Capa do livro: Formação, currículo e escola em suas relações múltiplas

Formação, currículo e escola em suas relações múltiplas

Autores: Maria Núbia Barbosa Bonfim - Maria Alice Melo - Lélia Cristina Silveira de Moraes (Orgs.)

Quando, neste livro – Formação, Currículo e Escola em suas relações múltiplas – são considerados elementos em relações múltiplas se entende, de saída, que esses elementos se plastificam na própria ação que os une para a concretização do ato pedagógico. Não se aponta, nesta perspectiva, que a fluidez necessária para misturar relações múltiplas brote de uma “varinha de condão”. Sabe-se que os elementos Formação, Currículo e Escola se materializam em ambientes diversos oriundos de ideologias até mesmo em oposição. Daí o entendimento de que este livro comporta multiplicidade de formações, de currículos e de escolas que procuram se impor dialeticamente em espaços de luta, divergentes e contraditórios, não necessariamente reconhecidos.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6102-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-6103-7
DOI: 10.24824/978652516102.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • FORMAÇÃO PERMANENTE DO EDUCADOR: um olhar sobre as contribuições epistemológicas de Paulo Freire, com foco na construção da prática reflexiva e dialógica - 13
  • A SAÚDE DOCENTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: quais os possíveis entrelaçamentos? - 31
  • O LUGAR DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR: indução e ações formativas em discussão - 49
  • O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNO COM SURDEZ NA INFÂNCIA - 61
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O BRINCAR EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA - 69
  • EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS E A LEGISLAÇÃO: reflexões sobre o seu lugar na BNCC - 105
  • O PROJETO FORMATIVO DO CURSO DE PEDAGOGIA: construção do perfil para docência na Educação Infantil - 123
  • PERSPECTIVAS DA DOCÊNCIA ENCANTADORA NA PRÁTICA EDUCATIVA - 135
  • AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: um estudo em representações sociais - 151
  • AS RACIONALIDADES ADMINISTRADAS E RACIONALIDADES ÉTICO-EMANCIPATÓRIAS: o trabalho pedagógico na perspectiva da Educação Ambiental crítica - 165
  • ÍNDICE REMISSIVO - 183
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS E AUTORES - 185

ORGANIZADORAS


MARIA ALICE MELO


Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, USP. Mestra em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação, Fundação Getúlio Vargas-IESAE/FGV. Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA e no Curso de Pedagogia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente, do PPGE/UFMA.


MARIA NÚBIA BARBOSA BONFIM


Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Mestra em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação, na Fundação Getúlio Vargas, IESAE/FGV. Professora Emérita do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Representações Sociais. Pesquisadora associado CIERS-ed/Fundação Carlos Chagas, SP.


LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES



Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Professora da Universidade Federal do Maranhão, com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente do PPGE/UFMA. Editora da Revista Educação e Emancipação do PPGE/UFMA.


AUTORES


ANA GICÉLIA DO NASCIMENTO SOUSA


Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Possui graduação em Geografia – PROCAD pela Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente é professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São José de Ribamar – SEMED e professora da Rede Municipal de Ensino de São Luís – SEMED, atuando como professora de Geografia nas séries Finais e na EJA. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Representações Sociais – GPERS.

 

ANA PAULA SANTOS SARMANHO

 

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – PPGED/UEPA. Possui Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA. Possui Bacharelado em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Professora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará-UFPA.


BERGSON PEREIRA UTTA

 

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PPGE/UFMA. Especialista em Psicopedagogia e em Ensino de Matemática. Licenciado em Pedagogia pela UFMA. Professor Adjunto do Departamento de Educação II/UFMA. Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica/UFMA/CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Representações Sociais / PPGE / UFMA.


CAMILLA CASTRO DINIZ

 

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFMA. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Licenciada em Pedagogia pela UFMA. Professora da Educação Básica no município de Rosário, MA. Integrante do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente – PPGE/UFMA.


CARINA DI LEO NOGUEIRA COSTA

 

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão PPGE/UFMA. Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Estácio de Sá. Licenciada em Pedagogia pela UFMA. Professora da Rede Municipal de Ensino de São Luís (SEMED). Integra o Grupo de Pesquisa, Escola Currículo e Formação Docente.


CARLOS RICHARD SOARES PINHEIRO

 

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação –PPGE/UFMA. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Atualmente é professor da Rede Municipal de Ensino de São Luís (SEMED) e coordena no Setor de Editais e Seleções da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão – FAPEMA. É membro do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente do PPGE/UFMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização por Atos de Leitura Triangulada – GEP-Alfaletri.


DÉBORA VANESSA DA COSTA IRINEU

 

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Professora efetiva da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís, MA. Professora efetiva da Rede Pública Municipal de São Luís, MA. Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Formação Integrada FFI. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Representações Sociais- GPERS.


EDINÓLIA LIMA PORTELA

 

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia – PPGE/UFBA. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Professora da Universidade Federal do Maranhão, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente.

EVERTON VIANA DA SILVA

 

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC (FE/UERN). Possui graduação em Letras – LIBRAS pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa, Memórias, Auto(biografia) e Inclusão (GEPEMABI).


FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES

 

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. MestrA em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Líder do Grupo de estudos e pesquisa, Memórias, Auto(biografia) e Inclusão (GEPEMABI).


GLEIGA SANDOGAS SOUSA CAVALCANTE

 

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão -PPGE/UFMA. Especialista em Educação Infantil e Educação Inclusiva pela faculdade Focus. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Integra o Grupo de Pesquisa: Escola, Currículo e Formação Docente PPGE/UFMA. Atualmente é professora – UEB Santa Maria.


ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO

 

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Professora Emérita do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente do PPGE/UFMA.


ITACIRA MOUZINHO LIMA MONTELES

 

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é professora de nível superior IV – Secretaria Municipal de Educação de São Luís. Técnica em Assuntos Educacionais – Defensoria Pública de União.


IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA

 

Doutora em Educação pela PUC-SP e UNAM/UAM Iztapalapa – México. Pós-Doutora em Educação pela PUC – Rio. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – PPGED/UEPA. Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e a Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Bolsista Produtividade do CNPq2.


KÁTIA CILENE AMORIM GOMES

 

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA. Mestra em Educação em Gestão de Ensino da Educação Básica pelo PPGEEB/UFMA, Linha de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita. Licenciada em Pedagogia pela UFMA. Atua como Supervisora Escolar na Secretaria de Educação SEDUC/Maranhão e como Professora Suporte Pedagógico na Superintendência da Área do Ensino Fundamental/SAEF da Secretaria Municipal de Educação – SEMED/São Luís pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA


LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES

 

Doutora em Educação Brasileira pela Umiversidade Federal do Ceará. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Professora da Universidade Federal do Maranhão, com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente do PPGE/UFMA. Editora da Revista Educação e Emancipação do PPGE/UFMA.


LUÍS JOSÉ CÂMARA PEDROSA

 

Doutorando em Educação pelo PPGE/UFMA. Mestre em Educação pelo PPGE/UFMA. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Atualmente, atua como técnico das Secretarias Municipal de São Luís e Estadual de Educação do Maranhão. Membro do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente.


MARIA JOSÉ SILVA ANDRADE

 

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Mestra em Educação Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, RJ. Assessora Educacional da Faculdade Santa Terezinha – CEST/APAE/MA e servidora aposentada do Ministério da Saúde.


OSÉIAS LIMA DA SILVA


Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Membro do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente do mesmo programa. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU. Graduando em Letras Português e Francês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2017).