Capa do livro: Abordagens interculturais em educação: <br>Entre teoria e prática

Abordagens interculturais em educação:
Entre teoria e prática

Autores: Abdeljalil Akkari - Myriam Radhouane

A crescente diversidade étnica e cultural caracteriza as nossas sociedades contemporâneas moldadas pela globalização e pela migração. Esta diversidade reflete-se necessariamente nos sistemas educativos e exige a introdução de abordagens interculturais à educação que possam melhorar os processos de aprendizagem e a qualidade da educação por todos. A partir de uma perspectiva internacional e comparativa, este trabalho apresenta, primeiro, os fundamentos teóricos e conceituais para levar em conta a diversidade cultural na escola. Em seguida, analisa as abordagens interculturais e os debates que elas suscitam em países tão diversos como os Estados Unidos, o Canadá, o Brasil, a Suíça e a França. Para cada contexto nacional, o trabalho aborda tanto as raízes históricas das abordagens interculturais como as iniciativas concretas impulsionadas pelas políticas educativas, direcionadas à operacionalização de forma concreta nas escolas e nas práticas pedagógicas. Por último, o livro expõe as discussões em torno do tratamento da diversidade linguística e/ou religiosa nas escolas, o processo de implementação da educação para a cidadania global e o papel determinante dos professores nas abordagens interculturais.

Impresso
de R$ 58,90 por
R$ 51,90
Digital
de R$ 58,90 por
R$ 41,23

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5981-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-5982-9
DOI: 10.24824/978652515981.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 292
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO BRASILEIRA - 15
  • INTRODUÇÃO GERAL - 19
  • CAPÍTULO 1 O ADVENTO DAS ABORDAGENS INTERCULTURAIS NA EDUCAÇÃO - 25
  • CAPÍTULO 2 MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E A GESTÃO DA IDENTIDADE PELO ESTADO - 43
  • CAPÍTULO 3 RAÇA, RACISMO E ANTIRRACISMO - 57
  • CAPÍTULO 4 CONCEITOS-CHAVE PARA ABORDAGENS INTERCULTURAIS - 71
  • SÍNTESE DA PARTE I - 93
  • CAPÍTULO 5 EDUCAÇÃO MULTICULTURAL NOS ESTADOS UNIDOS - 97
  • CAPÍTULO 6 EDUCAÇÃO MULTICULTURAL NO CANADÁ - 113
  • CAPÍTULO 7 EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO BRASIL - 131
  • CAPÍTULO 8 EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA SUÍÇA - 143
  • CAPÍTULO 9 EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FRANÇA - 155
  • SÍNTESE DA PARTE II - 167
  • CAPÍTULO 10 CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA - 171
  • CAPÍTULO 11 A DIFICULDADE DE INTEGRAR A DIVERSIDADE RELIGIOSA NAS ABORDAGENS INTERCULTURAIS DA EDUCAÇÃO - 187
  • CAPÍTULO 12 EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL - 205
  • CAPÍTULO 13 O PAPEL DO PROFESSOR NA PROMOÇÃO DE ABORDAGENS INTERCULTURAIS - 215
  • SÍNTESE DA PARTE III - 227
  • POSFÁCIO - 237
  • REFERÊNCIAS - 241
  • ÍNDICE REMISSIVO - 285
ABDELJALIL AKKARI

É professor na Universidade de Genebra (Suíça), onde ensina abordagens comparativas e internacionais da educação. Os seus principais trabalhos de investigação estão focados na educação intercultural, na internacionalização das políticas educativas e na cooperação internacional na educação.

MYRIAM RADHOUANE

É pesquisadora na Universidade de Genebra, onde conclui uma tese sobre o valor da diversidade cultural na formação de professores. Sua pesquisa explora notavelmente o valor educacional agregado de professores de diversas origens étnicas e culturais.