Capa do livro: Tecnologias digitais na educação básica:<BR>Desafios, possibilidades e perspectivas

Tecnologias digitais na educação básica:
Desafios, possibilidades e perspectivas

Autores: Nilce Fátima Scheffer - Bárbara Cristina Pasa (Orgs.)

Há 10 anos, o Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática – GPTMEM da Universidade Federal da Fronteira Sul desenvolve ações relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão na Educação e Educação Matemática. Este livro, além de apresentar o Grupo e trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito de suas ações, tem o objetivo de fomentar reflexões a respeito de inovação e tecnologias digitais tendo em vista processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica. Escrito por professores, estudantes e egressos dos cursos de mestrado em Educação de dois campi da universidade. O livro convida para reflexões sobre a prática pedagógica com tecnologias digitais, apresentando diferentes sugestões e possibilidades que envolvem abordagens teórico-práticas considerando a docência, e a Educação Básica, a criatividade e a aprendizagem nas contribuições apresentadas ao professor.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6126-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-6127-3
DOI: 10.24824/978652516126.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 248
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 17
  • CAPÍTULO 1 O GPTMEM E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA UFFS - 25
  • CAPÍTULO 2 EXPLORANDO O ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA COM O GEOGEBRA: uma análise na teoria dos registros de representação semiótica - 45
  • CAPÍTULO 3 MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E A PLATAFORMA KHAN ACADEMY: algumas reflexões - 59
  • CAPÍTULO 4 CONTRIBUIÇÕES DO PEITE/SC PARA AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA TENDO POR FOCO A MATEMÁTICA - 71
  • CAPÍTULO 5 METODOLOGIAS ATIVAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E CRIATIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE - 81
  • CAPÍTULO 6 A TEORIA DE VYGOTSKY, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A MULTIPLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: algumas concepções - 93
  • CAPÍTULO 7 POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GAMIFICAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO - 107
  • CAPÍTULO 8 FORMAÇÃO DOCENTE E METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA - 121
  • CAPÍTULO 9 INTERCONEXÃO ENTRE SOCIEDADE E ESCOLA NOS MEIOS DIGITAIS - 133
  • CAPÍTULO 10 CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DO NÚMERO π NO SOFTWARE GEOGEBRA: aliando as tecnologias digitais de informação e comunicação ao ensino da Matemática - 147
  • CAPÍTULO 11 TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: percepções a partir da escola pública brasileira - 159
  • CAPÍTULO 12 A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: desafios e possibilidades - 171
  • CAPÍTULO 13 PERSPECTIVAS DA TECNOLOGIA NO COTIDIANO DOCENTE E O USO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM - 185
  • CAPÍTULO 14 TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO, DO LÁPIS À PONTA DOS DEDOS NA TELA: um desafio a ser superado - 197
  • CAPÍTULO 15 CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: contribuições das práticas docentes - 213
  • CAPÍTULO 16 OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO ALTERNATIVA DE ENSINO: uma proposta pedagógica para os anos finais do Ensino Fundamental - 231
  • ÍNDICE REMISSIVO - 243
BÁRBARA CRISTINA PASA

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2017). Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus de Erechim, RS, ministrando disciplinas de Matemática em diversos cursos de graduação. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação – PPGPE da UFFS, Erechim, RS.

NILCE FÁTIMA SCHEFFER

Pós-doutora em Educação Matemática pela Rutgers University, EUA. Doutora e Mestre em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP. Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus de Chapecó, SC, nos Cursos de Graduação em Matemática e Pedagogia e professora permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação, PPGE – Chapecó, SC, e PPGPE – Erechim, RS. Editora da Revista Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática – EMSF da UFFS.

ROSANE ROSSATO BINOTTO

Doutora em Matemática; Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul –UFFS, no Campus Chapecó, SC.

LUCINÉIA GIACOMELLI KORALESKI

Doutora em Educação Matemática. Docente na UFFS. Docente dos Programas PPGE e PPGPE – UFFS.

GABRIELA FINN

Mestra em Educação PPGE – UFFS, Chapecó, SC. Docente da Educação Básica.

SANDRA DENISE ZAWASKI

Mestra em Educação PPGE – UFFS, Chapecó, SC. Docente da Rede Pública Estadual de SC.

EUCLIDES ALVES

Mestre em Educação PPGPE UFFS – Erechim, RS. Docente da Rede Pública do RS.

RONALDO DOS SANTOS

Mestrando em Educação PPGE UFFS – Chapecó, SC. Docente da Rede pública de SC.

LETÍCIA ALINE MAROSTICA PILOTTO

Mestra em Educação PPGPE, UFFS, Erechim RS. Docente da Rede Pública Municipal de Erechim, RS.

CARINA VARIANI MATIEVICZ

Mestranda no Programa PPGE – UFFS Chapecó, SC. Docente de Informática no Estado de Santa Catarina.
 
MARITÂNIA ANGELA ROMAN PAVAN

Mestranda PPGPE – UFFS Erechim, RS. Docente da Rede Estadual de Ensino, RS

PAULO AFONSO PIOVEZAN

Mestrando no PPGE – UFFS, Chapecó, SC. Docente da Rede Estadual de Ensino de SC.

LUÍS GABRIEL FAVARETTO MATTÉ

Licenciado em Matemática – UPF, Passo Fundo, RS. Discente em regime especial no PPGPE, UFFS. Erechim RS. Docente na Escola de Educação Básica Erechim, RS.

CRISLAINE VARGAS BASSO

Mestranda no PPGPE – UFFS. Erechim, RS, Docente do município de Severiano de Almeida RS.

DIULIANA CHIARADIA PIMENTEL

Mestranda no PPGPE – UFFS. Erechim, RS, Docente do Munícipio de Erechim, RS.

JULIANA PICOLOTTO

Mestranda no PPGPE – UFFS. Erechim, RS, Docente do Município de Sananduva, RS.

ALINE PELISSARI KRAVOS

Mestranda no PPGPE – UFFS. Erechim, RS. Docente da rede municipal do Município de Erechim.

LETÍCIA MAÍRA CAPELLETTO

Mestranda no PPGPE – UFFS. Erechim, RS. Docente da Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul.

SANDRA MARA MINUSCULI TOIGO

Mestranda no PPGPE – UFFS. Erechim, RS. Docente de Educação Básica.

ANDRÉA EUGÊNIA PERIN

Mestranda no PPGPE – UFFS. Erechim, RS. Coordenadora Pedagógica da EMEI Cônego Stanislau Olejnik, no município de Getúlio Vargas.

LUANA LETICIA REFFIEL MENTA

Mestranda no PPGPE – UFFS. Erechim, RS. Orientadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas, RS.

WILLAN FLAGNER DE OLIVEIRA FERREIRA

Mestrando no PPGPE – UFFS Erechim, RS. Docente da rede pública de Ensino.

BRUNO FELIPE ASSONI FALEIRO

Mestrando no PPGPE – UFFS Erechim, RS. Docente da rede pública de Ensino.

CESAR AMARAL DE SOUZA LEITE

Mestrando no PPGPE – UFFS Erechim, RS. Docente da rede pública de Ensino.

ELIANA LUÍSA CHIARADIA DA SILVA

Mestranda no PPGPE – UFFS Erechim, RS. Docente da rede estadual de ensino RS.

MELISSA PEREIRA MELLO

Mestranda no PPGPE – UFFS, Erechim, RS. Docente de AEE no município de Gramado, RS.

SALETE TERESINHA TARTARI

Mestranda no PPGPE – UFFS Erechim, RS. Servidora Pública da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

EDINA DE SOUZA DA SILVA

Mestranda no PPGPE – UFFS Erechim, RS. Docente da rede municipal de Concórdia, SC.

LETÍCIA LUANA CASTOLDI

Mestranda no PPGPE – UFFS Erechim, RS. Orientadora educacional na rede municipal de Concórdia, SC.