Capa do livro: Vidas escritas: <br>Interrogações sobre narrativas docentes - Vol. 02

Vidas escritas:
Interrogações sobre narrativas docentes - Vol. 02

Autores: Maria da Conceição Passeggi - Ecleide Cunico Furlanetto - Filomena Maria de Arruda Monteiro (Orgs.)

Este livro reúne contribuições de um coletivo docente que desenvolve pesquisas no Brasil, na Colômbia e no México, com base em Vidas escritas, faladas, lidas, narradas, ouvidas. Os estudos partem de interrogações sobre práticas de pesquisa e de docência, em contextos institucionais e não institucionais, incluindo pesquisas concernentes a diferentes níveis da escolarização, desde a Educação Infantil à Educação Superior e da formação inicial à continuada. Estes trabalhos se destacam por sua originalidade e por pontuarem avanços teóricos, conceituais e de método face aos desafios para (re)traçar, percorrer, acompanhar percursos singulares, educacionais e profissionais, cujas inquietações diluem fronteiras territoriais, culturais e acadêmico-científicas na América Latina.
VIDAS ESCRITAS: interrogações sobre narrativas docentes é um desses livros em que cada capítulo potencializa aberturas propícias ao diálogo em redes internacionais de pesquisa que apostam, insubordinada e eticamente, com comunidades educacionais alargadas, em outros modos de ser e de fazer voltados para o hoje e o amanhã.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6346-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-6347-5
DOI: 10.24824/978652516346.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • Prefácio - 13
  • Apresentação - 19
  • Entre vidas de profesores y la escritura de sí - 27
  • Pesquisaformação com professores(as) iniciantes na tessitura da aprendizagem narrativa - 39
  • Um encontro entre ficção e formação de professores em Shirley, de Bernardine Evaristo - 55
  • Quando para educar é preciso ser: narrativas de educadores do Modelo Etievan - 67
  • Do enredo à passarela da pesquisa: os saberes experienciais na docência em matemática - 81
  • Perspectiva narrativa: costurando vidas e conhecimentos em processos de formação - 95
  • Histórias de professoras: a formação para a docência e a literatura - 113
  • Relato de formación, modos de ser del acompañamiento en educación - 129
  • Como aprende o docente universitário? Narrativas que reescrevem os lugares de atuação dos docentes da UFMT - 149
  • Desenvolvimento profissional docente e abordagens biográficas em educação: interfaces, aproximações e mapeamento - 165
  • A história do curso de Pedagogia CPM: um curso voltado para a formação de professores em serviço - 177
  • Narrativas das aprendizagens experienciais da/na gestão na universidade pública: práticas e desafios de gestores - 187
  • A construção da docência na educação superior: narrativas experienciadas - 203
  • Escrita autobiográfica na graduação em pedagogia e no mestrado em educação: narrativas da experiência e autoformação - 217
  • Marcas da professoralidade: experiências (auto)formativas na pós-graduação lato sensu - 231
  • Narrar a vida, desvelar a profissão: potencialidades da investigação-formação no ensino superior - 245
  • Sobre as organizadoras - 259
  • Sobre os autores - 261
  • Índice remissivo - 267
MARIA DA CONCEIÇÃO PASSEGGI

Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Nível 1 D. Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Doutora em Linguística Geral e mestre em Letras Modernas pela Université Paul Valéry (Montpellier 3, França). Estágios pós-doutorais em Fundamentos da Educação, realizados nas Universidades de Nantes, Tours, Sorbonne Paris Nord, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Évora. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografias, Representações e Subjetividades (Grifars) da UFRN, certificado pelo CNPq. Pesquisadora da Chaire Compétence et vunérabilité, Université Sorbonme Médecine. Pesquisadora associada de centros de investigação e grupos de pesquisa no Brasil, França, Portugal, Colômbia.

ECLEIDE CUNICO FURLANETTO

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutora em Educação pela Universidade de Barcelona (2008). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) entre 2006 e 2018. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) desde sua fundação e Presidente do VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (VIII CIPA), realizado em 2018. Líder do Grupo de Pesquisa, Narrativas, aprendizagens e formações (NARRAR, UNICID- CNPq). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq.

FILOMENA MARIA DE ARRUDA MONTEIRO

Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa (PQ 2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutora em Educação com pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora titular, associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisa financiada pelo CNPq “Trabalho docente, trajetória e formação em narração: diálogos em rede na educação superior”.

ANA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA PEREIRA

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); professora assistente B do campus XI da UNEB. Professora colaboradora do Instituto de Pós-Graduação Gastão Guimarães, em Cairu. Membro do grupo de pesquisa Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores – GEO(BIO)GRAFAR.

ANDRÉ RICARDO LUCAS VIEIRA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), campus Santa Maria da Boa Vista (PE). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat).

CAROLINA KONDRATIUK

Doutora em Educação com dupla titulação pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil, e pela Universidade Paris VIII, França. Coordenadora de pesquisas do GIS Le Sujet dans la Cité, Sorbonne Paris Nord. Pesquisadora do Circeft, Centro interdisciplinar de pesquisa “Cultura, Educação, Formação, Trabalho”, Paris VIII. Corresponsável pelo programa de Formação do Colégio Internacional de Pesquisa Biográfica (Cirbe).

CLAUDIO PERES

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), campus Coari (AM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc) e do Grupo Educação, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento no Interior do Amazonas. Coordenador do Núcleo de Estudos Indígenas e Afrodescentes do IFAM (NEABI), campus Coari.

DEJACY DE ARRUDA ABREU

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente da UFMT, campus Cuiabá. Pedagoga, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente (GEPForDoc) e do Grupo de Pesquisa em Políticas Contemporâneas de Currículo e Formação Docente (Geplicc-For).

DEUSODETE RITA DA SILVA AIMI

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente do curso de Educação do Campo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Rolim de Moura. Pedagoga, mestre em Psicologia pela UNIR e integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos das Crianças, Folclore, Brincadeiras e Culturas Infantis (Cirandeiras) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente (GEPForDoc).

ELNI ELISA WILLMS

Doutora em Educação, pós-doutorado pela Sorbonne Université sob supervisão do professor Michel Riaudel do Centre de recherches interdisciplinaires sur les mondes ibériques (Crimic). Lotada no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Participa dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura (Geifec) e do Laboratório experimental de Arte-Educação & Cultura (LAB-ARTE), ambos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP); Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) da UFMT, e do Grupo de Estudos Infância, Juventude e Cultura Contemporânea (GEIJC), da UFR.

FÁBIO MARIANI

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Várzea Grande (MT). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc) e lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Didática (Gefor) do IFMT, campus Várzea Grande.

FABRÍCIO OLIVEIRA DA SILVA

Pós-doutor e doutor em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEFS. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária (Neppu).

GABRIEL JAIME MURILLO-ARANGO

Doctor en Estudios Históricos en Educación, Didáctica y Pedagogía por la Universidad de Antioquia, en cuya Facultad de Educación ejerzo la docencia desde hace cuatro décadas. Integrante de varias redes académicas, entre ellas GIS Le sujet dans la Cite?, Sorbonne Paris Nord. Comité científico del Doctorado Internacional de Educación de UNR/UNMP/UBA, Argentina; Formaph, Colombia.

JOELSON DE SOUSA MORAIS

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia, que faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (Gepec) da UNICAMP e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Professor adjunto do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Codó (MA) e professor permanente do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) da UFMA.

JUAN MARIO RAMOS MORALES

Doctor en Ciencias Administrativas por el Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (ITESM CCM). Profesor Titular “C” en la Universidad Pedagógica Nacional (UPN), México. Integrante del Proyecto de Investigación Prácticas de formación del cuidado de sí en la era del antropoceno (PFCSEA) vinculado con el proyecto “Educação, narrativa e saúde: direito á vida e á educação em tempos de refigurações” y de la Red SPECE. Responsable de la Maestría en Desarrollo Educativo 2017-2020, 2024-2026; Miembro del Sistema Nacional de Investigadores (SNI) y del Consejo Mexicano de Investigación Educativa (COMIE).

JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico em Colégio Assistencial da Força Aérea Brasileira, ocupando o cargo de assessora pedagógica da Direção no Colégio Brigadeiro Newton Braga. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Currículo e Formação de Professores (Grufop), vinculado à UCP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (Gepsad), no Colégio Brigadeiro Newton Braga.

KAREN JOCELYN ZAMORA LEÓN

Licenciada en Administración Educativa por la Universidad Pedagógica Nacional. Actualmente profesora de asignatura en la Universidad Pedagógica Nacional-Ajusco.

LAURA NOEMI CHALUH

Professora associada da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Rio Claro. Livre-docente em Pesquisa educacional e cotidiano escolar pela Unesp. Líder do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Responsável pelo projeto “Proposta de acompanhamento de professores em início de carreira no berçário” (2023-2025), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

MARIANA MONTANHINI DA SILVA

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Marília (SP). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens, Ensino e Narrativas de Professores, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2007. Bolsista estagiária na disciplina Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências, ministrada pela Prof.ª livre-docente Raquel Lazzari Leite Barbosa. Professora da rede pública municipal de Assis (SP).

PATRÍCIA APARECIDA DO AMPARO

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Universidade Lumière Lyon 2 (França). Docente no Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada (EDM) da Faculdade de Educação da USP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Práticas de Leitura, Formação e Vida Escolar. É autora do livro Práticas de leitura em conflito no cotidiano escolar.

POLIANA MARINA MASCARENHAS DE SANTANA MAGALHÃES

Doutora em Educação pelo Programa de Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Diretora pedagógica e professora do Núcleo de Pós-Graduação Gastão Guimarães e coordenadora-geral do Colégio Santo Antônio; pesquisadora do Grupo de Estudos em Psicanálise, Educação e Representação Social (GEPE-RS/UNEB). Pesquisadora colaboradora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas (FCC).

RAFAEL ARENHALDT

Doutor em Educação. Professor adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

RAQUEL LAZZARI LEITE BARBOSA

Professora livre-docente. Docente efetiva associada da Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho” (Unesp). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens, Ensino e Narrativas de Professores, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2007. Coordenadora Institucional da Unesp do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

SILVANA DE ALENCAR SILVA

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pedagoga, técnica administrativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc).

VALESKA FORTES DE OLIVEIRA

Doutora em Educação. Professora titular do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (Gepeis) da UFSM.

VANESSA DA SILVA PEIXOTO

Assistente pedagógica no Núcleo de Pós-graduação Gastão Guimarães. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (Neppu) por dois anos (2018-2020), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e pelo Programa de Bolsa de Iniciação Científica (Probic) da UEFS, respectivamente.