Capa do livro: Tessituras & saberes

Tessituras & saberes

Autores: Gilda Portella Rocha - Lidiane Álvares Mendes (Orgs.)

Com objetivo de questionar ideias e costumes tradicionais e estimular uma análise mais aprofundada sobre os temas de poder, gênero e sociedade e tantos outros passeamos pelas páginas da obra espantadas (e felizes) com as discussões propostas que vão desde os estudos decoloniais no teatro para a infância e juventude até as narrativas do outro de si, isto é, do outro em sua própria alteridade, não produto de representações externas, buscando abordar práticas decoloniais singulares dos modos de ser latino-americanos.
A importância da escrita, acadêmica ou não, para a desconstrução da colonialidade do poder e do saber está ligada diretamente a um posicionamento decolonial que está sendo construído no tempo do agora entre pesquisadoras e cientistas. Por esta disposição só nos resta agradecer e aguardar que essa leitura seja mobilizadora de outros processos investigativos e criativos.

- Drica Madeira
Doutora em Ciência da Literatura

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6171-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-6167-9
DOI: 10.24824/978652516171.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO - 11
  • ELAS R(E)XISTEM: o aprisionamento feminino no Brasil sob um olhar interseccional - 13
  • ENTRE ESPAÇOS E SENTIDOS: transexualidade, violência na saúde e tessituras sociais na obra ‘Testo Junkie’ de Paul B Preciado - 31
  • ESTUDO DA PAISAGEM SONORA DA CRECHE-ESCOLA ECOBABY - 41
  • AS TEATRALIDADES DECOLONIAIS DO ESPAÇO DO BRINCAR - 53
  • CONSIDERAÇÕES ACERCA DA OBRA “O PACTO DA BRANQUITUDE” DE CIDA BENTO - 63
  • TERRA SEM MAL: o mito Guarani na demarcação de terras indígenas - 73
  • RAÍZES E ANCESTRALIDADES, SABERES DO OFÍCIO DE BENZEDEIRAS E BENZEDORES: notas da experiência vivida - 85
  • PRÁTICAS E SABERES ANCESTRAIS HERDADOS: afirmação identitária na festança de Vila Bela da Santíssima Trindade (Mato Grosso) - 97
  • O OFÍCIO DE BENZEDEIRAS E BENZEDORES: a arte de curar na baixada cuiabana - 107
  • FALANDO EM LÍNGUAS E EM BANCOS DE AREIA: cartas a Gloria Anzaldúa - 117
  • VOZES ÚNICAS: práticas decoloniais e o ser latino-americano - 127
  • ECOLOGIA DECOLONIAL NO CONSTITUCIONALISMO LATINOAMERICANO - 137
  • VOCÊ NASCEU NA ÉPOCA CERTA. ANTES, SERIA QUEIMADA - 145
  • A PERSISTÊNCIA DA COLONIALIDADE: interseções de poder, gênero e representação - 163
  • REFLORESTAMENTOS CULTURAIS – TRÂNSITOS SISTÊMICOS E EPISTÊMICOS EM TRANSATLÂNTIKA, O LIVRO DE AREIA - 175
  • ÍNDICE REMISSIVO - 187
ORGANIZADORAS

GILDA PORTELLA ROCHA

Sacerdotisa de umbanda, multiartista, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Mato Grosso. Membro do LATINAS-Grupo de Pesquisa sobre Decolonialidade, Trabalho e Cuidado do CNPq.

LIDIANE ÁLVARES MENDES

Mestra em História/UFAM, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea/UFMT. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Membro do LATINAS - Grupo de Pesquisa sobre Decolonialidade, Trabalho e Cuidado do CNPq.

AUTORES

PATRÍCIA CRISTINA DOS SANTOS BACHEGA SOARES

Bacharel em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. Mestra em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso.

LISE MARINE DE OLIVEIRA SILVA

Graduada em Gastronomia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/MG. Graduanda em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT.

MAYARA CHRISTINE DUARTE BISCARRA

Licenciada em Filosofia, graduada em Psicologia, especialista em Docência do Ensino superior, especialista em Ensino de Sociologia (UFMS) e mestranda em Estudos de Cultura Contemporâ-nea (UFMT). Bolsista CAPES

VICTÓRIA ARRUDA GERMANO

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016-2020). Especialização em Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora pela Faculdade Metropolitana de São Paulo, FAMESP, Brasil (2021-2022). Atualmente cursando a segunda Licenciatura em Letras-Espanhol pela Estácio de Sá, e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Cultura Contemporânea.

ALINE WENDPAP NUNES DE SIQUEIRA

Primeira Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT (2017), instituição onde também fez Mestrado em Educação (2007) e graduou-se em Comunicação Social com habilitação em Radialismo (2005). Licenciada em Artes Visuais (2017). Realizou Estágio Pós-Doutoral, pelo PPGECCO UFMT com Bolsa PNPD da CAPES. Atualmente é professora substituta do curso de Cinema e Audiovisual da UFMT. Integrou o Coletivo Parágrafo Cerrado, onde desenvolveu a escrita de leituras de cena de espetáculos e filmes, enveredando assim pela ramo da crítica teatral e audiovisual. Assina a coluna Sonora na revista Ruído Manifesto, onde escreve sobre cinema mato-grossense. Possui experiência ainda como Assessora de Comunicação, tendo trabalhado nas Prefeituras de Nobres (MT) e Santo Antônio de Leverger (MT). É artista profissional com DRT. Tem desenvolvido prestação de serviços em Assessoria Comunicacional, Acadêmica e Artístico-Cultural. É mãe de um menino e uma menina.

TAÍS HELENA PALHARES

Possui graduação em Educação Artística Habilitação em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), mestrado em Música pela Universidade Federal de Goiás (2002) e doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando no curso de Música - licenciatura e no Mestrado e Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da UFMT. É educadora musical, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem e cultura, vocalizações de bebês, educação musical infantil, psicologia da música.

MARIA EDILENE DE JESUS

Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea pelo PPGECO-UFMT, mestra em Teatro pela UDESC-SC, licenciada em Teatro pela UNB com intercâmbio em Fine Arts and Movies pela Universidade de Tampere – Finlândia, pesquisa a infância através das teatralidades infantis em espaços de brincadeira. É atriz no Grupo Teatro Faces de Primavera do Leste – MT, professora de teatro e produtora cultural.

BIBIANA BRAGAGNOLO

Pianista e pesquisadora, com foco na pesquisa artística, na música contemporânea e experimental e na inserção da performance na análise musical. Bibiana é Doutora em Musicologia pela Universidade Federal da Paraíba, com período de doutorado sanduíche na Universidade de Aveiro, financiado pela CAPES e sob orientação do Dr. Luca Chiantore. É também professora Dra. Docente do PPG-ECO da UFMT.

GILDA PORTELLA ROCHA

Sacerdotisa de umbanda, discente do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea na linha de pesquisa Epistemes Contemporânea da Universidade Federal do Mato Grosso. Membro do LATINAS-Grupo de Pesquisa sobre Decolonialidade, Trabalho e Cuidado do CNPq.

LIDIANE ÁLVARES MENDES

Mestra em História/UFAM, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea/UFMT. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Membro do LATINAS-Grupo de Pesquisa sobre Decolonialidade, Trabalho e Cuidado do CNPq.

JOANA D’ARC PORTELLA ROCHA

Mestre (2010) e Graduada (2007) em licenciatura na Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria\RS; Docente na Rede Estadual de Educação de Santa Catarina. Membro-fundadora do Grupo de Apoio aos Povos Indígenas - GAPIN (2008/2013), Santa Maria /RS. Criadora e coordenadora do Projeto de Educação Ambiental (2014/2024) Programa Permanente Cuidando e Transformando Nossa Escola - PPCTNE, na EEB Prefeito Leopoldo José Guerreiro, Bombinhas\SC. Cursando Pós graduação Latu-Sensu: Especialização em Ciências Marinhas Aplicadas ao Ensino no Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Itajaí/SC Turma: 2024/01.

DJALMO MANFREDI MEDEIROS

Graduado pela Universidade Leonardo Davinci em filosofia, licenciatura plena, pós graduado pelo IFSC no ensino de filosofia, sociologia, história e geografia, membro de comunidade de matriz africana, dedicado a filosofia africana e ao combate a todas as formas de preconceito, me dedico a carreira docente exclusivamente desde 2018.Amante das tecnologias, cursando segunda graduação em informática licenciatura, atualmente atuando como professor orientador do espaço Maker, na EEB Prefeito Leopoldo José Guerreiro, trabalhando com ensino de práticas mão na massa e desenvolvimento tecnológico.

EDSON CAETANO

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFMT).

JANAINA SANTANA DA COSTA

Pós-Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora Universidade Federal do Tocantins – UFT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFMT).

LETÍCIA HELENA DE OLIVEIRA

Mestra em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e bacharel e licenciada em História pela mesma universidade.

EDSON CAETANO

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFMT).

JANAINA SANTANA DA COSTA

Pós-Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora Universidade Federal do Tocantins – UFT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFMT).

JÚLIA DE ALMEIDA ROFFÉ BORGES

Psicóloga, mestranda em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) na Fiocruz, bolsista Capes. Integrante do LATINAS-Grupo de Pesquisa sobre Decolonialidade, Trabalho e Cuidado do CNPq.

EDITH FRANÇA DE CARVALHO

Psicóloga, Mestra e Doutoranda em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) na Fiocruz, bolsista Capes. Integrante do LATINAS-Grupo de Pesquisa sobre Decolonialidade, Trabalho e Cuidado do CNPq.

CORINA HELENA FIGUEIRA MENDES

Doutora em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz. Pesquisadora e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Fiocruz/RJ. Líder do LATINAS-Grupo de Pesquisa sobre Decolonialidade, Trabalho e Cuidado do CNPq.

CRISTIANE BATISTA ANDRADE

Doutora em Educação e Pós Doutora em Enfermagem pela Unicamp. Pesquisadora e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz/RJ. Líder do LATINAS-Grupo de Pesquisa sobre Decolonialidade, Trabalho e Cuidado do CNPq.

ANDRÉIA DE FÁTIMA DE SOUZA DEMBISKI

Psicóloga, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestra em Psicologia e Doutoranda de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso.

DOLORES CRISTINA GOMES GALINDO

Doutorado em Psicologia (Psicologia Social), pela Pontifícia Universidade de São Paulo, Brasil (2006). Professora Associada IV da Universidade Federal de Campina Grande, Brasil.

ISIS DE CASTRO SILVA

Advogada inscrita na OAB/MT nº 28.085, especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Fundadora do Projeto Jovem Constitucionalizado com intuito de promover o conhecimento básico do Direito Constitucional para alunos do ensino médio das escolas públicas municipal de Cuiabá; facilitou entre o período de 2016 a 2018 o projeto Ciranda de Crioula de cultura afro-brasileira.

FERNANDA BATISTA DO PRADO

Psicóloga, mestra em educação e discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea/ PPGECCO-UFMT.

TULA KIRST ROMANI

Professora Adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, em Cuiabá, estudante de doutorado no Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO (2023 – em andamento) e mestre em Engenharia de Edificações e Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental (PPGEEA) da mesma Universidade, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cuiabá – UNIC (2003).

MARISTELA CARNEIRO

Atual coordenadora do PPG em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO, da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Docente Adjunta lotada junto à Faculdade de Comunicação e Artes - FCA/UFMT. Líder do NEC - Núcleo de Estudos do Contemporâneo (CNPq). Pós-Doutorado em História (na UFMT) e História Regional (na UNICENTRO). Doutora em História, pela Universidade Federal de Goiás - UFG, tendo realizado período sanduíche na Universita degli Studi di Napoli Federico II, na Itália - UNINA. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas, cursou licenciaturas em História e Filosofia e especializações em História Cultural e em Epistemologias do Sul, pela CLACSO. Dentre seus interesses, destacam-se Feminismos e Estudos de Gênero, Cultura Visual e História da Arte, Decolonialidade e Epistemologias do Sul, Estudos da Morte e Cemitérios.

EVERTON NAZARETH ROSSETE JUNIOR

Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2011). Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (PGAU-Cidade), da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013-2015). Estudante de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPG-ECCO) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (2020 - em andamento) Atualmente, é Professor Assistente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá-MT.

ERITON VINÍCIUS GONZAGA DE MELO

Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea. Doutorande no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea. Grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos Contemporâneos – NEC, vinculado a Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso. Bolsista Capes – cota minoritária Negra. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

MARISTELA CARNEIRO

Pós-doutorado em História Regional – Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (2019). Pós-doutorado em História – Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Doutorado em História – Universidade Federal de Goiás (2016). Temas de Pesquisa: Arte e Cultura Visual; Gênero e Feminismos; Poéticas Contemporâneas; Cinema e História; Arte Funerária. Linhas de Pesquisa: Poéticas Contemporâneas e Epistemes Contemporâneas. Grupos de Pesquisa: Líder do NEC – Núcleo de Estudos do Contemporâneo. Nível de Orientação: Mestrado e Doutorado.