Capa do livro: Altas habilidades/superdotação no contexto clínico

Altas habilidades/superdotação no contexto clínico

Autores: Carina Alexandra Rondini - Ketilin Mayra Pedro (Orgs.)

A coletânea “Altas Habilidades/Superdotação no Contexto Clínico” é o primeiro livro organizado e executado por membros do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS), CNPq.
Os capítulos que compõem a coletânea apresentam reflexões atinentes ao trabalho clínico no campo das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) - identificação, avaliação e intervenções, da teoria à prática em relatos de casos de crianças e adultos.
O contexto clínico na/para as AH/SD é um serviço de extrema relevância às pessoas com comportamentos de superdotação, todavia, os profissionais desse campo de atuação carecem de materiais adequados nos quais podem encontrar respostas e reflexões sobre demandas que nem sempre são estudadas em profundidade na formação inicial, como é o caso das AH/SD.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5295-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-5294-3
DOI: 10.24824/978652515295.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 208
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 15
  • AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS E ESTUDANTES COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO CLÍNICO - 19
  • APONTAMENTOS DAS PESQUISAS NACIONAIS SOBRE O USO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DAS ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO - 43
  • O PAPEL DO PROFISSIONAL DO CONTEXTO CLÍNICO NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - 63
  • “CONHECE-TE A TI MESMA”: percursos do atendimento psicológico de uma estudante com altas habilidades/superdotação - 89
  • ESQUECIDO OU DESCONHECIDO? UM ESTUDO DE CASO CLÍNICO DE UMA CRIANÇA CRIATIVO-PRODUTIVA - 105
  • O DESENVOLVIMENTO DA MULHER SUPERDOTADA A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - 125
  • ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA - OUVINDO A TRAMA DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - 137
  • COMPREENDENDO O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA NA CLÍNICA PSICANALÍTICA - 159
  • AVALIAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM INDICADORES DE PRECOCIDADE NO CONTEXTO PANDÊMICO: ESTUDO DE CASO - 175
  • ÍNDICE REMISSIVO - 195
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS - 199
  • SOBRE A PREFACIADORA - 201
  • SOBRE OS/AS AUTORES/AS - 203
ORGANIZADORAS

CARINA ALEXANDRA RONDINI

Graduada e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós-Doutoral em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA. Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Ciências de Computação e Estatística do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE/UNESP/São José do Rio Preto e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP/Bauru). Líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS) – CNPq. CEO da Rede de Atendimento Integral ao Superdotado (RAIS) @atendimento.rais.

KETILIN MAYRA PEDRO

Graduada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Tecnologias Assistivas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Altas Habilidades/Superdotação. Vice-líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação – GIEPAHS e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento”.

AUTORES

ALETÉIA CRISTINA BERGAMIN

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Mestra em Docência para a Educação Básica Universidade Estadual Paulista (UNESP) e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade do Estado de São Paulo (USP). Professora da Educação Básica I da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP). Membro do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS) – CNPq.

ALMERVANDA DE SOUZA CAMPELO

Pedagoga, formada pela Universidade Estadual do Maranhão- Campus Bacabal; Pós graduada em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar pela UNINTER; Tem curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial Inclusiva- Instituto Brasileiro de Educação a Distância e Presencial- IBEDEB; Transtorno Global do Desenvolvimento e Educação a Distância pela Faculdade Sul Mineira- FASUL. Professora e formadora de professores da Rede Municipal de Educação de Açailândia- MA; Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil – Polo Açailândia- MA, atualmente trabalha como professora de Atendimento Educacional Especializado- AEE na rede pública estadual do Maranhão em Açailândia. É membro do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação – GIEPAHS/CNPq-UNESP.

ANA CAROLINA ZANETTI

Graduada em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Bauru/SP. Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psicologia de São José do Rio Preto/SP – IPECS. Atuou na área de psicologia social, como coordenadora em um Centro de Convivência de Idosos. Atualmente trabalha como avaliação neuropsicológica e terapia infanto juvenil na área clínica. É membro do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação – GIEPAHS/CNPq-UNESP.

ANDRÉA CARLA MACHADO

Mestre e Doutora em Educação Especial. Estágio Doutoral no Departamento Aderhold Hall em Special Education na Univesity of Georgia, UGA, Estados Unidos da América. Pós- Doutorado em no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, SP e Pós-Doutorado no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Marília, SP. Psicopedagogia Clínica e CEO da área de pesquisa do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Infantil, CPEDI. SP.

BARTIRA SANTOS TRANCOSO

Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná na Linha de Pesquisa Educação: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social. Neuropsicóloga, especialista em Educação Especial, em Altas Habilidades/Superdotação, em Terapia Familiar Sistêmica e em Ludoterapia. Diretora do Instituto Mentorial, Psicologia e treinamentos (Curitiba/PR), integrante do Laboratório de Políticas, Pesquisas e Práticas em Altas Habilidade/Superdotação-LAP³EAHS da Universidade Federal do Paraná e membro do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) do qual foi vice-presidente no biênio 2013/2014, fazendo parte do Conselho Fiscal desde 2021. Autora de livros e capítulos de livros sobre Altas Habilidades/Superdotação, Deficiência Intelectual e relacionamento conjugal.

BEATRIZ BRAGA DO AMARAL GURGEL

Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Especialista em Psicopedagogia pelo Sedes Sapientiae/SP (2000) e formação em psicopedagogia pelo Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires – Espacio Psicopedagógico Brasileño -Uruguayo – Argentino – EPISIBA (2009) e Terapeuta Familiar e de Casal pelo Centro de Orientação e Aconselhamento Família-Escola – CEOAFE/SP (2018). Foi professora e coordenadora na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Foi docente em cursos de graduação e de pós-graduação em psicopedagogia. Participou como integrante do Programa de Atenção ao Aluno Precoce com Comportamento Superdotado (PAPCS). Atua em consultório como psicopedagoga/supervisora e terapeuta de família/casal. Atualmente é membro do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação – GIEPAHS.

CAMILA INCAU

Bolsista Capes nível doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciência (FC), Câmpus Bauru. Mestra em Ensino e Processos formativos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Câmpus São José do Rio Preto. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAs), Campus Assis.

ELIANE REGINA TITON

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná na Linha de Pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Socia em Educaçãol. Psicopedagoga, especialista em Educação Especial e em Altas Habilidades/Superdotação. Professora e pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR, Integrante da Equipe do Instituto Mentorial (Curitiba/PR), do Grupo de Investigación en Altas Habilidades/Superdotación-GIAHSD (UDE, Uruguai), do Laboratório de Políticas, Pesquisas e Práticas em Altas Habilidade/Superdotação-LAP³EAHS e do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS).

FRANCINNE GONZALEZ ANDRIONI

Supervisora Clínica e Psicóloga pela Rede de Atendimento Integral ao Superdotado – RAIS (UNESP, São José do Rio Preto/SP). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP, Bauru/SP). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP), com Especialização em Psicologia Comportamental e Cognitiva. Membro de dois Grupos de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA, superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento e do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS). Foi bolsista e facilitadora de aprendizagem pelo Programa Formação Didático-Pedagógica para Cursos de Modalidade a Distância (UNIVESP/UNESP).

GISELE CRISTINA VIEIRA ROCHA

Graduada em Psicologia pela Fundação Educacional de Fernandópolis; Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CBI of Miami; Especialista em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia-IPECS; Psicologa e Supervisora Clínica na Clínica Evolver; Supervisora Clínica no Programa de Atendimento Psicológico-SEAPSI.

JEANE MENDONÇA GARCIA

Psicóloga formada pelas Faculdades Integradas Maria Thereza (2013). Bolsista do Programa Jovens Talentos (pré-iniciação científica para estudantes do ensino médio público) da FAPERJ, indicada quando aluna do Colégio Estadual Dr. Adino Xavier, localizado no município de São Gonçalo/RJ), no período de 2007 e 2008, vinculado ao Centro de Ciência do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), órgão da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Bolsista IC-FAPERJ (2012-2013). Mestre no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, do Instituto de Biologia da UFF (2017). Diretora Técnica Geral Núcleo de Altas Habilidades do Espaço Jeane Garcia Localizado em Icaraí (2020). Cursando no Instituto Genus Especialização em Altas Habilidades/Superdotação adultos.

JOSÉ ANGELO FIOROT JUNIOR

Licenciado em Química e Ciências (USP); Bacharel em Psicologia (Unifafibe); Especialista em Psicopedagogia Educacional e Clínica (Facita); Mestre em Processos de Ensino, Gestão e Inovação (Uniara); Estudante de Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Unesp). Membro do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação – GIEPAHS.

KARINA KELLY BORGES

Professora do Departamento de Psicologia e Saúde – FAMERP; Tutora do programa de residência em Reabilitação Física, coordenadora da Liga de Neurociências (LINEC); líder do laboratório de psicodiagnóstico e neuropsicologia (LAPNe); coordenadora de projetos de extensão, iniciação cientifica e pesquisa, vinculando neurociências, neuropsicologia e educação; orientadora da pós graduação stricto sensu na FAMERP, coordenadora de cursos de pós graduação no IPECS.

KÁTIA MARIA MARTINS COELHO

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é assistente de professor – Maple Bear Barra da Tijuca. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Fundamental l. Pós-graduanda em Superdotação, Altas Habilidades e Inteligências Múltiplas pela CBI of Miami e Membro do Grupo Internacional de estudos e Pesquisas em Altas Habilidades / Superdotação (GIEPAHS).

RONGES DOS SANTOS MADRIGANO

Licenciada em Letras – Português/Espanhol pela UNESP/IBILCE (2003). Especialista em Arte e Desenvolvimento Humano pela Faculdade Messiânica (2017); MBA em Gestão Escolar – Anhembi-Morumbi (2019). Membro do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa em Altas Habilidades/Superdotação – GIEPAHS – CNPq – UNESP. Atendimento de enriquecimento curricular para crianças, para adolescentes e para adultos com comportamento superdotado na RAIS (Rede de Atendimento Integral ao superdotado) desde junho de 2022, onde também atua na coordenação do enriquecimento curricular.

VERA LUCIA MESSIAS FIALHO CAPELLINI

Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá-Espanha. Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica. Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Bauru).

VICTOR ALEXANDRE BARRETO DA CUNHA

Graduado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Bauru. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Bauru). Especialização em Neuropsicologia pelo Instituto de Psicologia e Saúde – AMPLIATTA. Membro do Grupo de Pesquisa “Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação – GIEPAHS” e do Grupo “A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento” (CNPq).