Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5981-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-5982-9
DOI: 10.24824/978652515981.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 292
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- PREFÁCIO - 9
- INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO BRASILEIRA - 15
- INTRODUÇÃO GERAL - 19
- CAPÍTULO 1 O ADVENTO DAS ABORDAGENS INTERCULTURAIS NA EDUCAÇÃO - 25
- CAPÍTULO 2 MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E A GESTÃO DA IDENTIDADE PELO ESTADO - 43
- CAPÍTULO 3 RAÇA, RACISMO E ANTIRRACISMO - 57
- CAPÍTULO 4 CONCEITOS-CHAVE PARA ABORDAGENS INTERCULTURAIS - 71
- SÍNTESE DA PARTE I - 93
- CAPÍTULO 5 EDUCAÇÃO MULTICULTURAL NOS ESTADOS UNIDOS - 97
- CAPÍTULO 6 EDUCAÇÃO MULTICULTURAL NO CANADÁ - 113
- CAPÍTULO 7 EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO BRASIL - 131
- CAPÍTULO 8 EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA SUÍÇA - 143
- CAPÍTULO 9 EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FRANÇA - 155
- SÍNTESE DA PARTE II - 167
- CAPÍTULO 10 CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA - 171
- CAPÍTULO 11 A DIFICULDADE DE INTEGRAR A DIVERSIDADE RELIGIOSA NAS ABORDAGENS INTERCULTURAIS DA EDUCAÇÃO - 187
- CAPÍTULO 12 EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL - 205
- CAPÍTULO 13 O PAPEL DO PROFESSOR NA PROMOÇÃO DE ABORDAGENS INTERCULTURAIS - 215
- SÍNTESE DA PARTE III - 227
- POSFÁCIO - 237
- REFERÊNCIAS - 241
- ÍNDICE REMISSIVO - 285
ABDELJALIL AKKARI
É professor na Universidade de Genebra (Suíça), onde ensina abordagens comparativas e internacionais da educação. Os seus principais trabalhos de investigação estão focados na educação intercultural, na internacionalização das políticas educativas e na cooperação internacional na educação.
MYRIAM RADHOUANE
É pesquisadora na Universidade de Genebra, onde conclui uma tese sobre o valor da diversidade cultural na formação de professores. Sua pesquisa explora notavelmente o valor educacional agregado de professores de diversas origens étnicas e culturais.