Capa do livro: Políticas de formação de professores e interfaces com avaliação educacional

Políticas de formação de professores e interfaces com avaliação educacional

Autores: Suzana dos Santos Gomes

Este livro é resultado de uma pesquisa que investigou as políticas de formação inicial de professores implementadas em Portugal e no Brasil nas últimas décadas, visando contribuir com formulações teóricas e conceituais. Procurou-se responder a seguinte questão: que políticas de formação de professores estão sendo implementadas em cursos que formam docentes para a Educação Infantil e os Anos Iniciais da Educação Básica? Trata-se de uma pesquisa que se inscreve numa abordagem qualitativa e descritivo-analítica, e tem como fonte de informações a legislação das últimas décadas sobre formação docente e avaliação de curso, o trabalho de pesquisadores da área, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados revelam que a formação inicial de professores tem se configurado de modo complexo nos dois países, em virtude das políticas educacionais efetivadas. A formação de professores também é considerada política essencial para o desenvolvimento da qualidade nos sistemas educacionais.

Impresso
de R$ 50,34 por
R$ 38,72
Digital
de R$ 50,34 por
R$ 35,24

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6109-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-6108-2
DOI: 10.24824/978652516109.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO - 15
  • CAPÍTULO 1 METODOLOGIA DA PESQUISA - 19
  • CAPÍTULO 2 POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES - 25
  • CAPÍTULO 3 FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL E NO BRASIL - 37
  • CAPÍTULO 4 ANÁLISE COMPARADA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM PORTUGAL E NO BRASIL - 107
  • POSFÁCIO - 137
  • REFERÊNCIAS - 143
  • ÍNDICE REMISSIVO - 157
SUZANA DOS SANTOS GOMES

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação educacional, gestão escolar, formação de professores e docência universitária e Didática. Atuou como Diretora de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.