Capa do livro: Almanaque de formação continuada do professor – Vol. 01

Almanaque de formação continuada do professor – Vol. 01

Autores: Ana Christina de Sousa Damasceno - Juliana dos Santos Figueiredo - Simone Matia da Silva (Orgs.)

A formação continuada de professores é essencial para o aprimoramento dos saberes e práticas constituintes na carreira do educador. Assim, a formação continuada, bem como a troca de experiências e pesquisas possibilitam não apenas a reflexão docente, mas aponta a necessidade de mudanças teórico-práticas diuturnamente. Dessa maneira, o Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume 1 e volume 2, apresenta ao leitor a importância da pesquisa para o enriquecimento da prática cotidiana. A cada discussão teórica, o leitor tem a oportunidade de aprimorar-se a partir de metodologias e dinâmicas que possibilitam a efetivação de ações transformadoras no contexto educacional - as quais transformam a prática do sujeito-professor. Logo, estabelecer conexões entre saberes e práticas, irão apontar de maneira contumaz não apenas o interesse do educador, mas também do leitor, pesquisador e do ‘curioso-social’, aquele que além de se posicionar de maneira crítica, contribui, aperfeiçoa e dissemina que a teoria só é válida com a prática permanente do docente (dentro ou fora do ambiente escolar); esse é o papel fundamental da obra Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume 1 e volume 2.

Gangora/Cachingó-PI; Rolim de Moura-RO; Cacoal-RO, 19 de abril de 2024.

Profa. Ana Christina de Sousa Damasceno (FAESPA-PI)

 Profa. Juliana dos Santos Figueiredo (SEMEC-RO)

 Profa. Simone Matia da Silva, EEEFM Carlos Gomes (SEDUC-RO)


Boa leitura a todos!



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6319-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-6320-8
DOI: 10.24824/978652516319.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO ESTUDAMOS OU FAZEMOS HISTÓRIA NA ESCOLA? - 11
  • OS “RITOS DO CORPO”: a manifestação de uma linguagem pedagógica - 21
  • FRANZ FANON E CONCEIÇÃO EVARISTO: diálogos e intertextualidades - 41
  • LITERATURA MEMORIAL INGLESA: relatos da condição humana em Robinson Crusoé - 53
  • DI-VAGAÇÕES: apontamentos de um breve introito Aristotélico - 75
  • DO JUIZ DE GARANTIAS: princípios sociais - 91
  • VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: percepção dos estudantes acerca da atuação dos residentes pedagógicos no Complexo Integrado de Educação de Caetité – BA - 107
  • FORMAÇÕES DE PROFESSORES: Práticas Efetivas do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) no contexto do estado do Amazonas - 123
  • TIC E EDUCAÇÃO: uma análise do uso da tecnologia como instrumento facilitador para a prática docente - 137
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA QUALIDADE DO ENSINO DE ALUNOS CEGOS: uma experiência com alunos defi cientes visual do Instituto Federal de Educação, ciências e tecnologia do Amazonas, campus Humaitá - 153
  • ÍNDICE REMISSIVO - 173
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS - 177
  • SOBRE OS AUTORES - 179
ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO

É Licenciada em Pedagogia (FAP/UNINASSAU/2011) e em Letras/Português (UESPI/2012). É Especialista em Educação Infantil (UESPI/2016), em Gestão Municipal de Educação (UFPI/2016), em Formação de Professores em EaD (FAESPA/2021), em Psicopedagogia e Clínica (Instituto Dexter/2022), e em Linguagens, suas Tecnologias e Mundo do Trabalho (UFPI/2023). É mestre em Letras (UESPI/2016) e Doutoranda em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq – IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017) e no GREPET (Grupo de Pesquisa em Inovação de Recursos Didáticos, Produtos Educacionais e Tecnológicos) do IFCE. Bolsista Capes/CNPq através do Programa de Doutorado em Ciências da Linguagem da UNICAP. Participa dos Grupos de estudos: GEALF (UESPI) e GETE (UNICAP/UPE/UESPI). Professora Efetiva da SEMEC/Caxingó, PI. Professora formadora regional do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa da SEDUC, onde atua na formação dos professores da Educação Infantil. Professora do Curso de Pedagogia na FAESPA onde também atua na coordenação do Curso de Pedagogia e no Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas na modalidade presencial. É coordenadora do NEAD, professora conteudista e atua na Equipe Multidisciplinar do Curso de Pedagogia em EaD da FAESPA. Atualmente é Diretora Acadêmica da FAESPA. Em sua produção acadêmica tem se dedicado às áreas de alfabetização e letramento, formação docente (inicial e continuada), metodologia da língua portuguesa e currículo. É Autora e colaboradora das obras Almanaque de Formação Continuada (Editora CRV). Poetisa membro do Grupo Piauí Poético. Sua pesquisa se concentra na área de Aquisição, Desenvolvimento e Distúrbios da Linguagem em suas diversas manifestações.

JULIANA DOS SANTOS FIGUEIREDO

Mestre em História e Estudos Culturais (UNIR). Licenciada em Pedagogia (UNIR) e Letras/ Espanhol (FAVENI). Especialista em Educação Inclusiva e Análise do Comportamento Aplicada (ABA) / (FAVENI/2022). Professora da Rede Municipal de Rolim de Moura/SEMEC, Tutora na Universidade Norte do Paraná. (UNOPAR). Pesquisadora no Projeto Humanitas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/FAPEAM): Inclusão pela linguagem.

SIMONE MATIA DA SILVA

Possui Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (Celso Lisboa/2024), Ensino da Literatura e Produção de Textos em Língua Inglesa (Celso Lisboa/2024), Linguística e Análise do Discurso (Instituto Líbano/2023), Letras com Ênfase em Linguística (Instituto Líbano/2023) e Multilinguagem e Ensino (UNESC/2009). Licenciada em Letras Português – Inglês e Respectivas Literaturas pela (UNESC/2009). Cursa Graduação em Pedagogia pelo (IPEMIG/2024). Professora Efetiva na Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/RO). Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO-CNPq). Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem, Educação e Cultura.

ADILSON ROSA TEIXEIRA

Especialista em Língua Portuguesa e Literatura – UNESC/RO. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – IF/ES. Especializando em Gestão Estratégica Educacional – UNINASSAU; Graduado em Letras – FEC/RO. Professor das disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Língua Inglesa, Libras (teoria) e Metodologia Científica. Docente em cursos de Oratória e Retórica. Experiência profissional na rede pública e particular de ensino, com atuação em cursinhos preparatórios para concursos públicos e Enem, Ensino no campo, Educação de Jovens e Adultos-EJA e Ensino superior. Revisor gramatical de trabalhos acadêmicos. Atualmente leciona no Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará. Instituição de Ensino Superior de Cacoal (FANORTE) e Cooperativa Educacional de Cacoal (COOPECC e Cursinhos).

ANTONIETA MIGUEL

Pós-doutorado pelo Programa em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas – UFRB. Doutora em Educação pelo programa Educação e Contemporaneidade PPGEduC/UNEB. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1991) especialização em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (2000). Professora assistente da Universidade do Estado da Bahia – Campus VI, atuando como docente na graduação e Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS. Líder do Grupo de Pesquisa Memória da Educação na Bahia PROMEBA/UNEB/CNPQ; compõe a Comissão Departamental de Estágio do Departamento de Ciências Humanas – Campus VI. Coordenou o Laboratório de Pesquisa em Didática da História, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão. Coordenou a Especialização Educação e Diversidade Étnico-Racial. Coordena o Projeto Memórias da Educação: 200 anos da Instrução Pública na Bahia. Docente Orientadora do Programa de Residência Pedagógica, com o subprojeto “O conhecimento histórico como norteador para a vida: construindo estratégias pedagógicas na docência/ HISTÓRIA”. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação docente, ensino de História, Educação afro-brasileira e História da Educação.

ANTÔNIO CONCEIÇÃO DA SILVA

Graduando em Fisioterapia pela São Lucas (2023). Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNESC/2009) e Especialização em Fisiologia do Exercício Físico pela (FACIMED/2017). Licenciado em Educação Física pela (ULBRA/2006).

BRUNA CAROLINE FARIAS ALVES

Especialista em Direito Material e Processo Penal pela Faculdade Conhecimento e Ciência (FCC). Cursa especialização em Direito Penal e Criminologia (Centro Universitário Celso Lisboa). Cursa especialização em Direito Internacional (Centro Universitário Celso Lisboa). Bacharel em Direito pela Faculdade Pan Amazônica (FAPAN-PA). Cursa Graduação em Enfermagem pela Faculdade Estácio de Sá (Estácio). Faz parte do grupo de pesquisa Direito Penal e Democracia (DPD) – CNPq-UFPA, campus Belém. Diretora Jurídica do grupo de pesquisa Liga Acadêmica de Ciências Forenses – LIACF-UFPA, campus Belém. Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO, campus Cacoal-CNPq).

CELSO FERRAREZI JUNIOR (APRESENTAÇÃO)

Licenciado em Letras Português/Inglês (1989). Mestrado e Doutorado em Linguística – Semântica (1997/1998) e pós-doutorados (2005/2016) também na área de Semântica. É autor de 50 livros literários e científicos, estes na área de linguagem e ensino de línguas. Escreveu mais de 400 artigos científicos e de opinião publicados no Brasil e no exterior. Atua como consultor de diversas instituições e tem publicações científicas no Brasil e no exterior. É Professor Titular no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, alfabetização, descrição linguística e teorias semânticas da linguagem.

CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA

Mestranda em Artes, Patrimônio e Museologia, pela UFDPAR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Psicopedagogia pelo INTA. Especialista em Formação de Professores em EAD pela FAESPA. Especialista em Currículo e Prática Docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental pela UFPI. Professora Efetiva da Rede Municipal de Parnaíba desde 2011. Trabalhou na Escola Arco-Íris (2005-2014), na Escola Municipal Samuel Santos (2011-2014), na APAE (2014-2019). Ministra aulas na Escola Municipal Benedicto dos Santos Lima, desde 2014. Foi supervisora do PIBID (2015-2018), coordenou o programa Mais Alfabetização na Escola Municipal Benedicto dos Santos Lima (2019). Foi preceptora do Programa Residência Pedagógica da UFDPar 2020-2022, 2022-2024. Professora-autora do Material Didático Complementar do PRO Alfabetização - Piauí para 2022, elaborado pela NOVA ESCOLA. Ministra cursos de formação de professores pela Empresa Dinâmica Consultoria e pela ELIBRAS com Oficinas voltadas para a Educação Inclusiva. Professora do Curso de Pedagogia contratada na UNIP e na FAESPA. Ministra aulas nas turmas de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neuropsicopedagogia, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento e Docência do Ensino Superior na FAESPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Educação especial, Alfabetização e Psicopedagogia.

CLAUDINEIA APARECIDA BERTÓCHI

Especialista em Linguística (FIVE-MT). Especialista em História (UNOPAR-PR). Graduada em Letras-Português (UNESC-RO). Graduada em Letras Português e Inglês (UNIFAVENI-SP). Graduada em História (CLARETIANO-SP). Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia - PDA, CNPq-IFRO, campus Cacoal. Tem experiências nas áreas de Gestão Educacional e Articulação da Aprendizagem. Atualmente é Coordenadora Pedagógica na Escola Estadual Ewaldo Meyer Roderjan em Brasnorte, MT.

EDELAINE NOBRE DA SILVA

Graduanda em História pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus VI; atua como monitora voluntária no programa Tempo de Aprender; atualmente faz parte do programa de Residência Pedagógica (PRP) no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo- CETEP; participante do grupo de estudo Memória da Educação na Bahia, coordenado pela professora Dr. Antonieta Miguel; foi bolsista de monitoria de extensão no projeto “PROMEBA/UNEB e Portal do Bicentenário: produção de conteúdo sobre processos de independência e seus desdobramentos no ensino e na educação (2022), foi bolsista voluntária na monitoria de extensão do projeto “Laboratório de Pesquisa e Didática da História” coordenado pela professora Dr. Luciana Oliveira Correia(2021); foi bolsista de Iniciação Científica da PROAF com subprojeto intitulado “Antecedentes históricos e políticos da Lei 10.639/2003 observados nos anos de 1990-1997” sob a supervisão do professor Dr. Genilson Ferreira (2021/2022), atuou como bolsista do Programa de Iniciação à Docência – PIBID (2018/2019); desempenhou o cargo de monitoria de ensino na Escola Antônio Carlos Magalhães (2018). Possui experiência na área de educação, ensino-aprendizagem.

ELIZÂNGELA ATAÍDE DE SOUZA

Professora no Governo do Estado de Rondônia. Possui licenciatura em Letras/Português e suas respectivas literaturas (UNIR). Pós-Graduanda em Linguística e Análise do Discurso (Líbano) e pós-graduanda em MBA Comunicação e Marketing (USP). Especialista em Mídias na Educação (UNIR) e em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UNESC). Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia - PDA, CNPq-IFRO, campus Cacoal.

FERNANDA DOS SANTOS PEREIRA

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade, UNEB, campus VI, Caetité-BA. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura no Contexto Educacional – UNINTER-BA. Licenciada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas – UNEB, Campus VI. Desenvolveu pesquisa enquanto bolsista do Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pela CNPq (2014-2015), na qual investigou as ocorrências inovadoras e conservadoras das construções negativas dentro do corpus amadiano. Nos biênios seguintes, foi bolsista PIBIC/FAPESB (2015-2016), investigando a exclusão social e a sociedade baiana: representação e linguagem no Rap e FAPESB (2016-2017) dando continuidade à pesquisa anterior com ênfase ao Rap baiano do grupo OPANIJÉ.

FRANCISCO DAS CHAGAS DO NASCIMENTO

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, (UFPI), Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí, (UESPI) e, em História pelo Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Lourdes (ISEDS). Especialista em Políticas Públicas Etnias e Raças pela (UFPI) e, em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica Cristo Rei (F.E.C.R). Mestrando em História, pela Universidade Estadual do Piauí, (UESPI). Professor de Pedagogia Empresarial pela FAERPI, polo de Parnaíba. Professor da Educação Básica no Colégio Apoio- PHB. Professor e Tutor da Faculdade de Ensino Superior de Parnaíba-FAESPA, presencial e EaD.

FRANCISCO VALADARES NETO

Bacharelado em Direito pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji-Paraná (ILES/ULBRA). Advogado militante desde 2001. Pós-Graduação em Direito Público pela Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIP (2004). Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino – UMSA (2016). Procurador Jurídico do Município de Brasiléia – Estado do Acre. Palestrante e escritor.

JORGE LUÍS DE FREITAS LIMA

Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas – UFAM lotado no Instituto de Natureza e Cultura – INC. Doutor (2019) e Mestre (2014) em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciado em Letras: língua portuguesa e respectivas literaturas (1993) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Campus de Rolim de Moura), com Postdoctorado en Investigación Superior (2023) pela Universidad Interamericana – PY. Membro da Academia de Letras e Culturas da Amazônia – ALCAMA. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – (Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Ensino de Línguas – CNPq-UFAM e do Grupo de Pesquisa Infâncias, Criança e Educação na Fronteira Amazônica – CNPq-UFAM. Presidente do Conselho Municipal de Educação de Benjamin Constant, AM. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores e de processos socioculturais em região de fronteira. Foi coordenador do Projeto de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas de Professores Indígenas – PAINTER/FAPEAM e coordena o Projeto de Pesquisa sobre a Inclusão de alunos indígenas pela Linguagem – HUMANITAS/ FAPEAM. Coautor da obra Gramática – compreender & comunicar (2020). Participa como organizador e autor do Almanaque de formação Continuada do Professor (vol. I (2020), vol. II (2021), vol. III (2022) e vol. IV (2023) e como organizador na obra Educação Direto ao Assunto – nossas mazelas e nossas esperanças (2022). Autor de capítulos nas obras Transbordando Fronteiras: lenguages desde el entrelugar, resistência y pluralidade em los Brasiles (2020); Ensinando Espanhol no Amazonas: experimentando, integrando e resistindo (2021); na obra Ensino de Graduação em tempos de pandemia: experiências e oportunidades para uma educação tecnológica na Universidade Federal do Amazonas (2021) e na obra Figuras e Tropos em Contextos Sociais (2022). Organizador e autor da obra Vivências PIBID: atividades desenvolvidas pelo subprojeto de Língua Portuguesa em Benjamin Constant, AM (2021).

JUMARA CARLA AZEVEDO RAMOS CARVALHO

Doutoranda em Desenvolvimento Social (PPGDS / UNIMONTES – MG), mestre em História (PPGH / UNIMONTES – MG), possui pós-graduações em: Práticas Docentes Interdisciplinares (UNEB – Campus VI); Gestão do Trabalho Pedagógico (FACINTER – Polo Caetité); Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação – na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias (FACINTER); Filosofia Contemporânea (UESC) e graduação em: História (UNEB- Campus VI) e Educação Física (UNOPAR – Polo Caetité). Foi bolsista / supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – 2012 /2014; 2014-2018). Atuou como preceptora no Programa de Residência Pedagógica (2018-2020). É professora concursada da Rede Municipal e Estadual de Ensino. É preceptora do Programa Residência Pedagógica, no Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC). Atualmente integra o Grupo de Pesquisa “Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces” coordenado por Jaqueline Moll.

MARCOS SERAFIM DOS SANTOS

Aspirante em Psicanálise pelo IPFIS, Instituto Freudiano de Santos/SP. Graduado em Letras e Pedagogia. Mestre em Saúde e Educação/UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto/SP, Especialista em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais, Docência em Libras, Educação Especial e Neurolinguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem. Atualmente é professor de Libras do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Amazonas- IFAM, coordenador da CAPNE – Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. Possui experiência na área de Educação Inclusiva com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística aplicada a Libras, Ensino de Língua Portuguesa como língua materna e segunda língua para surdos.

NARA DANTAS DE AZEVÊDO

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade, UNEB- Campus VI, Caetité-BA, Especialista em Língua, Linguística e Literaturas – FACIBA – Bahia. Especialista em Coordenação Pedagógica – UFBA-Bahia. Especialista em Metodologia de Ensino para Educação Profissional – UNEB – BA. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes. Coautora da obra Gramática – compreender & comunicar (2020). Coautora da obra Figuras e Tropos em Contextos Sociais (2022). Participa como organizadora e autora do Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. I, IV e V. Participa como organizadora do Almanaque de Formação Continuada do Professor (Vol. II e III). Faz parte do Grupo de Pesquisa PDA-IFRO-CNPq. Licenciada em Letras Inglês/Português – UNEB, Campus VI. Licenciada em Letras – Espanhol/Português – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Graduada em Gestão de Marketing – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Docente no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP do Sertão Produtivo) Caetité-BA (Secretaria de Educação do Estado da Bahia – NTE-13). Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO, campus Cacoal-CNPq).

RAIMUNDA ROSILDA SALES DIAS

Possui Graduação em Ciência da Religião pelo Centro Ecumênico de Estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão (2007) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2007). Especialização em Formação de Professores em EaD (FAESPA/2021). É Coordenadora da Pós-Graduação da FAESPA, e Diretora Geral da Faculdade de Ensino Superior de Parnaíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Gestão.

SÉRGIO NUNES DE JESUS (COORDENAÇÃO)

Faz estágio pós doutoral (2023-2024) pelo Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia – PPGCSPA, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sob a Supervisão do prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida (UEMA) e Co-Supervisão do Prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior (UNIFAL). Cursa Master of Science in International Law pela Must University (Flórida-EUA). Pós-Doutor em Ciências da Educação (UFLO). Doutor em Ciências da Educação (UTIC). Doutor em Ciências da Linguagem (UNICAP). Mestre em Linguística (UNIR). Licenciado em Letras Português/Inglês/Literaturas (UNEB). Licenciado em História pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT (IFRO). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE (UNIFAL-MG). Afiliado aos Grupos de pesquisas: Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (UNIFAL-CNPq); Discurso, Sujeito e Sociedade (UNICAP-CNPq); Língua(gem), Cultura e Sociedade (IFRO-CNPq). Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO, campus Cacoal-CNPq). Professor Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO, campus Cacoal). Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem; Educação; Ensino e Cultura. Pesquisador associado aos projetos PAINTER e HUMANITAS, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM, FAPEAM); Pesquisador efetivo no projeto Nova Cartografia Social, condições de vida e bem viver de Povos e Comunidades Tradicionais – a formação de extensionista em contexto dos ODS (UEA, FAPEAM) e pesquisador efetivo no projeto Semântica Descritiva, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Pesquisador, escritor, músico e poeta.

ZORAIDE PORTELA SILVA

Possui Graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1993). É Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: alteridade, identidade cultural, literatura afro-brasileira, afro-brasileiros e literatura. Membra da Comissão de Criação do Doutorado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS – UNEB- Campus VI. Membro fundador/Coordenação do Grupo de Pesquisa – Leituras Subversivas.