Capa do livro: Docência na escola deste século: <br>Entre a nova e a velha escola – Vol. 2

Docência na escola deste século:
Entre a nova e a velha escola – Vol. 2

Autores: Marili Moreira da Silva Vieira - Ana Lúcia de Souza Lopes - Gabriel Henrique de Oliveira (Orgs.)

Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola é fruto dos trabalhos apresentados no IV Seminário GEICS e I Encontro dos Grupos de Pesquisa em Currículo, Didática e Formação de Professores. A obra é apresentada em dois volumes e reúne uma coletânea de artigos produzidos por professores, pesquisadores do ensino superior e rede básica de ensino e estudantes doutorado, mestrado e de graduação interessados em discutir, de acordo com a temática e eixos de debate, os dilemas e oportunidades da docência na escola deste século, as rupturas e continuidades da nova e velha escola, tendo como foco as relações entre currículo, formação docente, tecnologia e inovação pedagógica.
As pesquisas apresentadas nesta obra discutem teoria e prática, numa perspectiva propositiva que evidencia a relevância das pesquisas no campo da educação em suas várias dimensões.
O livro é organizado em três sessões que acompanham os eixos do seminário, alinhados às linhas de pesquisa dos grupos de pesquisa que participaram a organização do evento: (i) Escola e Currículo; (ii) Formação de Professores; (iii) Cultura Digital e Prática Docente.
A publicação permite um diálogo interdisciplinar que aproxima a Escola e a Universidade e que inspira a construção de novas formas de atuação na educação, em defesa da qualidade, do valor do conhecimento e da educação para todos.


Impresso
de R$ 65,17 por
R$ 50,13
Digital
de R$ 65,17 por
R$ 45,62

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5697-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-5692-7
DOI: 10.24824/978652515697.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • DOIS COMENTÁRIOS SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA - 15
  • A FORMAÇÃO INTEGRAL DA PESSOA E OS CONHECIMENTOS HERDADOS, ACUMULADOS E SOCIALMENTE CONSTRUÍDOS COMO FINALIDADES EDUCATIVAS ESSENCIAIS NA ESCOLA DESSE SÉCULO - 19
  • QUANDO OS ESTÂNDARES MIRAM A SUBJETIVIDADE: a avaliação de competências socioemocionais - 35
  • A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE NEGOCIAÇÃO NO CURSO DE DIREITO - 53
  • A AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: o emprego do portfólio reflexivo como recurso promotor da aprendizagem - 71
  • A ATIVIDADE CRIADORA ENTRE O PASSADO E O FUTURO COMO FLUXO PERMANENTE NA EDUCAÇÃO - 91
  • ENTRE REFORMAS: o despreparo educacional do Brasil no período imperial e o pioneirismo do Mackenzie - 109
  • CASOS DE ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE: uma perspectiva colaborativa - 127
  • O JOGO DIGITAL ROBLOX COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA LÍNGUA INGLESA - 171
  • COMO OS JOGOS DIGITAIS IMPULSIONAM A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE HENRI WALLON E DAVID AUSUBEL - 195
  • ÍNDICE REMISSIVO - 211
  • SOBRE OS AUTORES - 215
ANA LÚCIA DE SOUZA LOPES

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), especialista em Tecnologia e Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI (Unifei). Docente do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Pesquisadora na área de Cultura Digital e Prática Docente.

BEATRIZ MODESTO SILVA

Licenciada em pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

CLEUSA KAZUE SAKAMOTO

Possui vínculo com o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP. Doutorado em Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo – USP. Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo – USP. Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP.

DANIELLE SANTOS LIMA

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Conclusão em 08/2022) – Universidade Presbiteriana Mackenzie - Bolsista CAPES - Modalidade II. Pós-Graduada em Docência da Educação Superior (Conclusão em 12/2020)  – Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduada em Gestão de Recursos Humanos (Conclusão em 12/2016) – Universidade Anhanguera de São Paulo. Técnica em Administração (Conclusão em 12/2014) – Etec São Mateus.

ESTER SOUSA DA SILVA

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Francisco - FAESF (2022); Pós-graduanda em TEA-Transtorno do Espectro Autista – Faveni; Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia – Faveni; Pós-graduanda em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica – Faveni.

GILBERTO SOUSA SILVA

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade - GEICS. Coordenador do Curso de Pedagogia Faculdade de Educação São Francisco – FAESF. Professor(a) EBTT na área de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí- UFPI; Especialista em Docência do Ensino Superior- FAESF (2022); Especialista em docência do ensino de História na Educação Básica- FEMAF (2020);  Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade de Educação São Francisco- FAESF (2019); Pós graduando em Informática na Educação - IFMA; Licenciado em História pela Universidade Metropolitana de Santos (2020); Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Francisco (2017).

ISABEL ORESTES SILVEIRA

Docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo - UPM e da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM. É doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Mestre em Artes Visuais, pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP. Possui Bacharel e Licenciatura em Pedagogia - Universidade São Marcos e. em Educação Artística pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM. É pesquisadora e líder do CNPq no grupo de pesquisa: Linguagem, sociedade e identidade - estudos sobre a mídia.

MARCELO JOSÉ ABREU LOPES

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Mestre em Ciências e Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP); Professor do Centro de Comunicação e Letras da UPM, lecionando no curso de Jornalismo. Membro do Núcleo de Educação Empreendedora, lecionando disciplinas dessa área de conhecimento. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas interdisciplinares sobre Currículo e Sociedade – CNPQ, na linha de pesquisa Cultura Digital e Prática Docente.

MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI

Possui doutorado em Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrado em Educação também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especialização em Didática - Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora titular pela Universidade Federal de São Carlos. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993). Atualmente é professora adjunta III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia – CEFT Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura).

MARILI MOREIRA DA SILVA VIEIRA

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, realizando Estágio Pós-doutoral em Educação na Universidade de São Paulo (USP). Docente Titular no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Currículo e Sociedade - CNPQ. Foi Pró-reitora de Graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) de 2017-2020 e Coordenadora de Apoio Pedagógico vinculada à Pró-Reitoria de Graduação e Assuntos Acadêmicos, 2011-2017.

MILENA COLAZINGARI DA SILVA

Doutora em Didática, Teorias do Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. É docente universitária desde o ano de 2005, sempre atuando na área de formação de professores. Atualmente é professora do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

REGINA CARVALHO CALVO DE FAVERI

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestra em Educação pela PUC-Campinas. Graduada em Pedagogia e Gestão Pública. Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia pela Unicamp. Diretora Educacional no Município de Campinas, São Paulo.

RENATA CECILIA ESTORMOVSKI

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na linha de pesquisa Educação, desigualdades e inclusão. Possui mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) na linha de pesquisa de Políticas Educacionais, tendo sido também bolsista CAPES. É professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes (GEPCEM Unisinos/CNPq).

RENATO MARTINS RAIMUNDO

Mestre em direito pela Universidade Nove de Julho (2017-2019). Especializado em Docência na Educação Superior pela  Universidade Presbiteriana Mackenzie (2021-2022) e em Direito Imobiliário pela Escola Paulista de Direito (2019-2020). Graduado em Direito pela Universidade Nove de Julho (2010-2015).

SÂNGELA MEDEIROS DE LIMA CARVALHO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Francisco (FAESF). Graduada em Enfermagem. Diretora Acadêmica e Docente da FAESF.

SARAH LYNS DE ASSIS NICOLAU

Graduanda em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UMP), participou no programa de iniciação cientifica com o apoio do PIVIC. Bolsista no Programa de Iniciação a Docência (PIBID) e membra do grupo de pesquisa e estudos GEICS.