Capa do livro: O direito à educação para pessoas com transtornos mentais: <BR>Articulação entre as políticas nacionais de educação especial e inclusiva e a saúde

O direito à educação para pessoas com transtornos mentais:
Articulação entre as políticas nacionais de educação especial e inclusiva e a saúde

Autores: André Luis Dolencsko

A luta constante pelos direitos básicos de educação e saúde são desafios históricos de grande parte das camadas sociais desfavorecidas, bem como das pessoas com transtornos mentais. Tais desafios exigem a necessidade de conhecermos a posição social do sujeito com transtorno mental nos diferentes momentos da história, o surgimento das políticas de educação e saúde, sua articulação e efetivação, em especial no contexto brasileiro. Esta obra analisou os discursos de poder subjetivados na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e nas edições da Revista Inclusão, revelando a ausência do direito à educação para as pessoas com transtornos mentais. Como referencial teórico, os estudos desenvolvidos por Michel Foucault contribuíram para compreender o surgimento das instituições psiquiátricas, os conceitos de loucura, biopolítica e ordem do discurso, articulados com a legitimação das políticas de educação especial e inclusiva no contexto brasileiro. Tal discurso materializa também instituições controladoras, selecionadoras e organizadoras de práticas educativas pautadas em valores dominantes.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6185-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6186-0
DOI: 10.24824/978652516185.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • O TRANSTORNO MENTAL E A DOENÇA MENTAL NOS CAMPOS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO - 15
  • A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - 43
  • A LOUCURA, A BIOPOLÍTICA E A ORDEM DO DISCURSO PELO OLHAR DE MICHEL FOUCAULT - 85
  • ANÁLISE DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA PELAS CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT - 99
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 119
  • REFERÊNCIAS - 121
  • ÍNDICE REMISSIVO - 133
ANDRÉ LUIS DOLENCSKO

Pedagogo, Especialista em Tecnologias Educacionais e Gestão Escolar, Mestre e Doutor em Educação. Sua trajetória acadêmica e profissional sempre foi permeada por instigações no campo da pesquisa relacionada à proposição de políticas públicas nos campos do direito à educação articulados à saúde e à valorização da carreira docente.