Capa do livro: Em busca da cidadania: <BR>Da educação básica à formação de professores

Em busca da cidadania:
Da educação básica à formação de professores

Autores: Giza Sales - Stella Mello - Sílvia Quadros (Orgs.)

Como justificar o título desse livro? Por que ele se coloca como algo “em busca da cidadania” e não em seu exercício pleno? Se entendemos que cidadania seja a expressão concreta do exercício da democracia, por que a busca por ela e não sua efetiva vivência? Teríamos nós resistências quanto ao exercício de uma cidadania plena? E o mais curioso: se temos, no ambiente escolar, um fenômeno ligado à cultura geral e à cultura científica, que tipo de discursos, representações e significações encontramos na escola quanto ao termo cidadania?
É numa tentativa de refletir sobre essas perguntas que os autores dessa obra se debruçam, propondo reflexões em quatro frentes: parte I: Formação docente – discussões de aspectos sócio-histórico-culturais para a construção da cidadania; parte II: Educação e tecnologia – diálogos sobre ecossistemas educomunitivos como possibilitadores de cidadania; parte III: Práticas e experiências formativas – experiências de políticas públicas em parceria com instituições de ensino superior, a partir de uma ótica cidadã; parte IV: A educação e a pandemia: relatos dos desafios da educação frente ao contexto pandêmico e o exercício da cidadania.
E fica a pergunta retórica: vivenciamos cidadania legítima ou estamos em busca dela?

Impresso
de R$ 69,12 por
R$ 53,17
Digital
de R$ 69,12 por
R$ 48,38

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5996-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-5997-3
DOI: 10.24824/978652515996.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 250
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 13
  • HOMENS E MULHERES NA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE O QUESTÃO DO GÊNERO - 17
  • A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE - 29
  • VENCENDO O ESTIGMA DA HISTÓRIA ÚNICA POR MEIO DAS LEIS 10.639 E 11.645 - 39
  • ENSAIOS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E ESTRUTURA DE MANUTENÇÃO DE PRIVILÉGIOS - 45
  • EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA: uma proposta educomunicativa - 63
  • A TECNOLOGIA COMO PARÂMETRO DE PROGRESSO NA EDUCAÇÃO - 71
  • EDUCOMUNICAÇÃO, PIBID E MÚSICA: criação do podcast “Musicontos” - 83
  • O PIBID COMO ESPAÇO TEÓRICO-PRÁTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 95
  • CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PERCEPÇÃO DAS BOLSISTAS LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA - 105
  • A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ALFABETIZAÇÃO - 125
  • PSICOMOTRICIDADE E ALFABETIZAÇÃO: um relato de experiência dos Programas Residência Pedagógica e PIBID - 135
  • PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC ) DO ENSINO MÉDIO - 151
  • O IMPOSSÍVEL NÃO EXISTE: aulas de educação física no programa PIBID durante a pandemia - 167
  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A NOVAS PRÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL - 175
  • DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PERÍODO DE PANDEMIA: um relato de experiência durante o Programa Residência Pedagógica - 189
  • EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS IMPACTOS DA PANDEMIA: uma narrativa dos desafios e possibilidades nas turmas de 6º anos - 201
  • PROPOSTAS DE ATIVIDADES: uma contribuição no processo de aprendizagem - 209
  • ÍNDICE REMISSIVO - 233
  • SOBRE OS AUTORES - 237

ORGANIZADORAS

GIZA GUIMARÃES PEREIRA SALES

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus Marília; (bolsa CNPq); pós-graduada em Psicopedagogia Clínica-Institucional e em Gestão da Educação Infantil; graduada Pedagogia e Letras; Docente permanente do Mestrado Profissional em Educação do UNASP; Líder do grupo de Pesquisa AGOGE ( CNPq/UNASP) e vice-líder do grupo HIDEA-Brasil (CNPq/UNESP); coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica tricampi (UNASP/CAPES).

SILVIA CRISTINA DE OLIVEIRA QUADROS

Pós-doutora em Educação na FE/USP. Doutora em Letras: Semiótica e Linguística Geral pela FFLCH/USP. MBA em Gestão Estratégica na FEARP USP - Ribeirão Preto. Especialização na UNESC - Liderança, Gestão, Resultados e Engajamento. Experiência na área acadêmica com as disciplinas: Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Análise do Discurso, Prática de Ensino e Produção de Textos, formação de Professores e Metodologia de Ensino da Linguagem. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Unasp.

STELLA DE MELLO SILVA

Pós-doutoranda em Divulgação Científica e Cultural pela UNICAMP/Labjor. Doutora em Educação pelo Instituto de Biociências da UNESP. Mestre em Divulgação Científica e Cultural, pela UNICAMP/Labjor. Especialista em Docência Universitária: métodos e técnicas, pelo UNASP. Membro da Associação Galega da Língua (AGaL). Líder do Grupo de Pesquisa GEED - Grupo de Estudos Educomunicativos (UNASP). Professora universitária no UNASP-EC (Presencial e EAD). Coordenadora Institucional do PIBID tricampi - UNASP.

AUTORES

ANA LAURA BONINI RODRIGUES DE SOUZA

Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília - SP (2022), onde também realizou seu mestrado em Educação (2021). É Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM, 2017) e Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista, campus de Marília (UNESP, 2024).Tem como interesse de pesquisa os seguintes temas: Educação, História da Educação, Direitos Humanos das mulheres, representações culturais de professoras e branquitude. Faz parte do corpo editorial da Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, o IPPMar. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas HiDEA-Brasil-História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil (Saberes, práticas e culturas escolares e acadêmicas), do NUDISE - Núcleo de gênero e diversidade sexual na Educação, e, LIEG - Laboratório Interdisciplinar de Cultura e Gênero, todos na Unesp/campus de Marília.

ANA MARA GOMES DA CUNHA

Graduação em andamento em Licenciatura Plena em Educação Física. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Título: Mulheres no futebol: gênero, sexualidade e preconceito. Orientador: Maria de Fátima Salum Moreira.

ANA PATRÍCIA CAVALCANTE GUIMARÃES

Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo com experiências nas temáticas Educomunicação, Diversidade étnico-racial e Alfabetização devido a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC)..

BRUNO ANDRADE DA GAMA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL / UFOPA); licenciado em Letras - Língua Portuguesa (Unasp / 2022). Membro dos grupos de pesquisa AGOGE (Grupo de Estudos sobre Filosofia e História da Educação) - Unasp; foi bolsista PIBIC no projeto de pesquisa POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO IFPA: A LEI 11.645/2008 NO CAMPUS SANTARÉM; atuou como bolsista no projeto de extensão INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, TECNOLÓGICAS E METODOLÓGICAS, NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE ATUAÇÃO DO IFPA/CAMPUS SANTARÉM, EM TEMPOS DE PANDEMIA; desde 2021 é membro do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) - IFPA/Campus Santarém, atuando em atividades de pesquisa e extensão.

CARLOS RODRIGO SOARES

Professor efetivo de História no estado de Mato Grosso, trabalha atualmente em Querência na Escola Estadual Coutinho União, na educação do campo. Mestrando em Ensino de História (ProfHistória 2022), pela UFMT. Especializado em História e Humanidades pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2016. Especializado em Gestão e Organização da Escola pela UNOPAR em 2017 e em Antropologia pela UCAM (2020). Em 2021 concluiu a especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES, no formato EAD. Licenciou-se em História pela Universidade Adventista de São Paulo (UNASP), em Engenheiro Coelho (2013). Participou do PIBIC/CNPQ e também do PIBID/CNPQ por dois anos durante a graduação. Atualmente cursa a 2 licenciatura, em Tecnologia Educacional (EAD), pela UFMT. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino de História e Tecnologias Digitais (LEHDI) e Grupo de Estudos da Antiguidade (GEAN).

CAROLINY SANTIAGO TARLEY

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)  e bolsista pelo  Programa de Iniciação à Docência (PIBID).

CINTHIA CACIÉLE FREGNE MATUSAIKI

Mestra em Educação pela UNASP, graduação em Educação Artística pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2011), graduação em Letras/Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Faculdade Global de Umuarama (2006) e licenciatura em Pedagogia (2017) pela Uninter. Atualmente atuo como docente no Colégio Sesi de Umuarama, Escola Adventista de Umuarama com a disciplina de Arte, sou Tutora dos cursos de Letras Libras Licenciatura pela UNIOESTE, Professora de Ensino Superior na Faculdade Unialfa e Arteterapeuta no Espaço Cuidar. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Elaboração de Itens padrão Enem, pesquisadora sobre BNCC, Educação e desenvolvimento Infantil, Tecnologias Digitais, Arteterapia e Gestão Educacional.

CÍNTIA DE JESUS DE SOUZA

Mestra em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP EC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2015), Graduada em Letras pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2015). Especializada em Educação Infantil, Séries Iniciais e Educação Especial Inclusiva pela Universidade Estácio de Sá (2013). Especialização em Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional (2019). Possui MBA em Gestão Educacional. Atuou como coordenadora pedagógica e orientadora educacional no Colégio Adventista de Tubarão e atualmente é diretora do Colégio.

CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade São Paulo (USP), Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Graduação em Pedagogia (UNESP). Participante do  Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI).  Docente no Ensino Superior. CONTATO: cianjos@yahoo.com.br

CRISTIANE LIBANO SANTOS

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)  e bolsista pelo  Programa de Iniciação à Docência (PIBID).

DÉBORA RODRIGUES PIZZOTTI

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista (UNASP-SP). Partyicipa como professora supervisora, na Residência Pedagógica - CAPES, na Escola Municipal Capitão José Olympio Filho, tendo como orientadora a Prof.ª Dr.ª Márcia Azevedo, na qual também atuou como monitora da mesma. Possui formação nos cursos Uso de Recursos Educacionais Digitais, Práticas de Alfabetização, ABC entre outros.

DIANE EIRE BIZO

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Graduada em Letras pelo Centro Universitário de Votuporanga. Especialista em Psicopedagogia. Atuou como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio e no Ensino Superior do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

EDLEY MATOS DOS SANTOS

Graduação em Letras (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema (1987); Graduação em Letras (Bacharelado) pela Faculdade Paulista de Ciências, Letras e Educação (1988); Especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo (1993); Mestrado em Linguística Aplicada pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (2002); Bacharel em Direito pelo Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo (2008); Especialização em Inovação Didática no Ensino Superior.Atividades profissionais já exercidas:Professor:Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho, nos seguintes cursos: Letras, Tradutor e Intérprete, ACA - Adventists College Abroad - Programa de Português para Estrangeiros, Pedagogia, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Música, Tecnologia em Sistemas para Internet, Engenharia da Computação, Arquitetura, Gastronomia, Tecnólogo em Sistemas de Informação e EAD no Campus Virtual (Letras, Pedagogia e Ciências Contábeis).Já lecionou os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Português para Estrangeiros, Língua Inglesa, Linguística, Linguística Aplicada, Prática de Ensino da Língua Inglesa, Literatura Infanto-Juvenil, Memória e Concentração, Oficina de Tradução, Leitura e Produção de Texto, Inglês Instrumental, Português Instrumental, Linguagem e Redação Jurídica, Comunicação Oral e Escrita em Língua Inglesa, Comunicação Oral e Escrita em Língua Portuguesa, Língua Portuguesa: Texto e Contexto, Língua Inglesa: Texto e Contexto, Língua Inglesa: Gramática e Aplicação, Língua Portuguesa: Morfossintaxe, Prática de Ensino da Língua Inglesa e Estágio Supervisionado, Análise Contrastiva - Inglês-Português, Oficina de Conversação em Língua Inglesa, Cultura Inglesa, Cultura Norte-Americana, Oficina de Leitura e Escrita em Língua Portuguesa, Oficina de Leitura e Escrita em Língua Inglesa, Literatura Comparada, Oficina de Leitura e Produção de Texto, Linguagem Jurídica, Oficina de Leitura e Escrita, Oficina de Escrita Criativa, Comunicação Empresarial e Avaliação da Aprendizagem, Oficina de Tradução: Textos Comerciais e Jurídicos (Tradutor e Intérprete), Recursos para Inclusão Social, Manifestações Populares na Literatura Brasileira e Língua Inglesa: Prática de Leitura e Escrita (Letras), Sociolinguística, Oficina de Dublagem e Legendagem, Técnicas de Revisão e Edição de Textos, Fundamentos da Língua Portuguesa, Análise do Discurso, Linguística Textual, Teorias Linguísticas e Semântica e Lexicologia nos cursos de Letras e Tradutor e Intérprete do Unasp EC. Atualmente, docente dos seguintes cursos: Letras, Tradutor e Intérprete, Farmácia, Psicologia, Ciências Contábeis, Pedagogia, Secretariado, Gestão EAD e Instituto de Línguas, cursos presenciais e EAD no Unasp Engenheiro Coelho.Funções exercidas:Coordenador de Letras; Coordenador da Pós-Graduação em Língua Portuguesa: Linguagem, Literatura e Ensino; Orientador e Supervisor de Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa do Curso de Letras da referida instituição; Membro do Comitê Editorial e Revisor de Periódico da Revista Libertas - Estudos em Direito, Estado e Religião. Engenheiro Coelho: Unaspress, publicação do Curso de Direito do Unasp; ATUALMENTE (2024): Membro da comissão do NDE dos cursos de Letras e Tradutor e Intérprete da mesma instituição de ensino; Coordenador de Área do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Letras-Português do Centro Universitário Adventista de São Paulo - Unasp Engenheiro Coelho. Professor nos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete, Ciências Contábeis, Administração, Fisioterapia, Secretariado, Gestão de RH, Gestão EAD e Instituto de Línguas, todos eles no Unasp.Outros: Ex-professor da escola de idiomas Virtual Inglês (www.virtualingles.com.br). Experiência com aulas pela internet e Educação a Distância (EAD). Atuação profissional como revisor e editor em língua portuguesa.

EDNA ROSA CORREIA NEVES

Graduação em Psicologia e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba, Especialização em Psicopedagogia Genética e Mestrado em Psicologia e Educação pela UNICAMP; Doutorado pela Universidade de São Paulo – USP (Área: Psicologia Escolar). Atualmente participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicolo- gia, Educação e as Reformas na Alfabetização – Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação). Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, psicanálise e formação de professores Ensino Fundamental; Médio e Superior. Desde 2004, atua como docente em diversas disciplinas nos cursos de Graduação e Licenciatura de Psicologia, Pedagogia, Farmácia, Educação Física, Administração, Recursos Humanos das IES: Faculdade Pitágoras de Jundiaí e Centro Universitário Adventista de São Paulo. UNASP Hortolândia. E na pós-graduação nos cursos de Docência do Ensino Superior, Neuropsicologia e Psicopedagogia Clínica e Institucio- nal. Atuou como coordenadora de Comissões Próprias de Avaliação (2005 a 2010); coordenadora e orientadora de estágios e formação de professores na escola pública (2010 a 2015); coordenadora do Serviço Escola de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Jundiaí: Centro de Psicologia Aplicada Pitágoras (2011 a 2016). Durante 12 anos exerceu o papel de coordenadora dos cursos de Pedagogia (2006 a 2016) e de Psicologia (2011 a 2019). Possuindo também experiência em processos de autorização de cursos, bem como confecção de Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Atua como consultora de conteúdo revisando materiais didáticos educacionais, questões de provas, materiais preparatórios para exames nacionais de cursos (Educação Básica e Ensino Superior), além de atuar em programas de treinamento para docentes e discentes.

ELDER HOSOKAWA

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).  Bacharel e Licenciado em História pela FFLCH e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atuou como docente na Rede Adventista de Educação; docente na graduação e pós-graduação na Universidade Santo Amaro (UNISA), no Instituto Hoyler (São Paulo) e UNASP SP e EC. Atualmente coordena o curso de Licenciatura em História no UNASP - EC e leciona em vários cursos presenciais e na educação a distância. Colaborador no Grupo de Pesquisas GEAN-AGOGE (CNPq-UNASP). Docente orientador voluntário no Subprojeto História do PRP- UNASP- EC (2018/2019).

ELIZABETH CONCEIÇÃO ALVES

Doutoranda em Educação pelo grupo DIS ( Diferenças e Subjetividades em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação (2018) pela Universidade Federal de São Carlos ( campus Sorocaba) , na linha de pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e na Educação das Relações Étnico-Raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil e formação de professores. Atualmente é docente na Educação Básica. Atua como professora nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Integra o grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa Diferenças e Subjetividades em Educação: Estudos surdos, das questões raciais, de gênero e da infância, do(a) Universidade Estadual de Campinas. Participa de projetos de formação de professores sobre História e Cultura Afro-brasileira e Africana, conforme Lei 10.639 de 2003.

ELLEN DE ALBUQUERQUE BOGER STENCEL

Doutora em Música – Práticas Interpretativas, pela UNICAMP, sob a orientação da profa. Doutora Maria José Carrasqueira de Moraes com o projeto “As Bonecas” de Oscar Lorenzo Fernandez e Lina Pires de Campos: aspectos pianísticos para o ensino da performance. Mestre em Música pela Andrews University (1987) – Michigan – USA, reconhecido pela UFRGS. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade São Judas Tadeu (1981), graduação em pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (1999), graduação em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade Marcelo Tupinambá (1982) e diploma em Piano Teaching pelo Trinitty College – Inglaterra (1993). Atualmente é coordenadora do Curso de Licenciatura em Música e professora titular do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Tem expe- riência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: didática e literatura do piano, repertório musical, educação infantil, música na escola, interações pedagógico-musicais, ensino de música e musicalização, educação e aprendizagem. Autora de livros didáticos de Música e Arte para as séries iniciais.

EMILY KAUANE BOCAIUVA DE SOUZA

Especialista em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho e em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ambas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2023). Possui Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP (2021). Pós-graduação em andamento na área de Ensino de Matemática para os Anos Finais também pela Universidade Federal do Piauí, e Tutoria em Educação à Distância pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Licenciatura em andamento na área de Pedagogia também pelo UNASP. Desde 2020 atua como professora de Matemática, sendo que nos anos de 2020 a 2022, participou através do programa de Residência Pedagógica fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), trabalhando em escola pública estadual paulista. Durante esse período ainda desenvolveu materiais de produção técnica com objetivo de auxiliar os discentes nos conteúdos exigidos. Contribuiu como professora de matemática nas séries iniciais do setor privado, atuando com turmas de 2 ao 5 ano. No seu trabalho atual promove a mediação do conhecimento através de metodologias e práticas ativas, bem como a desmistificação da disciplina de matemática, comprovando essa ciência como necessária para a vivência humana, adequando os saberes prévios dos discentes aos conteúdos curriculares. Seu principal interesse de estudo é voltado às tecnologias que contribuem com o desenvolvimento da aprendizagem e como essas se relacionam com a atualidade, visando a ampliação das concepções e práticas pedagógicas.

EVELYN FONSECA DE MELO OLIVEIRA

Graduada em Pedagogia e Preceptora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

FABYANO C. WAGNER

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Pós Graduado em Direito Processual Civil pela PUC/RS. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo. Licenciado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário ETEP. Foi professor de Direito da Universidade Presidente Antônio Carlos (unidade Lajinha/MG e Aimorés/MG). Advogado e Servidor público em diversos órgãos da Administração Pública, Docente na Faculdade Adventista de Minas Gerais (Fadminas).

FELÍCIO OSCAR DELEPRANI

Graduado em Letras - Língua Portuguesa, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Possui especialização em Literatura Brasileira pelo Instituto Univitória, de Ipatinga- MG. Atuou como professor na rede privada no Colégio Adventista do Espírito Santo, de Colatina- ES e no Colégio Marista, também de Colatina. No setor público, atuou como professor de Inglês, na Secretaria Municipal de Baixo Guandu- ES, e, atualmente, é professor de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Colatina- ES.

FERNANDA GOMES FIGUEIREDO

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2022). Atualmente é AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL do COLÉGIO MARIA MACIEL.

FLÁVIO SANTIAGO

Doutor em Educação, Licenciado em História e Pedagogia pela UNICAMP. Partipante do grupo de pesquisa GEPSI-USP. Atualmente é Pesquisador na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

GIZA SALES

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho – UNESP; Mestra em Educação pelo PPGE-FFC – UNESP – Marília; Possui Pós-graduação em Psicopedagogia clínico-institucional e Pós graduação em Gestão da Educação Infantil; Cursou graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e Graduação em Letras pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP; É membro fundador do ESPAÇO POTENCIAL “Associação de pais e amigos da Criança e do Jovem Autista” – Marília- SP; A partir dos anos de 2012 até o presente passou a fazer parte dos seguintes grupos: “Grupo de Pesquisa HiDEA – Brasil História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil”; “AGOGE: Grupo de Estudos e pesquisas Filosofia e História da Educação”; “FORME – Formação de Educadores”. É autora de artigos científicos publicados em periódicos científicos, textos completos, resumos expandidos e resumos simples publicados em anais de eventos nacionais e internacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Histórica em Educação; Formação de Professores; Ensino confessional, Ensino Superior Adventista; Faculdade Adventista de Educação; FAED; Escola Normal; Biblioteca Escolar; Manuais de Ensino/Manuais Pedagógicos. Atualmente é docente no Centro Universitário Adventista de São Paulo.

HELEN BARBOSA SIQUEIRA EMILIANO

Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco; Especialização Lato Sensu em Educação Inclusiva pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM); Graduada em Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Norte Pioneiro Paraná; Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras; Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela UEG, Universidade Aberta do Brasil. Fundadora e coordenadora da Pré-escola “Centro Educacional Sementinha”, em Campinas. Supervisora do Pibid em 2011 e de 2018 a 2020 do subprojeto de Pedagogia do UNASP-EC na escola campo EMEIEF José Forner - Engenheiro Coelho – SP.

HELENA BRANDÃO VIANA

Pós doutora pelo Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Possui Doutorado, Mestrado e Graduação em educação física pela Universidade Estadual de Campinas. Em seu doutorado estudou a temática da sexualidade na velhice, e para isto validou e adaptou culturalmente a escala ASKAS, para utilização na cultura brasileira e passou 4 meses na Simon Fraser University, em Vancouver, Canadá, onde cursou a disciplina "programas de promoção de saúde no envelhecimento" e teve como orientador internacional o Prof. Dr. Andrew Wister, diretor do departamento de gerontologia daquela Universidade. Ministra aulas de metodologia de pesquisa em cursos de pós-graduação no UNASP. É professora permanente no mestrado em educação no UNASP-EC. Possui parceria com a Andrews University nos EUA, para validação do GDI, um inventário para avaliar o crescimento espiritual de adultos, e da versão Kids para crianças e com a Simon Fraser University, em Vancouver, Canadá, em pesquisa sobre Narrativas Digitais.

INGRYD SODRÉ DE SOUZA

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)  e Bolsista pelo  Programa de Iniciação à Docência (PIBID).

JOÃO VICTOR DE OLIVEIRA RIBEIRO

Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2021), graduando em Teologia pela mesma instituição. Especializado em Análise de dados e Matemática Aplicada pela Faculdade BH (2023). Atuou como bolsista no Programa de Residência Pedagógica fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), trabalhando na rede pública estadual paulista no período de 2020 a 2021. Atuou como presidente do Centro Acadêmico (SIGMA), na instituição UNASP, no período de 2019 a 2021. Possui experiência na área de ensino multidisciplinar bilíngue atuando com discentes do primário. Trabalha voluntariamente em um projeto denominado Proative Treinamentos Educação Corporativa e Consultoria com empresas atuantes no mercado, desenvolvendo treinamentos em forma de palestra.

LAURA FERREIRA MARTINS

Graduada em Música pelo Centro Universitário Advenstista de São Paulo. Foi bolsista pelo Programa de Inicação à Docência (PIBID).

LEDIMAR BRIANEZI

Doutorado e Mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo, SP. Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP. Graduação em Educação Física pela Faculdade Adventista de Educação Física (UNASP-HT). Coordenador e docente dos cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado) no UNASP-HT. Atua na área de Educação Física com ênfase em Anatomia, Cinesiologia e Aspectos Neurofuncionais em Educação Física com experiência em Competições Escolares e Escola de Iniciação Esportiva. Coordenador de área do Pibid Unasp-Hortolândia (2018-2019) e (2020).

LEONARDO TAVARES MARTINS

Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1988), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Educação também pela Unicamp (2010). Atualmente é professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo - campus SP. Atuou na coordenação do curso de Educação Física de 2006 a 2021 no campus SP, em 2022 no campus HT e em 2023 voltou à coordenação do curso no campus SP. Foi o Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão durante o ano de 2012. Como membro da International Sociology of Sport Association e da North American Society for the Sociology of Sport, apresentou trabalhos de forma oral nos congressos de 2003, 2004, 2005, 2007, 2009, 2012, 2016, 2022. Também participou dos encontros da SDA Health Physical Education and Recreation Association nos anos de 2010, 2013, 2017, 2020, 2021.

LETÍCIA CITADINI DE PAULA

Possui graduação em Ciências biológicas pelo Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal (2010)., Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Casa Branca (2014), Graduação em Letras pela instituição Campos Eliseos. Pós-graduação em Educação Ambiental, Educação especial e inclusiva com ênfase em tecnologia assistiva, Pós-graduação em Educação Especial com ênfase em deficiência intelectual. Experiência na área de análises clínicas e educacional.

LETÍCIA TAVARES SCHIRMER

Pedagoga formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

LIDIANE SIBELE DE GODOI SANTOS

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2022) e ensino médio (segundo grau) pela Escola Estadual General Mascarenhas de Moraes (2003). Tem experiência na área de Educação.

LUCIANE WEBER BAIA HEES

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Mestre em educação na área de Gestão e Políticas públicas, especialista em Supervisão Escolar e Docência Universitária e graduada em Pedagogia. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica, Administradora Escolar e Orientadora Educacional na Educação Básica, assim como coordenou o Curso de Pós Graduação em Docência Universitária e as atividades de estágio do Curso de Pedagogia. Exerce a função de Professora Titular do Curso de Mestrado Profissional em Educação e Professora Titular do Ensino Superior presencial e EAD do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Pesquisadora vinculada a Universidade de Aveiro para estágio de pós-doutoramento. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Psicologia da Educação, Formação e Prática Docente.

MARCOS OLIVEIRA NUNES

Mestre em Ciências pelo PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - USP São Carlos 2017- 2019. Licenciado em Matemática pelo UNASP-SP (Centro Universitário Adventista de São Paulo) 2002-2005 Licenciado em Pedagogia pela UNINOVE (Universidade Nove de Julho) 2013-2014. Especialista em Educação a Distância com Ênfase em Tutoria em EAD pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica) 2015-2016. Docente efetivo da Escola Estadual Beatriz de Quadros Leme SEE-SP. Docente com experiência em ensino e coordenação de matemática na educação básica do UNASP-SP. Docente em diversas matérias ligadas a matemática e estatística da graduação, presencial e a distância.

MARIA GENILDA DOS SANTOS MENEZES

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP).

PRISCILA DA SILVA

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP).

REBECA PIZZA PANCOTTE DARIUS

Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Adventista Paranaense (FAP). Graduada em Pedagogia pela UEM. Trabalhou na rede pública municipal e estadual do Paraná. Atualmente docente e coordenadora do Curso de Pedagogia UNASP/EC. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq FORME- Formação de Educadores. Docente orientadora do PRP-Pedagogia- UNASP-EC (2018-2019) e Coordenadora de área – PIBID- Pedagogia - UNASP-EC (2020).

ROBERTA KELLY HAECK ELIAS

Pedagoga. Professora do município de Engenheiro Coelho. Preceptora do Programa Residência Pedagógica (PRP).

SAMUEL DE SANTANA ALEIXO BROWN

Possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo(2019). Atualmente é Auxiliar de Preceptor do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Tem experiência na área de Teologia.

SELMA CARVALHO FONSECA

Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação no Instituto Adventista de Ensino (1987) e Especialização em Psicomotricidade. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004) e doutora pelo Programa de Educação: Currículo PUC-SP (2020). Atuou como Assessora do PROAP - Programa de Acompanhamento Pedagógico do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP/HT) e Coordenadora do curso de Pedagogia do UNASP-HT/FAH (2009 a 2017 e 2019 a 2021). Coordenadora de área no PIBID (2020 a 2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: professores - formação, prática de ensino, currículo, psicomotricidade, valores e missão. Trajetória Profissional em Educação: Experiência em docência em Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Coordenação Pedagógica para Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, Orientação Educacional de Educação Infantil a Ensino Fundamental I e II, Gestão em Educação Infantil e Docência no Ensino Superior. Proprietária de Escola em Educação Infantil e Clínica em Psicomotricidade. Autoria de Livros em Educação Infantil para a Rede de escolas Adventistas em Terreno Nacional Assessoria Externa para a Escola Raio de Luz/ETAM no interior do Amazonas (Comunidade ribeirinha de Nova Jerusalém) às margens do Massauari - Barreirinha Professora no curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Neuropsicopedagogia no UNASP- campus Entenheiro Coelho.

SILVIA CRISTINA DE OLIVEIRA QUADROS

Pós-doutora em Educação na FE/USP. Doutora em Letras: Semiótica e Linguistica Geral pela FFLCH/USP. MBA em Gestão Estratégica na FEARP USP - Ribeirão Preto. Especialização na UNESC - Liderança, Gestão, Resultados e Engajamento. Experiência na área acadêmica com as disciplinas: Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Análise do Discurso, Prática de Ensino e Produção de Textos, formação de Professores e Metodologia de Ensino da Linguagem. Atuou na área administrativa como coordenadora do curso de Letras e diretora acadêmica nas Faculdades Integradas Módulo - atual UNIMODULO. Participação em congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalho. Participa dos grupos de pesquisa: GEDEC - Grupo de estudos em direito e diversidade étnico-cultural, coordena o grupo de pesquisa Gestão, Liderança e Inovação - GLI. Coordena os projetos de pesquisa: 1. Prática pedagógica: aspectos metodológicos e ideológicos e 2. Gestão, liderança e resultados na educação. Já atuou em como Assessora Pedagógica, Diretora Acadêmica; Pró-reitora de Graduação; Pró-reitora Associada e Diretora de Graduação no Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP. Tem experiência em avaliação de cursos na Educação Superior. É docente do curso de Pedagogia - campus SP, professora permanente e coordenadora do Mestrado Profissional em Educação do UNASP.

STEPHANNY ALVES MAINART

Graduada em Música pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC) e bolsista no programa Residência Pedagógica.

TALITA PAIM VELOSO DE CASTRO

Graduada em Letras Português, Letras Inglês, Bacharel em Tradutor e Intérprete. e Bolsista pelo  Programa de Iniciação à Docência (PIBID).

VITÓRIA DE SANTANA ALEIXO BROWN

Formada em Letras pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC), graduanda em Psicologia (UNASP EC) e bolsista no programa Residência Pedagógica.