Capa do livro: Dimensões de práxis pedagógica: <BR>Relatos de experiências na RP no contexto da pandemia

Dimensões de práxis pedagógica:
Relatos de experiências na RP no contexto da pandemia

Autores: Alexandre Peixoto Silva - Edna Maria Cruz Pinho - Fábio Pegoraro - Leila Rosária Gonçalves Ferreira - Lucivânia Carvalho Barcelos - Maria Leci de Bessa Mattos - Maria Wellitânia de Oliveira - Márllos Peres de Melo (Orgs.)

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e tem por objetivo promover o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, inserindo estudantes de graduação em escolas de educação básica, na segunda metade do seu curso. A Universidade de Gurupi (UNIRG), em 2020, foi uma das contempladas com o Programa por meio de subprojetos propostos pelos cursos de licenciatura em Letras – Português/Inglês, Pedagogia e Educação Física. O presente livro discorre sobre as experiências adquiridas no decorrer dos módulos do Programa de Residência Pedagógica, que teve como cenário a pandemia de covid-19. Apesar das restrições impostas pela pandemia, a residência pedagógica favoreceu aos estudantes a prática de regência em sala de aula nas escolas-campo, promovendo a integração e o conhecimento por meio de metodologias pedagógicas aplicadas à Educação Básica, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).



As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6338-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6339-0
DOI: 10.24824/978652516338.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • OFICINAS DE ESCRITA NAS ESCOLAS: CONTRIBUIÇÕES DOS DISCENTES DE LETRAS E DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/UNIRG - 13
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPO DE ENSINO REMOTO - 25
  • RELATOS DE EXPERIÊNCIA: AS OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO COM FOCO NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 39
  • A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO CONTÍNUO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - 53
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NARRADORES DE JAVÉ – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 67
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUAS CONTRIBUÍÇÕES PARA O FUTURO PROFISSIONAL EDUCADOR - 79
  • O ESTUDO DE GEOGRAFIA ALIADO AOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS: UMA REFLEXÃO ACERCA DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE GURUPI – TO - 91
  • HIGIENIZAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA DURANTE O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - 103
  • CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM CONTEXTO DE PANDEMIA - 115
  • EXPERIÊNCIAS COM O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, POR OCASIÃO DA PANDEMIA - 127
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A CONSTITUIÇÃO DO HABITUS PROFESSORAL - 139
  • A CONSTITUIÇÃO DO HABITUS PROFESSORAL DA LICENCIATURA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: as disposições culturais internalizadas pelas experiências do Programa Residência Pedagógica - 151
  • ÍNDICE REMISSIVO - 165
MARIA WELLITÂNIA DE OLIVEIRA

Maria Wellitania de Oliveira foi Coordenadora no Programa de Residência Pedagógica (PRP), promovido pela CAPES. Profissional voltada para área de ensino, pesquisa, extensão e ativismo cultural. Professora Universitária e da Educação Básica. Graduada em Letras Português; Mestra em Teoria e Crítica Literária pela PUC/GO (2010); Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pelo IBEPEX (2005) e Especialização em Orientação Educacional pela UNIVERSO (2002). Atua na área de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Infatojuvenil, Teoria Literária, Literaturas Portuguesa e Cultura Brasileira e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa.

ALEXANDRE PEIXOTO SILVA

Alexandre Peixoto Silva – Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade de Uberaba. Especialista no Processo de Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação São Luís (FAESL). Mestre em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor efetivo da Universidade de Gurupi (UnirG). Coordenador do Curso de Letras da Universidade de Gurupi (UnirG). Coordenador Institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade de Gurupi (CAPES/UnirG – Processo SEI: 23038.007036/2022-14). Professor com dedicação exclusiva no ensino superior na área de Língua Portuguesa, Linguística textual e Sociolinguística nos eixos do ensino, da pesquisa e da extensão da UnirG.

WÂNIA PIMENTEL LEITE

Wânia Pimentel Leite foi Preceptora no Programa de Residência Pedagógica (PRP), promovido pela CAPES, no Centro de Ensino Médio de Gurupi. Possui Graduação em Letras – Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás -UEG (2001); Professora lotada na Secretaria Estadual da Educação do Tocantins (SEDUC), atuando na área de Língua Portuguesa, Linguagens e suas Tecnologias.

DIEGO LOPES DA SILVA

Diego Lopes da Silva é Licenciado em Letras Português/Inglês pela na Universidade de Gurupi (UnirG), foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica (financiado pela CAPES) e atua como professor no sistema de educação básica de ensino.

MARCOS PAULO GONÇALVES CERUTTI

Marcos Paulo Gonçalves Cerutti é acadêmico do Curso de Letras Português/Inglês pela na Universidade de Gurupi (UnirG), foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica (financiado pela CAPES) e atua como professor no sistema de educação básica de ensino.

VALDEMIRO GOMES DE SOUSA

Valdemiro Gomes de Sousa é Licenciado em Letras Português/Inglês pela na Universidade de Gurupi (UnirG); possui graduação em Artes Cênicas pela UFT; foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica (financiado pela CAPES) e atua como professor no sistema de educação básica de ensino. Atualmente atua como professor e Maestro da Orquestra Sanfônica Capim Dourado da Rede Estadual de ensino.

JOÃO VITOR SOARES DA COSTA

João Vitor Soares da Costa é Licenciado em Letras Português/Inglês pela na Universidade de Gurupi (UnirG), foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica (financiado pela CAPES) e atua como professor da educação básica no sistema público e privado de ensino no Estado do Tocantins.

KESLLEY GISLENE MARTINS ARAÚJO

Keslley Gislene Martins Araújo é Licenciada em Letras Português/Inglês pela na Universidade de Gurupi (UnirG) atuou como bolsista do Programa de Residência Pedagógica (CAPES/UnirG) atua como professora de Língua Portuguesa no sistema de educação básica de ensino do Estado do Tocantins.

GEOVÁ RODRIGUES PINHEIRO

Geová Rodrigues Pinheiro é Graduado em Letras Português / Inglês pela Universidade de Gurupi (UnirG). Atua como professor da educação básica no Estado do Tocantins e foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica (CAPES) em 2020.

MARIA RAIMUNDA RAMALHO DA SILVA

Maria Raimunda Ramalho da Silva é Graduada em Letras Português / Inglês pela Universidade de Gurupi (UnirG). Foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica (CAPES), atua como professora da rede pública de ensino no Estado do Maranhão.

RAFAELLY PIMENTEL RIBEIRO LIMA

Rafaelly Pimentel Ribeiro Lima é Licenciada em Letras Português/Inglês pela na Universidade de Gurupi (UnirG) atuou como bolsista do Programa de Residência Pedagógica (CAPES/UnirG) atua como professora de Língua Portuguesa no sistema de educação básica de ensino do Estado do Tocantins.

JEREMIAS SILVA PEREIRA

Jeremias Silva Pereira é Licenciado em Letras Português/Inglês pela na Universidade de Gurupi (UnirG), foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica (financiado pela CAPES) e atua como professor no sistema de educação básica de ensino.

EDNA MARIA CRUZ PINHO

Mestre em Educação, Pedagoga, Professora e Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG.Membro do Grupo de Pesquisa Processos Educativos (UNIRG/CNPq) e do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins-OPTTINS (UnirG/CNPq).

MARIA LECI DE BESSA MATTOS

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional. Pedagoga. Tutora EAD na Universidade de Gurupi -UnirG e Professora Orientadora na Residência Pedagógica (UNIRG/CAPES).

PLINIO SABINO SÉLIS

Doutor em Ciências da Educação. Professor da Universidade Federal do Tocantins -UFT- Campus Gurupi. Membro do Grupo de Pesquisa Processos Educativos (UNIRG/CNPq).

DELENE ARAÚJO FREITAS FERREIRA

Pedagoga e Especialista em Orientação e Supervisão Educacional. Professora na Rede Municipal de Ensino de Gurupi. Preceptora na Residência Pedagógica (UNIRG/CAPES).

ROBERTA DOS SANTOS ARAÚJO

Pedagoga. Residente da Residência Pedagógica (UNIRG/CAPES. Egressa do Curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG.

ELENILCE DOS SANTOS OLIVEIRA SANTIAGO

Pedagoga e Especialista em Docência do Ensino Superior. Professora na Rede Municipal de Ensino de Gurupi. Preceptora na Residência Pedagógica (UNIRG/CAPES).

GLEIVA RIBEIRO SILVA GOMES

Estudante do Curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG.

DELENE ARAUJO FREITAS FERREIRA

Pedagoga e Especialista em Orientação e Supervisão Educacional. Professora na Rede Municipal de Ensino de Gurupi. Preceptora na Residência Pedagógica (UNIRG/CAPES).

WEYDILA ALVES RODRIGUES

Pedaogoga. Egressa do Curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG.

LAYANNE ARAÚJO SILVA

Pedagoga. Egressa do Curso de Pedagogia. Residente no Programa Residência Pedagógica UnirG (UnirG/CAPES).

JACKSON CARLOS DA SILVA

Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação PUC-Goiás. Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação PUC-Goiás. Professora da UNIRG-TO. Membro do Diretório e Grupo de Pesquisa “Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais” – PUC-GO.  (Bolsista CAPES/PROSUC).

DANIELE GONÇALVES LISBOA GROSS

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação PUC-Goiás. Graduada em Educação Física (UNIRG) e Pedagogia (FACIMAB). Professora da rede estadual de ensino do Tocantins. Membro do Diretório e Grupo de Pesquisa “Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais” – PUC-GO. Bolsista Taxa Capes.

MARLLOS PERES DE MELO

Doutor em Produção Vegetal, pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Mestre em Produção vegetal pela UFT. Professor Adjunto da Universidade de Gurupi – UNIRG.