Capa do livro: Pelo mundo afora: <br>Viagens de educadores – Vol. 01

Pelo mundo afora:
Viagens de educadores – Vol. 01

Autores: Ana Chrystina Mignot

Segundo José Saramago “a viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam.” Este livro se ocupa de impedir que as experiências de viajantes caiam no esquecimento. Constitui também uma evidência de como se constrói e consolida uma linha de investigação acadêmica ao largo de quase um quarto de século. Neste caso se trata de uma linha associada à história cultural da educação e à biografia de educadoras e educadores.
Os textos que aqui se apresentam constituem um resumo de esforços de investigações de doutorado e mestrado, para postular um título, são uma espécie de textos para um ritual de passagem. São também um testemunho claro do diálogo que a professora Ana Chrystina Mignot tem tecido, por décadas, com jovens investigadores do campo da educação sobre as subjetivações e o impulso do potencial das viagens pedagógicas, assim como o impacto das mesmas nas ideias que inspiraram destacadas educadoras e educadores brasileiros viajantes. Os textos e as teses, constituem uma grande contribuição à história da educação, particularmente na América Latina, sendo o Brasil destacado nesta linha de investigação.
Existe ademais uma outra memória para a qual esta obra contribui: se trata do que sucede neste processo de acompanhar a outros na viagem de aprender a fazer investigação, fenômeno pedagógico que talvez não seja tão visível. Neste caso, encontramos aqui a história da mestra e de sua atividade constante com seus estudantes, para o encontro de novas perguntas, fontes e metodologias, cuidando dos bordados intangíveis de emoções e afetos, que compõem os modos de acompanhamento dos novos pesquisadores. Por tudo isto, se trata de um livro que aponta complexas travessias e enuncia novas rotas por explorar.

Oresta López Pérez
Professora-pesquisadora titular do El Colegio de San Luis
San Luis Potosi, México

Impresso
de R$ 49,79 por
R$ 43,01
Digital
de R$ 49,79 por
R$ 34,85

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6085-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-6086-3
DOI: 10.24824/978652516085.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • CONFERÊNCIAS LITERÁRIAS E EDUCACIONAIS NA VIAGEM DE CECÍLIA MEIRELES A PORTUGAL (1934) - 17
  • A ESCRITA DE UMA TESE COMO (RE)ENCONTRO: Rocha Pombo e o Norte do Brasil - 43
  • DESTINOS, ALIANÇAS E PROPOSTAS EDUCACIONAIS NA TRAVESSIA COMISSIONADA DE NESTOR DOS SANTOS LIMA (1923) - 59
  • UMA MULHER EM MEIO A TRAVESSIAS: Bertha Lutz na circulação de modelos internacionais de Economia Doméstica Agrícola (1922-1937) - 81
  • COMO UM QUEBRA-CABEÇAS: trajetória e viagem de um intelectual esquecido - 105
  • NOS BASTIDORES DE UMA PESQUISA: vestígios da viagem de João Ribeiro à Alemanha (1895-1897) - 125
  • FORMAÇÃO EM VIAGEM DE HELOISA MARINHO: Alemanha como destino e desdobramentos pedagógicos - 155
  • EUNICE WEAVER: uma viajante metodista em missão na Universidade Flutuante - 177
  • CARTAS DE PADRE RAPHAEL MARIA GALANTI NA WOODSTOCK LETTERS: edificação e instrução nas missões jesuíticas brasileiras (1880-1910) - 197
  • A CRUZAR OS MARES: a viagem dos barnabitas para o Brasil - 219
  • QUASE UMA VOLTA AO MUNDO: inventário de travessias - 237
  • ÍNDICE REMISSIVO - 259
  • SOBRE A ORGANIZADORA - 265
  • SOBRE AS(OS) AUTORAS(ES) - 267
ANA CHRYSTINA MIGNOT

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da qual foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2019-2021). Doutora em Ciências Humanas – Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e Mestre em Educação pela mesma instituição (1988). Autora de livros, organizadora e co-organizadora de coletâneas que reúnem historiadores da educação brasileiros e estrangeiros, tem publicações no Brasil, Argentina, Portugal, Itália, França, México, Espanha e Canadá. Foi curadora de exposições sobre escritas cotidianas, cadernos escolares, cartas de leitores e viagens de educadores em importantes espaços culturais e eventos acadêmicos. Atualmente, é Coordenadora de Projeto de Internacionalização Capes/Print e Secretária da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BioGraph) (2023-2025). Suas pesquisas se voltam para a história da educação, notadamente trajetórias de educadores, escritas de si e escritas escolares, viagens pedagógicas e produção e circulação de modelos educacionais escolanovistas. Pesquisadora 1D (CNPq), Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ/FAPERJ).

ALEXANDRA LIMA DA SILVA

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa doutorado Nota 10 (FAPERJ). Mestra em História Social (Universidade Federal Fluminense), instituição na qual concluiu bacharelado e licenciatura em História. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com bolsa do CNPq e estágio de doutorado no exterior na Universidad de Alcalá, com bolsa CAPES, orientada pelo Professor Antonio Castillo Gómez. Lecionou no Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso, PPGHIS/UFMT e ProfHist/UFMT. Foi professora visitante na University of Illinois Urbana-Champaign (EUA), com bolsa CAPES (2019). Realizou missão de pesquisa na Universidad Autónoma de San Luis Potosí/México (CAPES PrInt/2022). Atualmente é professora associada na Faculdade de Educação da UERJ, onde exerceu chefia de departamento e atua como professora no corpo permanente no ProPed. Conselheira universitária eleita. Tem bolsas de Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ); Procientista (UERJ-FAPERJ) e Bolsista de Produtividade (CNPq). Coordenou projetos de pesquisa contemplados em editais da FAPEMAT, FAPERJ, CNPq e CAPES. Tem livros e artigos nas áreas de História e Educação, com especial atenção aos campos História da Educação e do Ensino de História. É escritora de literatura infantojuvenil.

ANA CLAUDIA CARMO DOS REIS

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPed/UERJ), onde concluiu seu Mestrado em Educação. Realizou estágio de doutorado pelo período de 3 meses na Universidad de Alcalá, Espanha, com a orientação do Professor Antonio Castillo Gómez. Especialista em Ergonomia pela Coope/UFRJ e em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora de Educação Especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) lotada na Diretoria de Educação Superior (DESUP). Tem experiência na área de Educação com atuação nas seguintes áreas: aprendizagem, inclusão e gestão.

ANDRÉ LUIZ VENÂNCIO JUNIOR

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi bolsista Doutorado Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Dentre suas publicações destaca-se: “Relações Educativas belgo-brasileiras: economia doméstica agrícola sob a ótica de Bertha Lutz e Paul De Vuyst na Associação Brasileira de Educação (1923-1924)” In: José Maria Hernández Dias (org.). Influências belgas en la educación española e iberoamericana. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2019. Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de São Gonçalo/RJ. Tem experiência na área de educação com pesquisas voltadas para a história da educação, trajetórias de educadores, viajantes e museus educativos.

DAISE SILVA DOS SANTOS

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), com bolsa doo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com período de Doutorado Sanduíche na Universidade de Alcalá (Espanha) pelo Programa Capes-Print, orientada do Professor Antonio Castillo Gómez. Licenciada em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Bacharela e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalhou na rede pública de ensino do município de Duque de Caxias e como Professora substituta da Universidade de Brasília (UNB). Tem publicações sobre história da educação em periódicos e livros.

JUSSARA SANTOS PIMENTA

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ProPEd-UERJ e, durante o curso, realizou estágio de doutorado no exterior, na Universidade de Lisboa, com bolsa Capes, orientada pelo Professor Rogério Fernandes. Seu pós-doutorado com Bolsa PDSE Senior da Faperj também foi no ProPEd-UERJ, com período de missão de trabalho em El Colégio de San Luis, México, com a Professora Oresta López Pérez. Atualmente é docente do Departamento de Ciências da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Porto Velho. Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar, da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória – MNEMOS. Tem livros, artigos e capítulos de livros publicados.

LIGIA BAHIA DE MENDONÇA

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História, onde também concluiu seu Mestrado em Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2006). Atua como professora do Ensino Fundamental da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro. Tem artigos publicado, dentre eles “Breve história do Brasil: a influência do Ratio Studiorum na escrita de padre Raphael M. Galanti”, “Abordagem cívica e jesuítica da história do Brasil para crianças, no livro do Padre Raphael Maria Galanti” e capítulos em livros, “Unidos num só corpo: jesuítas, continuidades e rupturas” e “Resistência e permanência da Companhia de Jesus no Brasil: educação jesuítica”.

RAFAEL BORGES DE OLIVEIRA

Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção – UNIFAI (2010); graduação em Estudos Pastorais com Menção em Humanidades pela Pontificia Universidad Católica de Chile – PUC (2014); especialização em Administração e Gestão Escolar pela AVM – UCAM (2016); graduação em Teologia pela Universidade Católica do Salvador (2017) , MBA em Gestão Escolar pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU (2018) , MBA em Gestão Escolar pela ESALQ/USP (2020) e Letras Espanhol pela Universidade Estácio de Sá (2020). Esteve como diretor no Colégio Guido de Fontgalland – RJ (2017-2020) e vice-diretor no Colégio Zaccaria (2019), até a data presente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração e Supervisão Escolar.

SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC/UERN. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, com estágio doutoral no exterior, realizado na Universidad de Alcalá (Alcalá de Henares/Espanha), sob a orientação do Professor Antonio Castillo Gómez. Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Integrou equipe de apoio à organização do VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica, que ocorreu no Rio de Janeiro. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação/NUPED/CNPq. Possui publicações em periódicos especializados e capítulos de livros.

SHAYENNE SCHNEIDER SILVA

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), com bolsa de doutorado (CAPES) e mestrado (CNPq). Na mesma universidade concluiu Pedagogia, com bolsa de Iniciação Científica (Faperj). Realizou estágio doutoral na Universidade de Alcalá, na Espanha, com a orientação do Professor Antonio Castillo Gómez, com bolsa de doutorado sanduíche (FAPERJ). Atua como pesquisadora associada no Grupo de Pesquisa Escola, memória, cultura escrita, da linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História. Atuou como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura do Rio de Janeiro, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ) e como professora contratada no Colégio Pedro II, instituição na qual atualmente é professora efetiva. Co-autora do material didático “Nome que dá nome”. Participou das exposições “Palavras ao vento”, sobre imprensa, história e educação, e “De Malas Prontas”, sobre viagens e viajantes ligados à educação, ambas com curadoria da professora Ana Chrystina V. Mignot. Suas pesquisas estão voltadas para a questão biográfica, viagens, educadores, cartas e história da educação.

VANESSA LIMA CORREIA

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa de Mestrado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), concluiu seu Curso de Pedagogia, com Bolsa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve atualmente sua dissertação provisoriamente intitulada: “Viagem como missão: travessia de Eunice Weaver a bordo da Universidade Flutuante (1928-1934)”. Apresentou trabalhos em Semanas de Iniciação Científica e no X Congresso Internacional de Pesquisa(Auto)biográfica (X CIPA).