Capa do livro: Glossário sobre trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica

Glossário sobre trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica

Autores: Liliana Soares Ferreira - Ana Sara Castaman - Silvia de Siqueira - Marcos José Andrighetto (Orgs.)

O Glossário sobre Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) aqui disponibilizado a você, leitor (a), é uma iniciativa do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no intuito de facilitar o acesso à descrição de termos, palavras e expressões recorrentes nas produções e nos estudos nesta modalidade educativa. Destaca-se que a EPT constitui-se como uma modalidade de educação responsável por formar a força de trabalho no contexto brasileiro e, nesse sentido, envida esforços na luta e defesa de uma educação integral e emancipatória para a classe trabalhadora. Tem-se como pressuposto que pensar sobre o processo educativo consiste em selecionar certa estrutura de linguagem, com sentidos e significados, de mesma vertente teórica, ou seja, aquela voltada à formação humana integral. Com base nas pesquisas depositadas nos repositórios e nas temáticas socializadas, foram convidados (as) pesquisadores (as) de todos os estados brasileiros e de Portugal, que se dedicam ao estudo das especificidades epistemológicas e científicas e militam na defesa da EPT como política pública, para produzir 121 verbetes que integram este glossário.
Os (as) organizadores (as) integram a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica (REGEPT).

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5885-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-5884-6
DOI: 10.24824/978652515885.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 446
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 17
  • ALIENAÇÃO DO TRABALHO - 19
  • ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - 22
  • AVALIAÇÃO - 25
  • AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA - 28
  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC - 31
  • CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE – CNEC - 35
  • CAPITAL - 41
  • CAPITAL HUMANO - 44
  • CAPITALISMO - 44
  • CATÁLOGO NACIONAL DE CURSOS REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 47
  • CATÁLOGO NACIONAL DE CURSOS TÉCNICOS - 50
  • CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA – CEFET - 53
  • CONHECIMENTO - 57
  • CURRÍCULO - 60
  • CURRÍCULO INTEGRADO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR - 64
  • CURSO NORMAL - 67
  • CURSO TÉCNICO - 73
  • CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA - 77
  • DIREITO À EDUCAÇÃO - 80
  • DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 85
  • DIVERSIDADE CULTURAL - 89
  • DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO - 93
  • DOCÊNCIA - 97
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – EJA-EPT (PROEJA) - 100
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO - 104
  • EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR - 108
  • EDUCAÇÃO POLITÉCNICA - 114
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA - 118
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 121
  • EMPREGO - 124
  • ENSINO MÉDIO INTEGRADO - 126
  • ESCOLA - 133
  • ESCOLA AGRÍCOLA - 136
  • ESCOLA COMERCIAL - 139
  • ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES - 143
  • ESCOLA INDUSTRIAL - 146
  • ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS - 150
  • ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS - 153
  • ESTADO - 157
  • ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 160
  • EVASÃO E PERMANÊNCIA - 165
  • ÊXITO ESCOLAR - 169
  • EXPANSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS - 172
  • EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 176
  • FINANCIAMENTO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO - 180
  • FLEXIBILIZAÇÃO DO TRABALHO - 183
  • FLUÊNCIA TECNOLÓGICO-PEDAGÓGICA – FTP - 186
  • FORDISMO / TAYLORISMO - 190
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: na e para a educação profissional e tecnológica - 193
  • FORMAÇÃO INTEGRAL - 197
  • FORMAÇÃO INTEGRAL DOS TRABALHADORES - 200
  • GESTÃO EDUCACIONAL - 203
  • GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA - 207
  • GESTÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 210
  • GINÁSIOS ORIENTADOS PARA O TRABALHO – GOT - 213
  • INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 215
  • INDÚSTRIA 4.0 - 219
  • INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 223
  • INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - 226
  • JORNADA DE TRABALHO - 230
  • JUVENTUDES E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 233
  • LAZER E TRABALHO PEDAGÓGICO - 236
  • LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 - 240
  • LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961 - 244
  • LEI Nº 5.692/1971, DE 11 DE AGOSTO DE 1971 - 248
  • LEI Nº 9.394/96 DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONA - 252
  • LEIS ORGÂNICAS DO ENSINO DA DÉCADA DE 1940 - 254
  • LUTA DE CLASSES - 257
  • MIGRAÇÕES E TRABALHO - 261
  • MULHERES MIL - 265
  • MUNDO DO TRABALHO - 268
  • NEOLIBERALISMO - 271
  • “NOVO” ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 276
  • OMNILATERALIDADE - 279
  • PANDEMIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 284
  • PATRONATO AGRÍCOLA - 288
  • PEDAGOGIA - 292
  • PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS - 296
  • PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PROFISSIONAL  - 300
  • PESQUISA EM EDUCAÇÃO - 303
  • PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - 306
  • PLANO DE EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - 310
  • POLITECNIA - 314
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - 317
  • PRÁTICAS EDUCACIONAIS - 320
  • PRÁXIS - 323
  • PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO - 326
  • PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO - 329
  • PROFISSÃO - 332
  • PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO - 335
  • PROGRAMA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – PROEP - 338
  • PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – PROFEPT - 341
  • PROGRAMA TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, CIDADANIA E PROFISSIONALIZAÇÃO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS – TEC NEP - 344
  • PROJETO PEDAGÓGICO - 347
  • REDE E-TEC BRASIL - 351
  • REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - 354
  • REDE NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA – REDE CERTIFIC - 358
  • REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO - 361
  • REFORMA TRABALHISTA - 365
  • RELAÇÕES DE GÊNERO E TRABALHO - 368
  • RELAÇÕES DE TRABALHO - 371
  • RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E TRABALHO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 374
  • SABERES DO TRABALHO - 379
  • SAÚDE E TRABALHO - 382
  • SINDICATO/SINDICALISMO - 385
  • TECNOLOGIA - 388
  • TRABALHO - 392
  • TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO - 396
  • TRABALHO CONCRETO E TRABALHO ABSTRATO - 399
  • TRABALHO E CIDADANIA - 402
  • TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SUA DIMENSÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 405
  • TRABALHO INFORMAL - 408
  • TRABALHO MATERIAL E TRABALHO IMATERIAL - 411
  • TRABALHO PEDAGÓGICO - 414
  • TRABALHO PRODUTIVO E TRABALHO IMPRODUTIVO - 417
  • VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL - 420
  • ÍNDICE REMISSIVO - 425
ORGANIZADORES

LILIANA SOARES FERREIRA

Doutora em Educação, pela UFRGS. Mestra em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Especialista em Literaturas Língua Portuguesa e Graduada em Pedagogia e Letras pela UNIJUÍ. Atualmente, é professora na graduação, especialização e Programas de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFSM. É Líder do Grupo Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas e Bolsista Produtividade CNPq.

ANA SARA CASTAMAN

Doutora em Educação, pela Unisinos. Mestra em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Graduada em Psicologia e Pedagogia. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – área Psicologia, no IFRS – Campus Sertão e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPTIFRS). Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

SILVIA DE SIQUEIRA

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pela UFSM. Especialista em Práticas Assertivas na Educação Profissional integrada à EJA pelo IFRN. Graduada em Ciências Biológicas, pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos/RS, e integrante do Kairós – Grupo De Estudos e Pesquisas Sobre Trabalho, Educação E Políticas Públicas.

MARCOS JOSÉ ANDRIGHETTO

Doutor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Doutor em Educação pela UFSM. Especialista em Práticas Assertivas na Educação Profissional integrada à EJA pelo IFRN. Graduado em Gestão Pública pela UNIJUÍ e Licenciado em Sociologia e Pedagogia pela FAEP. Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal Farroupilha e integrante do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas.

AUTORES

DEMETRIO CHEROBINI

Doutor em Educação (UFSC). Professor na Rede Municipal de Santa Maria/RMSM/RS.

ADRIANA DUARTE LEON

Doutora em Educação (UFMG). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).

CLARICE MONTEIRO ESCOTT

Doutora em Educação (UFRGS). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre.

MICHELI BORDOLI AMESTOY

Doutora em Educação em Ciências (UFSM). Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

LUIZ CALDEIRA BRANT DE TOLENTINO NETO

Doutor em Educação (USP). Professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

ÂNTHONY SCAPIN EICHNER

Doutor em Educação. Professor da Educação Básica e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

RONALDA BARRETO SILVA

Doutorado em Educação (UNICAMP). Professora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

LUIS FERNANDO MINASI

Doutor em Educação (UFRGS). Professor na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

JONAS EMANUEL PINTO MAGALHÃES

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Pedagogo na Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (SEE/RJ).

VICENTE CABRERA CALHEIROS

Doutor em Educação (UFSM). Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

MARIA ADÉLIA DA COSTA

Doutora em Educação (UFU). Professora no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

LEANDRO LAMPE

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). Pesquisador na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

SHIRLEY BERNARDES WINTER

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

MARIA RITA NETO SALES OLIVEIRA

PhD em Educação (FSU/Estados Unidos). Professora titular aposentada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

FLÁVIO ANTÔNIO DOS SANTOS

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Professor Titular no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

SIDINEI PITHAN DA SILVA

Doutor em Educação (UFPR). Professor na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

VANICE SCHOSSLER SBARDELOTTO

Doutora em Geografia (UNIOESTE). Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

JAQUELINE MOLL

Doutora em Educação (UFRGS). Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

SANDRA REGINA DE OLIVEIRA GARCIA

Doutora em Educação (UFPR). Professora Titular na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

OTÍLIA MARIA ALVES DA NÓBREGA ALBERTO DANTAS

Doutora em Educação (UFRN). Professora Associada na Universidade de Brasília (UnB).

IVAN CARLOS BAGNARA

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Erechim).

ADAIR ADAMS

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

RODRIGO CARDOZO FUENTES

Doutor em Educação/UFSM. Professor na Universidade Federal de Santa Maria/CTISM/UFSM.

MARIA CECILIA LOREA LEITE

Doutora em Educação (UFRGS). Professora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

ERNANI SANTOS SCHMIDT

Doutor em Educação (UFPel). Advogado. Professor Faculdades João Paulo II Pelotas.

LUCAS BARBOSA PELISSARI

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

ANSELMO ALENCAR COLARES

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor Titular na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

LAURA SENNA FERREIRA

Doutora em Sociologia (UFRJ). Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

ÂNGELA MARIA SILVEIRA PORTELINHA

Doutora em Educação (UFRGS). Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

MARIGLEI SEVERO MARASCHIN

Doutora em Educação (UFSM). Professora no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM/UFSM).

LAÍS RODRIGUES DA SILVA

Doutora em Ciência, Tecnologia e Educação (CEFET). Professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e do Colégio Pedro II/RJ.

RODRIGO TREVISANO DE BARROS

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação (CEFET). Professor no Colégio Pedro II/RJ.

SUZETE TEREZINHA ORZECHOWSKI

Doutora em Educação (PUC). Professora na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

GABRIEL GRABOWSKI

Doutor em Educação (UFRGS). Professor na Universidade Feevale (Feevale).

ADÃO CARON CAMBRAIA

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar – Campus Santo Augusto).

CELIA REGINA OTRANTO

Doutora em Ciências Sociais (UFRRJ). Professora na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

ANDERSON TEIXEIRA BOANAFINA

Doutor em Educação (UFRRJ). Coordenador Pedagógico na Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

CLAUDIO RODRIGUES DO NASCIMENTO

Doutor em Educação (UFSM). Professor aposentado na Universidade Federal de Santa Maria (CTISM/UFSM).

FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA

Doutora em Educação (UFSC). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC).

EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS

Doutor em Educação (UECE). Professor Adjunto na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO

Doutor em Educação (UFPB). Professor Adjunto na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

RODRIGO SARRUGE MOLINA

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

EDUARDO CRISTIANO HASS DA SILVA

Doutor em Educação (UNISINOS). Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA

Doutor em Educação (UFRN). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN – Campus Mossoró).

MARIO LOPES AMORIM

Doutor em Educação (USP). Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

MARLIZE DRESSLER

Doutora em Educação (UFSM). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Educação/Kairós (UFSM).

MARIA AUGUSTA MARTIARENA

Doutora em Educação (UFPEL). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Osório).

RENATO MARINHO BRANDÃO SANTOS

Doutor em Educação (UMINHO/Portugal). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN – Campus São Gonçalo do Amarante).

ARIELE MAZOTI CRUBELATI

Doutora em Sociologia (UFSCAR). Professora Doutora Adjunta na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

MARCUS FERNANDES MARCUSSO

Doutor em Educação (UFSCAR). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

NATHÁLIA LUIZ DE FREITAS

Doutora em Linguística (UNICAMP). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

ROZIELI BOVOLINI SILVEIRA

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

MOEMA GOMES MORAES

Doutora em Educação (PUCGO). Professora Adjunta na Universidade Federal de Goiás (UFG).

MARIA CRISTINA CAMINHA DE CASTILHOS FRANÇA

Doutora em Antropologia Social (UFRGS). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Porto Alegre).

CÍNTIA MAGNO BRAZOROTTO

Doutora em Educação (UNICAMP). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

ANDRÉIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO

Doutora em Educação (PUCRS). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Porto Alegre).

SÉRGIO WESNER VIANA

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Porto Alegre).

NALÚ FARENZENA

Doutora em Educação (UFRGS). Professora Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

SELMA CRISTINA SILVA DE JESUS

Doutora em Ciências Sociais (UFBA). Professora na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

ELENA MARIA MALLMANN

Doutora em Educação (UFSC). Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DIORGE ALCENO KONRAD

Doutor em História Social do trabalho (UNICAMP). Professor Titular na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

CRISTHIANNY BENTO BARREIRO

Doutora em Educação (PUCRS). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul – Campus Pelotas).

MARIA MARGARIDA MACHADO

Doutora em Educação (PUCSP). Professor Associada na Universidade Federal de Goiás (UFG).

ANTÔNIO CARLOS SANTOS DE LIMA

Doutor em Letras e Linguística pelo PPGLL/UFAL. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL – Campus Maceio).

RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI

Doutor em Letras e Linguística pelo PPGLL/UFAL. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL – Campus Maceio).

MARIA BEATRIZ MOREIRA LUCE

Doutora em Educação/Michigan State University, MSU, Estados Unidos. Professora Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

JULIANA HASS MASSENA

Doutora em Educação (UFRGS). Pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

ELTON LUIZ NARDI

Doutor em Educação (UNISINOS). Professor Titular na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

DÉBORA TEIXEIRA DE MELLO

Doutora em Educação (UNICAMP). Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

JOICE ESTACHESKI

Doutora em Educação (UFSCAR). Professora na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED).

WANESSA MOREIRA DE OLIVEIRA

Doutora em Ciências (FIOCRUZ). Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG).

CRISTINA MARIA CARVALHO DELOU

Doutora em Educação (PUCSP). Professora Aposentada na Universidade Federal Fluminense (UFF).

FERNANDO BESSA RIBEIRO

Doutor em Ciências Humanas e Sociais/UTAD/Portugal. Professor associado com agregação, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa – Polo da Universidade do Minho.

JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA

Doutor em Educação (PUCRS). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Sertão).

ADRIANA PAULA Q. ROSA E SILVA OLIVEIRA SANTOS

Doutora em Educação (UFBA). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL – Campus Maceió).

ÁUREA LUIZA Q. ROSA E SILVA RAPÔSO

Doutora em Engenharia Industrial (UFBA). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL – Campus Maceió).

PATRÍCIA SOARES LINS

Mestra em Engenharia de Produção (UFPB).Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (UFBA). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL – Campus Maceió).

LEANDRO TURMENA

Doutor em Educação (UEM). Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Dois Vizinhos).

MOACIR FERNANDO VIEGAS

Doutor em Educação (UFRGS). Professor Adjunto na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

MARCELO EDER LAMB

Doutor em Educação (UNISC). Professor da Educação Básica e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

LEILA MARIA CAMARGO

Doutora em Educação Currículo (PUCSP). Professora na Universidade Estadual de Roraima (UERR/SEED-RR).

ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA

Doutor em Educação (UFU). Professor Titular na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

ARIANE CORRÊA PACHECO

Doutora em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

JOÃO FRANCISCO MAGNO RIBAS

Doutor em Educação Motora (UNICAMP). Professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

CAETANA JURACY REZENDE SILVA

Doutora em Educação (UnB). Professora Titular na Universidade de Brasília (UnB).

PAULO RICARDO TAVARES DA SILVEIRA

Doutor em Educação (UFPEL). Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

ALESSANDRO DE MELO

Doutor em Educação (UFPR). Professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

CARINA ALVES DA SILVA DARCOLETO

Doutora em Educação (UNESP). Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

SILVIA DE SIQUEIRA

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA

Doutora em Educação (UFRN). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES

Doutor em Educação (UFPA). Professor Associado na Universidade Federal do Pará (UFPA).

ELAINE MEIRE VILELA

Doutora em Ciências Humanas (UFMG). Professora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

CLAUDIA LIMA AYER DE NORONHA

Doutora em Sociologia (UFMG). Pesquisadora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

MARILÉIA GOLLO

Doutora em Educação nas Ciências/Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar – Campus Santo Augusto).

GISLEI JOSÉ SCAPIN

Mestre em Educação Física (UFSM). Pesquisador na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

MARIA NILVANE FERNANDES

Doutora em Educação (UEM). Professora na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-doutoranda em Human development and family sciences. Texas Tech University (TTU – Texas, EUA).

LEONARDO LEONIDAS BRITO

Doutor em História Social (UFF). Professor no Colégio Pedro II e professor visitante do Pós Ensino (Mestrado em Ensino) IFRN/UERN/UFERSA.

MARIA CIAVATTA

Doutora em Educação (PUC-RJ). Professora Titular na Universidade Federal Fluminense (UFF).

GAUDÊNCIO FRIGOTTO

Doutor em História, Sociedade e Educação (PUC-SP). Professor Associado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

ALINE LUZ MESQUITA

Mestra em Educação (UFSCAR). Pesquisadora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Coordenadora Pedagógica na Educação Básica (SP).

IVAN FORTUNATO

Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (USP). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP), e Doutor em Geografia (UNESP). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Campus Itapetininga).

MARCO ARLINDO AMORIM MELO NERY

Doutor em Educação (UFBA). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS).

JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO

Doutor em Educação (UFPB). Professor Adjunto na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

MARISE NOGUEIRA RAMOS

Doutora em Educação (UFF). Professora Associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

PAULINO JOSÉ ORSO

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

DULCINEIA LIBRAGA PAPALIA DE TONI

Doutora em Educação (UFSM). Coordenadora Pedagógica na Rede Santa Paulina (RS).

DAIANE DALLA NORA

Doutora em Educação (UFSM). Professora na Rede Municipal de Santa Maria (RMSM/RS).

ARISTEU CASTILHOS DA ROCHA

Doutor em História (PUCRS). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar – Campus Júlio de Castilhos).

JULIANA MEZOMO CANTARELLI

Doutora em Educação (UFPel). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar – Campus Júlio de Castilhos).

TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES

Doutora em Educação (UFSM). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).

LUCÍLIA REGINA DE SOUZA MACHADO

Doutora em Educação (PUC/SP). Professora Titular aposentada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professora Visitante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

ANTÔNIO ALMERICO BIONDI LIMA

Doutor em Educação (UFBA). Professor Adjunto na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Membro da Coordenação da Rede de ensino, pesquisa e extensão em educação profissional pública da Bahia – RedeEPT–BA.

CÉLIA TANAJURA MACHADO

Doutora em Educação (UFBA). Professora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro da Coordenação da RedeEPT-BA.

CARMEN ELOÍSA BERLOTE BRENNER

Doutoranda em Educação (UFPel) e Mestra em Educação (UFSM). Pedagoga na Unipampa e Pesquisadora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

FRANCELI BIANQUIN GRIGOLETTO PAPALIA

Doutoranda em Educação (UFPel) e Mestra em Educação (UFSM). Pesquisadora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

MÁRIAM TRIERVEILER PEREIRA

Doutora em Engenharia Química (UEM). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR – Campus Curitiba).

EVERTON RIBEIRO

Doutor em Educação (UFPR/The University of Texas at Austin). Professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

GUILHERME RIBEIRO ROSTAS

Doutor em Políticas Sociais e Direitos Humanos (UCPel). Professor Titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul – Campus Pelotas).

MÁRCIA AMARAL CORRÊA UGHINI VILLARROEL

Doutora em Educação (USP). Professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Porto Alegre).

LUCIA MARIA MARTINS GIRAFFA

Doutora em Computação (UFRGS). Professora Titular da Escola Politécnica - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

CRISTINA KOLOGESKI FRAGA

Pós-Doutora em Serviço Social/Universidade de Coimbra (PT). Professora Titular na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

FABIO JARDEL GAVIRAGHI

Doutor em Educação nas Ciências (Unijuí). Professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

MICHELE PAZOLINI

Doutora em Educação/UFES
Professora na Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

MARCELO LIMA

Doutor em Educação/UFF
Professor Associado na Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

ANDREIA ROSANGELA KESSLER MÜHLBEIER

Mestra em Ciência da Computação (UFSM). Professora na E.E.E.M. Maria Rocha.

ANA SARA CASTAMAN

Doutora em Educação (UNISINOS). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

LIZANDRA FALCÃO GONÇALVES

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

GISELDA MESCH FERREIRA DA SILVA

Mestre em Educação (Unipampa). Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

NEILA PEDROTTI DRABACH

Doutora em Educação (USP). Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).

CARLOS SOARES BARBOSA

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Professor Adjunto na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

REMI CASTIONI

Doutor em Educação (Unicamp). Professor Titular na Universidade de Brasília (UnB).

JAQUELINE PEREIRA VENTURA

Doutora em Educação (UFF). Professora Titular Associada na Universidade Federal Fluminense (UFF).

JOÃO FRANCISCO LOPES DE LIMA

Doutor em Educação/UFF
Professor na Universidade Federal do Acre/UFAC

LUCIANE PENTEADO CHAQUIME

Doutora em Educação/UFSCAR
Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/IFSP

VÂNIA DO CARMO NOBILE

Doutora em Educação (IFRN). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).

ANA CLÁUDIA FERREIRA GODINHO

Doutora em Educação (Unisinos). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

FRANCINAIDE DE LIMA SILVA NASCIMENTO

Doutora em Educação (UFRN). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN – Reitoria).

ANTONIO PAULINO DE SOUSA

Doutor em Ciências Sociais (FASSE – Faculté des Sciences Sociales et Ecconomiques). Doutor em Sociologia (Paris VII-Sorbonne). Professor Titular na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

MÁRCIA HELENA SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul).

ROBERTO RAFAEL DIAS DA SILVA

Doutor em Educação (UNISINOS). Professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

LEDIANE FANI FELZKE

Doutora em Antropologia (UnB). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO – Campus Ji-Paraná).

AUGUSTO RODRIGUES DE SOUSA

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFRO). Pesquisador na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO – Campus Guajará/Mirim).

MARIA CLARA BUENO FISCHER

Doutora em Educação (University of Nottingham – NOTTINGHAM). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista PQ-CNPq.

MARIA CRISTINA PANSERA DE ARAÚJO

Doutora em Genética e Biologia Molecular (UFRGS). Professora na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

LEONICE APARECIDA DE FÁTIMA ALVES PEREIRA MOURAD

Doutora em História (UNISINOS) e Doutora em Geografia (UFSM). Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

MARCOS JOSÉ ANDRIGHETTO

Doutor em Educação (UFSM). Pesquisador na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar – Campus Santo Augusto).

MARCOS FRANCISCO MARTINS

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – Campus Sorocaba).

RICARDO ANTONIO RODRIGUES

Doutor em Filosofia (PUCRS). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar – Campus Jaguari).

MARCOS BRITTO CORRÊA

Doutor em Educação (UFSM). Pesquisador na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

FLAVIO HENRIQUE ALBERT BRAYNER

Doutor em Educação (Paris V). Professor Emérito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

JOSELMA FERREIRA LIMA E SILVA

Doutora em Educação (UECE). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

CHRISTIAN MULEKA MWEWA

Doutor em Educação (UFSC). Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

CINTIA MEDEIROS ROBLES AGUIAR

Mestra em Educação (UFMS). Pesquisadora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

JOSÉ CLAUDINEI LOMBARDI

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor Titular na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

LEANDRO ELIEL PEREIRA DE MORAES

Doutor em Educação (UNIMEP). Servidor lotado na Câmara Municipal de Campinas (CMC).

LILIANA SOARES FERREIRA

Doutora em Educação (UFRGS). Professora Titular na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

OSMAR LOTTERMANN

Doutor em Educação (UNIJUÍ). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Farroupilha).

MARCOS AURELIO SCHWEDE

Doutor em Tecnologia e Sociedade (UTFPR). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC – Campus Joinville).

LUIZA DA SILVA BRAIDO

Mestra em Educação (UFSM). Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).