Capa do livro: Docência na escola deste século: <br>Entre a nova e a velha escola – Vol. 1

Docência na escola deste século:
Entre a nova e a velha escola – Vol. 1

Autores: Ana Lúcia de Souza Lopes - Marili Moreira da Silva Vieira - Gabriel Henrique de Oliveira

Essa coletânea de textos é produto das comunicações de pesquisa realizadas no IV Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade – GEICS – Docência na Escola Desse Século: Entre a Nova e Velha Escola, e o I Encontro dos Grupos de Pesquisa – Currículo, Didática e Formação de Professores. A obra foi dividida em dois volumes. O volume 1 é composto por três sessões que estão diretamente ligadas aos eixos

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5670-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5665-1
DOI: 10.24824/978652515670.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 15
  • DOCÊNCIA NA ESCOLA DESTE SÉCULO: dilemas e desafios na contemporaneidade - 21
  • AS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E O LUGAR DO CONHECIMENTO NA ESCOLA - 31
  • DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA: reflexões sobre a construção de pensamento crítico dos alunos - 51
  • A INFLUÊNCIA RELIGIOSA NO PENSAMENTO POLÍTICO E EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE COMO PARADIGMA DA DIMENSÃO ESPIRITUAL DO PROFESSOR - 71
  • PROJETO DE VIDA E ESCOLHA PROFISSIONAL: uma metodologia de análise da percepção de estudantes do novo ensino médio - 91
  • PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR - 107
  • OS DESAFIOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E POSSÍVEIS CAMINHOS - 131
  • EDUCAÇÃO PARA A VIDA: desenvolvimento matemático desde a primeira infância – contribuições do método montessori - 151
  • PENSAMENTO COMPUTACIONAL EDUCACIONAL DESPLUGADO - 171
  • MODELAGEM DO AMBIENTE VIRTUAL DURANTE A PANDEMIA EM APOIO AO ALUNO DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR - 193
  • CULTURA MAKER PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA PRÁTICA DOCENTE - 211
  • ÍNDICE REMISSIVO - 229
  • SOBRE OS AUTORES - 233
ANA JULIA MIRANDA ARAÚJO CORTINÃS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UMP). Professora no Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo. Membro do GEICS – Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (UPM). Pesquisadora na área de Cultura Digital e Prática Docente.

ANA LÚCIA DE SOUZA LOPES

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), especialista em Tecnologia e Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI (Unifei). Docente do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Pesquisadora na área de Cultura Digital e Prática Docente.

ARTHUR GIL RODRIGUES MELO CARDOSO

Acadêmico do curso de Especialização em Docência do Ensino Superior da Faculdade de Educação São Francisco (FAESF).  Especialista em Docência do Ensino Superior (FAESF) (2022). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Francisco (FAESF) (2020).

BEIMAR ALEJANDRO GÓNGORA ZEBALLOS

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento na UPM. Psicólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

CAROLINA KULCSAR CARAVIERI

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento na UPM. Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

CLAUDIA CINTRA BORTOLETTO

Membro do GEICS – Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Administração pela UMESP, Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Marcos.

CYBELE RONCATO ZANCARLI

Mestranda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); MBA em Gestão Educacional pela FMU; especialização em Psicopedagogia e Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz e Pedagoga pelas Faculdades Integradas Campos Salles.

DANIELLE GIROTTI CALLAS

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora do CEPId (PUCSP-CNPq) e GEICS (Mackenzie- CNPq). Educadora no Centro Educacional Pioneiro.

FERNANDA DOS SANTOS MARCELINO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UMP), pós-graduanda em Tecnologia e Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Analista Educacional na Ada Tecnologia e Educação. Membro do GEICS – Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (UPM). Pesquisadora na área de Cultura Digital e Prática Docente.

GILBERTO SOUSA SILVA

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS). Coordenador do Curso de Pedagogia Faculdade de Educação São Francisco (FAESF). Professor(a) EBTT na área de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialista em Docência do Ensino Superior (FAESF) (2022); Especialista em docência do ensino de História na Educação Básica (FEMAF) (2020); Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade de Educação São Francisco (FAESF) (2019); Pós-graduando em Informática na Educação (IFMA); Licenciado em História pela Universidade Metropolitana de Santos (2020); Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Francisco (2017).

IRINILZA O. GIANESI BELLINTANI

Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP); mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP; pesquisadora do grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId); bolsista da CAPES.

JONAS MORAES SOUSA

Pós-graduando em Tecnologias Educacionais na EEL (Escola de Engenharia de Lorena) – USP e graduado em Pedagogia – Licenciatura Plena pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Analista Pedagógico na SOMOS Educação. Membro do GEICS – Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (UPM). Pesquisador na área de Cultura Digital e Prática Docente.

KAREN NICCOLI RAMIREZ

Pós-doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Doutorado e mestrado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP); Engenheira civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atualmente é professora e orientadora na Universidade Presbiteriana Mackenzie – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e docente orientadora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia.

MARCOS NOVAES

Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pelo Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM (2020). Mestre em Ciências da Religião (Caps 3), pelo Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM (2018). Graduado em Teologia pela Faculdade Batista Brasileira – FBB (2016).

MARIA REBECA RAMIREZ

Pós-doutorado em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Doutorado em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Mestrado em Comunicação e Letras, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Bacharel em Letras, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); bacharelado e Licenciatura em Letras, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Especialização MBA – Gestão Educacional; Pedagogia (UMC).

MARILCE IVAMA DE FREITAS

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora do CEPId (PUCSP-CNPq) e do GEICS (Mackenzie- CNPq). Coordenadora pedagógica na Rede municipal de ensino de São Paulo.

MARILI MOREIRA DA SILVA VIEIRA

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, realizando Estágio Pós-doutoral em Educação na Universidade de São Paulo (USP). Docente Titular no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Currículo e Sociedade – CNPQ. Foi Pró-reitora de Graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) de 2017-2020 e Coordenadora de Apoio Pedagógico vinculada à Pró-Reitoria de Graduação e Assuntos Acadêmicos, 2011-2017.

MATHEUS PINTO DE SOUZA

Psicólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

ROSELI FERNANDES LINS CALDAS

    Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Participa da coordenação para regulamentação lei 13.935 do Conselho Federal de Psicologia, Coordenadora do Programa de Orientação e Atenção aos discentes – PROATO da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), docente do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e voluntária do Conselho Regional de Psicologia – 6ª Região. É presidente anterior da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE (gestão 2020-2022).

SÂNGELA MEDEIROS DE LIMA CARVALHO

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade GEICS. Diretora acadêmica da Faculdade de Educação São Francisco-FAESF. Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Francisco (FAESF). Especialista em Programa de Saúde da Família Faculdade de Educação São Francisco (FAESF). Especialista em Saúde da Mulher pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Enfermeira, graduada pelo Centro Universitário do Maranhão (CEUMA) (2005).

SILVANA APARECIDA SANTANA TAMASSIA

Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); mestra em Educação: Currículo pela PUC-SP; MBA em Gestão Empresarial pela FGV; especialização em Psicopedagogia e Educação Infantil e pedagoga pela UNIA; bolsista da CAPES. 

UBIRAJARA CARNEVALE DE MORAES

Professor – Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Pós-Doutorado em Educação Matemática. Doutorado em Engenharia Elétrica – Computação. Mestrado em Engenharia Elétrica. Especialização em Inovação e Gestão da EAD. Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD. Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática. Especialização em Análise de Sistemas. Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Licenciatura Plena para o Currículo do Ensino do 2º grau. Tecnologia em Processamento de Dados.

VERA LUCIA ANTONIO AZEVEDO

Professora – Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Pós-Doutorado em Educação Matemática. Doutorado em Educação: Psicologia. Mestrado em Administração. Especialização em Didática de Ensino Superior. Especialização em Matemática Pura. Licenciatura e Bacharelado em Matemática/Física. Licenciatura em Pedagogia. Bacharelado em Administração de Empresas.

VERA MARIA NIGRO DE SOUZA PLACCO

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP – Programas de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e Educação: Formação de Formadores. Coordenadora do grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId).