Capa do livro: Obras didáticas para a educação física escolar

Obras didáticas para a educação física escolar

Autores: Daiana Machado

Uma das políticas públicas mais bem-sucedida em continuidade e abrangência, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, desde sua criação em 1985, permanece ativo e em constante aprimoramento. Em 2018, a Educação Física foi inserida como um dos componentes curriculares a serem atendidos pelo programa. Consideramos que a existência de obras didáticas pode servir de apoio aos professores de EF, embora não seja algo novo. Estes materiais surgem nas escolas e podem ser utilizados de diferentes maneiras. Neste livro, buscamos responder às seguintes perguntas: Quais características das obras didáticas para a Educação Física presentes no PNLD atendem aos critérios expressos no Edital de convocação para o quadriênio 2019-2022? Quais concepções de Educação Física fundamentam essas obras? Para encontrar as respostas para estas perguntas, realizo este estudo com o objetivo de analisar as obras de Educação Física disponibilizadas, identificando suas características e concepções defendidas.

Impresso
de R$ 41,90 por
R$ 36,90
Digital
de R$ 41,90 por
R$ 29,33

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6084-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-6079-5
DOI: 10.24824/978652516084.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • PRÓLOGO - 17
  • INTRODUÇÃO - 27
  • 1 LIVRO DIDÁTICO E POLÍTICA INTERNACIONAL - 35
  • 2 O LIVRO DIDÁTICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (DE 2000 A 2019) - 49
  • 3 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL - 69
  • 4 A ANÁLISE DAS OBRAS - 85
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 165
  • REFERÊNCIAS - 169
  • ÍNDICE REMISSIVO - 181
  • SOBRE A AUTORA E COLABORADORES - 185
AUTORA

DAIANA MACHADO

Doutoranda em Educação Física (USJT) e em Educação (UNIOESTE). Mestra em Educação Física (USJT – 2021). Pós-graduada em Educação Física Escolar (UEPG); em Educação Superior (IFSP) e em Gestão Escolar (UNICENTRO). Graduada em Pedagogia (UNICENTRO – 2021); Tecnologia em Gestão de Turismo (IFSP – 2014) e em Educação Física (UnG – 2010). Atualmente é docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Marechal Cândido Rondon e da SEED – Paraná. Áreas de interesse: Currículo, Políticas Públicas, Epistemologias e Formação Pedagógica.

COLABORADORES
 
THIAGO VILLA LOBOS MANTOVANI

Doutorando e mestre em Educação Física e Saúde pela Universidade São Judas Tadeu (2021). Pós-Graduação em Educação Física Escolar pela USCS. Educador de Atividades Físicas Esportivas no Serviço Social do Comércio SESC. Atua como Coordenador Pedagógico da rede privada de ensino. Professor da Pós-Graduação Faculdade Phorte.

PATRÍCIA ARGENTON

Licenciada em Educação Física pela UFPR. Especialista em Psicomotricidade Relacional pelo CIAR e Alternativas para uma Nova Educação pela UFPR. Participou de programas internacionais para formação de professores da Educação Básica no Niagara College – Canadá e na HAMK – Finlândia. Atua como professora de Educação Física na Rede Municipal de Curitiba e Rede Estadual do Paraná e na capacitação de professores da rede pública.

ANA KAROLINE MACHADO

Mestranda em Educação (2023) pela UNIOESTE. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento (2021) pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas; Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial (2022) pelo Centro Universitário UNIFAEL; Educação e Tecnologia (2023) pelo Centro Universitário Campo Real. Graduada em Pedagogia: Docência e Gestão (2019) pela UNICENTRO. Atua como docente da educação básica na rede pública do município de Laranjeiras do Sul.

DIOGO DIEDRICH LEMES GRELLMANN

Doutorando em Educação Física pela USJT. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FAFI e Didática e Metodologia do Ensino Superior pela UNIASSELVI. Graduado em Educação Física – Licenciatura pela UNIC. Professor de Educação Física na Rede Estadual de Mato Grosso. Foco nos estudos em Educação Física escolar e direciona seu olhar para a área de linguagens.