Capa do livro: A universidade vai ao cinema

A universidade vai ao cinema

Autores: Aline Choucair Vaz - Amanda Tolomelli Brescia - Daniel Santos Braga - José de Sousa Miguel Lopes (Orgs.)

Para a composição desta obra, professores(as) pesquisadores(as) elaboraram textos a partir de filmes que tivessem relação com a Universidade. Nesse sentido, algumas das obras cinematográficas selecionadas abordam questões mais diretamente ligadas, enquanto outras tangenciam a temática de forma parcial, marginal, tratando de aspectos indiretamente relacionados à Universidade . As temáticas procuram revelar a diversidade, em termos culturais, educacionais, filosóficos, políticos, antropológicos e sociais. A coletânea destina-se, predominantemente, a estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas das Ciências Sociais e das Ciências Humanas em geral, e particularmente aos(às) estudantes e profissionais do campo da Educação, assim como aos(às) leitores(as) interessados(as) pela temática da Universidade e do Cinema, além do público em geral. Defendemos ser necessário ter esperança no futuro, no qual surjam jovens artistas, educadores(as), que não mais se sintam inimigos(as) da memória e do prazer. Acreditamos que esta coletânea seja uma feliz oportunidade para que novos(as) expectadores(as) possam conhecer, debater e, sobretudo, sentir a fruição do bom cinema e de uma estimulante leitura.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6190-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-6191-4
DOI: 10.24824/978652516190.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO - 17
  • MORANGOS SILVESTRES: O doce sabor do saber - 21
  • DESIGUALDADE SOCIAL, DE GÊNERO E A UNIVERSIDADE NO FILME “QUE HORAS ELA VOLTA?” - 29
  • MUR MURS: flanar pela história com Agnès Varda - 43
  • REMEMORANDO PASSADOS TRAUMÁTICOS: perspectivas do ensino de História no filme Jojo Rabbit - 61
  • EM NOME DA RAZÃO E TEMPLE GRANDIN – UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO ANTICAPACITISTA NA UNIVERSIDADE - 75
  • ELE COMPRA O “LAMPIÃO”, MAS MANDA EMBRULHAR: reconfigurações do sensível no documentário Lampião da esquina - 89
  • RADIOGRAFIA DA UNIVERSIDADE: Lições de “Radioactive” de Marjane Satrapi - 105
  • A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA SUA EXPERIÊNCIA NA INFÂNCIA: Ideias a partir dos curtas Águas de Romanza, Dona Cristina perdeu a memória, Reisado Miudim e O imaginante quarto da Vovó - 117
  • EYAD, UM UNIVERSITÁRIO QUE TAMBÉM DANÇA: uma breve reflexão sobre a Universidade e os dilemas da formação humana - 131
  • MEDIDA PROVISÓRIA: um filme distópico ou um vislumbre de nossa história? - 147
  • CONTRIBUIÇÕES DA OBRA “A FILHA PERDIDA” PARA O DEBATE SOBRE MATERNIDADE, EDUCAÇÃO E UNIVERSIDADE - 159
  • “A LIÇÃO DE MOREMI”: combatendo o assédio sexual na Universidade - 171
  • FICHAS TÉCNICAS DOS FILMES - 183
  • ÍNDICE REMISSIVO - 187
  • SOBRE OS/AS AUTORES/AS - 191
ADRIANA ARAÚJO PEREIRA BORGES

Psicóloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora, é mestre em Psicologia pela PUC Minas e Doutora em Educação: conhecimento e inclusão social pela UFMG. Professora de Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusão na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG.

ALINE CHOUCAIR VAZ

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e docente efetiva da Faculdade de Educação do Curso de Pedagogia da UEMG. Possui graduação em História, especialização em História da Cultura e da Arte, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação. Coordena projetos de pesquisa e extensão na Faculdade de Educação da UEMG. É fundadora e editora chefe da Revista Científica SCIAS. Direitos Humanos e Educação. Tem experiência como professora na capacitação de professores/as da Secretaria de Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte/MG e na Coordenação Pedagógica do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

AMANDA TOLOMELLI BRESCIA

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e docente efetiva da Faculdade de Educação do Curso de Pedagogia da UEMG. Possui graduação em Pedagogia, especialização em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, Mestrado em Educação Tecnológica e Doutorado em Educação. Coordena projetos de pesquisa e extensão na Faculdade de Educação da UEMG. É fundadora e editora chefe da Revista Científica SCIAS. Educação, Comunicação e Tecnologia. Tem experiência com formação de professores/aspara utilização de tecnologias digitais e na Coordenação Adjunta do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

ANA IANELES

Doutoranda em História Contemporânea na Universitat zu Köln, na Alemanha, com pesquisa sobre as obras e vida da cineasta Lotte Reiniger sob o regime nazista. É mestre em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021) com pesquisa sobre eugenia e representações nazistas nos trabalhos e narrativas da cineasta Leni Riefenstahl no pós-guerra (1945-2002). Licenciada em História pela mesma instituição (2019) com extensão universitária de dois semestres na Universität zu Köln (2018), em estudos europeus. Atualmente, também é pesquisadora do Laboratório de História do Tempo Presente (LHTP) da UFMG.

ANA PAULA BRAZ MALETTA

Professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu “Educação e Formação Humana” e do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder e pesquisadora do GEPICE-Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância(s), Crianças e Educação, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagens (NEPEL) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Conhecimento e Educação (COED), na mesma instituição. Doutora (2017) e Mestre (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal, em 2015, financiado pela CAPES. É pós-graduada em Gestão de Processos Educativos e Avaliação pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Minas Gerais (2004) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2002). Possui grande experiência como professora e coordenadora pedagógica na Ed. Básica e no Ensino Superior. Os principais campos de investigação e atuação são: Estudos Sociais da Infância e da Criança; Educação Infantil; Didática e Currículo.

DANIEL SANTOS BRAGA

Professor de Políticas Públicas de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG), na Linha Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UEMG Ibirité) na Linha Práticas docentes para a educação básica. É professor do Departamento de Educação da UEMG Ibirité. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais da FaE/UEMG (NEPPPE) onde coordena o Observatório da Valorização dos Profissionais da Educação (Obvape). Doutor em Educação: conhecimento e inclusão social pela UFMG (2022); Mestre em Educação e Formação Humana (2015) e pedagogo (2016) pela FaE/UEMG; historiador pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2008).

ELOÍSA STÉPHANIE DA SILVA

Engenheira e doutora em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG. Professora de Engenharia Ambiental do Departamento de Engenharia Aplicada e Tecnologias Ambientais (DEENG) da UEMG João Monlevade.

FERNANDA AIRES GUEDES FERREIRA

Bióloga, doutora em Educação e mestre em Ecologia. Professora e pesquisadora da FaEUEMG. Fundadora da AMPIC. Dedica-se à pesquisa em Educação, Divulgação Científica e Educação Ambiental. Mãe da Júlia e de três estrelinhas.

GABRIEL AMATO

Licenciado, mestre e doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – campus avançado Três Corações. É autor de trabalhos sobre história do Brasil contemporâneo, ditadura militar, juventudes, história oral, memória e cinema documentário.

GLÁUCIA SOARES BARBOSA

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora e Pesquisadora da FaE/UEMG, dedica-se a atividades nas áreas da didática, educação ambiental, ensino de ciências, mulheres na ciência, maternidade e ciência. Mãe da Alice.

JOSÉ DE SOUSA MIGUEL LOPES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2013). Atualmente é professor no Mestrado em Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Moçambique, educação, letramento, formação de professores, cinema, antropologia cultural.

LAURICI VAGNER GOMES

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Efetivo e Pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/UEMG). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu – Educação e Formação Humana – PPGE/FaE-UEMG. Pesquisador Produtividade UEMG – PQ/UEMG. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia (NEPESF/FAE/UEMG). Participante do Projeto de Extensão FIC (Formação Inicial e Continuada) no Campus. Desenvolve pesquisas nas áreas de Filosofia da Educação e Filosofia Moderna, em especial sobre o pensamento de Friedrich Nietzsche, com ênfase nos seguintes temas: Ética, Estética, Educação, Linguagem e Niilismo.

MARIA CRISTINA DE S. FERNANDES

Psicóloga, mestre em Educação e doutoranda em Artes/Cinema pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Coordenadora e professora de cursos de Graduação e Pós-Graduação.

ROGÉRIA CRISTINA ALVES

Doutora em História Social da Cultura (PPGHIS/UFMG) e possui experiência no ensino de história, em diferentes níveis. Atualmente é professora efetiva no departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, da Faculdade de Educação (FAE/CBH) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É pesquisadora integrante do Tessituras de Nós – Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em gênero, sexualidade e educação, da Universidade do Estado de Minas Gerais. E do grupo Áfricas: história, política e culturas/UFMG. É coordenadora do Grupo de Trabalho de História da África, na ANPUH (seção MG). E integra a rede internacional de pesquisadores sobre Angola, “Angola Reserach Network” e a rede internacional de pesquisas sobre o marfim africano, “The African Ivory Research Network (AIRN)”, vinculada à Universidade de Lisboa.

RODRIGO DE ALMEIDA FERREIRA

Doutor em Educação e mestre em História pela UFMG, bacharel licenciado pela PUC-Minas. Professor na Universidade Federal Fluminense – Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFF). Membro do Laboratório de Ensino de História da FEUFF (LEH-UFF) e integrante da Rede Brasileira de História Pública (RBHP). Desenvolve pesquisa e publicações em temas do ensino de história, cinema e história, história pública, educação libertária.