALCÃO GONÇALVES
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
GISELDA MESCH FERREIRA DA SILVA
Mestre em Educação (Unipampa). Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
NEILA PEDROTTI DRABACH
Doutora em Educação (USP). Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).
CARLOS SOARES BARBOSA
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Professor Adjunto na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
REMI CASTIONI
Doutor em Educação (Unicamp). Professor Titular na Universidade de Brasília (UnB).
JAQUELINE PEREIRA VENTURA
Doutora em Educação (UFF). Professora Titular Associada na Universidade Federal Fluminense (UFF).
JOÃO FRANCISCO LOPES DE LIMA
Doutor em Educação/UFF
Professor na Universidade Federal do Acre/UFAC
LUCIANE PENTEADO CHAQUIME
Doutora em Educação/UFSCAR
Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/IFSP
VÂNIA DO CARMO NOBILE
Doutora em Educação (IFRN). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).
ANA CLÁUDIA FERREIRA GODINHO
Doutora em Educação (Unisinos). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
FRANCINAIDE DE LIMA SILVA NASCIMENTO
Doutora em Educação (UFRN). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN – Reitoria).
ANTONIO PAULINO DE SOUSA
Doutor em Ciências Sociais (FASSE – Faculté des Sciences Sociales et Ecconomiques). Doutor em Sociologia (Paris VII-Sorbonne). Professor Titular na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
MÁRCIA HELENA SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul).
ROBERTO RAFAEL DIAS DA SILVA
Doutor em Educação (UNISINOS). Professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
LEDIANE FANI FELZKE
Doutora em Antropologia (UnB). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO – Campus Ji-Paraná).
AUGUSTO RODRIGUES DE SOUSA
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFRO). Pesquisador na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO – Campus Guajará/Mirim).
MARIA CLARA BUENO FISCHER
Doutora em Educação (University of Nottingham – NOTTINGHAM). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista PQ-CNPq.
MARIA CRISTINA PANSERA DE ARAÚJO
Doutora em Genética e Biologia Molecular (UFRGS). Professora na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
LEONICE APARECIDA DE FÁTIMA ALVES PEREIRA MOURAD
Doutora em História (UNISINOS) e Doutora em Geografia (UFSM). Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
MARCOS JOSÉ ANDRIGHETTO
Doutor em Educação (UFSM). Pesquisador na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar – Campus Santo Augusto).
MARCOS FRANCISCO MARTINS
Doutor em Educação (UNICAMP). Professor na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – Campus Sorocaba).
RICARDO ANTONIO RODRIGUES
Doutor em Filosofia (PUCRS). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar – Campus Jaguari).
MARCOS BRITTO CORRÊA
Doutor em Educação (UFSM). Pesquisador na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
FLAVIO HENRIQUE ALBERT BRAYNER
Doutor em Educação (Paris V). Professor Emérito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
JOSELMA FERREIRA LIMA E SILVA
Doutora em Educação (UECE). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).
CHRISTIAN MULEKA MWEWA
Doutor em Educação (UFSC). Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
CINTIA MEDEIROS ROBLES AGUIAR
Mestra em Educação (UFMS). Pesquisadora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
JOSÉ CLAUDINEI LOMBARDI
Doutor em Educação (UNICAMP). Professor Titular na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
LEANDRO ELIEL PEREIRA DE MORAES
Doutor em Educação (UNIMEP). Servidor lotado na Câmara Municipal de Campinas (CMC).
LILIANA SOARES FERREIRA
Doutora em Educação (UFRGS). Professora Titular na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
OSMAR LOTTERMANN
Doutor em Educação (UNIJUÍ). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Farroupilha).
MARCOS AURELIO SCHWEDE
Doutor em Tecnologia e Sociedade (UTFPR). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC – Campus Joinville).
LUIZA DA SILVA BRAIDO
Mestra em Educação (UFSM). Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).